Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Não é grave porque continuamos a depender só de nós para sermos campeões. E na verdade, a ideia que passa para quem acompanha este campeonato de fora, é a de que andamos há mais de um ano a depender apenas e só de nós, porque somos facilmente a melhor equipa do campeonato. Mas insistimos nos defeitos que temos, e continuamos a vacilar em jogos que deveriam ter outro desfecho. E da mesma forma que isso nos custou um campeonato na época passada, pode muito bem voltar a custar esta época. Fomos nós que deixamos escapar o título da época passada, e essa deveria ser uma lição bem presente na mente de toda a gente.

Ele não vai aprender, sobretudo agora que tem a imprensa a massajar-lhe o ego, mesmo que indirectamente, por causa do Gelson, mas fica na mesma a nota: será que o Jesus já percebeu o quão essencial era o João Mário para esta equipa? Com ele, tínhamos mais controlo. E essa é a palavra-chave disto tudo. Controlo. Do jogo, da bola, do adversário. Com o João, a facilidade em manipular o jogo conforme os nossos interesses era muito maior. E nunca na vida, com ele, teríamos perdido este jogo. Nem que ele tivesse de jogar sozinho. Nunca, com ele em campo, o jogo se partiria como partiu hoje nos últimos 20 minutos, com a nossa total conivência. Mais: com a nossa total concordância. A ganhar 3-0, a equipa quis que o jogo se partisse, e quis manter o ritmo elevado. E mal conseguimos ter a bola com qualidade durante esse período. Mas parece que a ideia agora é mesmo essa. Só isso explica porque razão é que, nos dois desaires que tivemos no campeonato esta época, entramos em campo com dois jogadores que adoram acelerar o jogo e que (ainda) não têm qualidade a decidir para acompanhar essa velocidade.

Enfim. De vez em quando, apesar de já sermos muito bons, dá que pensar o que seríamos, se os jogadores certos estivessem nas posições certas. É que todos os outros problemas rodam à volta desse problema principal: a escolha dos jogadores. Era assim no Benfica, continua a ser assim por cá.

Já agora, começo eu: #EmpisnaA

Concordo completamente com a parte do João. Quanto a comparações com os últimos 20 minutos de hoje e o jogo em Vila do Conde, a verdade é que lá acabámos por nos expor muito mais estando sem bola, e por isso o Rio Ave também acabou por criar bastantes mais boas oportunidades que o Vitória(que basicamente criou uma).

Mas como dizes, o problema aqui, e que eu acho que o JJ, como a maioria dos treinadores, não percebe bem; é que quem não tem a bola está SEMPRE exposto. Por muito boa que seja a organização, por muito pouco que concedas ao adversário, se o deixares ter a bola controlas menos variáveis, e tornas o jogo mais caótico. Não que por exemplo o Benfica também não o faça muitas vezes(possivelmente mais do que nós) e que nunca tenha sofrido estas consequências, mas não deixa de ser intrinsecamente errado fazê-lo. É, aliás, uma das coisas em que quase todas as equipas do JJ(o Sporting do ano passado menos) sempre tiveram dificuldades, porque, a meu ver, confia demais na qualidade enorme da organização defensiva do modelo dele. É aquela noção de risco no futebol, que a meu ver está um bocado enviesada. É senso comum achar-se que correr menos riscos é abdicar da gestão da bola, fazer tudo rápido e defender com mais, quando é exatamente nessas circunstâncias que se controlam menos variáveis.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Contra o Real Madrid, quando foi feito o cruzamento para o golo do Morata aos 94 minutos, o espanhol aparece nas costas do Ruben Semedo, quem foi o jogador que o deixou saltar sozinho sem sequer tentar atrapalhar-lhe o gesto técnico, permitindo-lhe cabecear como quis e ter tempo de colocar a bola onde pretendia?

