Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

“El País” arrasa Ronaldo

Publicações recomendadas

Visitante

André, peço-te então que contextualizes o teu raciocínio quanto aos números para eu poder argumentar de forma não precipitada. É que no meu raciocínio de contexto a coisa até lhe fica mais favorável do que a qualquer jogador da Liga BBVA.

Compartilhar este post

Link para o post

André, peço-te então que contextualizes o teu raciocínio quanto aos números para eu poder argumentar de forma não precipitada. É que no meu raciocínio de contexto a coisa até lhe fica mais favorável do que a qualquer jogador da Liga BBVA.

Contextualizar o quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Os números

Compartilhar este post

Link para o post

Os números

Não estou a perceber o que queres que te diga. Que o Ronaldo fez uma época fraquinha embora tenha marcado uma catrefada de golos? Se é isso, sim, é a minha opinião e já o disse várias vezes. Embora tenha marcado mais golos que um Douglas Costa, por exemplo, não acho que tenha feito uma época superior à dele. Em relação ao trio do Barcelona... é da noite para o dia. E à frente do Suárez ainda vem o Neymar, principalmente na primeira metade da época quando o Messi se lesionou, onde mostrou um grande nível. Nível esse em que o Ronaldo não cheirou nesta época.

Compartilhar este post

Link para o post

Não compreendo como é que é possivel dizerem que o Ronaldo passou a ser apenas um finalizador. Aliás, vir dizer que o Ronaldo perdeu a habilidade no 1 para 1 a partir de 2007\08 é de quem simplesmente está a gozar com a malta, não consigo pensar noutra hipótese com lógica.

O Ronaldo de facto, perdeu habilidade no 1 para 1 mas perdeu-a há pouco tempo, notou-se esse declínio a partir da época 2014\15, antes sempre foi muito bom no 1 para 1, a diferença de ele para o jogador que desequilibrava no Man.United é que no Real Madrid o seu futebol não necessita que desequilibre tanto no 1 para 1, mas sempre que se encontrava nessa situação facilmente brilhava, mas quem não se lembra do lance com o Rayo, com o Galatasaray onde passou por 2 ou 3, do lance contra o Schalke, do lance com o Puyol, com o Busquets entre outros?

No Real Madrid moldou o seu jogo para ser mais eficiente, o que perdeu em magia(mas não a perdeu toda como já ouvi muitas vezes) ganhou noutras vertentes como a explosividade e finalização.

Tornou-se um Avançado que tanto vai á linha para desequilibrar em vários momentos do jogo como também se movimenta de uma maneira incrivel para aparecer dentro de área em zonas de finalização, fruto da constante mobilidade na frente de ataque da equipa com o Benzema e também o Bale, e isso faz com que ele tenha os números que tem não só em golos mas em assistências como aqui muita gente convenientemente gosta de deixar de lado.

Agora que está a perder qualidade em alguns aspetos do seu futebol? Claro, o homem pode não parecer, mas é humano e já vai com 31 anos nas perninhas, é normal que esteja a perder velocidade, é normal que esteja a perder qualidade no desequilíbrio do 1 pra 1, é normal que se esteja a tornar um jogador que cada vez mais se movimente em torno da área porque vai perdendo velocidade, mas continua a ser um jogador que trás muito mais á equipa que ser "apenas" um finalizador como já vi muita gente dizer.

E até digo mais, há muitos aspetos em que o Cristiano até é bem underrated, como a sua qualidade de passe que é muito boa ou a sua visão de jogo, mas como joga de uma maneira que não precisa necessariamente de se sobressair nestes aspetos, pensam que estes simplesmente não existem no seu futebol, o que é ridiculo.

E esta conversa apenas é fruto de um rendimento não habitual nele que tem sido estes jogos, e já se sabe o que a casa gasta com jogadores deste calibre e mediatismo, mal façam 2 ou 3 jogos maus estão completamente acabados, não me lembro eu de em 2013\14 dizerem isto do Messi, não me lembro eu de dizerem que Messi porque fazia jogos menos conseguidos na Argentina era um jogador cuja a sua qualidade dependia de terceiros, bate-se sempre no ceguinho ano após ano. Em 2012 foi a mesma lenga lenga, 2 jogos menos conseguidos e era o fim do mundo, depois foi o que se viu.

