Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de SabezZ, há 32 minutos:

Por exemplo, pouco se fala do impacto a nível mental que a crise de habitação tem nos jovens. A maioria não tem acesso, mesmo com o financiamento a 100%.

Mesmo com o financiamento a 100%, até consegues comprar casa, só que devido aos preços absurdos praticados hoje em dia, onde um T2 de 47m2 custa 280k... estás sempre na m*rda. E ficas com uma prestação a preços proibitivos, que vais ter que deixar de "viver" para pagar essa prestação mensal.

E sinceramente não vejo perspectivas para que isto melhore e sinto que os jovens estão sempre adiar o próximo passo, adiam compra de casa (porque não conseguem), adiam terem filhos (porque não conseguem) e é uma bola de neve.

É que muitos já não é a questão dos 100% porque conseguiram juntar para uma entrada, mas simplesmente com os preços atuais, não conseguem ou recusam viver num T1 minúsculo. 

Vai se safando, quem tem pais/sogros que acabam a herdar casas ou que ficam com terrenos, que os dá um empurrão gigante e conseguem construir.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

E durante muitos anos, Portugal foi criticado pelo facto de a malta ter casa própria. 

Se não fosse isso agora, o que seria deste país. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 minutos:

Mesmo com o financiamento a 100%, até consegues comprar casa, só que devido aos preços absurdos praticados hoje em dia, onde um T2 de 47m2 custa 280k... estás sempre na m*rda. E ficas com uma prestação a preços proibitivos, que vais ter que deixar de "viver" para pagar essa prestação mensal.

E sinceramente não vejo perspectivas para que isto melhore e sinto que os jovens estão sempre adiar o próximo passo, adiam compra de casa (porque não conseguem), adiam terem filhos (porque não conseguem) e é uma bola de neve.

É que muitos já não é a questão dos 100% porque conseguiram juntar para uma entrada, mas simplesmente com os preços atuais, não conseguem ou recusam viver num T1 minúsculo. 

Vai se safando, que tem pais/sogros que acabam a herdar casas ou que ficam com terrenos, que os dá um empurrão gigante e conseguem construir.

Nem sempre consegues comprar, não te esqueças da taxa de esforço exigida pelos bancos. Para muitos casais jovens, nem sequer é uma opção (os dois a receber o ordenado mínimo, por exemplo). Arrendamento também não é uma opção viável, tendo em conta o preço das rendas e a impossibilidade de poupar para avançar com a compra da casa no futuro.

A maioria até pode poupar para a entrada da casa, mas os preços têm disparado sucessivamente e quando acumulam o dinheiro que achavam ser necessário para avançar com a compra, deixa de ser suficiente.

Infelizmente é como dizes, safa-se quem tem ajuda de familiares, seja na cedência de terrenos, heranças, dinheiro para a entrada ou dinheiro para a mobília. 

Tocaste num ponto importante. Temos um problema de natalidade e só vai piorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 20 minutos:

Vai se safando, quem tem pais/sogros que acabam a herdar casas ou que ficam com terrenos, que os dá um empurrão gigante e conseguem construir.

Continua a ser uma m*rda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lifehouse, há 2 horas:

Quem vive na bolha não sabe o que se passa fora da bolha. 

Exacto, deu para os filhos, sobrinhos e filhos de amigos que não conseguiam comprar casa, terem capacidade de o fazer, por isso está tudo bem.

Citação de Abraxas, há 2 horas:

40% da população viveria abaixo limiar da pobreza se não fossem as ajudas do estado. Acho esta estatística do mais perturbador que há e não se fala dela o suficiente e muito menos arranjar soluções para ela

É verdade que temos muita população no limiar da pobreza, mas esses 40% são com os dados oficiais (que é normal que sejam os utilizados). Duvido imenso que os reais sejam esses. Muita malta a receber ordenado mínimo ou pouco mais na folha e o resto por fora, etc que caso os rendimentos fossem declarados faria esse número baixar em alguns pontos percentuais. De qualquer das formas nem que fossem 10 ou 20% já seria demasiado.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, vá, se o país está mau para a maioria, porque esta não tem dinheiro para viver, para quem está bom e para onde está a ir o dinheiro?