Contra o Rio Ave, no primeiro golo o Schelotto abriu uma auto-estrada para o Roderick ganhar a linha de fundo, criando o desequilíbrio que obrigou o Coates a sair de posição; no terceiro golo foi fazer marcação ao Coates, deixando dois homens sozinhos ao segundo poste.

Contra o Estoril, o primeiro golo nasce de um erro do João Pereira, que perde a posição para o adversário e depois não o consegue acompanhar em velocidade, permitindo o cruzamento para o golo, e o segundo golo dos canarinhos foi de um canto cedido pelo João Pereira num lance que perdeu de forma infantil.

Hoje, no segundo golo o cruzamento é feito para o Marega que se desmarca no espaço entre o Coates e o Schelotto, sem que este procure fechar o espaço nas costas do uruguaio, e o terceiro golo foi na sequência de um livre que surgiu de mais uma das cinco ou seis faltas infantis do Zeegelaar cometeu nos últimos 15 minutos e que originaram livres laterais perigosos para a nossa baliza.

Só aqui estão sete dos dez golos sofridos nos últimos cinco jogos, onde houve erros cometidos por laterais - e preferi ignorar o falhanço do Schelotto na intercepção do primeiro golo do Guimarães, que permitiu ao gajo entrar na área, ou lances como o do João Pereira a abrir uma auto-estrada para um contra-ataque do Legia que não deu golo porque não calhou. Certo que em alguns destes lances houve mais gente a comprometer, mas os laterais estão sempre envolvidos nisto. E, no entanto, continua a haver quem não veja aqui problema algum.

Só hoje, e mesmo ignorando os golos, nos primeiros 15 minutos o Schelotto conseguiu colocar o Marega em jogo num lance em que ele se isolou e só não foi perigoso porque tem talochas no lugar de pés, enquanto o Zeegelaar falhou dois passes em zonas perigosas e fez dois cruzamentos para trás da baliza. Isto em 15 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Contra o Real Madrid, quando foi feito o cruzamento para o golo do Morata aos 94 minutos, o espanhol aparece nas costas do Ruben Semedo, quem foi o jogador que o deixou saltar sozinho sem sequer tentar atrapalhar-lhe o gesto técnico, permitindo-lhe cabecear como quis e ter tempo de colocar a bola onde pretendia?

Contra o Rio Ave, no primeiro golo o Schelotto abriu uma auto-estrada para o Roderick ganhar a linha de fundo, criando o desequilíbrio que obrigou o Coates a sair de posição; no terceiro golo foi fazer marcação ao Coates, deixando dois homens sozinhos ao segundo poste.

Contra o Estoril, o primeiro golo nasce de um erro do João Pereira, que perde a posição para o adversário e depois não o consegue acompanhar em velocidade, permitindo o cruzamento para o golo, e o segundo golo dos canarinhos foi de um canto cedido pelo João Pereira num lance que perdeu de forma infantil.

Hoje, no segundo golo o cruzamento é feito para o Marega que se desmarca no espaço entre o Coates e o Schelotto, sem que este procure fechar o espaço nas costas do uruguaio, e o terceiro golo foi na sequência de um livre que surgiu de mais uma das cinco ou seis faltas infantis do Zeegelaar cometeu nos últimos 15 minutos e que originaram livres laterais perigosos para a nossa baliza.

Só aqui estão sete dos dez golos sofridos nos últimos cinco jogos, onde houve erros cometidos por laterais - e preferi ignorar o falhanço do Schelotto na intercepção do primeiro golo do Guimarães, que permitiu ao gajo entrar na área, ou lances como o do João Pereira a abrir uma auto-estrada para um contra-ataque do Legia que não deu golo porque não calhou. Certo que em alguns destes lances houve mais gente a comprometer, mas os laterais estão sempre envolvidos nisto. E, no entanto, continua a haver quem não veja aqui problema algum.

