Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de HappyKing, há 16 minutos:

Eu não tenho opinião formada sobre aquele tema mas secalhar ganhamos mais nesta discussão se as premissas que se usarem para a mesma forem sérias. O Bloco não está a propor que o Rodri e a Putellas ganhem o mesmo nos respectivos clubes. Estamos a falar de quanto ganham quando vão à seleção.

Estás portanto a assumir que o futebol masculino gera mais dinheiro, mais interesse, tem mais adeptos, mais publicidade que o futebol feminino? 

Há números para o futebol de seleções? 

Eu sou a favor que as mulheres ganhem mais em todas as áreas. Sendo o futebol uma delas, e com um grande desenvolvimento irá convergir para lá, mas quando se fala em justiça não pode ser decidido por decreto. 

Neste momento, futebol masculino ainda é um desporto "diferente" do futebol feminino. 

Mas a minha opinião séria sobre isto até é de que os jogadores da seleção portuguesa nem deveriam ganhar por ir à seleção. Ou tudo o que ganham na seleção deveria ser doado a instituições. E se isso fosse uma realidade, acho que as mulheres deveria ganhar o seu salário e ficar com ele. Há igualdade aqui nesta proposta? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Estás portanto a assumir que o futebol masculino gera mais dinheiro, mais interesse, tem mais adeptos, mais publicidade que o futebol feminino? 

Eu não estou a assumir nada. Estava a pedir que se caso de facto quiserem ter a discussão para a terem de forma séria. 

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião:

Não acho justo que as mulheres ganhem o mesmo que os homens quando vão à selecção de futebol. Não por qualquer discriminação de género, mas porque a qualidade do produto é muito inferior. Quando o futebol feminino for melhor que o masculino, então as atletas femininas devem ganhar mais do que os atletas masculinos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

A minha opinião:

Não acho justo que as mulheres ganhem o mesmo que os homens quando vão à selecção de futebol. Não por qualquer discriminação de género, mas porque a qualidade do produto é muito inferior. Quando o futebol feminino for melhor que o masculino, então as atletas femininas devem ganhar mais do que os atletas masculinos.

Eu discordo. A FPF é uma entidade pública que deve visar em que haja igualdade entre todos. É que assim for, até o Ronaldo devia receber mais que os colegas na seleção.

• Like 2
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Excluindo a parte em que pelos vistos vamos precisar de uns painéis de avaliação de performance desportiva para aferir os salários dos atletas, a minha pergunta é se esta questão se coloca noutros âmbitos quando temos profissionais, seja de que área for, a representar Portugal.

Desconfio seriamente que esta questão apenas se coloque em meios desportivos, isto nunca seria um tema noutras áreas, artísticas, científicas, seja o que for, em que cidadãos estão a representar o país no âmbito da sua profissão. Porque a questão aqui é que estas pessoas estão a ser pagas para representar Portugal, não estão a ser pagas em função dessa medida difusa da "qualidade do produto".

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 9 minutos:

Eu discordo. A FPF é uma entidade pública que deve visar em que haja igualdade entre todos. É que assim for, até o Ronaldo devia receber mais que os colegas na seleção.

Quanto é que a federação ganha por um jogo amigável da seleção masculina e feminina? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

Quanto é que a federação ganha por um jogo amigável da seleção masculina e feminina? 

Mas isso é um problema ao nível da UEFA, FIFA, CO, ou seja lá quem é que organiza estas provas e atribui prémios diferenciados aos atletas/equipas. Há desportos em que os prémios são iguais para as categorias masculinas e femininas e só tem contribuído para o desenvolvimento das modalidades.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 3 minutos:

Mas isso é um problema ao nível da UEFA, FIFA, CO, ou seja lá quem é que organiza estas provas e atribui prémios diferenciados aos atletas/equipas. Há desportos em que os prémios são iguais para as categorias masculinas e femininas e só tem contribuído para o desenvolvimento das modalidades.

Nao sei se os amigaveis nao tera a ver com promotores, mas posso estar errado. Nao é a FIFA que diz que Portugal tem de fazer um amigavel contra o Sri Lanka.

Mas so mostra que o produto é diferente.

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 minutos:

Respondo-te com outra pergunta: há diferença entre o que a FPF recebe por um amigável com ou sem Ronaldo?

Já agora, ao nível de clubes é completamente compreensível a diferença

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

Respondo-te com outra pergunta: há diferença entre o que a FPF recebe por um amigável com ou sem Ronaldo?