Mais, se os governos sucessivos de direita e esquerda falharam em evitar que a maioria dos habitantes em Portugal não se esteja a dirigir para o fundo do poço em termos sociais, económicos e humanos, quem terá a capacidade para pegar no país e dar-lhe um rumo?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou admirado do @Che não falar das cooperativas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 56 minutos:

Agora, vá, se o país está mau para a maioria, porque esta não tem dinheiro para viver, para quem está bom e para onde está a ir o dinheiro?

Mais, se os governos sucessivos de direita e esquerda falharam em evitar que a maioria dos habitantes em Portugal não se esteja a dirigir para o fundo do poço em termos sociais, económicos e humanos, quem terá a capacidade para pegar no país e dar-lhe um rumo?

Mais votos para o Chega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 horas:

havia aí uns intelectuais, acho que Susana Peralta à cabeça, que começaram a dizer que temos q começar a comer todos leguminosas, que é vista como comida de pobre. do género "estamos em crise economica e ambiental, não comam porco ou vaca, comam grão de bico" mas de forma académica e respeitada

Desafio essa senhora a sentar-se ao pé de mim depois de eu comer uma bela de uma salada de grão de bico!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

O país está bom para quem ganha razoavelmente e comprou casa em tempo útil e não precisa de comprar uma maior.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 45 minutos:

O país está bom para quem ganha razoavelmente e comprou casa em tempo útil e não precisa de comprar uma maior.

e para os eletricistas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 2 horas:

Estou admirado do @Che não falar das cooperativas.

A idade já pesa. Já desisti da política. 

• Like 1
  • Triste 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Ainda há pouco ouvi um professor na TSF a falar que a Galp passou de 200M€ anuais de lucro no período 2018-2021 para 1.200M€ anual.

É para esta gente que está bom. Não é por não teres uma corda à volta do pescoço que as coisas estão boas.

E também está bom para quem faz as leis e é incumbido de as aplicar, porque vai sempre estar protegido por quem delas beneficia.

O resto somos todos uns nabos que achamos que mandar umas patacoadas nas redes sociais e votar resolve alguma coisa.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

A iniciativa liberaloide continua a insistir que o problema é o imposto 🥴

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 32 minutos:

Ainda há pouco ouvi um professor na TSF a falar que a Galp passou de 200M€ anuais de lucro no período 2018-2021 para 1.200M€ anual.

A iniciativa liberaloide acha que se está bom para a galp e para os grandes grupos económicos, automaticamente está bem para todos nós, porque puxa pra cima, e dá o exemplo de q todos nós hoje vivemos melhor que os reis do século xviii

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 36 minutos:

A iniciativa liberaloide continua a insistir que o problema é o imposto 🥴

Mas a Iniciativa Libertária acha que qualquer ação do estado é roubar e não deveria existir

Compartilhar este post

Link para o post

Olhem eu n vivo mal, nem tenho casa própria, nem vivo com os meus pais, nem recebo nada por fora, como carne, tenho férias, poupo dinheiro, estou a apontar ter um credito de habitação pro ano, e não sou eletricista

Por tanto eu acho muito estranho dizerem que está tudo horrível pra toda a gente. Mas diga-se que o meu padrão não é viver em moradias com piscina nem em comprar um iphone todos os anos (é assim que imagino os iniciativas liberais que dizem q vivem pior q os pais), a herança dos meus pais deverá ser um terreno com uma horta na beira e um apartamento num bairro social que agora tá a ser gentrificado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

A iniciativa liberaloide acha que se está bom para a galp e para os grandes grupos económicos, automaticamente está bem para todos nós, porque puxa pra cima, e dá o exemplo de q todos nós hoje vivemos melhor que os reis do século xviii

Isso é tanga capitalista 101. Conversa para boi dormir. A chamada "economia de cascata" deixa de se aplicar quando começa a ser relevante.

A solução passa por taxar forte a riqueza e mudar a constituição para obrigar a que uma larga percentagem desta seja direcionada para a Saúde, Educação e Investigação e demais setores sociais relevantes.

Obviamente, isto seria sinónimo de revolução, mas não estou a ver outra forma de se encontrar figuras capazes e dispostas a salvar o país.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SabezZ, há 8 horas:

Temos tantos problemas, mas quem viu o debate do Estado da Nação, parecia que vivemos numa realidade paralela.

