Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ticampos, há 4 minutos:

Houve muita gente a dizer isso há 4 anos e a maioria ainda está viva. 

eu falo por mim. da outra vez nem sequer pus a hipotese de ele ganhar. Nunca achei que fosse eleito. Tanto que foram a primeiras eleições norteamericanas que eu não acompanhei em directo a noite toda (e acompanho todas desde 2004). Vi um bocado, até tipo às 2h e pensei "pois isto está no papo para a Hilary, vou me mas é deitar". No dia a seguir quando acordo e vi as notificações do Expresso, até me apeteceu chorar. Fiquei na cama em choque uma data de tempo.

Mas desta vez estou com feeling que ele vai ganhar, caso em que se torna absolutamente insustentável a vida quotidiana no planeta. De que serve o resto do mundo se mobilizar, por exemplo, contra as alterações climáticas, quando a caput mundi se deslocou totalmente na direcção inversa (e creio que com pouca reversão)? Far-se-á esse combate sem os EUA? Não. 

Penhasco aí vou eu. 

 

(Será um penhasco metafórico, que isto de se atirar de um penhasco não é para mim)

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 29 minutos:

 Vi um bocado, até tipo às 2h e pensei "pois isto está no papo para a Hilary, vou me mas é deitar". No dia a seguir quando acordo e vi as notificações do Expresso, até me apeteceu chorar. Fiquei na cama em choque uma data de tempo.

 

A culpa é da Costa Leste que é praticamente toda democrata. É a primeira de onde saem os resultados. Logo aparenta ser uma grande vitória democrata. Devias ter esperado pela Florida e Pensilvânia. Este ano seria a mesma coisa, se não fosse o voto por correio (não sei como será a noite eleitoral nesse caso) Quando vai para os Estados do Sul e Midwest os republicanos recuperam. E pode mudar tudo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 minutos:

A culpa é da Costa Leste que é praticamente toda democrata. É a primeira de onde saem os resultados. Logo aparenta ser uma grande vitória democrata. Devias ter esperado pela Florida e Pensilvânia. Este ano seria a mesma coisa, se não fosse o voto por correio (não sei como será a noite eleitoral nesse caso) Quando vai para os Estados do Sul e Midwest os republicanos recuperam. E pode mudar tudo. 

a Florida ainda é como o outro. Está cheia de três grupos que votam republicanos: judeus reformados, tipos que se acham entrepreneurs mas são meros capitalistas de trazer por casa (por ser um estado muito tax friendly no que toca a rendimentos) e cubanos anti-Castro. A Florida dou de barato que caia para os Republicanos. Mas a Pensilvania nunca na minha vida pensei que fosse votar Republicano. E esperava que o Ohio tb não.

Este ano acho que o Biden não perde o Ohio e a Pensilvania (ele que é o tal Scrappy Kid from Scrampton, que apela aquele blue collar vote do rust belt), por isso estou confiante. Mas a Virginia é uma incognita. E o Illinois tb. O resto, os que contam já estão entregues (NY, California, Texas) ou não interessam de todo (os "Wyomings" todos que votam republicano nem que o Satã ele próprio seja o candidato)

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

Se o Trump ganha, acho que me atiro de um penhasco. Não suporto viver mais 4 anos num planeta cujo país lider é liderado por tal pessoa.

 

Não sei bem como, mas as sondagens (valem o que valem) já só dão 6 pontos percentuais de vantagem para o Biden...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 25 minutos:

Não sei bem como, mas as sondagens (valem o que valem) já só dão 6 pontos percentuais de vantagem para o Biden...

as sondagens têm que ser estado a estado, isso é que conta.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

Não sei bem como, mas as sondagens (valem o que valem) já só dão 6 pontos percentuais de vantagem para o Biden...

5.8%, há 2 meses davam quase 10%. É preciso ter isso em conta. É provável que a diferença continue a diminuir. O Trump pode dar-se ao luxo de perder por 2/3% e ser eleito presidente again,porque ganharia muitos swing states. Não daria as coisas como contadas para o Biden, muito pelo contrário. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

Não sei bem como, mas as sondagens (valem o que valem) já só dão 6 pontos percentuais de vantagem para o Biden...

 

Citação de Puto Perdiz, há 56 minutos:

as sondagens têm que ser estado a estado, isso é que conta.

pois é isso. a vantagem absoluta conta pouco.

 

Na prática 4 ou 5 Estados é que decidem quem é o Presidente. Florida (29 delegados) e Pensilvânia (20 delegados) são os prizes que toda a gente quer conquistar. 

