End Publicado 31 Julho 2016 04-08-2016 20:00 - Sporting vs Bétis (Ibérica Cup) 05-08-2016 20:30 - Sporting vs Nice (Algarve Summer Cup) Já não perdemos o trofeu ibérico para o Villarreal? Esses dois jogos serão no Algarve? É um troféu diferente. E sim, são os dois no Algarve. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 31 Julho 2016 Só vi a primeira parte, mas deu para confirmar aquilo que disse outro dia: se o mercado não fizer das suas, estou confiante que vamos chegar ao jogo com o Marítimo com a máquina já razoavelmente bem oleada. O Jesus não anda a dormir. E nunca é demais dizer que o Bryan dá-me tesão. Se existirem mudanças no plantel até lá é para melhor, parece-me. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 31 Julho 2016 Se existirem mudanças no plantel até lá é para melhor, parece-me. O João Mário e o Slimani ainda podem sair...Se isso acontecer, vamos ver quem vão buscar. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 31 Julho 2016 Eu por acaso até encarei com positivismo os ralhestes do JJ ao Iuri. Tivesse ele a ignorá-lo e aí sim, ficava preocupado. Acho que vai ser o Gelson deste ano. Ele e o Podence, sendo que este último terá sempre menos espaço parece-me. Boa primeira parte ontem, e a espaços uns belos apontamentos na 2ª. Até nem desgostei do Marvin, para variar um bocado. Compartilhar este post Link para o post
Bugias Publicado 31 Julho 2016 O João Mário e o Slimani ainda podem sair...Se isso acontecer, vamos ver quem vão buscar. Eu acho que a dúvida deve estar entre William e João Mário. Ontem o Barcos nem calçou, deve estar arredado. E o JJ na flash interview deu a entender que já está tudo tratado para o Teo sair, só falta o anuncio oficial. E com o Spalvis lesionado 6 meses, sobra-nos o Slimani. Por isso e tendo em conta as dificuldades que ele falou em arranjar um avançado, não estou a ver o Sporting prescindir do Slimani abaixo dos 30M€, um valor algo proibitivo. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 31 Julho 2016 Não sei se já falaram disto cá no fórum, não fui procurar, mas expliquem-me a nova polémica do Sporting ter mais 4 campeonatos. Vi numa página afecta ao Benfica e não entendi. Qual o motivo? Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 31 Julho 2016 Tinha deixado isto nos tópicos do Benfica e do Sporting da época passada, volto a deixar aqui: Vá meninos, hora da aula de história. Antes do campeão ser encontrado pelo formato de liga, como é actualmente, existia o Campeonato de Portugal, que era disputado por eliminatórias. Era essa a competição que determinava o campeão português. Ora o Campeonato de Portugal existia desde 1922. Mas os outros países europeus começaram a ter ligas, e nós não quisemos ficar atrás. Toca de criar uma liga nossa também. Essa liga decorreu durante 4 anos num período experimental, entre 1934/35 e 1937/38, sob o nome de Campeonato da Liga da Primeira Divisão. Dessas 4 edições, o Benfica ganhou 3 e o Porto 1. Daí em diante, como a coisa correu bem, acabou-se com o Campeonato de Portugal e passou-se a determinar o campeão a partir da tal liga, agora com o nome de Campeonato Nacional da Primeira Divisão, e criou-se a Taça de Portugal, que era disputada por eliminatórias, tal como o agora extinto Campeonato de Portugal, ambas disputadas sob a alçada da FPF. Aqueles tais 4 anos em que a liga decorreu de forma experimental nunca foram contabilizados para efeitos de campeonatos ganhos até 1999/2000, altura em que passou a ser a LPFP a organizar o campeonato e este mudou de nome, para Primeira Liga. Aí eles lembraram-se de passar a contar (erradamente, na minha opinião) esses 4 campeonatos, que para efeitos de homologação não apuravam o campeão, como campeonatos ganhos. Daí também o Benfica ter passado de 27 para 31 títulos "do nada", quando foram campeões em 2004/05. Agora chegou a parte complicada, a de fazer contas. Olhando apenas a campeões portugueses homologados, devemos olhar às seguintes competições: Títulos de Campeonatos de Portugal (1921/22 - 1937/38) Porto - 4 Sporting - 4 Belenenses - 3 Benfica - 3 Olhanense - 1 Marítimo - 1 Carcavelinhos - 1 Títulos de Campeonato Nacional da Primeira Divisão/Primeira Liga (1938/1939 - actualidade) Benfica - 32 Porto - 26 Sporting - 18 Belenenses - 1 Boavista - 1 Feitas as contas, ficamos com: Títulos de Campeão Português (1921/1922 - actualidade) Benfica - 35 Porto - 30 Sporting - 22 Belenenses - 4 Olhanense - 1 Marítimo - 1 Carcavelinhos - 1 Boavista - 1 Espero ter sido útil :) Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 31 Julho 2016 (editado) A malta que goza com os campeonatos nas redes sociais mas depois exulta o 35 é de uma hipocrisia absurda. Para mim nenhum devia contar. Mas se uns contam, então que contem todos. Editado 31 Julho 2016 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 31 Julho 2016 :funny: Olá, bem-vindo ao nosso humilde cantinho :) Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 31 Julho 2016 É isso e aquele cântico: "1904, 1904". São bons com números, já deu para ver. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 31 Julho 2016 A malta que goza com os campeonatos nas redes sociais mas depois exulta o 35 é de uma hipocrisia absurda. Para mim nenhum devia contar. Mas se uns contam, então que contem todos. Não é hipocrisia, uma prova evoluiu para a liga, a outra para a taça de portugal. A única hipocrisia é a prova a eliminar não ser contabilizada como taça de portugal (nem para o benfica nem para o sporting). Não percebo a complicação. