Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O Chega so chega ao poder quando tiver uma maioria absoluta. Até lá, mesmo que ganhe, será como nos outros países onde estas forças não conseguiram formar governo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

Tu dizes que 'nenhum partido fala seriamente' desse problema.

A AD não fez outra coisa este ano do que falar no tema, restringindo regras, anunciando deportações em plena campanha, fazendo operações no Martim Moniz. 

O resultado disso é que numa eleição historicamente negativa para a esquerda a AD teve menos 4/5% que o Passos depois de aplicar uma legislatura de austeridade.

Podem continuar, o Chega agradece. 

O que a AD fez não é suficiente nem seria em 1 ano. Deportar 20k pessoas (que nem vão deportar, enviaram cartas e pronto) quando entram 300k, faz o quê mesmo? Uma operação no martim moniz, que depois se veio a verificar que tinha sentido, faz o quê mesmo?

É que chamam burros a quem cai na conversa do Chega mas depois perguntam-se porque é que as pessoas não acreditam nessas medidinhas irrelevantes para inglês ver.. Se calhar não são assim tão burros. O Chega alertou para o problema quando ele começou e quando abriram as portas sem qualquer controlo. Quando desmantelaram o SEF e não deram tempo, espaço e meios à AIMA. Quando se descobre que temos criminosos com cadastro que entraram em Portugal sem problema nenhum. Quando tens mercearias e lojas de souvenirs a explorarem pessoas enquanto lavam dinheiro roubado do Bangladesh.

As pessoas notam que as suas terras e quem as compõe mudam de ano para ano. E as pessoas não se esquecem de quem alertou para isto. Isto parece-me evidente. Chamar racistas a pessoas que na sua maioria nunca tiveram problema com imigrantes sejam brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, ucranianos etc e que agora dizem "esperem lá que isto é demais, fechem aí as portas para organizar as coisas" e depois queixarem-se que estes se viram para o Ventura... epa...

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 8 minutos:

Se esse é o teu principal (não estou a dizer que o é) problema e não votas no único partido que diz que o quer resolver, é um problema teu.
E não vem aí nada de especial. O Chega vai andar nisto durante anos, tem um programa económico absolutamente idiota.

O Chega é só imigração. A AD só tem de resolver esse problema e o Chega não cresce mais.

Está a escapar-me alguma coisa? Os outros partidos políticos não têm pontos sobre a imigração no seu programa?

Nevermind, já vi o post seguinte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 4 minutos:

O comum português nao percebe a IL. É um partido para gente literada. Acho dificil conseguir-se impor acima dos 10 deputados.

Para gente literada e, acima de tudo, com muita fé. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 4 minutos:

Eu não acho que o Primeiro Ministro Ventura vá ser mau da forma que todos pensam, ele vai ser mau, mas estilo um Santana Lopes em ultra esteróides, ele tem 0 substância, só sabe chorar e ir à missa das 19h15

O Ventura PM ainda é naquela, é inteligente suficiente para se ir safando, agora arranjarem gente para meter nas funções politicas dos ministérios todos é que ia ser um exercicio engraçado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 2 minutos:

O que a AD fez não é suficiente nem seria em 1 ano.

Pois não. E é precisamente esse o ponto pelo qual o que dizes - basta resolver o problema e o Chega morre - é totalmente descabido de sentido.

Porque no dia em que a AD "resolver" o problema engolindo o discurso anterior do Chega em consequência, o Chega extrema ainda mais o discurso como aliás já tem começado a fazer com as remigrações e coisas do estilo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 40 minutos:

Btw há a conversa do bloco central mais ou menos assumido, mas pode-se por a hipótese de ser o próprio psd a não querer isso.

Este PSD do Montenegro, Aguiar Branco e tal é um PSD revanchista em relação ao PS, é um PSD que vem das bases do caciquismo local, não propriamente de facções mais ideológicas que acabam por ter uma ligação historica ao PS.

Não punha de parte eles quererem montar uma estratégia de acelerar o enterro do PS para ficarem sozinhos vs Chega.

Assim como o Costa cometeu o erro de achar que o Chega era problema do PSD, o Montenegro vai ter uma bela surpresa e achar que o Chega é problema do PS agora.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aiden, há 5 minutos:

Eu não acho que o Primeiro Ministro Ventura vá ser mau da forma que todos pensam, ele vai ser mau, mas estilo um Santana Lopes em ultra esteróides, ele tem 0 substância, só sabe chorar e ir à missa das 19h15

Mas vocês vivem em que mundo? O Chega está cheio de grunhos por todo o lado. Secalhar aproveitam-se 3 ou 4 deputados nos 60 que vão eleger. Agora dizer que o André Ventura tem 0 substância é só ser ignorante ou querer ser ignorante. O André Ventura no PSD tinha maioria absoluta facilmente e tinha-o sem sequer ter que moderar a sua posição. Acho que vocês não sabem o quanto as almas velhas (e agora as novas) do PSD se arrependem de ter chutado o Ventura para canto. O eleitorado do Chega não mexe. O eleitorado do PSD mexe, e vai mexer tanto para o Chega como para o PS.

