Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 35 minutos:

Pergunta burra. 

O ano passado lembro-me de ter pedido uma explicação ao Burkina do porquê a Suiça que é um país com ordenados e impostos tão altos conseguir atrair tantas empresas de alta tecnologia e valor acrescentado. Percebo que um dos factores importantes seja a localização central do país 

Agora a pergunta burra. O que é que impede Portugal de investir num sector destes? Ou mais fácil, acho eu, criar as condições para que se instalem? 

O Bitalk no outro dia foi engraçado com o Almirante Gouveia e Melo, em que falou na possibilidade de criar data centers com 0% de gasto de energia para arrefecimento dos computadores, em alto mar. Mas não me parece que seja algo possível de criar nos próximos 10/20 anos.

Depois ainda por cima tínhamos água mais quentinha que ia ser top para o turismo nas nossas praias 😎 🤑

O ecossistema e a biodiversidade que se f*dam

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Depois ainda por cima tínhamos água mais quentinha que ia ser top para o turismo nas nossas praias 😎 🤑

Não sei se ouviste o episódio mas já vi esta informação há algum tempo e já não me lembro se o abordam na conversa mas há uma enorme porcentagem (70% sem certezas) de animais marinhos e biodiversidade que são costeiras.

O que foi falado no episódio foi em termos da criação de eólicas offshore, criando essas estruturas que precisam de estar fixas ao fundo marinho (estruturas de betão) estarás a "povoar" zonas em que não há assim tanto peixe e poderás até criar biodiversidade nessas zonas, um exemplo simples é o mexilhão por exemplo que precisa de estar agarrado a algo, mas há várias biodiversidade que precisa dessas condições. 

Eólica a produzir essa energia transferido para os tais datacenter dentro de água, sem desperdício de energia. 

Os tais computadores dentro de água, pelos vistos já há modelos experimentais, imaginei como sendo uma caixa de computador em plástico que no interior tem um óleo para a caixa não rebentar com a pressão da água. A temperatura da água nas paredes arrefece o óleo, que arrefece o computador. Há aqui de certeza quem perceba melhor disto do que eu mas será algo deste género, pode não estar 100% certo. 

Não há nada que seja 100% win win em termos de impacto ambiental e evolução, mas pareceu-me algo realmente interessante. Como é óbvio só apresentou coisas boas, haverá más de certeza. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

São Torpes ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 58 minutos:

Não sei se ouviste o episódio mas já vi esta informação há algum tempo e já não me lembro se o abordam na conversa mas há uma enorme porcentagem (70% sem certezas) de animais marinhos e biodiversidade que são costeiras.

O que foi falado no episódio foi em termos da criação de eólicas offshore, criando essas estruturas que precisam de estar fixas ao fundo marinho (estruturas de betão) estarás a "povoar" zonas em que não há assim tanto peixe e poderás até criar biodiversidade nessas zonas, um exemplo simples é o mexilhão por exemplo que precisa de estar agarrado a algo, mas há várias biodiversidade que precisa dessas condições. 

Eólica a produzir essa energia transferido para os tais datacenter dentro de água, sem desperdício de energia. 

Os tais computadores dentro de água, pelos vistos já há modelos experimentais, imaginei como sendo uma caixa de computador em plástico que no interior tem um óleo para a caixa não rebentar com a pressão da água. A temperatura da água nas paredes arrefece o óleo, que arrefece o computador. Há aqui de certeza quem perceba melhor disto do que eu mas será algo deste género, pode não estar 100% certo. 

Não há nada que seja 100% win win em termos de impacto ambiental e evolução, mas pareceu-me algo realmente interessante. Como é óbvio só apresentou coisas boas, haverá más de certeza. 

Onde viste isso? Estou interessado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 58 minutos:

Tenho quase a certeza que não é obrigatório estarem fixas com estruturas de betão. Há Eólico off-shore flutuante.

Citação de Petar Musa, há 6 minutos:

Onde viste isso? Estou interessado

O título lol.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

São Torpes ❤️

Fecharam a central, já não há água quente 

• Triste 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 horas:

Não ouvi e posso tentar ouvir, e agradeço a elaboração. No entanto, a questão que levantei é que a energia dos computadores não se perde: se a água arrefece os computadores, o calor produzido passa para a água. Se começasse a ser prática comum datacenters no meio do mar, de certo que existiria um impacto ambiental por causa dessa mudanca. Por outro lado, é certo que esta porcaria da gold rush da AI (assim como a das cripto moedas) está a obrigar a um aumento da escala de energia gasta para arrefecer computadores a nível global, que tem outras consequências que acabam por aumentar também a temperatura da água do mar. Para ajudar o ambiente devíamos era ter em atenção o impacto ambiental do desenvolvimento destas tecnologias que nem pedem licença, escalam de uma forma completamente destrutiva.

