IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Syn, há 1 hora: Como militante, acho bem e considero ser a decisão correta. Não se poderia votar a favor deste orçamento, mas o Bloco era aniquilado se provocasse eleições agora. Conseguiu-se alguns ganhos com o aumento de pensões, aumento da verba do SNS e novamente uma diminuição nas propinas. Porém ou o PS muda o rumo ou nem o PCP, nem o Bloco vão viabilizar o de 2021. eu acho que nem o BE, nem o PCP podem votar favoravelmente a este orçamento, nem permitir a sua aprovação por uma razão simples. Há superavit e este tipo de esquerda é fundacionalmente contra o superavit. Porque, entende esta esquerda, se o país está "a dar lucro", então o país está a ser "roubado", mais propriamente, o povo não está a ver a redistribuição que devia ver. Eu, que tb sou de esquerda e sempre votei em paridos desse quadrante da "extrema esquerda" - menos uma vez que votei PS, embora engolindo um grande sapo e ficando uns cinco minutos a olhar para o boletim de voto - acho que o superavit não é o demónio, principalmente havendo o nível de endividamento público que temos. Aliás, teríamos de ter 1% de superavit todos os anos, durante uns 25 anos para voltarmos a ter a dívida a uns seguros 75% do PIB - tarefa impossível, eu sei. Mas tendo em conta que uma dívida incontrolável é/foi/será a razão primaz para a vinda da troika, diria que, quem não gostou de os cá ver (e a esquerda de tal maneira não gostou que se uniu pela primeira vez em 50 anos) tem de priorizar pelo controlo da dívida pública, não vá haver um resfriado económico na Alemanha - que num país periférico como o nosso seria fully fledged gripe - e é ver os vampiros de volta cá. Editado 10 Janeiro 2020 por IlidioMA 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Syn, há 14 horas: Como militante, acho bem e considero ser a decisão correta. Não se poderia votar a favor deste orçamento, mas o Bloco era aniquilado se provocasse eleições agora. Conseguiu-se alguns ganhos com o aumento de pensões, aumento da verba do SNS e novamente uma diminuição nas propinas. Porém ou o PS muda o rumo ou nem o PCP, nem o Bloco vão viabilizar o de 2021. Toda a gente sabe de antemão que o ps não vai mudar de rumo de forma alguma conforme o BE objetiva e o próximo orçamento vai ser igual ou pior na otica do Be. E por isso duvido que aprovem o de 2021. Pensarmos outra coisa é estarmos a ser demasiado idealistas, temos que ser bastante pragmaticos. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Ticampos, há 1 hora: Toda a gente sabe de antemão que o ps não vai mudar de rumo de forma alguma conforme o BE objetiva e o próximo orçamento vai ser igual ou pior na otica do Be. E por isso duvido que aprovem o de 2021. Pensarmos outra coisa é estarmos a ser demasiado idealistas, temos que ser bastante pragmaticos. mas tb não é preciso aprovarem muito mais orçamentos. Em boa verdade, o PS só precisa de aprovar mais um Orçamento, e depois a coisa cai, pq o Centeno quer ir para outros lados e o Costa ou é esperto e abandona tb na mesma altura, ou é parva e pretende ficar. Mas seja como for acho invetiável que haja eleições a meio desta legislatura. Até pq o PS está interessado nisso. Editado 10 Janeiro 2020 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de IlidioMA, há 15 horas: eu acho que nem o BE, nem o PCP podem votar favoravelmente a este orçamento, nem permitir a sua aprovação por uma razão simples. Há superavit e este tipo de esquerda é fundacionalmente contra o superavit. Porque, entende esta esquerda, se o país está "a dar lucro", então o país está a ser "roubado", mais propriamente, o povo não está a ver a redistribuição que devia ver. Eu, que tb sou de esquerda e sempre votei em paridos desse quadrante da "extrema esquerda" - menos uma vez que votei PS, embora engolindo um grande sapo e ficando uns cinco minutos a olhar para o boletim de voto - acho que o superavit não é o demónio, principalmente havendo o nível de endividamento público que temos. Aliás, teríamos de