Para aqueles que dizem que o Chega não faz governo quando tiver mais deputados que os restantes. Se PS e PSD fazem coligação aí, então é o fim de um desses dois partidos.

Citação de Pan, há 1 minuto:

Assim como o Costa cometeu o erro de achar que o Chega era problema do PSD, o Montenegro vai ter uma bela surpresa e achar que o Chega é problema do PS agora.

O Costa é um ignorante que dizia à boca cheia que os 50 deputados do Chega era só porque as pessoas estavam com a tusa das eleições. Agora o Chega matou o PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho exagerado dizer que o Chega matou o PS. O determinismo e a política não são bons amigos.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 minutos:

Está a escapar-me alguma coisa? Os outros partidos políticos não têm pontos sobre a imigração no seu programa?

Nevermind, já vi o post seguinte.

Ter têm mas se as pessoas não vêm a solução nessas propostas, que há mais para fazer?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 minuto:

Ter têm mas se as pessoas não vêm a solução nessas propostas, que há mais para fazer?

Isso é outra coisa. Tu disseste que eles eram os únicos que os queriam resolver. 

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou curioso para ver o que vão fazer quando "limparem" o Martim Moniz, deve ser para mudarem o festival Alive para lá. Devem achar que a malta tem dinheiro para viver ali em condições ou abrir comércio, ou então já não há problema viverem 30 pessoas num alçapão desde que sejam portugueses de raiz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, Agora:

Acho exagerado dizer que o Chega matou o PS. O determinismo e a política não são bons amigos.

Eu sou da opinião que o Chega matou o PS porque o PS não tem para onde se mexer. O PS não tem muito eleitorado para remover da esquerda (e o Rui Tavares vai aproveitar o embalo nas próximas) e só lhe sobra remover eleitorado da AD. Ao fazê-lo, só deixa em melhor posição o Chega.

Não tem alternativas entusiasmantes dentro do partido a Pedro Nuno.
Alexandra Leitão é horrível. Carneiro é porreiro, institucional mas é um Montenegro v2 e isso não vai captar os jovens.
Aquela equipa toda de volta de Pedro Nuno tem de se pôr a andar, deixaram o PS numa posição péssima.

Só vejo uma pessoa no PS capaz de centrar o discurso e roubar eleitorado a todos, que é Sérgio Sousa Pinto. Mas aí trazemos o PS para o centro-esquerda a sério, de onde nunca devia ter saído.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de coisito, há 15 minutos:

As eleições de ontem só provaram que os casos e caminhos só fazem mossa na esquerda.

Não é totalmente líquido que a esquerda seja a única prejudicada. Atendendo bem ao facto dos portugueses não gostarem de instabilidade, a AD noutros tempos podia muito bem conseguir a maioria absoluta coligando-se com um partido pequeno qualquer.

No entanto conseguiram 86 deputados, e mesmo que as coisas lá fora corram de feição, não passa dos 89 ou 90, ou seja, menos 16 que a maioria absoluta.

E fico com a ideia que a IL podia crescer mais mas o monstro ao lado comeu tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 2 minutos:

Também estou curioso para ver o que vão fazer quando "limparem" o Martim Moniz, deve ser para mudarem o festival Alive para lá. Devem achar que a malta tem dinheiro para viver ali em condições ou abrir comércio, ou então já não há problema viverem 30 pessoas num alçapão desde que sejam portugueses de raiz

Esta mania de que os Portugueses são todos tesos tem de acabar. Óbvio que seria uma zona apetecível para muita gente endinheirada, mas que os há, há.

Citação de Mica, há 1 minuto:

Não é totalmente líquido que a esquerda seja a única prejudicada. Atendendo bem ao facto dos portugueses não gostarem de instabilidade, a AD noutros tempos podia muito bem conseguir a maioria absoluta coligando-se com um partido pequeno qualquer.

No entanto conseguiram 86 deputados, e mesmo que as coisas lá fora corram de feição, não passa dos 89 ou 90, ou seja, menos 16 que a maioria absoluta.

E fico com a ideia que a IL podia crescer mais mas o monstro ao lado comeu tudo.

A IL esgotou-se porque o Rui Rocha é bem intencionado mas não puxa e o eleitorado que tem é aquele pessoal mais jovem, empresário das unipessoais e tal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 1 minuto:

Só vejo uma pessoa no PS capaz de centrar o discurso e roubar eleitorado a todos, que é Sérgio Sousa Pinto. Mas aí trazemos o PS para o centro-esquerda a sério, de onde nunca devia ter saído.

f*da-se.

