Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de El Colosso, há 5 minutos:

Sim, onde é que se viu pessoal ficar "eriçado" com racismo

Racismo?

Não me viste dizer que sou contra indianos (vou chamar indianos para generalizar como há uns anos eram todos ucranianos).

Simplesmente disse que o aspecto físico deles causa alguma estranheza/desconfiança porque simplesmente se vestem de uma forma diferente dos europeus. Por exemplo a burka, acho que as turistas lá não são obrigadas a usar, mas também lhes deve causar alguma estranheza ver as mulheres tão destapadas.

Era mais nesse sentido. Tipo sou o maior amigo dos indianos que vendem bugigangas nas feiras.

Editado por bug

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 6 minutos:

Racismo?

Não me viste dizer que sou contra indianos (vou chamar indianos para generalizar como há uns anos eram todos ucranianos).

Simplesmente disse que o aspecto físico deles causa alguma estranheza/desconfiança porque simplesmente se vestem de uma forma diferente dos europeus. Por exemplo a burka, acho que as turistas lá não são obrigadas a usar, mas também lhes deve causar alguma estranheza ver as mulheres tão destapadas.

Era mais nesse sentido. Tipo sou o maior amigo dos indianos que vendem bugigangas nas feiras.

Sim, racismo. O que crl tem indianos a ver com burkas? Tu vens falar em terroristas e metes fotos de sikhs, vens falar de burkas e falas em indianos, vens falar do pessoal barbudo com panos na cabeça e falas em Sikhs. Isso é racismo

 

E eu nem vou falar de meteres pessoal do Bangladesh, do Paquistão e do Sudeste Asiático tudo como "indianos". Se dantes era tudo "ucraniano", era racismo também

Editado por El Colosso

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Sim, racismo. O que crl tem indianos a ver com burkas? Tu vens falar em terroristas e metes fotos de sikhs, vens falar de burkas e falas em indianos, vens falar do pessoal barbudo com panos na cabeça e falas em Sikhs. Isso é racismo

Tá bem.

  • Haha 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Tá bem.

É que se é para vires para aqui dizer m*rda dessas, ao menos diz m*rda verdadeiras.

Compartilhar este post


Link para o post

O meu voto de protesto será através do PAN. Acredito que no meu círculo valha menos do que abstenção mas serve para a estatística. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 7 minutos:

E nem vou falar de meteres pessoal do Bangladesh, do Paquistão e do Sudeste Asiático tudo como "indianos". Se dantes era tudo "ucraniano", era racismo também

Que parvoíce!

Havia pessoal de N países. Ucrânia, Roménia, Moldávia, entre outros. Pode não ficar bonito generalizar como "ucranianos" mas é preciso muito esforço para ver isso como ofensivo. Sou obrigado a saber a nacionalidade de toda a gente?

A mesma coisa como dantes haviam os "kosovares". Agora temos os indianos (Bangladesh, Paquistão, etc). Se eles fisicamente são todos semelhantes, é normal que se generalize. Levar isso para racismo...

A mesma coisa para os chineses, sei lá se são da China, de Macau, de Singapura, têm todos os olhos parecidos.

Editado por bug

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Na minha zona (interior) também tem existindo um aumento generalizado de criminalidade com situações de carjacking. Se são "indianos" ou não, não sei, mas tendo em conta o aumento dessa população acaba por ser normal se associar uma coisa a outra.

Por acaso dou-me bem com o indiano que me troca as películas do telemóvel. 😂

 

Citação de bug, há 1 hora:

Num meio em que não existem certos episódios, adicionas uma variável que são cidadãos estrangeiros em massa e posteriormente passam a existir certos acontecimentos, acho que sim, que acaba por ser normal se associar uma coisa a outra.

Eles terem um aspecto mais moreno não me faz confusão, mas andarem todos barbudos e as senhoras de burka, confesso que sim. Mas eu sou aquele gajo que se for um barbudo com panos no metro, fico a pensar "será que este gajo tem uma bomba?" 😅

Não é por mal, embora acabe por ser um bocado preconceito (porque como é óbvio a maioria não são talibãs, mas sim pessoas normais). Também há portugueses brancos maus... muitos.

 

Citação de bug, há 1 hora:

Eu sei que os grupos radicais são uma minoria sem grande representação na população, mas com os bombardeamentos (no pun intended) que levamos na comunicação social, é normal que haja alguma controvérsia em aceitar estes povos.

