Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tibraco, Agora:

Certo. E isso invalida que a vaga excessiva da imigração tenha agudizado essa crise?

Há muitos fatores que agudizam essa crise. A imigração não é a única nem, provavelmente, a maior influenciadora. Já há vários anos que a construção abrandou e em determinada altura praticamente que parou, não se faziam casas. A isto acrescentam-se aquelas que foram ficando devolutas e os proprietários insistem em ter ao abandono. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 2 minutos:

Há muitos fatores que agudizam essa crise. A imigração não é a única nem, provavelmente, a maior influenciadora. Já há vários anos que a construção abrandou e em determinada altura praticamente que parou, não se faziam casas. A isto acrescentam-se aquelas que foram ficando devolutas e os proprietários insistem em ter ao abandono. 

Quase como se seja necessário construção pública e, ao mesmo tempo, criar uma base de dados a sério para investigar de quem são os terrenos e prédios abandonados. Se não existir provas de quem é o dono daquilo num certo prazo, é tomado pelo estado e transformado em mais habitação pública

Compartilhar este post

Link para o post

Nope. Eu disse, mais do que uma vez, que todos os fatores do Colosso estavam certos. O que disse é que esses fatores completavam a tese do Sousa. Isso está escrito.

Mas é bom ver que concordas que a imigração contribui para o aumento do preço das casas. Nao perdi o meu tempo em vão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, Agora:

Quase como se seja necessário construção pública e, ao mesmo tempo, criar uma base de dados a sério para investigar de quem são os terrenos e prédios abandonados. Se não existir provas de quem é o dono daquilo num certo prazo, é tomado pelo estado e transformado em mais habitação pública

O que o Estado e os munícipios mais têm são património urbano ou rústico e não fazem um crl no que têm. Ficarem ainda com mais património devoluto seria irrelevante para a situação. A maior parte das câmaras municipais não têm dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 21 minutos:

Eu não tenho que refutar isso. Tu é que tens que provar-me que a teoria que vocês defendem só porque sim tem algum fundo de verdade. Principalmente porque contraria tudo o que tem sido dito e apontado por dezenas de organizações e institutos que se dedicam ao assunto.

Estava à espera de algo com fundamento. Mas já vi que é impossível.

Estás à espera de um dado estatístico saído do INE que diga, independentemente da validade que isso tenha, que a subida do preço do arrendamento e consequentemente do imobiliário, deve-se à imigração. Não vais ter, porque esse fenómeno entra muito provavelmente na especulação do mercado de arrendamento, que é falada neste artigo.

https://amensagem.pt/2024/09/28/alojamento-local-habitacao-manifestacao/

No entanto, olhando para o gráfico do INE que mostra o saldo migratório, com as duas variáveis quantificadas, na página 4/11, é possível observar a alteração de comportamento de 2018 até aos dias de hoje. O link está aí, é um ficheiro pdf.

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=672628085&att_display=n&att_download=y

Não é óbvio? Ou é preciso um argumento de autoridade com isto?

É que nem percebo a razão para a relutância em aceitar isso como um dos factores mais importantes para o aumento do preço do imobiliário. Isto não quer dizer, obviamente, que seja o único.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 3 minutos:

Mas eu disse que a imigração era o maior fator? Não tenho dados para afirmar isso. Agora que contribui, isso é óbvio. De resto, tudo o que afirmaste está correto. Tem de se construir mais casas, não podem é negar que ter mais malta no país veio piorar a situação do preço da habitação. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Nope. Eu disse, mais do que uma vez, que todos os fatores do Colosso estavam certos. O que disse é que esses fatores completavam a tese do Sousa. Isso está escrito.

Mas é bom ver que concordas que a imigração contribui para o aumento do preço das casas. Nao perdi o meu tempo em vão. 

Mas o meu foi irremediavelmente perdido pois claramente só sabes falar sozinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, Agora:

O que o Estado e os munícipios mais têm são património urbano ou rústico e não fazem um crl no que têm. Ficarem ainda com mais património devoluto seria irrelevante para a situação. A maior parte das câmaras municipais não têm dinheiro.

O prato do dia são terrenos pertencentes ao Estado que nunca na vida são limpos. Coisa que é exigida, e bem, ao cidadão comum.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, Agora:

Mas isso para mim cai na onda de que é necessário criar mais habitação pública. Tornem esses terrenos que não fazem um crl nessa habitação. Já aqui em Fafe se está a fazer isso, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

Mas o meu foi irremediavelmente perdido pois claramente só sabes falar sozinho.

Tudo bem. Eu expliquei-te o meu ponto de vista, há outras pessoas a terem a mesma opinião, mas se tu achas que eu só sei falar sozinho, na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que a procura aumenta se dormem 20 numa cama ou lá o que é? 

Não estejam à espera de argumentos baseados em factos vindos desses dois. 