Amanhã se voltar a partir a loiça toda como é costume quando aparecem estas criticas, estes jornalecos de treta e as crónicas nos jornais rapidamente passarão a "Balon de Oro", "Portugal estay ahi com Cristiano" etc, vale o que vale.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é que isso muda? São números. Não estão contextualizados.

Eu não consigo dizer que o jogador X, que marcou 30 golos, teve um rendimento superior ao jogador Y, que só marcou metade.

O que muda? Para mim não muda nada.

Tu disseste "Os números valem o que valem. O futebol, esse, é outra coisa."

Ora, como os números a que te referias são golos. É legítimo que eu leia: "Os golos valem o que valem. O futebol, esse, é outra coisa."

Quanto ao contexto já o explicaste. Que marcar muitos contra o Shakthar não importa para nada... Que o Romário e o Ronaldo Fenómeno também poderiam ter chegado a esses números (presumo que não chegaram porque não quiseram)... E outros contextos do género que já referiste... Que gostas mais do último passe do que do último toque na bola que a mete lá dentro... Que o que te importa é a capacidade de interpretação do jogo... Decidir bem é que é relevante em vez de fazer abanar as redes vezes sem conta (presumo que marcar golos quando um colega está em "melhor posição" é uma má decisão que te irrita)... Já conheço a ladaínha toda... Com termos menos sofisticados já a li quando o assunto era o Fernando Gomes e o Nené, quando era o Rui Águas, quando foi o Jardel, quando se tratou do Pauleta... É matéria requentada embora, reconheço, os termos científicos lhe conferem hoje em dia uma outra aura.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso o post dele nem é assim de tão difícil compreensão

Pois.

O Bale? :funny: Mas vocês viram a época ou foi só estes torneios?

É que quem vos ouve falar... Messi fez se calhar a época mais fraca em 7/8 anos.

Daqui a pouco vêm os adeptos do Barcelona dizer que devia ser o Suarez porque ... marcou muitos golos.

Quem? O Messi ? :funny: Quase foi isso. A época mais fraca dele é capaz de ter sido a com o Tata Martino. Desde o início do ano está simplesmente fenomenal, provavelmente a marcar menos golos mas a desiquilibrar dentro do jogo que é uma coisa parva. Esse é provavelmente o maior disparate que li aqui nos últimos dias.

Compartilhar este post

Link para o post

É que quem vos ouve falar... Messi fez se calhar a época mais fraca em 7/8 anos.

Daqui a pouco vêm os adeptos do Barcelona dizer que devia ser o Suarez porque ... marcou muitos golos.

1º o Bale fez a melhor época no Real

2º lol wtf, até podes dizer que não brilhou tanto (highlights) mas não foi por descer de rendimento mas sim por ter um Super Suarez e o Neymar a brincar com isto

3º Melhor marcador na Europa e melhor assistente (a par do Messi) da Liga BBVA, para mim foi o Melhor Jogador da Época 15/16 e tem obrigatoriamente de estar no Top 3 da Bola de Ouro

Compartilhar este post

Link para o post

O Bale teve fases da época em que esteve em baixo de forma, as lesões não ajudaram a isso e quando estava a voltar a entrar no seu ritmo e a jogar muito voltou a lesionar-se. Mesmo assim conseguiu acabar a época em boa forma e está a fazer um bom Europeu, mas é evidente que não entra na discussão para a Bola de Ouro quando há 2 ET`s+ Suarez, Neymar, Iniesta... A menos que ganhe o Europeu com o Gales ou chegue á final, que são as únicas maneiras onde o vejo a conseguir argumentos sólidos para entrar na discussão.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

1º o Bale fez a melhor época no Real

2º lol wtf, até podes dizer que não brilhou tanto (highlights) mas não foi por descer de rendimento mas sim por ter um Super Suarez e o Neymar a brincar com isto