Digo isto porque acho que Portugal pode e deve usar de coisas como referiste para produzir energia renovável, como já faz, e procurar melhores soluções de armazenamento de energia para rentabilizar ao máximo essa produção. Já somos muito bons na produção de energia renovável para consumo interno, devemos tentar explorar ainda mais esse mercado. Talvez o meu cepticismo quanto a esses datacenters possa até ser injustificado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta a escassa possibilidade e quantidade de investigação sobre biodiversidade em águas fundas (seabed fauna and flora) e o atual lobby para utilizar esse ecossistema para minar matéria prima rara (em que há vantagens em indicar que a biodiversidade nesse espaço é comparativamente pequeno), eu vou levar esses 70% com um grão bem grosso de sal.

Editado por Lip McBoatface
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falei em wildlife costeira e não em água profunda. Não juntei as duas, para mim são coisas separadas. 

E concordo que minar o fundo do mãe possa ser prejudicial para o ecossistema. 

Aliás tenho um video em standby sobre o tema de uma geóloga francesa que tem sido contra essa possibilidade 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

Eu falei em wildlife costeira e não em água profunda. Não juntei as duas, para mim são coisas separadas. 

E concordo que minar o fundo do mãe possa ser prejudicial para o ecossistema. 

Aliás tenho um video em standby sobre o tema de uma geóloga francesa que tem sido contra essa possibilidade 

Acho que o que o Lip quer dizer é que pode haver muita wildlife não conhecida no fundo do mar em alto mar. Que esses 70% que entendi como 70% na costa 30% no alto mar podem não refletir a realidade

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 14/10/2024 at 22:49:

Vi o 1° episódio e está muito bem feito. Acho que é a primeira reportagem/documentário sobre a história da queda do BES onde vejo as coisas bem sistematizadas e explicadas.

Vi os 4 episódios, o Salgado fazia muitas vigarices, mas não tinha a noção que a machadada final no BES nem foi por ação dele e sim do Sobrinho com o BES Angola a desaparecer com uns quantos mil milhões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 horas:

São Torpes com aquela água quentinha de arrefecer a central elétrica, saudades.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

Não ouvi e posso tentar ouvir, e agradeço a elaboração. No entanto, a questão que levantei é que a energia dos computadores não se perde: se a água arrefece os computadores, o calor produzido passa para a água. Se começasse a ser prática comum datacenters no meio do mar, de certo que existiria um impacto ambiental por causa dessa mudanca. Por outro lado, é certo que esta porcaria da gold rush da AI (assim como a das cripto moedas) está a obrigar a um aumento da escala de energia gasta para arrefecer computadores a nível global, que tem outras consequências que acabam por aumentar também a temperatura da água do mar. Para ajudar o ambiente devíamos era ter em atenção o impacto ambiental do desenvolvimento destas tecnologias que nem pedem licença, escalam de uma forma completamente destrutiva.

Digo isto porque acho que Portugal pode e deve usar de coisas como referiste para produzir energia renovável, como já faz, e procurar melhores soluções de armazenamento de energia para rentabilizar ao máximo essa produção. Já somos muito bons na produção de energia renovável para consumo interno, devemos tentar explorar ainda mais esse mercado. Talvez o meu cepticismo quanto a esses datacenters possa até ser injustificado

Não é. A quantidade de energia que essas m*rda gastam é absurda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 17/10/2024 at 23:43:

Duas boas reportagens hoje na RTP1 (sobre o olival e o preço do azeite) e na SIC (sobre a zona da Comporta)

Fazem lembrar a famosa frase: "O país está melhor, a vida dos portugueses é que não".

A situação da comporta ou descendo até o parque de campismo da galé é das coisas mais tristes que vi no país em largos anos.

Um parque de campismo belíssimo, com um por do sol lindo e uma zona verde linda a volta, que vai ser destruído para criar cadas de milhões para os ricos.

Votamos a 40 anos na esquerda para depois vendermos terrenos aos estrangeiros privados, sendo uma atitude completamente virada a direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 11 horas:

Pergunta burra. 