Só hoje, e mesmo ignorando os golos, nos primeiros 15 minutos o Schelotto conseguiu colocar o Marega em jogo num lance em que ele se isolou e só não foi perigoso porque tem talochas no lugar de pés, enquanto o Zeegelaar falhou dois passes em zonas perigosas e fez dois cruzamentos para trás da baliza. Isto em 15 minutos.

Falas muito, mas por acaso já tiveste a decência de assumir o teu erro no tópico do jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Falas muito, mas por acaso já tiveste a decência de assumir o teu erro no tópico do jogo?

Isso seria doentio.

Sobre o jogo de hoje só tenho a dizer que o Jesus nunca será o treinador que poderá ser pela sua palhaçada de comunicação e, ainda mais importante que isso, a sua escolha individual de jogadores. Mete pena. Eu até me ria quando via o Emerson no Benfica, agora é que não acho piada quando faz isto aqui.

btw no 1º golo do Vitória, o Schelotto mete o gajo em jogo logo no inicio da jogada, ignorando completamente o movimento coletivo da linha. Patético.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo completamente com a parte do João. Quanto a comparações com os últimos 20 minutos de hoje e o jogo em Vila do Conde, a verdade é que lá acabámos por nos expor muito mais estando sem bola, e por isso o Rio Ave também acabou por criar bastantes mais boas oportunidades que o Vitória(que basicamente criou uma).

Mas como dizes, o problema aqui, e que eu acho que o JJ, como a maioria dos treinadores, não percebe bem; é que quem não tem a bola está SEMPRE exposto. Por muito boa que seja a organização, por muito pouco que concedas ao adversário, se o deixares ter a bola controlas menos variáveis, e tornas o jogo mais caótico. Não que por exemplo o Benfica também não o faça muitas vezes(possivelmente mais do que nós) e que nunca tenha sofrido estas consequências, mas não deixa de ser intrinsecamente errado fazê-lo. É, aliás, uma das coisas em que quase todas as equipas do JJ(o Sporting do ano passado menos) sempre tiveram dificuldades, porque, a meu ver, confia demais na qualidade enorme da organização defensiva do modelo dele. É aquela noção de risco no futebol, que a meu ver está um bocado enviesada. É senso comum achar-se que correr menos riscos é abdicar da gestão da bola, fazer tudo rápido e defender com mais, quando é exatamente nessas circunstâncias que se controlam menos variáveis.

O Benfica também fazia muito isto, mas porque também resolviam com outra facilidade na frente. Sejamos sinceros: o Gaitán da maioria das épocas com o Jesus era superior ao Bryan. Não por muito, mas era. Essencialmente, porque era mais dinâmico e conseguia intervir mais vezes no jogo, o que é sempre bom quando se tem a qualidade que ele tem. O melhor Salvio metia este Gelson num bolso. O Markovic do Benfica também. Na frente, o Lima (já nem vou ao Jonas) oferecia uma regularidade exibicional e uma variedade de opções que ainda nenhum avançado nosso, neste ano e pouco com o Jesus, conseguiu oferecer. Basta ver que chegou a ser regularmente utilizado como primeiro e como segundo avançado, em épocas distintas, e o rendimento sempre foi bom. Também por lá teve o Rodrigo, outro avançado com uma combinação de mobilidade, qualidade técnica e capacidade criativa que ainda não vimos por cá. Teve ainda o Cardozo, que estava facilmente ao nível de Slimani ou Dost na área adversária. E teve sempre um Maxi na lateral direita, muitos furos acima de qualquer lateral do Sporting...na última década.