ter 1% de superavit todos os anos, durante uns 25 anos para voltarmos a ter a dívida a uns seguros 75% do PIB - tarefa impossível, eu sei. Mas tendo em conta que uma dívida incontrolável é/foi/será a razão primaz para a vinda da troika, diria que, quem não gostou de os cá ver (e a esquerda de tal maneira não gostou que se uniu pela primeira vez em 50 anos) tem de priorizar pelo controlo da dívida pública, não vá haver um resfriado económico na Alemanha - que num país periférico como o nosso seria fully fledged gripe - e é ver os vampiros de volta cá. Eu pessoalmente não tenho nada contra o superavit em si, se o país estivesse a funcionar de forma correta e se o dinheiro fosse caro. Agora, numa época em que temos juros historicamente baixos, em que os serviços públicos estão a pobreza que se sabe, as infraestruturas estão a cair aos bocados, em que ainda temos uma grande parte da população na pobreza, é mesmo necessário um superavit? Não temos projectos de infraestruturas que tenham NPV positivo com estes juros atuais? Uma terceira ponte no Tejo, estações de metro, novos hospitais no interior, há muito para fazer, até coisas mais pequenas. Temos é que aproveitar esta situação para desenvolver o país, enquanto a economia mundial vai bem. O superavit só é bom porque o PS quer esvaziar o eleitorado do PSD, só. E aliás, não é com contas certas que Portugal vai reduzir a dívida. Não se vão conseguir superavits de 1% durante 70 anos que se vai chegar aos tais 60% do PIB, isso é irrealista devido aos ciclos económicos e à necessidade de investimento que o país tem. A redução da dívida só é possível com uma coisa que nas empresas e no setor privado é a situação mais normal no mundo, mas que na esfera pública é logo vista como comunista e irresponsável: a reestruturação da dívida. Nem era preciso haircuts, bastava olhar para as propostas do relatório do grupo de trabalho do PS e BE. Não se quis seguir para a frente com a reestruturação da dívida que provinha dos organismos europeus, reduzindo em cerca de 40% do PIB através do alargamento dos prazos e redução dos juros. Isto tinha-se feito em 2016/2017, quando as coisas ainda andavam bem. Agora com a situação geopolítica e o arrefecimento das maiores economias, já não é possível. Faltou coragem ao Costa e Centeno na altura, porque já estavam com cargos europeus na mira e não queriam enfrentar a UE. Faltou-lhes a coragem q o Varoufakis teve a mais. Citação de Ticampos, há 55 minutos: Toda a gente sabe de antemão que o ps não vai mudar de rumo de forma alguma conforme o BE objetiva e o próximo orçamento vai ser igual ou pior na otica do Be. E por isso duvido que aprovem o de 2021. Pensarmos outra coisa é estarmos a ser demasiado idealistas, temos que ser bastante pragmaticos. De acordo. Porém ao contrário do meu amigo Ilidio, acho que o Costa ainda fica cá para mais um mandato, desta vez com maioria absoluta em 2021. 2 Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Syn, há 48 minutos: De acordo. Porém ao contrário do meu amigo Ilidio, acho que o Costa ainda fica cá para mais um mandato, desta vez com maioria absoluta em 2021. ah, ele vai tentar. Mas eu acho que é parvo. O Costa se sair ali por volta de 2021/2022, sai com uma moral do crl. Sairá, quer se queira, quer se não queira, como o melhor PM que o país teve, na terceira república. E pode guardar isso no baú, ir para casa ou para um OCDE qualquer e em 2026 aparece cá a candidatar-se à presidência, em que limpará o sarampo a qualquer candidato que a direita tenha. Se ceder ao vício do poder e quiser permanecer, sooner or later, as coisas vão desbaldar-se (caramba, isto ainda é Portugal, não vai haver cresicmento e contas certas para sempre) pode já sair na mó de baixo, sair meio empurrado e malbarata o capital político grangeado. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 10 Janeiro 2020 Ui o Rio a dizer que existe gráficos que não batem certo, número que se alteram entre um e outro, se isto for verdade 😂 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 10 Janeiro 2020 @IlidioMA@Syn Não acredito muito numa maioria absoluta do ps em 2021 ou no fim de ciclo em 2023,o cenário político português atual tende para fragmentação crescente. O mais provável é ps manter, psd descer, e tudo o resto crescer. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) OE aprovado. Abstenção do L, PAN, PCP, PEV, BE e os três deputados do PSD Madeira. Editado 10 Janeiro 2020 por Syn Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Janeiro 2020 Câmara dos Comuns aprova lei que concretiza o “Brexit” a 31 de Janeiro Done. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Syn, há 53 minutos: OE aprovado. Abstenção do L, PAN, PCP, PEV, BE e os três deputados do PSD Madeira. mas isto ainda foi apenas na generalidade, certo? Citação de Mayday, há 44 minutos: Câmara dos Comuns aprova lei que concretiza o “Brexit” a 31 de Janeiro Done. halle-fucking-lujah! já não podia ouvir falar mais disto. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de IlidioMA, há 49 minutos: mas isto ainda foi apenas na generalidade, certo? halle-fucking-lujah! já não podia ouvir falar mais disto. Não vais acabar de ouvir falar. Essa data é só para a entrada na withdrawal, depois é preciso mais conversa e acordos para a saída efectiva em dezembro de 2020 (ou mais tarde, com adiamentos) Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Sandes., há 12 minutos: Não vais acabar de ouvir falar. Essa data é só para a entrada na withdrawal, depois é preciso mais conversa e acordos para a saída efectiva em dezembro de 2020 (ou mais tarde, com adiamentos) shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit. pronto, mas façam isso em silêncio, que 3 anos a ouvir falar de Brexit já me chegou. A mim e ao planeta. Se chegarmos a 2021 ainda a falar de Brexit vou mandar um memo ao Trump e ao Ayatollah a exortá-los a desencadearem o apocalipse nuclear, para acabar esse sofrimento. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de IlidioMA, há 45 minutos: shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit. pronto, mas façam isso em silêncio, que 3 anos a ouvir falar de Brexit já me chegou. A mim e ao planeta. Se chegarmos a 2021 ainda a falar de Brexit vou mandar um memo ao Trump e ao Ayatollah a exortá-los a desencadearem o apocalipse nuclear, para acabar esse sofrimento. A data limite acho que é dezembro 2022 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Falemos da liderança do PSD. Nas minhas sondagens o Rio ganhou em todos os partidos, desde Bloco a Chega passando pelo PSD. O problema é que não são eleições abertas e não sei o que se passa na cabeça dos militantes do PSD. Editado 10 Janeiro 2020 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Ticampos, há 2 horas: Falemos da liderança do PSD. Nas minhas sondagens o Rio ganhou em todos os partidos, desde Bloco a Chega passando pelo PSD. O problema é que não são eleições abertas e não sei o que se passa na cabeça dos militantes do PSD. a liderança do PSD simplesmente não interessa pq toda a gente sabe que o lider que foi eleito não vai a eleições legislativas em 2023. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Sandes., há 4 horas: Não vais acabar de ouvir falar. Essa data é só para a entrada na withdrawal, depois é preciso mais conversa e acordos para a saída efectiva em dezembro de 2020 (ou mais tarde, com adiamentos) O que vai durar até Dezembro são as negociações para os acordos comerciais. Na prática, a partir de 31 estão out. Uma diferença, para já significativamente simbólica, é que foi a Presidente da CE a dirigir-se a Downing Street para se poder sentar com o PM inglês e não ao contrário como acontecia com a Theresa May. Muito provavelmente o Boris Johnson salva o país do Brexit com os acordos comerciais, deixando tudo mais ou menos como está e evitando o impacto financeiro negativo de uma saída. Ganha onde mais importa, nas questões sociais. Editado 10 Janeiro 2020 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Syn, Em 09/01/2020 at 23:16: Não se poderia votar a favor deste orçamento, mas o Bloco era aniquilado se provocasse eleições agora. Isso não pode acontecer, o parlamento não pode ser dissolvido nos primeiros 6 meses da legislatura. 