 

Citação de bug, há 12 minutos:

Racismo?

Não me viste dizer que sou contra indianos (vou chamar indianos para generalizar como há uns anos eram todos ucranianos).

Simplesmente disse que o aspecto físico deles causa alguma estranheza/desconfiança porque simplesmente se vestem de uma forma diferente dos europeus. Por exemplo a burka, acho que as turistas lá não são obrigadas a usar, mas também lhes deve causar alguma estranheza ver as mulheres tão destapadas.

Era mais nesse sentido. Tipo sou o maior amigo dos indianos que vendem bugigangas nas feiras.

Se aparecer aí um voto no Chega na sondagem, temos fortes suspeitas de onde veio.

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Duda34, Agora:

 

 

 

Se aparecer aí um voto no Chega na sondagem, temos fortes suspeitas de onde veio.

Estava a ver que não me citavas!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Que parvoíce!

Havia pessoal de N países. Ucrânia, Roménia, Moldávia, entre outros. Pode não ficar bonito generalizar como "ucranianos" mas é preciso muito esforço para ver isso como ofensivo. Sou obrigado a saber a nacionalidade de toda a gente?

A mesma coisa como dantes haviam os "kosovares". Agora temos os indianos (Bangladesh, Paquistão, etc). Se eles fisicamente são todos semelhantes, é normal que se generalize. Levar isso para racismo...

Mas é claro que era ofensivo. f*da-se, não entendo como é que não estás a perceber isso. Tal como é ofensivo teres pessoal que diz que somos espanhóis, ou chamar de britânicos aos irlandeses, etc etc etc. É que nem estou a perceber de onde estás a tirar isto

 

Tenta chamar indiano a um paquistanê, um nepalês ou um bangladeshi

Editado por El Colosso

Compartilhar este post


Link para o post

Foi erro meu. Pensei que o post era genuíno e respondi. Afinal era falta de atenção. Desculpem qualquer coisa.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de El Colosso, há 7 minutos:

Sim, racismo. O que crl tem indianos a ver com burkas? Tu vens falar em terroristas e metes fotos de sikhs, vens falar de burkas e falas em indianos, vens falar do pessoal barbudo com panos na cabeça e falas em Sikhs. Isso é racismo

 

E eu nem vou falar de meteres pessoal do Bangladesh, do Paquistão e do Sudeste Asiático tudo como "indianos". Se dantes era tudo "ucraniano", era racismo também

Lembrou-me logo do primeiro crime de ódio na sequência dos ataques do 11 de setembro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 20 minutos:

Tá bem.

Se fores para os países deles tens que respeitar os costumes deles, quando eles vem para cá respeitam os nossos?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de bug, há 17 minutos:

Que parvoíce!

Havia pessoal de N países. Ucrânia, Roménia, Moldávia, entre outros. Pode não ficar bonito generalizar como "ucranianos" mas é preciso muito esforço para ver isso como ofensivo. Sou obrigado a saber a nacionalidade de toda a gente?

A mesma coisa como dantes haviam os "kosovares". Agora temos os indianos (Bangladesh, Paquistão, etc). Se eles fisicamente são todos semelhantes, é normal que se generalize. Levar isso para racismo...

A mesma coisa para os chineses, sei lá se são da China, de Macau, de Singapura, têm todos os olhos parecidos.

Racista talvez até não sejas, já um profundo ignorante és de certeza.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Há mais em comum entre nós e os alemães do que entre indianos e paquistaneses, por exemplo. A indiferença em relação à ignorância sobre esses assuntos é, em si, negativa.

Mas depois ficam todos arreliados se alguém nos chamar espanhóis.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 17 minutos:

Mas é claro que era ofensivo. f*da-se, não entendo como é que não estás a perceber isso. Tal como é ofensivo teres pessoal que diz que somos espanhóis, ou chamar de britânicos aos irlandeses, etc etc etc. É que nem estou a perceber de onde estás a tirar isto

 

Tenta chamar indiano a um paquistanê, um nepalês ou um bangladeshi

A seguir é os pretos. Como é que sei qual é o país de origem? Assim fica mais fácil.