Isso veremos a partir de quando o Ronaldo sair da seleçao, la para 2050.

Entretanto houve todo um trajeto de crescimento da seleçao portuguesa, profissionalizaçao da mesma, da estrutura e de tudo o que é inerente. Nao foi de um dia para outro que se decidiu na assembleia que a seleçao agora era forte e top 5  das melhores do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 minutos:

Nao sei se os amigaveis nao tera a ver com promotores, mas posso estar errado. Nao é a FIFA que diz que Portugal tem de fazer um amigavel contra o Sri Lanka.

Mas so mostra que o produto é diferente.

Mas o que os jogadores recebem é em função do que esses promotores pagam às federações?

Compartilhar este post

Link para o post

Para não ir além da FPF, a malta do futsal e futebol de praia não devia ganhar o mesmo que a malta do futebol? Isto, claro, para quem defende essa loucura das jogadoras ganharem tanto como os homens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 minutos:

Isso veremos a partir de quando o Ronaldo sair da seleçao, la para 2050.

Entretanto houve todo um trajeto de crescimento da seleçao portuguesa, profissionalizaçao da mesma, da estrutura e de tudo o que é inerente. Nao foi de um dia para outro que se decidiu na assembleia que a seleçao agora era forte e top 5  das melhores do mundo.

E essa estrutura profissional deve ser partilhada com o feminino, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 8 minutos:

Para não ir além da FPF, a malta do futsal e futebol de praia não devia ganhar o mesmo que a malta do futebol? Isto, claro, para quem defende essa loucura das jogadoras ganharem tanto como os homens.

Parabéns, conseguiste comparar alhos com Bugalhos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 42 minutos:

A minha opinião:

Se os prémios forem N vezes superiores num caso em relação ao outro não estás a acentuar essa diferença na qualidade do produto? 

Ou seja: não é esse argumento um fim em si mesmo no sentido em que com base nele acabámos por o acentuar ainda mais e portanto entrarmos num ciclo vicioso. Não será esta medida uma forma de tentar aproximar essas "qualidades de produto"?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 1 minuto:

Parabéns, conseguiste comparar alhos com Bugalhos. 

Porquê? Tu é que tiveste um user a puxar a cartada da FPF ser uma entidade pública que deve visar a igualdade entre todos. Se é entre todos, a malta do futsal e futebol de praia fica de parte?

Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Se os prémios forem N vezes superiores num caso em relação ao outro não estás a acentuar essa diferença na qualidade do produto? 

Ou seja: não é esse argumento um fim em si mesmo no sentido em que com base nele acabámos por o acentuar ainda mais e portanto entrarmos num ciclo vicioso. Não será esta medida uma forma de tentar aproximar essas "qualidades de produto"?

Para quem não tem opinião formada...

Mas porquê essa necessidade? E, se a identificas, por que só a aplicas ao futebol masculino e feminino? Por que não tentar aproximar as "qualidades de produto" entre outros desportos? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Porquê? Tu é que tiveste um user a puxar a cartada da FPF ser uma entidade pública que deve visar a igualdade entre todos. Se é entre todos, a malta do futsal e futebol de praia fica de parte?

Como é explicamos isto de maneira simples... Futebol é uma modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade, Futsal é outra modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade, Futebol de Praia é outra modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade. 

Ah, e apesar de tudo a FPF tem feito um trabalho excecional na promoção do futebol feminino, e há uma evolução notória no mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 1 minuto:

Como é explicamos isto de maneira simples... Futebol é uma modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade, Futsal é outra modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade, Futebol de Praia é outra modalidade, igualdade entre todos da mesma modalidade. 

Ah, e apesar de tudo a FPF tem feito um trabalho excecional na promoção do futebol feminino, e há uma evolução notória no mesmo. 

É uma questão interessante mas facilmente desmontável. Quando falas em igualdade, achas que os homens deveriam ganhar menos ou as mulheres deveriam ganhar mais?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 5 minutos:

É uma questão interessante mas facilmente desmontável. Quando falas em igualdade, achas que os homens deveriam ganhar menos ou as mulheres deveriam ganhar mais?

Ainda bem que é facilmente desmontável. 

Deveriam ganhar igual, é um gelado, é um gelado. É um voucher no Pingo Doce, é um voucher do Pingo Doce. É uma garrafa de Barca Velha, é uma garrafa de Barca Velha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, Agora:

Ainda bem que é facilmente desmontável. 