O ano passado lembro-me de ter pedido uma explicação ao Burkina do porquê a Suiça que é um país com ordenados e impostos tão altos conseguir atrair tantas empresas de alta tecnologia e valor acrescentado. Percebo que um dos factores importantes seja a localização central do país 

Agora a pergunta burra. O que é que impede Portugal de investir num sector destes? Ou mais fácil, acho eu, criar as condições para que se instalem? 

O Bitalk no outro dia foi engraçado com o Almirante Gouveia e Melo, em que falou na possibilidade de criar data centers com 0% de gasto de energia para arrefecimento dos computadores, em alto mar. Mas não me parece que seja algo possível de criar nos próximos 10/20 anos.

Isto 'e facil de explicar. Criar empresas desse estilo (como as que existem na Suica), como ABBs, Farmaceuticas, etc...custam alem de dinheiro, engenho. Ou seja, nao basta dizer que quero fazer uma empresa de tecnologia de ponta e ela aparece. Primeiro necessitas de investimento (que o estado esta proibido de fazer porque nao pode criar empresas/industria e que para o privados mesmo que nao pagassem impostos iria ser uma coisa que so tinha profitability daqui a 20/30 anos) e depois necessitas de engenho (criar algo de novo, remodelar algo) e para isso necessitas de capital e sorte.

A Suica nao ficou como esta de um dia para o outro, demorou decadas...e em Portugal (e noutros paises), nao da lucro amanha, nao se faz. Logo so mesmo o estado para comecar uma empreitada dessas mas tal 'e proibido pela lei europeia. 

Dificilmente algo vai mudar em Portugal nas proximas decadas...a convergencia com o centro europeu so acontecera por razoes completamente externas, if ever...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Não é. A quantidade de energia que essas m*rda gastam é absurda. 

Pois, esqueci de dizer o mais importante no meu post. 

60% da energia usada num datacenter é para arrefecimento. Daí o interesse nessa instalação no mar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Pinheiro Torres diz que aborto criou um problema de saúde pública em Portugal

O antigo deputado social-democrata António Pinheiro Torres considerou hoje que a legalização do aborto criou em Portugal um problema de saúde pública e constitui um obstáculo à constituição de famílias, num discurso que fez em nome da “justiça social”.

Esta posição foi defendida por António Pinheiro Torres, militante antiaborto e contra a eutanásia, no primeiro de dois dias de Congresso Nacional do PSD, que decorre em Braga.

Num discurso pouco aplaudido, Pinheiro Torres, que foi deputado sob a liderança de Durão Barroso, atacou as propostas “fraturantes” da esquerda e disse que as mulheres “são vítimas da maior violência que consiste em pôr fim à sua gravidez por imposição de terceiros, por desespero por falta de alternativas, ou por pressão de um atmosfera cultural que as procura enganar”.

Disse, depois, que números da Direção-Geral de Saúde entre julho de 2007 e dezembro de 2022 houve 256 mil abortos em Portugal, “46 por dia e dois por hora”.

“Se isto não é um problema de saúde pública para o qual estamos convocados para fazer face, então não sei o que é um problema de saúde pública, eu não sei o que é defender a dignidade humana”, declarou.

:192_tophat:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 minutos:

Pois, esqueci de dizer o mais importante no meu post. 

60% da energia usada num datacenter é para arrefecimento. Daí o interesse nessa instalação no mar. 

Há uns 8 anos atrás, quando vivia nos Açores, montei uma farm para um cliente. Uma coisa pequena, devia ser umas 7 máquinas no máximo.

Mas cada máquina consumia imenso. As fontes de alimentação eram enormes para aguentar aquelas GPUs todas a bombar no máximo.

Depois era 3 ou 4 A/C e umas 30 fans enormes. Isto num espaço do tamanho se uma sala de um apartamento.

Os custos de eletricidade andavam à volta dos 4k/mês 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 4 horas:

Vi os 4 episódios, o Salgado fazia muitas vigarices, mas não tinha a noção que a machadada final no BES nem foi por ação dele e sim do Sobrinho com o BES Angola a desaparecer com uns quantos mil milhões.

Não foi bem a machadada final, mas contribuiu muito. Mas o Salgado também tem culpa, de certeza que tinha noção das vigarices que lá se passavam.

Mas tanta coisa que que é lá falada que não tinha noção ou não me lembrava. O N°2, o Amilcar Morais Pires que vendeu a dívida grega do balanço do BES mesmo antes da Grécia rebentar (todos os outros bancos em Portugal tinham dívida grega no balanço). Isto porque supõe-se que teve insides information de algum lado. Por causa disto safou-se de ter intervenção pública e de terem ido mais cedo verificar as continhas todas como aconteceu com os outros bancos em Portugal.

