Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Abraxas, há 9 horas:

40% da população viveria abaixo limiar da pobreza se não fossem as ajudas do estado. Acho esta estatística do mais perturbador que há e não se fala dela o suficiente e muito menos arranjar soluções para ela

Esta estatística vem de onde?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 53 minutos:

Então é só coincidência que o período de quintuplacão de lucros da Galp tenha sido precisamente a partir da altura em que se dá a guerra da Ucrânia e que a rapidez na atualização das subidas dos preços dos combustíveis não tenha paralelo nas descidas seja só o mercado a funcionar. 

Podia falar também da automizacão do "check-out" ou da crise na habitação provocada, segundo dizem, pela procura ser muito maior que a oferta, mas não estou por dentro das nuances desses negócios, tal como imagino que entendas que as tuas palavras apenas não sejam suficientemente credíveis para mudar a minha perspetiva.

O que eu quis explicar é que a Galp ganha muito dinheiro a extrair petróleo. Nota que a Galp não tem grande poder para alterar o preço do petróleo e portanto, ganha mais quando o preço é mais alto ou quando se consome mais. Se se dedicasse apenas a produzir e a vender combustíveis, os lucros da Galp seriam muitíssimo mais baixos. Ainda assim, se é verdade que a Galp lucrou mais de 1000 milhões de euros em 2025, também é verdade que o imposto sobre o rendimento foi cerca de 1000 milhões de euros. Era melhor pagar menos impostos?

Da mesma forma a galinha dos ovos de ouro da Jerónimo Martins é (ou era) a Polónia e que com a vinda da troika, se não fosse o mercado externo as grandes construtoras portuguesas tinham falido todas (e algumas não se safaram, tipo Soares da Costa) porque as grandes obras em Portugal acabaram durante uns anos.

Por fim, vamos discutir automatizações. Faz parte da evolução substituir empregos que ninguém quer fazer por automatismos. A via verde acabou com cobradores de portagens, as bilheteiras online acabaram com vendedores de bilheteiras, as caixas automáticas nos supermercados acabaram com os "caixas", a digitalização e informatização de documentos reduziram o número de estafetas. A empresa onde eu trabalho tinha 2 em 2016, a tempo inteiro, que se reformaram e agora tem um que faz isso em parte time e no resto do tempo ajuda a manter as instalações e a gerir a frota. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 23 minutos:

Esta estatística vem de onde?

https://ffms.pt/pt-pt/estudos/pobreza-e-desigualdade-estao-diminuir

Artigo de 29 Dezembro 2025

Citação

Impacto das prestações sociais na redução da pobreza e das desigualdades permanece limitado 

A importância das prestações sociais na redução da incidência da pobreza pode ser observada através da comparação das «taxas de pobreza» antes e após transferências sociais.  

Em 2024, é possível verificar que a incidência da pobreza no conjunto da população foi de 15,4%, mas que, mantendo inalterado o montante em euros que define a linha de pobreza e excluindo do rendimento disponível das famílias, as transferências sociais relacionadas com a doença e incapacidade, família, desemprego e inclusão social, a incidência passaria para 20,8%.  

As transferências sociais (excluindo pensões) possibilitam, assim, uma redução da incidência da pobreza em 5,2 pontos percentuais. 

Este efeito das transferências sociais na redução da pobreza aumentou ligeiramente face ao verificado em 2023 (4,8 pp), mas mantém-se ainda abaixo do registado antes da crise do Covid em 2019 (5,7 pp).  

De igual forma, é possível verificar o impacto das pensões de velhice e de sobrevivência na redução da incidência da pobreza. Essa redução é de 19,6 pontos percentuais, sendo notória a importância desta fonte de rendimento nos recursos das famílias. 

O que estes dados mostram é que na ausência de qualquer tipo de transferência social, e mantendo o valor do limiar de pobreza, a taxa de pobreza seria de 40,4%. Ou seja, o seu efeito atenuador da pobreza é de 25 pontos percentuais.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 49 minutos:

Provavelmente tu é que não soubeste interpretar o que ela quis dizer 

Citação de Rain Dog, há 38 minutos:

100% de acordo. Já levo 10 anos sem comprar carne e foi o melhor que podia ter feito, tanto a nível de saúde como de carteira

Em primeiro lugar peço desculpa se me exaltei mas senti me ofendido qnd disseram q está mal pra todos e q as pessoas recebem dinheiro de fora e q tá tudo a correr mal

