Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Lifehouse, há 13 minutos:

Em apenas seis meses o lucro da galp dispara quase cinquenta por cento. 

https://sicnoticias.pt/economia/2026-07-27-lucro-da-galp-dispara-44-para-812-milhoes-de-euros-no-1.-semestre-0f81d5e8

Não são nenhuns santos, mas convém ler mais do que os headlines:

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) aumentou 52% entre abril e junho e 47% no acumulado do semestre, respetivamente para 1.272 e 2.216 milhões de euros, sendo "mais de 90% gerado fora de Portugal".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li, a questão é que parte do resultado financeiro conseguido poderia servir para aliviar a carga por cá. 

Certamente sabem o país em que vivem. Não vale a pena gritar pelos impostos (que são elevados, claro), quando não se faz o mínimo esforço para ajudar a vida das pessoas e das empresas. 

Eu sei, eu sei que as petrolíferas não têm de ser a madre teresa de calcutá, mas ainda acho que com um bocadinho de noção se podia aliviar a vida à malta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 2 minutos:

Eu li, a questão é que parte do resultado financeiro conseguido poderia servir para aliviar a carga por cá. 

Certamente sabem o país em que vivem. Não vale a pena gritar pelos impostos (que são elevados, claro), quando não se faz o mínimo esforço para ajudar a vida das pessoas e das empresas. 

Eu sei, eu sei que as petrolíferas não têm de ser a madre teresa de calcutá, mas ainda acho que com um bocadinho de noção se podia aliviar a vida à malta. 

O papel do estado é regular estas empresas e estes sectores porque uma empresa vai querer sempre mais lucros, da mesma forma que qualquer um de nós vai querer sempre ganhar mais.

Agora se isto é ético e se a própria Galp podia fazer diferente? Obviamente que sim, mas estão longe de ser os únicos culpados

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O problema aqui é que as políticas públicas foram capturadas pelo deus mercado. 

Eu é que, erradamente, ainda tento acreditar nas pessoas e que algures por aí existe gente com bom coração. Mas, lá está. Estou profundamente errado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, Agora:

O problema aqui é que as políticas públicas foram capturadas pelo deus mercado. 

Eu é que, erradamente, ainda tento acreditar nas pessoas e que algures por aí existe gente com bom coração. Mas, lá está. Estou profundamente errado. 

Se o governo pretende que o mercado se regule a si próprio é outra conversa, agora a Galp existe para dar lucro aos seus acionistas e não para ser uma IPSS e cabe ao estado meter um travão nisto, mas como o povo votou em não ter travão agora é aguentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...