Sim, senhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Foster, há 4 minutos:

Eu sou da opinião que o Chega matou o PS porque o PS não tem para onde se mexer. O PS não tem muito eleitorado para remover da esquerda (e o Rui Tavares vai aproveitar o embalo nas próximas) e só lhe sobra remover eleitorado da AD. Ao fazê-lo, só deixa em melhor posição o Chega.

Isso faria sentido se a maioria do eleitorado se focasse numa ideologia e admitisse apenas ir de x a y (p.e. do BE ao PS, ou do PS ao CDS). Não é assim que funciona e temos as últimas 3 eleições para o comprovar. O pessoal tem de perceber que nada impede um votante no BE de mudar para o Chega. Há pessoal que não é de convicções políticas fortes, mas sim vai atrás de caras, palavras ou de quem tem mais hipóteses de derrubar quem eles não querem que governe.

Tenho lido muito essa narrativa, mas vocês tem de esquecer isso.

De uma maioria de esquerda no parlamento para potencialmente 2/3 de direita em 3 anos deviam ser o suficiente para perceber que o PS pode e deve tentar roubar eleitorado de todo o lado, idem para a AD, idem para todos.

Editado por Mica
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O SSP é um tipo que gosta de ser livre para dizer o que quer e bem lhe apetece. Duvido imenso que se candidate a secretário-geral.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 46 minutos:

Malta, alguém que me esclareça uma coisa: 

O Montenegro, tendo a AD reeleita ontem, salva-se da CPI ou isso ainda pode avançar? Ou seja, existe risco de a CPI avançar, encontrar-se algo irremediável que leve o Governo... a cair novamente?  

Duvido muito que o chega nao avance com a CPI. O Montenegro da CPI nao se safa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Isso faria sentido se a maioria do eleitorado se focasse numa ideologia e admitisse apenas ir de x a y (p.e. do BE ao PS, ou do PS ao CDS). Não é assim que funciona e temos as últimas 3 eleições para o comprovar. O pessoal tem de perceber que nada impede um votante no BE de mudar para o Chega. Há pessoal que não é de convicções políticas fortes, mas sim vai atrás de caras, palavras ou de quem tem mais hipóteses de derrubar quem eles não querem que governe.

Como é óbvio. Continuam a tratar esta gente como se fossem zombies que vieram para exterminar a esquerda, mas grande parte das pessoas que vota no chega e a quem gostam tanto de chamar fachos, são os mesmos que meteram a esquerda no poder durante 10 anos.

Mas é continuar com este discurso, tem corrido lindamente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Isso faria sentido se a maioria do eleitorado se focasse numa ideologia e admitisse ir de x a y (p.e. do BE ao PS, ou do PS ao CDS). Não é assim que funciona e temos as últimas 3 eleições para o comprovar. O pessoal tem de perceber que nada impede um votante no BE de mudar para o Chega. Há pessoal que não é de convicções políticas fortes, mas sim vai atrás de caras, palavras ou de quem tem mais hipóteses de derrubar quem eles não querem que governe.

Tens outra coisa.

O pessoal vai do BE/LIVRE para o PS.
DA CDU para LIVRE/PS/CHEGA (sim para o chega).
Do PS para o BE/PSD/Chega.

Da AD para o PS/Chega.

Do Chega não vai quase ninguém para lado nenhum. É sempre a somar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 36 minutos:

A CPI pode ser pedida por qualquer partido que tenha grupo parlamentar. Por isso eu diria que sim. O Livre na campanha deu a entender que o faria e o Chega caso o PSD não lhes dê a mão tenho a certeza que também.

Citação de Axadrezado, há 15 minutos:

Não se livra de nada, e se não fizer as vontades ao Chega vai levar com a CPI deles.

Thanks! 

Vai ser giro ver o malabarismo do PM para não dar dito por não dito o "nunca é nunca", caso o tema da CPI volte. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 2 minutos:

Duvido muito que o chega nao avance com a CPI. O Montenegro da CPI nao se safa

O chega vai tentar fazer parte de uma solução de governação em maioria enquanto tem a CPI na mão caso seja recusado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

O SSP é um tipo que gosta de ser livre para dizer o que quer e bem lhe apetece. Duvido imenso que se candidate a secretário-geral.

E basta olhar para ele e para a postura dele para perceber que é um gajo que odeia trabalhar. 

Curte é escrever, pintar, mandar umas larachas e faz ele bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de stelfans, há 2 minutos:

Como é óbvio. Continuam a tratar esta gente como se fossem zombies que vieram para exterminar a esquerda, mas grande parte das pessoas que vota no chega e a quem gostam tanto de chamar fachos, são os mesmos que meteram a esquerda no poder durante 10 anos.

Mas é continuar com este discurso, tem corrido lindamente.

Temos idosos que votavam CDU a votar Chega simplesmente porque não gostam do que se está a passar nas suas terras.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...