Em segundo lugar

image.thumb.jpeg.834785b31039ef0b77d3bfb89d4f2751.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

O que eu quis explicar é que a Galp ganha muito dinheiro a extrair petróleo. Nota que a Galp não tem grande poder para alterar o preço do petróleo e portanto, ganha mais quando o preço é mais alto ou quando se consome mais. Se se dedicasse apenas a produzir e a vender combustíveis, os lucros da Galp seriam muitíssimo mais baixos. Ainda assim, se é verdade que a Galp lucrou mais de 1000 milhões de euros em 2025, também é verdade que o imposto sobre o rendimento foi cerca de 1000 milhões de euros. Era melhor pagar menos impostos?

Da mesma forma a galinha dos ovos de ouro da Jerónimo Martins é (ou era) a Polónia e que com a vinda da troika, se não fosse o mercado externo as grandes construtoras portuguesas tinham falido todas (e algumas não se safaram, tipo Soares da Costa) porque as grandes obras em Portugal acabaram durante uns anos.

Por fim, vamos discutir automatizações. Faz parte da evolução substituir empregos que ninguém quer fazer por automatismos. A via verde acabou com cobradores de portagens, as bilheteiras online acabaram com vendedores de bilheteiras, as caixas automáticas nos supermercados acabaram com os "caixas", a digitalização e informatização de documentos reduziram o número de estafetas. A empresa onde eu trabalho tinha 2 em 2016, a tempo inteiro, que se reformaram e agora tem um que faz isso em parte time e no resto do tempo ajuda a manter as instalações e a gerir a frota. 

A Galp pagou cerca de 875M€ em impostos, sendo que pouco mais de metade ficou no Brasil pela extração e produção de petróleo. O que ficou em Portugal saiu do bolso dos portugueses. Falamos em 400M€ que não se viram investidos para melhorar nenhum aspeto da vida do povo português, pelo que não é líquido que tenha sido imprescindíveis para os cofres do Estado. Ainda assim, o que os números nos dizem é que o lucro não deixou de quintuplicar à custa da especulação e dos acertos agiotas dos preços dos combustíveis.

Devo entender que o grupo JM está a fazer um favor ao país ao permitir que milhares de pessoas sobrevivam com o smn? Ou que as condições do mercado da construção são as mesmas que na altura da intervenção da Troika e ignorar que existe um potencial tremendo no setor que não é explorado por interesses financeiros com a conivência do poder político?

Sobre a automatização, nada contra. Concordo que faz parte da evolução. Contudo, gerar valor com a espetativa de que o cliente não só faça o trabalho do funcionário, bem como pague para isso, não é o propósito natural do desenvolvimento tecnológico, antes o desvirtuar deste em favor da obtenção cega de lucros.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Isso é tanga capitalista 101. Conversa para boi dormir. A chamada "economia de cascata" deixa de se aplicar quando começa a ser relevante.

A solução passa por taxar forte a riqueza e mudar a constituição para obrigar a que uma larga percentagem desta seja direcionada para a Saúde, Educação e Investigação e demais setores sociais relevantes.

Obviamente, isto seria sinónimo de revolução, mas não estou a ver outra forma de se encontrar figuras capazes e dispostas a salvar o país.

O que é preciso é cumprir o que (ainda) está na Constituição. Se a CRP fosse cumprida o Pais seria muito diferente e a vida das pessoas também

Editado por dpitz

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Em primeiro lugar peço desculpa se me exaltei mas senti me ofendido qnd disseram q está mal pra todos e q as pessoas recebem dinheiro de fora e q tá tudo a correr mal

Em segundo lugar

image.thumb.jpeg.834785b31039ef0b77d3bfb89d4f2751.jpeg

O @Petar Musa tinha razão. O problema está na tua interpretação e no enviesamento que lhe fizeste. Porque é que não escolheste dizer que ela aconselhou os portugueses a comerem mais fruta em vez de pão? Ou mais feijão em vez de batatas? Não servia para alimentar a tua indignação? Dizer "comam grão de bico em vez de carne" soa melhor, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 11 horas:

A Galp pagou cerca de 875M€ em impostos, sendo que pouco mais de metade ficou no Brasil pela extração e produção de petróleo. O que ficou em Portugal saiu do bolso dos portugueses. Falamos em 400M€ que não se viram investidos para melhorar nenhum aspeto da vida do povo português, pelo que não é líquido que tenha sido imprescindíveis para os cofres do Estado. Ainda assim, o que os números nos dizem é que o lucro não deixou de quintuplicar à custa da especulação e dos acertos agiotas dos preços dos combustíveis.