3º Melhor marcador na Europa e melhor assistente (a par do Messi) da Liga BBVA, para mim foi o Melhor Jogador da Época 15/16 e tem obrigatoriamente de estar no Top 3 da Bola de Ouro

1º - Pois fez mas a cada 5 jogos parou 1 além de que teve muitas fases em que não fez rigorosamente nada, nem top-10 quanto mais bola de ouro

2º - A tua frase nem faz sentido, o Messi até Novembro jogou muito poucos jogos, só ai perdeu 3 meses de época e é óbvio que desceu o rendimento até voltar a estar em forma, até Dezembro não foi Messi simplesmente. Super Neymar até dezembro depois quando o Messi voltou da lesão perdeu alguma relevância.

3º - Então mas agora os golos já contam? Qual é afinal o critério?

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

"nem top10" :lol:

Só jogadores ofensivos esta época:

Messi, Ronaldo, Suarez, Neymar, Iniesta, Aguero, Modric, Lewa, Ibrahimovic ... Bale.

Ok cabe no top-10, tens razão falhei por 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que muda? Para mim não muda nada.

Tu disseste "Os números valem o que valem. O futebol, esse, é outra coisa."

Ora, como os números a que te referias são golos. É legítimo que eu leia: "Os golos valem o que valem. O futebol, esse, é outra coisa."

Quanto ao contexto já o explicaste. Que marcar muitos contra o Shakthar não importa para nada... Que o Romário e o Ronaldo Fenómeno também poderiam ter chegado a esses números (presumo que não chegaram porque não quiseram)... E outros contextos do género que já referiste... Que gostas mais do último passe do que do último toque na bola que a mete lá dentro... Que o que te importa é a capacidade de interpretação do jogo... Decidir bem é que é relevante em vez de fazer abanar as redes vezes sem conta (presumo que marcar golos quando um colega está em "melhor posição" é uma má decisão que te irrita)... Já conheço a ladaínha toda... Com termos menos sofisticados já a li quando o assunto era o Fernando Gomes e o Nené, quando era o Rui Águas, quando foi o Jardel, quando se tratou do Pauleta... É matéria requentada embora, reconheço, os termos científicos lhe conferem hoje em dia uma outra aura.

Ou não estás a perceber ou não estás a querer perceber. Os golos, enquanto dado estatístico, valem o que valem. Por isso é que falei em números e não em golos. Nunca questionei o valor do "golo" num jogo de futebol, Questionei, isso sim, os números de golos isolados de qualquer contexto. Por isso é que leste "números" e não "golos".

O Ronaldo chegou a esses números. No Barça marcou quase 50 golos, não é por aí. Depois toda a gente sabe o que aconteceu. O Romário também chegaria facilmente, bastava trocá-lo pelo Suárez. É impossível dissociar os golos que muitos jogadores marcam do contexto super específico em que se encontram atualmente. O Messi marcou 50 golos para a Liga. O Ronaldo 48. O Suarez, esta época, quando o Barça lutava apenas pelo campeonato e Taça do Rei, acabou a ter a equipa a jogar para ele. Resultado? Bota de Ouro. O Neymar chega à Europa e quando não havia Messi em campo também marcou imensos. O Benzema chegou a ter mais golos do que jogos (não sei como acabou, confesso).

A ladainha é interpretada ao teu gosto. Se queres encarar isto como um ataque ao Ronaldo e uma desvalorização de jogadores que são conhecidos por meterem a bola na rede... boa.

O primeiro e o segundo parágrafo são geniais.

Questionas se as pessoas viram os jogos mas depois dizes que o Messi fez a época mais fraca das últimas 8.

Sinceramente, só consigo entender isso tendo em vista uma eventual não-conquista da Bola de Ouro por parte do Ronaldo, para começar o choro.

O Messi, desde que veio de lesão, que foi o melhor jogador do Barça, como é hábito. E já referiram aí a época do Tata, onde aí sim, com algumas lesões, esteve bastante irregular.

Só jogadores ofensivos esta época:

Messi, Ronaldo, Suarez, Neymar, Iniesta, Aguero, Modric, Lewa, Ibrahimovic ... Bale.