Por exemplo, pouco se fala do impacto a nível mental que a crise de habitação tem nos jovens. A maioria não tem acesso, mesmo com o financiamento a 100%.

Impacto mental nos jovens e nos +35 , que mamaram com tudo e agora são vistos como velhos.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

É para esta gente que está bom. Não é por não teres uma corda à volta do pescoço que as coisas estão boas.

E também está bom para quem faz as leis e é incumbido de as aplicar, porque vai sempre estar protegido por quem delas beneficia.

O resto somos todos uns nabos que achamos que mandar umas patacoadas nas redes sociais e votar resolve alguma coisa.

A Galp, a EDP, a Jerónimo Martins, as grandes construtoras, etc., se não fosse o mercado internacional já tinham fechado portas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 minutos:

Olhem eu n vivo mal, nem tenho casa própria, nem vivo com os meus pais, nem recebo nada por fora, como carne, tenho férias, poupo dinheiro, estou a apontar ter um credito de habitação pro ano, e não sou eletricista

Por tanto eu acho muito estranho dizerem que está tudo horrível pra toda a gente. Mas diga-se que o meu padrão não é viver em moradias com piscina nem em comprar um iphone todos os anos (é assim que imagino os iniciativas liberais que dizem q vivem pior q os pais), a herança dos meus pais deverá ser um terreno com uma horta na beira e um apartamento num bairro social que agora tá a ser gentrificado.

Já eu vivo com os meus sogros, tenho um filho, e, entre mim e a Maria, ganhamos mais do que 2 smn, e tenho a perfeita noção que, apesar de ter condições para comprar casa, fazê-lo iria implicar perder qualidade de vida e viver na incerteza sobre o futuro.

Neste momento, consigo providenciar ao meu filho todas necessidades e além. Mas não o tenho matriculado numa escola privada, tenho a sorte de não ter despesas de saúde relevantes e não faço questão de passar férias "de instagram" todos os anos. Com isto conseguimos fazer um pé de meia que nos dá tranquilidade por algum- pouco- tempo se a vida profissional der para o torto ou surgir alguma despesa avultada de surpresa.

Eu sei que faço parte de uma minoria que consegue ver as notícias sem se preocupar muito, mas não considero que esteja a viver bem. Como disse, estou a um azar de voltar a contar os cêntimos até ao fim do mês.

Eu sei muito bem que a vida não é fácil, mas não devia ser tão difícil para tanta gente.

Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

A Galp, a EDP, a Jerónimo Martins, as grandes construtoras, etc., se não fosse o mercado internacional já tinham fechado portas.

Então é só coincidência que o período de quintuplacão de lucros da Galp tenha sido precisamente a partir da altura em que se dá a guerra da Ucrânia e que a rapidez na atualização das subidas dos preços dos combustíveis não tenha paralelo nas descidas seja só o mercado a funcionar. 

Podia falar também da automizacão do "check-out" ou da crise na habitação provocada, segundo dizem, pela procura ser muito maior que a oferta, mas não estou por dentro das nuances desses negócios, tal como imagino que entendas que as tuas palavras apenas não sejam suficientemente credíveis para mudar a minha perspetiva.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 5 horas:

Mais votos para o Chega

Provavelmente. Porque se qualquer acção política de um partido relevante nos últimos 30 anos de democracia não for altruísta vai render votos ao partido visto como fora do sistema. E por muito que isso desagrade, e apesar de ter tido a sua agenda debatida e aprovada como nunca em AR, o Chega ainda é esse partido.

E não sou eu que o digo. São as sondagens.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

havia aí uns intelectuais, acho que Susana Peralta à cabeça, que começaram a dizer que temos q começar a comer todos leguminosas, que é vista como comida de pobre. do género "estamos em crise economica e ambiental, não comam porco ou vaca, comam grão de bico" mas de forma académica e respeitada

Provavelmente tu é que não soubeste interpretar o que ela quis dizer 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 horas:

100% de acordo. Já levo 10 anos sem comprar carne e foi o melhor que podia ter feito, tanto a nível de saúde como de carteira

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...