Devo entender que o grupo JM está a fazer um favor ao país ao permitir que milhares de pessoas sobrevivam com o smn? Ou que as condições do mercado da construção são as mesmas que na altura da intervenção da Troika e ignorar que existe um potencial tremendo no setor que não é explorado por interesses financeiros com a conivência do poder político?

Sobre a automatização, nada contra. Concordo que faz parte da evolução. Contudo, gerar valor com a espetativa de que o cliente não só faça o trabalho do funcionário, bem como pague para isso, não é o propósito natural do desenvolvimento tecnológico, antes o desvirtuar deste em favor da obtenção cega de lucros.

Os impostos que a Galp paga saíram do bolso dos portugueses? Que lógica é essa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 12 horas:

Caixa automática como quem diz, simplesmente arranjaram um modo de controlar o cliente e então deixa de ser preciso ter alguém lá. Faz o cliente o trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 12 horas:

Citação de smashing_pumpkin , há 10 minutos:

Caixa automática como quem diz, simplesmente arranjaram um modo de controlar o cliente e então deixa de ser preciso ter alguém lá. Faz o cliente o trabalho.

Confesso que me faz alguma confusão a demonização da automatização nas superfícies de retalho. Eu vou às compras ao continente e já só escolho as que têm a app do Siga porque eu vou registando os artigos à medida que os escolho e chego ao fim e é só pagar na caixa lendo um único código..

Esta app melhorou de forma substancial a forma como eu faço compras e faz-me ser muito mais rápido e eficaz porque pego no produto, leio o código de barras e arrumo logo no saco. Se isto eliminou postos de trabalho? Sim, mas a evolução também é isto. Nas portagens vocês também não usam via verde e vão sempre para aquelas que têm os portageiros ou vão pela via rápida e depois a conta há de chegar a casa? Para fazer pagamentos no dia a dia vão levantar dinheiro nos balcões dos bancos ou usam mbway/app do banco?

A evolução tecnológica tem as suas consequências e, por muito que isto doa, os mais fortes irão sobreviver e adaptar-se e o ser humano sempre o fez por milhões de anos. Agora se podemos discutir ordenados justos ou não é outra conversa, mas perceber que certos empregos vão ser extintos graças à evolução parece-me algo natural.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 hora:

Confesso que me faz alguma confusão a demonização da automatização nas superfícies de retalho. Eu vou às compras ao continente e já só escolho as que têm a app do Siga porque eu vou registando os artigos à medida que os escolho e chego ao fim e é só pagar na caixa lendo um único código..

Esta app melhorou de forma substancial a forma como eu faço compras e faz-me ser muito mais rápido e eficaz porque pego no produto, leio o código de barras e arrumo logo no saco. Se isto eliminou postos de trabalho? Sim, mas a evolução também é isto. Nas portagens vocês também não usam via verde e vão sempre para aquelas que têm os portageiros ou vão pela via rápida e depois a conta há de chegar a casa? Para fazer pagamentos no dia a dia vão levantar dinheiro nos balcões dos bancos ou usam mbway/app do banco?

A evolução tecnológica tem as suas consequências e, por muito que isto doa, os mais fortes irão sobreviver e adaptar-se e o ser humano sempre o fez por milhões de anos. Agora se podemos discutir ordenados justos ou não é outra conversa, mas perceber que certos empregos vão ser extintos graças à evolução parece-me algo natural.

Estás a falar de coisas diferentes. Eu estava a falar das caixas automáticas, em que em vez de um operador, é a pessoa que faz o trabalho. E não me apercebi dos produtos ficarem mais baratos pois em teoria esse serviço estaria incluído no preço do produto.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Agora:

Estás a falar de coisas diferentes. Eu estava a falar das caixas automáticas, em que em vez de um operador, é a pessoa que faz o trabalho. E não me apercebi dos produtos ficarem mais baratos pois em teoria esse serviço estaria incluído no preço do produto.