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 31 Julho 2016 (editado) Sim, a Liga e a Taça de Portugal acabam por ser as "descendentes" dessas provas. A questão é que a Liga entre 1934 e 1938 nunca poderia apurar o Campeão Nacional, pois esse era apurado a partir do Campeonato de Portugal. Se quiserem meter tudo no mesmo saco, podem dizer que o Benfica tem 35 ligas ganhas, mas das quais apenas resultaram 32 títulos nacionais. Parece-me simples. Editado 31 Julho 2016 por doom_master Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 31 Julho 2016 Não é hipocrisia, uma prova evoluiu para a liga, a outra para a taça de portugal. A única hipocrisia é a prova a eliminar não ser contabilizada como taça de portugal (nem para o benfica nem para o sporting). Não percebo a complicação. É, se criarem um novo formato para ser o campeonato nacional e o actual formato passar a ser uma prova menor, partimos todos da estaca zero com zero títulos? Isso é uma óptima lógica. Epa, nunca ninguém vai concordar com isto. Os sportinguistas vão entender a lógica, os benfiquistas vão criticar a lógica, os sportinguistas concordarão que se contem os títulos, mas os benfiquistas não. Nem vale a pena perder tempo a discutir isto. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 31 Julho 2016 Eu só quis entender de onde veio este recente foco de conversa, não estou a tomar posições. Já entendi, obrigado ao doom pelo post. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 31 Julho 2016 (editado) É, se criarem um novo formato para ser o campeonato nacional e o actual formato passar a ser uma prova menor, partimos todos da estaca zero com zero títulos? Isso é uma óptima lógica. Epa, nunca ninguém vai concordar com isto. Os sportinguistas vão entender a lógica, os benfiquistas vão criticar a lógica, os sportinguistas concordarão que se contem os títulos, mas os benfiquistas não. Nem vale a pena perder tempo a discutir isto. Se as outras provas se mantiverem, sim. Ficas com as ligas, taças de portugal, taças da liga e supertaças que tens, e a prova nova começa a zeros, como é óbvio. Só que isso nunca vai acontecer, pelo menos num futuro próximo. No máximo a liga passa a ser uma competição secundária porque surge uma superliga europeia com clubes portugueses. Os benfiquistas, a liga e a uefa. Repara que nós nem ganhamos nada em contar de uma forma ou de outra, porque temos 3 de cada. Por mim é como dormirem melhor à noite. Se vos faz feliz contar assim, mesmo que sejam os únicos, epá sejam felizes. O timing é penoso tho. edit: f*da-se que um gajo para fazer um post tem que tentar vezes como o crl. Editado 31 Julho 2016 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 31 Julho 2016 (editado) E depois o Benfica teria 35 campeonatos nacionais e zero campeonatos nacionais. Quando ganhassem o primeiro título nacional na nova competição, teriam 35 campeonatos + 01 campeonato, em vez de 36. O que estão a fazer é um erro muito comum na análise histórica, que é o de se analisar o passado com base no que aconteceu depois. Esquece, isso é um erro. E grave (pelo menos para um historiador). O que tem de se analisar é o contexto específico da época: no caso, as competições que existiam e o que apuravam. Se o Campeonato Nacional apurava o campeão nacional, então o vencedor foi campeão nacional. Ponto. O que aconteceu depois e aquilo para que evoluiu a competição não pode influenciar isso. No caso, a competição evoluiu para a Taça de Portugal, o que significa que a partir do momento em que surgiu uma nova competição para apurar o novo campeão, esta deixou de o fazer e os seus vencedores a partir dessa data contam para o palmarés da Taça de Portugal e não do "campeão nacional", como acontecia até aí. Mas isso não significa que quem foi campeão antes deixe de o ser. Nem tal faz sentido. Editado 31 Julho 2016 por Hrakkar Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 31 Julho 2016 Estou muito curioso para ver quem é que é o avançado que vamos buscar. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 31 Julho 2016 Então como estaria correcto actualmente? Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 31 Julho 2016 E depois o Benfica teria 35 campeonatos nacionais e zero campeonatos nacionais. Quando ganhassem o primeiro título nacional na nova competição, teriam 35 campeonatos + 01 campeonato, em vez de 36. O que estão a fazer é um erro muito comum na análise histórica, que é o de se analisar o passado com base no que aconteceu depois. Esquece, isso é um erro. E grave (pelo menos para um historiador). O que tem de se analisar é o contexto específico da época: no caso, as competições que existiam e o que apuravam. Se o Campeonato Nacional apurava o campeão nacional, então o vencedor foi campeão nacional. Ponto. O que aconteceu depois e aquilo para que evoluiu a competição não pode influenciar isso. No caso, a competição evoluiu para a Taça de Portugal, o que significa que a partir do momento em que surgiu uma nova competição para apurar o novo campeão, esta deixou de o fazer e os seus vencedores a partir dessa data contam para o palmarés da Taça de Portugal e não do "campeão nacional", como acontecia até aí. Mas isso não significa que quem foi campeão antes deixe de o ser. Nem tal faz sentido. isto. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 31 Julho 2016 Então como estaria correcto actualmente? A contagem de títulos de campeão nacional correcta seria a última do meu post (#920). Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 31 Julho 2016 O JJ cita Pascal e eu cito Napoleão: A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo Deixem lá essa porcaria. O Sporting é grande demais para poder ser afectado por uma treta tão pequena. O que acham da possibilidade do Sporting ir buscar um "velhadas" emprestado? Tal como o OM arranjou o Gomis por empréstimo, não se arranja um Llorente sem pagar o ordenado todo? Compartilhar este post Link para o post