O Ohio é o swing state típico. Nas ultimas largas décadas o Ohio (18 delegados) é vencido sempre por quem ganha as eleições, o que significa também nesta eleição aí que pode ganhar qualquer dos dois partidos. A Virginia tradicionalmente era conservadora, mas está a mudar demograficamente e nos últimos tempos tem-se tornado mais liberal, tem 13 delegados e tb pode cair para qualquer dos lados. O Michigan tem os 16 delegados, e tem-se lá passado o fenómeno inverso: era democrata mas tem-se tornado mais republicano.

Estes 5 estados é que decidem a eleição, porque os outros ou são pequenos demais (têm menos de 10 delegados), ou estão atribuídos de antevéspera (a California tem 55 delegados, mas vota democrata sempre; O Texas tem 38 e vota sempre Yeehaw!!). 

Este ano pode haver algumas surpresas, designadamente estou esperançoso com a Georgia e a Carolina do Norte, que têm 16 e 15 delegados respectivamente, e que têm uma considerável população negra. Se o voto negro se mobilizar (o que quase nunca acontece) em principio seria um landslide democrata, mas isso é mais raro que um eclipse e ambos os Estados acabam a votar quase sempre no Partido Republicano. Também anseio pelo dia em que a larga população latina do Arizona passe a ser população votante e torne esse Estado num Estado que vota Democrata (como aconteceu nos seus vizinhos Novo Mexico e em parte no Colorado)

Edit: Deixo aqui o mapa com o numero de delegados por Estado:

 

1024px-Electoral_College_2016.svg.png

Editado por IlidioMA
  • Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Não só acho que os democratas têm isto imensamente longe de estar ganho como acho que dia 3 de Novembro não teremos um vencedor, até porque cada vez mais acredito que o Trump não aceita os resultados caso perca.

Entretanto deixo-vos este video para quem tiver paciência.

Começa pela Terra Plana mas o seu propósito é avaliar as teorias da conspiração nascidas na net e mais especificamente o que é o QAnon.

É mais de uma hora de video mas explica tudo de forma bastante simples e efetiva.

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

 

pois é isso. a vantagem absoluta conta pouco.

 

Na prática 4 ou 5 estados decidem  é que decidem. Florida (29 delegados) e Pensilvânia (20 delegados) são os prizes que toda a gente quer conquistar. 

O Ohio é o swing state típico. Nas ultimas largas décadas o Ohio (18 delegados) é vencido sempre por quem ganha as eleições, o que significa que pode ganhar qualquer dos dois. A Virginia tradicionalmente era conservadora, mas está a mudar e nos últimos tempos tem-se tornado mais liberal, tem 13 delegados e tb pode cair para qualquer dos lados. O Michigan tem os 16 delegados, e tem-se lá passado o fenómeno inverso: era democrata mas tem-se tornado mais republicano.

Estes 5 estados é que decidem a eleição, pq os outros ou são pequenos demais (têm menos de 10 delegados), ou estão atribuídos de antevéspera (a California tem 55 delegados, mas vota democrata sempre; O Texas tem 38 e vota sempre Yeehaw!!). 

Este ano pode haver algumas surpresas, designadamente estou esperançoso com a Georgia e a Carolina do Norte, que têm 16 e 15 delegados respectivamente, e que têm uma considerável população negra. Se o voto negro se mobilizar (o que quase nunca acontece) e principio seria um landslide democrata, mas isso é mais raro que um eclipse e acabam a votar quase sempre Republicano. Também anseio pelo dia em que a larga população latina do Arizona passe a votar e esse estado passe a votar democrata (como aconteceu no Novo Mexico e em parte no Colorado)

Edit: Deixo aqui o mapa com o numero de delegados por Estado:

 

1024px-Electoral_College_2016.svg.png

Bom post, mas esqueceste-te do Wisconsin que basicamente é um Michigan 2 e que foi aquele de todos os estados de 2016 o que mais surpresa causou (ao Nate Silver e outros), porque toda a gente o dava como safe dem. Não houve lá uma única sondagem a dar a vitória do Trump. Quanto ao voto negro da Georgia e North Carolina não estaria muito confiante, o Trump está muito mais popular junto da comunidade afro-evangelica. Mas a perder um, mais facilmente perde o segundo. Também me parece complicado que a Virgínia seja mais republicana que a Carolina do Norte. 

De resto concordo com tudo e foi um post elucidativo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 10 minutos:

 

pois é isso. a vantagem absoluta conta pouco.

 

Na prática 4 ou 5 estados decidem  é que decidem. Florida (29 delegados) e Pensilvânia (20 delegados) são os prizes que toda a gente quer conquistar. 