E não esperem que os factos que apresentam vão ser aceites porque vem logo a verborreia de que são valores martelados, estudos infundados, etc etc. Isso é gente alheia da realidade e o importante é ter razão. Como agora há sempre uns amiguinhos na Internet, natelevisão e até na assembleia, a loucura entra nesta espiral negativa e não há realidade que nos valha.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 3 minutos:

Mas isso para mim cai na onda de que é necessário criar mais habitação pública. Tornem esses terrenos que não fazem um crl nessa habitação. Já aqui em Fafe se está a fazer isso, por exemplo

Mas tem outra situação. Tens aquele pessoal que quer comprar umas casinhas por 15/20k para arrendar ou simplesmente revender a seguir por 40/50k, mas não tens mão-de-obra. Falando do distrito de Castelo Branco, que é onde estou mais dentro da situação, não há micro ou pequenas empresas de construção que possas contratar. E as que há têm trabalho para um ano. Os bons trabalhadores da construção emigraram quando a construção estagnou por volta de 2014, os maus fazem trabalhos de m*rda e os que vieram mesmo ajudar alguma coisa foram esses imigrantes que são tão mal vistos por algumas pessoas daqui. Não entrando na parte dos salários porque não é relevante para a questão, a imigração na construção foi benéfica.

Editado por Mesut Ozil
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumblefoot, há 44 minutos:

mas por favor respeito pela classe operária que só consegue ler isto depois das 21h, deem tempo de um gajo ler tudo

100% agree não tenho reputações desculpa mas merece 

fds este gajo nunca viu mesmo um meltdown do pavel @El Shafto fazia queixa na psp ainda levava na tromba deles 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 2 minutos:

100% agree não tenho reputações desculpa mas merece 

fds este gajo nunca viu mesmo um meltdown do pavel @El Shafto fazia queixa na psp ainda levava na tromba deles 

Dirias que merece a visita a uma certa capital duma ilha mediterrânea? 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de dar os meus parabéns ao Pavel por mais um show.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei para que perdem tempo.

Já dizia Marco Paulo que ninguém, ninguém poderá mudar o mundo. 👀

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 5 minutos:

Gostaria de dar os meus parabéns ao Pavel por mais um show.

eu sei que a ti faz-te feliz ter alguém para falar, um abraço e obrigado parceiro 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 32 minutos:

Se quiseres alugar uma casa em Peniche, não consegues. Temos muito mais população do que há 10 anos

População de Peniche:

2001 - 27.315

2011 - 27.753

2021 - 26.419

https://www.cm-peniche.pt/municipio/o-concelho/demografia

https://102fmradio.weebly.com/notiacutecias/censos-2021-concelho-de-peniche-reduz-48-da-populacao-em-10-anos

Os dados revelam que, nos últimos 10 anos, a população no concelho de Peniche passou de 27.753 registados em 2011 para 26.419 em 2021, um redução de 4,8%. 

• Like 3
  • Haha 25

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

População de Peniche:

2001 - 27.315

2011 - 27.753

2021 - 26.419

https://102fmradio.weebly.com/notiacutecias/censos-2021-concelho-de-peniche-reduz-48-da-populacao-em-10-anos

Os dados revelam que, nos últimos 10 anos, a população no concelho de Peniche passou de 27.753 registados em 2011 para 26.419 em 2021, um redução de 4,8%. 

Mais uma refutação. Daqui nada temos de o Refutador e o Refutado no fórum.

Mas calma que o argumento vão ser os ilegais.

Editado por Mesut Ozil

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

População de Peniche:

2001 - 27.315

2011 - 27.753

2021 - 26.419

Dados oficiais, claro. Na pratica, não é assim e quem vive cá sabe disso. Simplesmente, não existem casas para alugar e estão a preços exorbitantes.

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 15 minutos:

Dirias que merece a visita a uma certa capital duma ilha mediterrânea? 

eu sei bem quem é que merecia uma visita guiada 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

População de Peniche:

2001 - 27.315

2011 - 27.753

2021 - 26.419

Isto é lindo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 6 minutos:

Dados oficiais, claro. Na pratica, não é assim e quem vive cá sabe disso. Simplesmente, não existem casas para alugar e estão a preços exorbitantes.

Então se calhar a culpa é de quem não vive aí e tem uma segunda, terceira e quarta casa vazias só porque tem dinheiro e pode ir passar 2 semanas de férias por ano e o resto do ano a casa está vazia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

Isto é lindo.

Não piou o dia inteiro e agora está excitado perante uma eventual incoerência. 

Os dados são o que são.  Quem vive em Peniche, sabe perfeitamente qual é a realidade. Houve uma tremenda vaga de imigração, não existem casas, e isso é perfeitamente visivel a olho nu. Não sei se estão ilegais ou não, sei que existe mais população em Peniche, independentemente do que digam os dados oficiais.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...