John Bonifácio Publicado Saturday às 18:07 Citação de JohnyM, há 8 minutos: A inovação tecnológica de passar o processo de registar e pagar produtos via app permite ganhar tempo e acelera o processo e, sem ter nenhum estudo que o comprove, também acredito que o processo de registar nas caixas automáticas será mais rápido quando comparado com a caixa "tradicional". Ora se as pessoas passam menos tempo na loja já estamos a melhorar o processo para todos Eu entendo a tua lógica, só não estou convencido que essa tenha sido a intenção de quem implementou estes processos. A mim, parece-me que essa agilidade é um subproduto- uma conveniência, na verdade- da ganância corporativa. Até porque podemos ainda argumentar que não é algo acessível a todos, ou que todos sejam capazes de utilizar, o que nos devia levar a questionar se a ideia não terá sido mesmo essa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Saturday às 18:13 @JohnyM imagina que és contabilista com uns 15 anos de trabalho e que a inteligência artificial faz tudo por ti agr, só é preciso uma pessoa assinar o papelzinho pq a inteligencia artificial não tirou o TOC e é obrigatório ter o TOC pra assinar. Então mandam todos os contabilistas da tua firma embora menos um pra assinar. Agora imagina que todo o trabalho de conhecimento é automatizado tbm. E que produzir componentes numa fábrica da tesla. E que o jantar é favas sem entrecosto Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 18:17 Citação de JohnyM, há 37 minutos: Não é só a minha vida que melhora, mas é a de muita gente. Como a das milhares de pessoas desempregadas... E do país, também. A tua maravilhosa experiência enquanto consumidor não é mais do que a satisfação do egoísta. Eu já fui funcionário de supermercado e sei que quando a experiência falha andam nervosos á procura do ser humano para reclamar. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado Saturday às 18:29 Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas: Caixa automática como quem diz, simplesmente arranjaram um modo de controlar o cliente e então deixa de ser preciso ter alguém lá. Faz o cliente o trabalho. Não poderá estar relacionado com o descongestionamento das caixas? Eu bem me lembro do caos que era - e ainda é, portanto imagine-se antes - o Continente do Colombo, por exemplo. Horas em filas. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Saturday às 18:33 Citação de John Bonifácio, há 18 minutos: Eu entendo a tua lógica, só não estou convencido que essa tenha sido a intenção de quem implementou estes processos. A mim, parece-me que essa agilidade é um subproduto- uma conveniência, na verdade- da ganância corporativa. Até porque podemos ainda argumentar que não é algo acessível a todos, ou que todos sejam capazes de utilizar, o que nos devia levar a questionar se a ideia não terá sido mesmo essa. Obviamente que foi feito com a intenção de rentabilizar os lucros, mas se as empresas privadas gastam milhares/milhões no desenvolvimento é normal que o façam com o objetivo de gerar lucro. Agora se esse lucro podia (e devia) nalguns casos estar também associado a melhores condições para os trabalhadores? Claro que sim, mas isso parece-me que é outra conversa. Citação de Plagio o Original, há 12 minutos: @JohnyM imagina que és contabilista com uns 15 anos de trabalho e que a inteligência artificial faz tudo por ti agr, só é preciso uma pessoa assinar o papelzinho pq a inteligencia artificial não tirou o TOC e é obrigatório ter o TOC pra assinar. Então mandam todos os contabilistas da tua firma embora menos um pra assinar. Agora imagina que todo o trabalho de conhecimento é automatizado tbm. E que produzir componentes numa fábrica da tesla. E que o jantar é favas sem entrecosto Parece mais ou menos óbvio que a inteligência artificial irá contribuir para a extinção de alguns empregos. Da mesma forma que os motores de pesquisa na internet também acabaram com grande partes das bibliotecas municipais, por exemplo. Mais uma vez, vários trabalhos de há 100 anos hoje não existem porque o mundo evoluiu e daqui a 100 anos vários trabalhos que temos hoje também deixarão de existir. Mas há 100 anos atrás também não havia programadores informáticos e agora há muitos e daqui a 100 anos teremos empregos que ainda hoje não existem. Mais uma vez: evolução. Se o jantar for favas eu como o chouriço que não gosto de favas, pode ser? Citação de Mayday, há 8 minutos: Como a das milhares de pessoas desempregadas... E do país, também. A tua maravilhosa experiência enquanto consumidor não é mais do que a satisfação do egoísta. Eu já fui funcionário de supermercado e sei que quando a experiência falha andam nervosos á procura do ser humano para reclamar. Gostei da escolha seletiva que fizeste dos argumentos utilizados. Se tivesses sido telefonista então eras contra o uso dos telemóveis, é isso? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 18:34 Citação de Duda34, há 1 minuto: Não poderá estar relacionado com o descongestionamento das caixas? Eu bem me lembro do caos que era - e ainda é, portanto imagine-se antes - o Continente do Colombo, por exemplo. Horas em filas. Basta ir ao Mercadona que funciona com o "sistema antigo" para perceber que não. Onde quando a loja está cheia a prioridade é o cliente e check out e todas as caixas estão abertas. Agora, se tiveres dez caixas e apenas três funcionários, sim. Como é hábito nas principais cadeias de supermercado em portugal. Citação de JohnyM, há 1 minuto: Gostei da escolha seletiva que fizeste dos argumentos utilizados. Se tivesses sido telefonista então eras contra o uso dos telemóveis, é isso? Não é a mesma coisa e não percebo a comparação. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Saturday às 18:37 Citação de JohnyM, há 1 minuto: arece mais ou menos óbvio que a inteligência artificial irá contribuir para a extinção de alguns empregos. Da mesma forma que os motores de pesquisa na internet também acabaram com grande partes das bibliotecas municipais, por exemplo. Mais uma vez, vários trabalhos de há 100 anos hoje não existem porque o mundo evoluiu e daqui a 100 anos vários trabalhos que temos hoje também deixarão de existir. Mas há 100 anos atrás também não havia programadores informáticos e agora há muitos e daqui a 100 anos teremos empregos que ainda hoje não existem. Mais uma vez: evolução. Se o jantar for favas eu como o chouriço que não gosto de favas, pode ser? Já deixei um post semelhante sobre isto, mas a uma escala destas só tens a revolução industrial, em que as pessoas deixaram de ser artesãos para passarem a ser operários de fábricas. É só pegar em qualquer livro do dickens para perceber que as pessoas viveram todas na miséria durante anos Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Saturday às 18:38 Citação de Mayday, há 1 minuto: Não é a mesma coisa e não percebo a comparação. Qual a diferença de diminuir o número de trabalhadores como caixa de supermercado (que podem perfeitamente ser transformados em repositores, por exemplo) porque temos mecanismos que podem funcionar melhor quando comparado com a diferença de extinguir o emprego de telefonistas porque andamos todos com telemóveis? Egoísmo também poderá ser achar que alguns trabalhos são "obrigatórios" só porque temos simpatia com a função. Citação de Plagio o Original, há 1 minuto: Já deixei um post semelhante sobre isto, mas a uma escala destas só tens a revolução industrial, em que as pessoas deixaram de ser artesãos para passarem a ser operários de fábricas. É só pegar em qualquer livro do dickens para perceber que as pessoas viveram todas na miséria durante anos E nos últimos anos as pessoas também deixaram de ser operários de fábrica e aumentaram o número de corporate jobs. Nada disto está relacionado com a ganância corporativa e com a falta de visão de grande parte dos empresários ditos grandes deste país Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Saturday às 18:43 Citação de JohnyM, há 3 minutos: Qual a diferença de diminuir o número de trabalhadores como caixa de supermercado (que podem perfeitamente ser transformados em repositores, por exemplo) porque temos mecanismos que podem funcionar melhor quando comparado com a diferença de extinguir o emprego de telefonistas porque andamos todos com telemóveis? Egoísmo também poderá ser achar que alguns trabalhos são "obrigatórios" só porque temos simpatia com a função. E nos últimos anos as pessoas também deixaram de ser operários de fábrica e aumentaram o número de corporate jobs. Nada disto está relacionado com a ganância corporativa e com a falta de visão de grande parte dos empresários ditos grandes deste país Trabalhos corporativos nos 1800s? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 18:46 Citação de JohnyM, há 2 minutos: Qual a diferença de diminuir o número de trabalhadores como caixa de supermercado (que podem perfeitamente ser transformados em repositores, por exemplo) porque temos mecanismos que podem funcionar melhor quando comparado com a diferença de extinguir o emprego de telefonistas porque andamos todos com telemóveis? Egoísmo também poderá ser achar que alguns trabalhos são "obrigatórios" só porque temos simpatia com a função. Eu não tenho simpatia nenhuma com a função, odeio-a. A diferença é que eu não passei a fazer o trabalho das telefonista por ter um telemóvel, mas passei a fazer o trabalho dos "caixa" de supermercado. As pessoas ficam desempregadas porque tu aceitas fazer o trabalho que elas faziam E elas eram pagas e tu não és pago. Isto não está relacionado com a evolução tecnologica, mas com uma transferência de obrigações a que agora chamamos experiências. 4 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Saturday às 18:50 Citação de Mayday, há 1 minuto: Eu não tenho simpatia nenhuma com a função, odeio-a. A diferença é que eu não passei a fazer o trabalho das telefonista por ter um telemóvel, mas passei a fazer o trabalho dos "caixa" de supermercado. As pessoas ficam desempregadas porque tu aceitas fazer o trabalho que elas faziam E elas eram pagas e tu não és pago. Isto não está relacionado com a evolução tecnologica, mas com uma transferência de obrigações a que agora chamamos experiências. E dantes também eram as telefonistas a fazer a chamada que agora és tu a fazer e elas eram pagas por isso e tu agora não és. Antigamente também as pessoas nos balcões dos bancos eram pagas para te dar dinheiro e agora usas cartões e como consequência disso vários trabalhos foram extintos porque tu agora aceitas pagar de forma autónoma sem ir a um banco levantar dinheiro. Também é uma transferência de obrigações do banco para ti ou simplesmente é um sistema mais cómodo para ti enquanto cliente? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 18:55 Citação de JohnyM, Agora: E dantes também eram as telefonistas a fazer a chamada que agora és tu a fazer e elas eram pagas por isso e tu agora não és. Antigamente também as pessoas nos balcões dos bancos eram pagas para te dar dinheiro e agora usas cartões e como consequência disso vários trabalhos foram extintos porque tu agora aceitas pagar de forma autónoma sem ir a um banco levantar dinheiro. Também é uma transferência de obrigações do banco para ti ou simplesmente é um sistema mais cómodo para ti enquanto cliente? O banco não me colocou a fazer o trabalho do bancário. Eu não vou ao banco e entro para o balcão e começo a contar notas e carimbar folhas. Mas o supermercado colocou-me a trabalhar... Não percebes a diferença? A experiência é assim tão boa? E eu acho que estás um bocado baralhado em relação ao trabalho das telefonistas, mas, pronto, irrelevante. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Saturday às 19:08 Citação de Mayday, há 12 minutos: Não percebes a diferença? A experiência é assim tão boa? Se a experiência não fosse melhor, as pessoas não usavam. 6 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado Saturday às 19:18 Isto já parece qualquer país em desenvolvimento com obrigações de local content para privados Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 19:19 Citação de Ego Sum, há 10 minutos: Se a experiência não fosse melhor, as pessoas não usavam. Qual seria a alternativa? Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado Saturday às 19:22 (editado) Citação de Mayday, há 4 minutos: Qual seria a alternativa? A alternativa é ir a uma caixa tradicional, nunca fui a um hipermercado onde essa opção não estivesse disponível e não fosse a maioria das disponíveis. Pessoalmente nem uma nem outra, pago anuidade e encomendo continente online. O que poupo em tempo, combustível e evito em compras de impulso compensa largamente financeiramente. Excepto talho e frutaria, isso vou às familiares da zona onde moro. Editado Saturday às 19:23 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 19:30 Citação de Ego Sum, há 4 minutos: A alternativa é ir a uma caixa tradicional, nunca fui a um hipermercado onde essa opção não estivesse disponível e não fosse a maioria das disponíveis. Pessoalmente nem uma nem outra, pago anuidade e encomendo continente online. O que poupo em tempo, combustível e evito em compras de impulso compensa largamente financeiramente. Excepto talho e frutaria, isso vou às familiares da zona onde moro. Eu já só vou a supermercados e lojas de proximidade onde não tenha que trabalhar. Mas eu também só quero ir às compras, não quero viver experiências. Mas sei que mais cedo ou mais tarde este sistema self check-out vai ser standard e não há nada a fazer. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Saturday às 19:33 Citação de Mayday, há 36 minutos: O banco não me colocou a fazer o trabalho do bancário. Eu não vou ao banco e entro para o balcão e começo a contar notas e carimbar folhas. Mas o supermercado colocou-me a trabalhar... Não percebes a diferença? A experiência é assim tão boa? E eu acho que estás um bocado baralhado em relação ao trabalho das telefonistas, mas, pronto, irrelevante. Tal como já te disseram aí abaixo, se não fosse melhor esta opção ela não era tão usada. Se quiseres ir por seres "obrigado" a trabalhar pelo supermercado, então pela tua lógica também não devias andar pela loja a escolher os produtos e tinhas alguém a escolher por ti e tu só estavas na caixa a pagar porque afinal de contas o supermercado também te obriga a tirar produtos da prateleira Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado Saturday às 19:33 Mercadona ainda é tudo humano Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado Saturday às 19:36 (editado) Edit: este livro explora um conceito muito interessante, que é o monopólio radical, em que uma pessoa ao não ter acesso a uma certa ferramenta tecnológica, essencialmente equivale a estar excluida da sociedade. No livro, um exemplo utilizado é o automóvel. Hoje em dia, eu diria que o smartphone é outro bom exemplo, precedido pelo computador. Não considero que seja saudável que uma sociedade tenha cada vez mais ferramentas deste tipo. Editado Saturday às 20:00 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Saturday às 19:42 Citação de Ego Sum, há 32 minutos: Se a experiência não fosse melhor, as pessoas não usavam. Bem pelo menos no Pingo Doce aqui, estás bem f*dido se não usas que as caixas normais ou acabaram ou só estão 1/2 abertas. Citação de kareca, há 9 minutos: Mercadona ainda é tudo humano E é amor. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado Saturday às 19:50 Citação de JohnyM, há 14 minutos: Tal como já te disseram aí abaixo, se não fosse melhor esta opção ela não era tão usada. Se quiseres ir por seres "obrigado" a trabalhar pelo supermercado, então pela tua lógica também não devias andar pela loja a escolher os produtos e tinhas alguém a escolher por ti e tu só estavas na caixa a pagar porque afinal de contas o supermercado também te obriga a tirar produtos da prateleira Estás a comparar coisas diferentes, o exemplo que estás a dar, tira-te a opção de escolha e de ver a variedade de produtos do supermercado que te possam interessar. Mas se quiserem que alguém o faça por ti, podes-o fazer no conforto da tua casa através do site deles. Agora teres de ir a uma caixa de self check-out, só te obriga a "trabalhar" a passar cada produto na máquina, etc Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Saturday às 20:05 Citação de Ricardo Pinto, há 12 minutos: Estás a comparar coisas diferentes, o exemplo que estás a dar, tira-te a opção de escolha e de ver a variedade de produtos do supermercado que te possam interessar. Mas se quiserem que alguém o faça por ti, podes-o fazer no conforto da tua casa através do site deles. Agora teres de ir a uma caixa de self check-out, só te obriga a "trabalhar" a passar cada produto na máquina, etc Não tira opção de escolha de nada porque podes escolher na mesma, mas a diferença é que não és tu a tirar o produto que não tens de fazer nada e é para isso que estão lá os trabalhadores. Queres uma lata de salsichas, vais ao corredor, vês as latas e escolhes o que queres. Depois está lá um trabalhador, tira o produto da prateleira e dá-te. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Saturday às 20:10 Citação de bmfpcdm, há 33 minutos: Edit: este livro explora um conceito muito interessante, que é o monopólio radical, em que uma pessoa ao não ter acesso a uma certa ferramenta tecnológica, essencialmente equivale a estar excluida da sociedade. No livro, um exemplo utilizado é o automóvel. Hoje em dia, eu diria que o smartphone é outro bom exemplo, precedido pelo computador. Não considero que seja saudável que uma sociedade tenha cada vez mais ferramentas deste tipo. Mas esse gajo não tinha morrido? 1 Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado Saturday às 20:11 Citação de JohnyM, há 6 minutos: Não tira opção de escolha de nada porque podes escolher na mesma, mas a diferença é que não és tu a tirar o produto que não tens de fazer nada e é para isso que estão lá os trabalhadores. Queres uma lata de salsichas, vais ao corredor, vês as latas e escolhes o que queres. Depois está lá um trabalhador, tira o produto da prateleira e dá-te. Comparação sem sentido Compartilhar este post Link para o post