Outra é a do Balcão do BES no Funchal que era uma filial do Banco no Luxemburgo lol. Por isso é que os lesados de lá nunca vão ver o dinheiro.

O Carlos Costa que primeiro tinha provisões para pagar aos lesados após a resolução e que depois apagou essas provisões quando viu que tinha feito m*rda com as contas do dinheiro que era necessário e teve de ir buscar esse dinheiro para enterrar em buracos que só encontrou depois.

E toda a gente sabia a determinada altura mas ninguém podia derrubar o dono disto tudo até ele estar completamente na m*rda.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 14 horas:

Não foi bem a machadada final, mas contribuiu muito. Mas o Salgado também tem culpa, de certeza que tinha noção das vigarices que lá se passavam.

Mas tanta coisa que que é lá falada que não tinha noção ou não me lembrava. O N°2, o Amilcar Morais Pires que vendeu a dívida grega do balanço do BES mesmo antes da Grécia rebentar (todos os outros bancos em Portugal tinham dívida grega no balanço). Isto porque supõe-se que teve insides information de algum lado. Por causa disto safou-se de ter intervenção pública e de terem ido mais cedo verificar as continhas todas como aconteceu com os outros bancos em Portugal.

Outra é a do Balcão do BES no Funchal que era uma filial do Banco no Luxemburgo lol. Por isso é que os lesados de lá nunca vão ver o dinheiro.

O Carlos Costa que primeiro tinha provisões para pagar aos lesados após a resolução e que depois apagou essas provisões quando viu que tinha feito m*rda com as contas do dinheiro que era necessário e teve de ir buscar esse dinheiro para enterrar em buracos que só encontrou depois.

E toda a gente sabia a determinada altura mas ninguém podia derrubar o dono disto tudo até ele estar completamente na m*rda.

Devia saber que andavam a emprestar dinheiro a malta importante sem garantias, mas não devia ter ideia de valores. 5.7 mil milhões desaparecidos é muita fruta, o BESA se em vez de ter esse dinheiro desaparecido estivesse a dar lucro como era no inicio o BES não tinha tido aquele fim, pelo menos naquele ano 2014.

Não sei que lógica eles faziam para as regiões autónomas para não fazerem balcões mesmo BES Portugal, nos Açores também não era BES BES, era o BES Açores, onde o BES Portugal tinha 57% e o restante 43% era dividido por empresas açorianas. Ainda agora é assim mas com o Novo Banco, nos Açores é o Novo Banco dos Açores.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda na área da educação, Montenegro anuncia que vai “rever os programas do ensino básico e secundário”, incluindo a disciplina de cidadania para a “ibertar das amarras dos projetos ideológicos”.

... 

Na área da segurança anuncia mais polícias nas ruas com um “reforçar a proximidade e a visiblidade das polícias na rua” e também “incrementar com maior abrangência os sistema de video-vigilência”.

Montenegro promete um “combate sem tréguas à criminalidade violenta”, desde o tráfico de droga, tráfico de seres humanos e a imigração ilegal.

O processo de Chegasizacao do PSD segue em alto ritmo. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 24 minutos:

Ainda na área da educação, Montenegro anuncia que vai “rever os programas do ensino básico e secundário”, incluindo a disciplina de cidadania para a “ibertar das amarras dos projetos ideológicos”.

... 

Na área da segurança anuncia mais polícias nas ruas com um “reforçar a proximidade e a visiblidade das polícias na rua” e também “incrementar com maior abrangência os sistema de video-vigilência”.

Montenegro promete um “combate sem tréguas à criminalidade violenta”, desde o tráfico de droga, tráfico de seres humanos e a imigração ilegal.

Haver mais policias e um maior aperto ao combate da criminalidade é só coisa do Chega?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe se a PSI (Prestação Social de Inclusão) vai ser cortada?

Vi uma reportagem na televisão sobre um caso assim.

É que tenho um familiar com 62% de incapacidade. Com tanta m*rda para cortar, eliminarem isto é uma canalhice.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 28 minutos:

... 

vivemos tempos estranhos... um programa de direita tradicional agora é "chegasizaçao".

montenegro anunciou o referendo ao aborto e a introdução à prisão perpetua e não demos por nada.

mas isto é um cmpt onde um inútil como o faro é comparado a outro inútil como o sena e conseguem destrinçar entre inúteis e chegar à conclusão que o primeiro é menos inútil que o segundo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...