Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 19 minutos:

Imaginem o Sócrates ser PM e apanhar a bazuka europeia e o BCE a comprar dívida portuguesa. 

Portugal apanhava a Alemanha ao mesmo tempo que o Sócrates comprava mansões em Londres, Paris e LA.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

Imaginem o Sócrates ser PM e apanhar a bazuka europeia e o BCE a comprar dívida portuguesa. 

Aldeia de Curral de Moinas, circa 2024:

Future%20Cities.jpg

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 17 horas:

É mesmo isso. Eu nunca tive a oportunidade de votar no Sócrates, mas também nunca votaria nele. Apesar de todos os defeitos que tinha, era claramente o único que tinha um plano que pensava além de 4 anos.

Se calhar quem lhe seguiu não conseguiu pensar para além dos 4 anos porque infelizmente teve um divida enorme para pagar deixada pelo Sócrates... Tinha de pensar ano a ano e juntar os cacos deixados...

E outro uma pandemia mundial que abalou o estilo de vida e a economia mundial.

Mas são pormenores 

Editado por Alonso.
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 17 horas:

O que acho que se retira daqui não é que existe uma série de pessoas cheia de saudades do Sócrates, falo por mim, na altura não votei nele e hoje não votaria de certeza.

O que se retira daqui é que nos últimos 20 anos tivemos seis PM:

• Durão Barroso
  • Santana Lopes
  • Sócrates
  • Passos Coelho
  • António Costa
  • Montenegro

E só se consegue apontar um com obra feita. Lamentavelmente era o mais vigarista deles todos, mas o ponto aqui não é ver quem rouba mais, é perceber que em duas décadas parece que não tivemos praticamente nenhum governante vocacionado para construir e andar para a frente.

O Durão Barroso esteve 2 anos no governo, o Santana Lopes uns 10 meses. O Passos apanha um país falido durante uma recessão global e o Costa consegue equilibrar as contas durante uma pandemia e uma guerra. O Montenegro tem um governo a prazo que acabou de ter o seu primeiro orçamento aprovado.

Isso do construir e andar para a frente é sempre relativo, tudo depende do ponto de partida de cada um. Mas não tenho grande dificuldade em considerar que o Costa por exemplo deixou o país em melhor estado do que aquele em que o encontrou, já do Sócrates não sei se podemos dizer o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 25 minutos:

Se calhar quem lhe seguiu não conseguiu pensar para além dos 4 anos porque infelizmente teve um divida enorme para pagar deixada pelo Sócrates... Tinha de pensar ano a ano e juntar os cacos deixados...

Mas são pormenores 

O Passos Coelho das últimas vezes que tem tido oportunidade de associar-se a ideias políticas parece estar mais interessado em andar 40 anos para trás do que quatro para a frente, pelo que talvez até tenha sido bom não ter tido essa oportunidade enquanto governou.

Citação de joe, há 6 minutos:

O Durão Barroso esteve 2 anos no governo, o Santana Lopes uns 10 meses. O Passos apanha um país falido durante uma recessão global e o Costa consegue equilibrar as contas durante uma pandemia e uma guerra. O Montenegro tem um governo a prazo que acabou de ter o seu primeiro orçamento aprovado.

Isso do construir e andar para a frente é sempre relativo, tudo depende do ponto de partida de cada um. Mas não tenho grande dificuldade em considerar que o Costa por exemplo deixou o país em melhor estado do que aquele em que o encontrou, já do Sócrates não sei se podemos dizer o mesmo.

São 20 anos em que houve muitos países semelhantes ao nosso que cresceram significativamente ao invés de marginalmente como o nosso. Portugal está melhor do que há 20 anos atrás, não tenho dúvida disso, mas são duas décadas a andar devagar.

O caso do António Costa então é paradigmático, quantos mais anos é que ele precisava no governo? Tudo pode servir como desculpa, mas três legislaturas e oito anos como PM têm de ser suficientes para pelo menos apresentar uma ideia do que quer que Portugal seja no futuro.

Editado por whatever
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo a perspetiva de vocês os 2. Tanto o Passos como o Costa tiveram as mãos atadas e foram muito importantes para equilibrar o país, mas o Costa especialmente, e sobretudo nos últimos anos, tinha tido tempo para começar a ter algum plano, alguma visão para o país, em vez disso parecia mais interessado em deixar tudo andar em piloto automático 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 horas:

Mas são pormenores 

E um Guerra na Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

E a IL que anda no twitter a tentar dar lições sobre o 25 de Novembro ao Vasco Lourenço?

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 11 horas:

IL - Iludidos Liberais

Que comentário nojento. O MAL e outros que tais dão mesmo tudo para desvalorizar o 25 de Abril. Quase que parecem que vivem mal com ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 3 horas:

Que comentário nojento. O MAL e outros que tais dão mesmo tudo para desvalorizar o 25 de Abril. Quase que parecem que vivem mal com ele.

A malta da IL vive muito mal com o 25 de abril. E as camadas jovens do PSD estão no mesmo caminho

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje os gregos pagam a dívida deixada pela crise mundial de 2008 gerada por José Sócrates. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.reddit.com/r/portugal/s/Fy8QFBC0AR

Fui de carro a Portugal há umas semanas atrás e tive para comentar aqui. 

Entre a Guarda e o Fundão até entrar no túnel da Gardunha passei por 7 parques de fotovoltaicos, não tenho a certeza se os contei bem mas acho que foi mais ou menos esse o número. 

Acho a ideia boa, temos um bom pais para isso, mas quero acreditar que as coisas estão a ser bem feitas e a imagem do post no Reddit não me parece que seja o caso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em liberdade a IL já se pronunciou sobre a conferência de neonazis num espaço municipal pertencente à CM de Lisboa? Da última vez que vi só o PS e a "ExTrEmA-eSqUeRdA" abordaram este tema. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, Em 11/11/2024 at 13:47:

O maior mete nojo deste fórum com mais uma contribuição excelente. Tens de baixar a bola se queres que leve algum post teu dirigido a mim a sério.

Achas-te mesmo assim tão importante para eu me preocupar se tu me levas a sério? Quanta presunção 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Por falar em liberdade a IL já se pronunciou sobre a conferência de neonazis num espaço municipal pertencente à CM de Lisboa? Da última vez que vi só o PS e a "ExTrEmA-eSqUeRdA" abordaram este tema. 

a IL não mas os votantes da IL já. É o seguinte:

"Então e o bloco de esquerda, hã???"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 14 horas:

Podes tirar o quase dali. O PCP também erra nisso porque podem dizer, e bem, que foram dos principais arquitectos para impedir que existisse um golpe de estado ai, mas não querem dar a importância a esse dia que os partidos mais à direita querem dar

Compartilhar este post

Link para o post

O mais nojento disto é um puto imberbe de 39 anos que nem era vivo nesses anos passar lições de moral e história a alguém que esteve lá, quer no planeamento quer nas ações do 25 de Abril

Compartilhar este post

Link para o post

Que anjinho o Proença. Era meter o BE a negociar os direitos televisivos da liga portuguesa e teríamos o Rio Ave a ganhar os mesmos milhões que o City.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 27 minutos:

Que anjinho o Proença. Era meter o BE a negociar os direitos televisivos da liga portuguesa e teríamos o Rio Ave a ganhar os mesmos milhões que o City.

Eu não tenho opinião formada sobre aquele tema mas secalhar ganhamos mais nesta discussão se as premissas que se usarem para a mesma forem sérias. O Bloco não está a propor que o Rodri e a Putellas ganhem o mesmo nos respectivos clubes. Estamos a falar de quanto ganham quando vão à seleção.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...