Deveriam ganhar igual, é um gelado, é um gelado. É um voucher no Pingo Doce, é um voucher do Pingo Doce. É uma garrafa de Barca Velha, é uma garrafa de Barca Velha.

Que resposta fixe. Se atualmente existe uma diferença e tu queres eliminá-la, tens de definir um caminho, certo? Ou cortas no que os homens ganham, ou aumentas as mulheres ou, sei lá, ficas ali a meio caminho. 

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de whatever, há 32 minutos:

Mas o que os jogadores recebem é em função do que esses promotores pagam às federações?

Mostra a diferença de interesse entre as diferentes seleçoes. Tens um produto que gera X e tens outro que nao gera e queres pagar o mesmo aos dois. Nao ha mérito. Tem de ser pagos consoante o desempenho e o que produzem.

Mas volto a dizer, os jogadores que sao geralmente convocados sao todos milionarios, nem deveriam receber prémios.

O que nao concordo é com a premissa de que se vestem as cores da seleçao tem de ganhar igual. Tem sim de melhorar, mostrar resultados e quando os mostrarem, ganhar o mesmo.

Citação de Petar Musa, há 20 minutos:

E essa estrutura profissional deve ser partilhada com o feminino, na minha opinião.

O trabalho que tem sido feito com o futebol feminino tem sido muito bom e so o facto de se estar a falar nisto ja é o caso de que o tornaram visivel. Podem fazer melhor, tal como em tudo, mas é algo que retiro destes anos de Fernando Gomes é o crescimento do futebol feminino.

Citação de Ed, há 10 minutos:

Ai discordo. O futebol feminino e masculino sao diferentes.

E sao o numero de espectadores que o dizem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

Mostra a diferença de interesse entre as diferentes seleçoes. Tens um produto que gera X e tens outro que nao gera e queres pagar o mesmo aos dois. Nao ha mérito. Tem de ser pagos consoante o desempenho e o que produzem.

Mas volto a dizer, os jogadores que sao geralmente convocados sao todos milionarios, nem deveriam receber prémios.

O que nao concordo é com a premissa de que se vestem as cores da seleçao tem de ganhar igual. Tem sim de melhorar, mostrar resultados e quando os mostrarem, ganhar o mesmo.

O trabalho que tem sido feito com o futebol feminino tem sido muito bom e so o facto de se estar a falar nisto ja é o caso de que o tornaram visivel. Podem fazer melhor, tal como em tudo, mas é algo que retiro destes anos de Fernando Gomes é o crescimento do futebol feminino.

Então quer dizer que se a selecção feminina for campeã do mundo deve ganhar mais que a masculina, ou mesmo assim não é suficiente por causa do número de espectadores?

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 minutos:

No Benfica, no Barça, no Famalicão tem que haver diferença de ordenados. Os clubes vivem de receitas e, por muito boa vontade que haja, o futebol feminino está a milhas do masculino. 

Já as Federações não se devem preocupar só com as receitas. A promoção da igualdade no desporto deve ser mais importante que isso.

E não acho que a FPF esteja a fazer um grande trabalho. Está mais a ser levada na onda global do crescimento do futebol feminino. Um exemplo de como não sabem o que estão a fazer é a I Liga Feminina

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 16 minutos:

Então quer dizer que se a selecção feminina for campeã do mundo deve ganhar mais que a masculina, ou mesmo assim não é suficiente por causa do número de espectadores?

No futuro em que a seleçao feminina cresça a esse nivel (que até agora tem dado passos sustentaveis para isso), logicamente havera mais interesse, prestigio, algo equiparavel à seleçao masculina. Por isso sim, deve ganhar o mesmo ou mais se forem mais bem sucedidas que o masculino.

Nos estados unidos por exemplo parece-me mais logico que as mulhres ganhem mais que os homens no soccer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 minutos:

No futuro em que a seleçao feminina cresça a esse nivel (que até agora tem dado passos sustentaveis para isso), logicamente havera mais interesse, prestigio, algo equiparavel à seleçao masculina. Por isso sim, deve ganhar o mesmo ou mais se forem mais bem sucedidas que o masculino.

Nos estados unidos por exemplo parece-me mais logico que as mulhres ganhem mais que os homens no soccer.

Usas o exemplo dos estados unidos onde efectivamente o prémio que têm por jogar nos mundiais era realmente muuuuito superior para os homens. A federação americana negociou um acordo por exemplo: https://www.bbc.co.uk/newsround/61510323

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...