O Ohio é o swing state típico. Nas ultimas largas décadas o Ohio (18 delegados) é vencido sempre por quem ganha as eleições, o que significa que pode ganhar qualquer dos dois. A Virginia tradicionalmente era conservadora, mas está a mudar e nos últimos tempos tem-se tornado mais liberal, tem 13 delegados e tb pode cair para qualquer dos lados. O Michigan tem os 16 delegados, e tem-se lá passado o fenómeno inverso: era democrata mas tem-se tornado mais republicano.

Estes 5 estados é que decidem a eleição, pq os outros ou são pequenos demais (têm menos de 10 delegados), ou estão atribuídos de antevéspera (a California tem 55 delegados, mas vota democrata sempre; O Texas tem 38 e vota sempre Yeehaw!!). 

Este ano pode haver algumas surpresas, designadamente estou esperançoso com a Georgia e a Carolina do Norte, que têm 16 e 15 delegados respectivamente, e que têm uma considerável população negra. Se o voto negro se mobilizar (o que quase nunca acontece) e principio seria um landslide democrata, mas isso é mais raro que um eclipse e acabam a votar quase sempre Republicano. Também anseio pelo dia em que a larga população latina do Arizona passe a votar e esse estado passe a votar democrata (como aconteceu no Novo Mexico e em parte no Colorado)

Edit: Deixo aqui o mapa com o numero de delegados por Estado:

 

1024px-Electoral_College_2016.svg.png

Supostamente a vantagem do Biden sobre a Hillary está mesmo em ter mais base de apoio no OH, PA e MI que a concorrente de 2016.

Tenho também muita curiosidade nos resultados do Utah porque tenho o feeling que os Mormons começam a virar as costas ao Trump.

Sobre as viragens nos restantes estados, deveríamos assistir à viragem para purpura ou azul de vários Estados como o Arizona nestas eleições e seguintes mas o Gerrymandering associado às campanhas de desinformação e às dificuldades que são colocadas para se votar, tornam estas alterações muito complicadas.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post

Esta não é atriz?

EDIT: Ya é, Rita Lello

Editado por Spikey

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Spikey, há 10 minutos:

Esta não é atriz?

EDIT: Ya é, Rita Lello

afinal o João Ferreira é que é o candidato dos ciganos

conselho: menos papel no discurso, ou então que comece a usar tele-ponto.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

 

pois é isso. a vantagem absoluta conta pouco.

 

Na prática 4 ou 5 Estados é que decidem quem é o Presidente. Florida (29 delegados) e Pensilvânia (20 delegados) são os prizes que toda a gente quer conquistar. 

O Ohio é o swing state típico. Nas ultimas largas décadas o Ohio (18 delegados) é vencido sempre por quem ganha as eleições, o que significa também nesta eleição aí que pode ganhar qualquer dos dois partidos. A Virginia tradicionalmente era conservadora, mas está a mudar demograficamente e nos últimos tempos tem-se tornado mais liberal, tem 13 delegados e tb pode cair para qualquer dos lados. O Michigan tem os 16 delegados, e tem-se lá passado o fenómeno inverso: era democrata mas tem-se tornado mais republicano.

Estes 5 estados é que decidem a eleição, porque os outros ou são pequenos demais (têm menos de 10 delegados), ou estão atribuídos de antevéspera (a California tem 55 delegados, mas vota democrata sempre; O Texas tem 38 e vota sempre Yeehaw!!). 

Este ano pode haver algumas surpresas, designadamente estou esperançoso com a Georgia e a Carolina do Norte, que têm 16 e 15 delegados respectivamente, e que têm uma considerável população negra. Se o voto negro se mobilizar (o que quase nunca acontece) em principio seria um landslide democrata, mas isso é mais raro que um eclipse e ambos os Estados acabam a votar quase sempre no Partido Republicano. Também anseio pelo dia em que a larga população latina do Arizona passe a ser população votante e torne esse Estado num Estado que vota Democrata (como aconteceu nos seus vizinhos Novo Mexico e em parte no Colorado)

Edit: Deixo aqui o mapa com o numero de delegados por Estado:

 

1024px-Electoral_College_2016.svg.png

Ou se não for suprimido. A ideia de que o problema é a mobilização, face ao que vamos vendo acontecer cada vez mais, parece-me algo ingénua.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 horas:

a Florida ainda é como o outro. Está cheia de três grupos que votam republicanos: judeus reformados, tipos que se acham entrepreneurs mas são meros capitalistas de trazer por casa (por ser um estado muito tax friendly no que toca a rendimentos) e cubanos anti-Castro. A Florida dou de barato que caia para os Republicanos. Mas a Pensilvania nunca na minha vida pensei que fosse votar Republicano. E esperava que o Ohio tb não.