Pior é com os panelei*os, fica mais dúbio…

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, há 13 minutos:

Mas é claro que era ofensivo. f*da-se, não entendo como é que não estás a perceber isso. Tal como é ofensivo teres pessoal que diz que somos espanhóis, ou chamar de britânicos aos irlandeses, etc etc etc. É que nem estou a perceber de onde estás a tirar isto

 

Tenta chamar indiano a um paquistanê, um nepalês ou um bangladeshi

Percebo o que estás a dizer, mas sabes que têm todos a mesma origem (mais ou menos)? É que não é a mesma coisa de um japonês/chinês que estão afastados há muitos anos fisicamente. 

Até há pouco tempo havia, o que hoje é o Paquistão e a Índia e o Bangladesh, eram o mesmo país e viviam todos no mesmo sítio, e que quando houve a independência da Índia é que foram criadas as fronteiras e houve um êxodo (e aqui só conheço a história por alto entre o Paquistão e Índia) em que os muçulmanos da aldeia X tiveram de ir para o Paquistão e os hindus da aldeia X ficaram, e inversamente noutras aldeias em que os hindus tiveram de ir para o que hoje é a Índia. 

Portanto, sinceramente não sei como consegues fazer essa distinção sem conhecer a pessoa em questão. 

E eu até sou alguém que consegue dizer se é japonês ou chinês na maior parte das vezes. 

Citação de Jamarcus, há 2 minutos:

Há mais em comum entre nós e os alemães do que entre indianos e paquistaneses, por exemplo. A indiferença em relação à ignorância sobre esses assuntos é, em si, negativa.

Mas depois ficam todos arreliados se alguém nos chamar espanhóis.

Junto ao meu post.

Mas diferenças físicas? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, Agora:

Percebo o que estás a dizer, mas sabes que têm todos a mesma origem (mais ou menos)? É que não é a mesma coisa de um japonês/chinês que estão afastados há muitos anos fisicamente. 

Até há pouco tempo havia, o que hoje é o Paquistão e a Índia e o Bangladesh, eram o mesmo país e viviam todos no mesmo sítio, e que quando houve a independência da Índia é que foram criadas as fronteiras e houve um êxodo (e aqui só conheço a história por alto entre o Paquistão e Índia) em que os muçulmanos da aldeia X tiveram de ir para o Paquistão e os hindus da aldeia X ficaram, e inversamente noutras aldeias em que os hindus tiveram de ir para o que hoje é a Índia. 

Portanto, sinceramente não sei como consegues fazer essa distinção sem conhecer a pessoa em questão. 

E eu até sou alguém que consegue dizer se é japonês ou chinês na maior parte das vezes. 

Mas é claro que sei. Mas continuam a ser pessoas que hoje em dia tem culturas, religiões e tradições diferentes. Uma pessoa não vai chamar de russo a um ucraniano só porque fizeram parte do mesmo pais até aos anos 80, ou vai?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 3 minutos:

Racista talvez até não sejas, já um profundo ignorante és de certeza.

A ignorancia não lhe permite saber o que é racismo sequer.

Citação de El Colosso, Agora:

Mas é claro que sei. Mas continuam a ser pessoas que hoje em dia tem culturas, religiões e tradições diferentes. Uma pessoa não vai chamar de russo a um ucraniano só porque fizeram parte do mesmo pais até aos anos 80, ou vai?

Claro que sim, seu marroquino.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Mas é claro que sei. Mas continuam a ser pessoas que hoje em dia tem culturas, religiões e tradições diferentes. Uma pessoa não vai chamar de russo a um ucraniano só porque fizeram parte do mesmo pais até aos anos 80, ou vai?

Claro e não é isso que estou a dizer. 

Estou a perguntar se vendo 2 grupos diferentes de pessoas do continente indiano se consegues adivinhar o país de onde são. Porque na própria Índia há imensa religiões diferentes 

Citação de kareca, há 1 minuto:

 

Claro que sim, seu marroquino.

Todos os dias levo com um salaam aleikum 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Claro e não é isso que estou a dizer. 

Estou a perguntar se vendo 2 grupos diferentes de pessoas do continente indiano se consegues adivinhar o país de onde são. Porque na própria Índia há imensa religiões diferentes 

Todos os dias levo com um salaam aleikum 

Mas é suposto uma pessoa deitar-se a adivinhar a nacionalidade das outras por algum motivo em especial? Ou é tipo o que um gajo fazia em puto de apostar no 1º modelo de carro que vai passar a seguir?

Compartilhar este post


Link para o post

Ai o crl. 

Até aqui que estamos a falar português não me estou a fazer perceber 😂

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...