Ok cabe no top-10, tens razão falhei por 1

É uma heresia não se referir o Douglas Costa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Messi, desde que veio de lesão, que foi o melhor jogador do Barça, como é hábito. E já referiram aí a época do Tata, onde aí sim, com algumas lesões, esteve bastante irregular.

O Messi perdeu 3 meses da época + 1 Mês e tal a recuperar a forma, foi a melhor época dele, faz sentido sqn.

Compartilhar este post

Link para o post

O Messi perdeu 3 meses da época + 1 Mês e tal a recuperar a forma, foi a melhor época dele, faz sentido sqn.

O Messi fez 49 jogos esta época, o Ronaldo fez 48.

Chega?

Compartilhar este post

Link para o post

xShB_5.gif

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que o segundo quote é referente ao Bale, creio. :mrgreen:

É do adiantado da hora :mrgreen:

A propósito,

Sinceramente, só consigo entender isso tendo em vista uma eventual não-conquista da Bola de Ouro por parte do Ronaldo, para começar o choro.

Não é óbvio que é isso? Há que começar a preparar o terreno...Nem ele acredita no que diz, acho eu.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

O Ronaldo não está a perder qualidade no último passe e na interpretação do jogo. Simplesmente nunca foi muito bom nisso. Em relação aos desequilíbrios individuais... isso é desde quando? 2007/2008?

Anyway, a diferença sempre foi grande. Hoje é só gigante e nem é pelo Messi. O problema é que o Ronaldo está tão focado nos seus recordes individuais, nas estatísticas para conseguir ser candidato à Bola de Ouro, que esquece-se de tudo o resto. Não é por acaso que deve ter feito mais de 50 golos nesta época e foi, de longe, a sua pior época a nível individual de que me recordo.

Um jogador que marcar 16 golos para a UCL onde 11 são na fase de grupos contra o Shakthar e contra outros padeiros que agora não me recordo, acabando por não fazer qualquer golo ao PSG...epá, são estatísticas. O Ronaldo aproveita esses jogos para encher as estatísticas e mascarar os seus jogos menos conseguidos contra outras grandes equipas. Da mesma forma que o Suarez ganhou a Bota de Ouro assim. Estava atrás do Jonas e do Ronaldo e, num ápice, mete 8 golos em 2 jogos. Algum dia um Dybala pode dar-se ao luxo de fazer uma coisa destas, por exemplo?

As estatísticas, neste contexto, valem o que valem. O que não faltam são jogadores na história recente do jogo que nivelariam o seu número de golos com o de Messi, Ronaldo e Suarez.

Um Romário, a jogar num contexto daqueles, tinha a capacidade para superar a centena no ano civil. O Fenómeno a mesma coisa.

Os números valem o que valem. O futebol, esse, é outra coisa. E aí o Ronaldo está cada vez mais longe do Messi. Mas é uma questão de aparecer em grande no Real, no próximo ano, como é expectável que aconteça, já que continua a ser um jogador com uma série de argumentos ao nível da finalização fora do normal, para voltar a conversa do costume.

É verdade. Simplesmente, agora está pior (e a descida de qualidade já não é de agora, ou dos últimos jogos). E sim, a questão dos desequilíbrios individuais já vem mais de trás.

De resto, acho que a ideia é globalmente a mesma, e concordo com o que tens dito por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Messi 33 jogos para o campeonato, Ronaldo 36.

Messi

26 Gols

18 Assis

Ronaldo

35 Golos

11 Assis

Ronaldo já não coloca colegas em 1x0

Ronaldo vive obcecado com os seus numeros

Ronaldo já n partilha

:estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Messi 33 jogos para o campeonato, Ronaldo 36.

Messi

26 Gols

18 Assis

Ronaldo

35 Golos

11 Assis

Ronaldo já não coloca colegas em 1x0

Ronaldo vive obcecado com os seus numeros

Ronaldo já n partilha

:estrelas:

Eish, com essa agora calaste-o bem.

Grande análise.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa Sumu

Melhor batedor de livres da história

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...