Este ano acho que o Biden não perde o Ohio e a Pensilvania (ele que é o tal Scrappy Kid from Scrampton, que apela aquele blue collar vote do rust belt), por isso estou confiante. Mas a Virginia é uma incognita. E o Illinois tb. O resto, os que contam já estão entregues (NY, California, Texas) ou não interessam de todo (os "Wyomings" todos que votam republicano nem que o Satã ele próprio seja o candidato)

O Ohio desses Estados é daqueles que podem cair para os republicanos, o Trump ganhou em 2016 com 7 ou 8 pontos de vantagem. A Virginia é hoje um Estado completamente azul e o Illinois, o Biden ganhará este estado com mais de 10 pontos de vantagem seguramente. 

Citação de SAS_Robben, há 2 horas:

Não só acho que os democratas têm isto imensamente longe de estar ganho como acho que dia 3 de Novembro não teremos um vencedor, até porque cada vez mais acredito que o Trump não aceita os resultados caso perca.

 

 

 

Vão haver muitos votos por correio e podem haver atrasos significativos na entrega dos votos. POdemos acabar a noite de dia 7 de Novembro com o Trump a ganhar mas ao longo do tempo, à medida que chegam mais votos isso pode mudar, aliás tanto o Trump e o Biden têm um exército de advogados pronto a entrar em ação no dia a seguir às eleições. Não acredito tanto que o Trump se recuse a sair da Casa Branca, muitos elementos da família não viam com maus olhos uma saída de cena agora e preparar a candidatura do Junior em 2024. Vão fazer barulho ao sair e tentar deslegitimizar a presidência do Biden desde o dia 1 mas vão acabar por sair. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 35 minutos:

afinal o João Ferreira é que é o candidato dos ciganos

conselho: menos papel no discurso, ou então que comece a usar tele-ponto.

O ex-marido e o filho dela são ciganos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ascom, há 1 hora:

 

Vão haver muitos votos por correio e podem haver atrasos significativos na entrega dos votos. POdemos acabar a noite de dia 7 de Novembro com o Trump a ganhar mas ao longo do tempo, à medida que chegam mais votos isso pode mudar, aliás tanto o Trump e o Biden têm um exército de advogados pronto a entrar em ação no dia a seguir às eleições. Não acredito tanto que o Trump se recuse a sair da Casa Branca, muitos elementos da família não viam com maus olhos uma saída de cena agora e preparar a candidatura do Junior em 2024. Vão fazer barulho ao sair e tentar deslegitimizar a presidência do Biden desde o dia 1 mas vão acabar por sair. 

A minha questão é que não sei até que ponto aquela gente toda não corre o risco de ser alvo de processo judiciais graves no momento em que saiam da Casa Branca.

Claro que isso pode os ajudar a construir a imagem de mártires e de criar mais comoção social mas é um cenário que não ponho de todo de parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lordbifana, há 1 hora:

@paladino77 é a tua filha?

 

 

Népia mas bem que me dava jeito alguém com 4k para roubar, já que o Estado me vai roubar mais que isso este mês.. Dia 25 cá estarei a chorar outra vez

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 42 minutos:

A minha questão é que não sei até que ponto aquela gente toda não corre o risco de ser alvo de processo judiciais graves no momento em que saiam da Casa Branca.

Claro que isso pode os ajudar a construir a imagem de mártires e de criar mais comoção social mas é um cenário que não ponho de todo de parte.

Provavelmente não há decisão judicial disso a tempo de Novembro, mas os tax returns do Trump estão aí mais dia menos dia. Só daí deve haver pouca bronca a sair...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 8 minutos:

Provavelmente não há decisão judicial disso a tempo de Novembro, mas os tax returns do Trump estão aí mais dia menos dia. Só daí deve haver pouca bronca a sair...

Eu coloco a questão judicial é mesmo no pós eleições.

Acredito que ele sabe que sem a proteção presidencial vários processos judiciais lhe podem cair em cima e por isso mesmo está desesperado para conseguir novo mandato.

Alias, cair em cima dele e da família. Já se tem falado que até a Melania anda a juntar uma equipa de advogados para se precaver.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Eu coloco a questão judicial mesmo no pós eleições.

Acredito que ele sabe que sem a proteção presidencial vários processos judiciais lhe podem cair em cima e por isso mesmo está desesperado para conseguir novo mandato.

Sim, mas os tax returns saem seja ele presidente ou não, é só uma questão de tempo. E aí, mesmo que seja presidente, pode ser f*dido segurar a coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

O ex-marido e o filho dela são ciganos

afinal o Lello não é só de nome.

F5E1CFA3-014C-47D9-9B91-5A4B4DB1D2F2.jpg

co-co-co-cocaine!!!!

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...