1 Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 10 Janeiro 2020 Parece que o Montenegro anda a pagar cotas aos militantes com cotas em atraso, para que possam votar... Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Peplin, há 7 minutos: Isso não pode acontecer, o parlamento não pode ser dissolvido nos primeiros 6 meses da legislatura. tens razão! Citação de Homem do Bussaco, há 1 minuto: Parece que o Montenegro anda a pagar cotas aos militantes com cotas em atraso, para que possam votar... Isso no PSD é o mais normal, não há uma eleição em que isso não aconteça para todos os lados. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Homem do Bussaco, há 4 minutos: Parece que o Montenegro anda a pagar cotas aos militantes com cotas em atraso, para que possam votar... Vou contar um segredo: quando era puto e estúpido (não vale piadas por ainda o ser) o meu grupo de amigos era tendencialmente de direita (alguns até eram do PNR, já o referi uma vez numa discussão quando andou por aí um user deles) e inscreveram-me no PSD. Nunca fiz qualquer pagamento, nunca participei de forma direta ou indireta em qualquer acto do partido. Passada mais de uma década, ainda lá estou inscrito, ainda recebo cartas, emails e SMS, e segundo soube há uns tempos a minha filiação está ativa, tem as quotas pagas e aparentemente - isto não consigo provar, mas tenho um amigo na JSD que mo disse - até tenho votado nas eleições do partido. Porreiro, não? Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 10 Janeiro 2020 (editado) Citação de Black Hawk, há 5 minutos: Vou contar um segredo: quando era puto e estúpido (não vale piadas por ainda o ser) o meu grupo de amigos era tendencialmente de direita (alguns até eram do PNR, já o referi uma vez numa discussão quando andou por aí um user deles) e inscreveram-me no PSD. Nunca fiz qualquer pagamento, nunca participei de forma direta ou indireta em qualquer acto do partido. Passada mais de uma década, ainda lá estou inscrito, ainda recebo cartas, emails e SMS, e segundo soube há uns tempos a minha filiação está ativa, tem as quotas pagas e aparentemente - isto não consigo provar, mas tenho um amigo na JSD que mo disse - até tenho votado nas eleições do partido. Porreiro, não? Isso é gravíssimo. É óbvio que tinhas de passar por uma série de chatices mas não consideras fazer queixa ? Editado 10 Janeiro 2020 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de ascom, há 1 minuto: Isso é gravíssimo. É óbvio que tinhas de passar por uma série de chatices mas não consideras fazer queixa ? Honestamente, não me chateia. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2020 Citação de Mayday, há 40 minutos: O que vai durar até Dezembro são as negociações para os acordos comerciais. Na prática, a partir de 31 estão out. Uma diferença, para já significativamente simbólica, é que foi a Presidente da CE a dirigir-se a Downing Street para se poder sentar com o PM inglês e não ao contrário como acontecia com a Theresa May. Muito provavelmente o Boris Johnson salva o país do Brexit com os acordos comerciais, deixando tudo mais ou menos como está e evitando o impacto financeiro negativo de uma saída. Ganha onde mais importa, nas questões sociais. Pois, mas o que eu estava a dizer é que conversas para os acordos comerciais ainda durarão, não se vai acabar de ouvir falar do brexit. Até porque a questão da fronteira na Irlanda do norte ainda está por resolver em condições. Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 11 Janeiro 2020 Citação de Sandes., há 4 minutos: Até porque a questão da fronteira na Irlanda do norte ainda está por resolver em condições. ah mas essa questão nunca se vai resolver. Só se resolveria se ambas Irlandas se unificassem, mas nem o UK nem o Norte querem isso. Compartilhar este post Link para o post