É o mesmo principio porque eu também estou a fazer o trabalho de registar os produtos e não o operador de caixa. De qualquer forma, quase não são compras "maiores" e é necessário ir a um bom dia também vou por norma às caixas automáticas porque sei que vai ser mais rápido e vou ter uma experiência melhor enquanto consumidor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 horas:

Os impostos que a Galp paga saíram do bolso dos portugueses? Que lógica é essa?

Eu quis dizer que foram fruto da atividade da Galp em Portugal. Reconheço que não foi a melhor escolha de palavras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 3 horas:

O teu ponto é muito válido. Até porque já não é apenas e só na caixa, é na frutaria, que és tu que fazes a pesagem, vês o código que corresponde e por última colas a etiqueta. É também na padaria que és tu que tens de fazer esse trabalho.

As grandes superfícies metem o cliente a pagar e os produtos mais caros...

Os que não sobem fazem os habituais truques, a caixa levava 10 agora leva 8, manteiga pesava 250g, agora pesa 225g pelo mesmo preço 

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 19 minutos:

O teu ponto é muito válido. Até porque já não é apenas e só na caixa, é na frutaria, que és tu que fazes a pesagem, vês o código que corresponde e por última colas a etiqueta. É também na padaria que és tu que tens de fazer esse trabalho.

Os que não sobem fazem os habituais truques, a caixa levava 10 agora leva 8, manteiga pesava 250g, agora pesa 225g pelo mesmo peso

Pesa 225 pelo mesmo peso de 250g? 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 4 minutos:

Citação de Sandes., há 4 minutos:

Lê novamente 😌

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 40 minutos:

Os que não sobem fazem os habituais truques, a caixa levava 10 agora leva 8, manteiga pesava 250g, agora pesa 225g pelo mesmo preço 

Metem o cliente a pagar? Desde quando? Que ignomínia! Onde é que já se viu... O cliente a pagar. Só falta meterem o vendedor a receber. Que mundo, este...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tá bem, as pessoas ficaram sem trabalho... Mas a vida do Johny M melhorou...

E entre uma coisa e outra não há dúvidas sobre o que melhora ou piora o mundo. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 41 minutos:

Gosto da parte em que ele confessa que tem uma experiência melhor enquanto consumidor.

Esta coisa das "experiências" é conversa de influencer, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Não é só a minha vida que melhora, mas é a de muita gente. Dantes também havia centrais de telefonistas e telegrafistas e essas pessoas ficaram sem emprego e gostava de saber se pretendes acabar com telemóveis e voltar a esse tempo porque o mundo melhorou ou piorou. 

Também sugiro que terminem os semáforos e que se voltem a colocar polícias sinaleiros nos cruzamentos. Com a quantidade de cruzamentos em Lisboa se calhar conseguíamos acabar com o desemprego

Citação de Descartes, há 22 minutos:

Gosto da parte em que ele confessa que tem uma experiência melhor enquanto consumidor.

Esta coisa das "experiências" é conversa de influencer, não é?

Não sei, diz-me tu que eu não tenho redes sociais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 7 horas:

A evolução tecnológica tem as suas consequências

Eu só parei para pensar nisto agora. Já o @Tio Hans fez a mesma menção, mas qual é mesma a evolução tecnológica que permitiu passar o trabalho de um funcionário para o cliente? É que não foi a automatização, porque os mecanismos disponíveis ao funcionário são os mesmos que o cliente tem na caixa de "self checkout".

Por acaso existem lojas que permitem ao cliente simplesmente pousar os artigos num espaço específico que faz a leitura dos mesmos e aí já faz mais sentido a conversa, mas não é esse o caso em questão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 minuto:

Eu só parei para pensar nisto agora. Já o @Tio Hans fez a mesma menção, mas qual é mesma a evolução tecnológica que permitiu passar o trabalho de um funcionário para o cliente? É que não foi a automatização, porque os mecanismos disponíveis ao funcionário são os mesmos que o cliente tem na caixa de "self checkout".

Por acaso existem lojas que permitem ao cliente simplesmente pousar os artigos num espaço específico que faz a leitura dos mesmos e aí já faz mais sentido a conversa, mas não é esse o caso em questão.

A inovação tecnológica de passar o processo de registar e pagar produtos via app permite ganhar tempo e acelera o processo e, sem ter nenhum estudo que o comprove, também acredito que o processo de registar nas caixas automáticas será mais rápido quando comparado com a caixa "tradicional". Ora se as pessoas passam menos tempo na loja já estamos a melhorar o processo para todos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...