Há que ser realista: no Sporting, só este ano temos um plantel que se aproxime ao tipo de soluções ofensivas que enumerei, e mesmo assim, ainda não estamos bem lá. Logo, é preciso jogar de outra forma. Se na época passada, jogando da forma que se viu, com mais controlo e menos vertigem, fizemos 86 pontos e só não fomos campeões por falhas muito pontuais e até difíceis de explicar pela lógica (o jogo na Madeira contra o União e a derrota em casa com o Benfica), porquê mudar? Apenas porque saiu o João? É que continuam a existir opções algo semelhantes, em termos de perfil. O Alan Ruíz pode lá jogar. O Bruno César pode lá jogar. Até o brasileiro que hoje substituiu o Adrien pode lá jogar. E isto nem é nada contra o Gelson, atenção. É contra o facto de estarmos a caminhar para jogar com duas flechas em três posições fulcrais do ataque, quando a equipa até com uma já tem dificuldades em controlar o ritmo do jogo. O Gelson pode continuar. Mas se ele joga, pelo menos para já, o Campbell e o Markovic têm de estar riscados do 11.

Em relação à época passada, mesmo com a saída do João e do Slimani, a receita era simples: melhorar os pontos fracos do 11 (laterais), substituir essas duas saídas, e colocar atrás do avançado alguém que realmente jogasse à bola, em vez de fazer o que o Teo andava por lá a fazer. Para quê complicar?

Compartilhar este post

Link para o post

O Empis na B já joga a lateral? Só acompanhei os primeiros jogos e ele andava a jogar a extremo.

Btw, o JJ não o vai buscar nem que os 3 que temos se lesionem, mais depressa põe o Castaignos a jogar lá em part-time e depois contratamos o Talocha ou o crl (desculpem boavisteiros).

Compartilhar este post

Link para o post

ou então viu e acho que não era falta

o ASD pode muito bem ter achado que o empurrão não foi nada de especial e o Schelloto se tentou aproveitar disso

já agora, o Sporting sem o JM parece o Benfica quando ficou sem o Ramires

Compartilhar este post

Link para o post

Como é possível alguém achar que não influência a jogada? O homem dá-lhe um empurrão de todo o tamanho, tirando-o completamente da jogada.

Compartilhar este post

Link para o post

idk

só disse isso porque na repetição se vê bem que o ASD tá de frente para o lance e vê tudo o que se passa

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, o nosso grande feito de quase não perder em Madrid ( :lol: ) já foi conseguido depois de nós por Villarreal e Eibar. Aliás, o Real só ganhou um dos cinco jogos que disputou desde que jogou contra nós.

Compartilhar este post

Link para o post

A nova do BdC é que a culpa é toda dele, eu sei que o homem está em processo de mudança de imagem, mas se calhar não é preciso exagerar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer cascar nos do costume, mas depois de ter lido um comentário algures em que se dizia que não seríamos campeões pelos laterais, mas poderíamos não o ser por causa dos mesmos, decidi fazer uma breve pesquisa.

Claro que isto não está inteiramente relacionado, nem é a causa principal, mas a coincidência tem piada:

JJ no Benfica:

1º ano - Maxi + Fabio Coentrão - Campeão

2º ano - Maxi + César Peixoto/Carole - Não campeão

3º ano - Maxi + Emerson/Capdevilla - Não campeão

4º ano - Maxi + Luisinho/Melgarejo - Não campeão

5º ano - Maxi + Siqueira - Campeão

6º ano - Maxi + Eliseu - Campeão

Sempre que o Benfica teve um lateral esquerdo de qualidade duvidosa, não foi campeão. Repito que não considero que tenha sido exclusivamente pelos laterais que o Benfica não foi campeão, ou que o Sporting não será.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que o Benfica teve um lateral esquerdo de qualidade duvidosa, não foi campeão.

CH43IlXWEAIZ0Z5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer cascar nos do costume, mas depois de ter lido um comentário algures em que se dizia que não seríamos campeões pelos laterais, mas poderíamos não o ser por causa dos mesmos, decidi fazer uma breve pesquisa.

Claro que isto não está inteiramente relacionado, nem é a causa principal, mas a coincidência tem piada:

JJ no Benfica:

1º ano - Maxi + Fabio Coentrão - Campeão

2º ano - Maxi + César Peixoto/Carole - Não campeão

3º ano - Maxi + Emerson/Capdevilla - Não campeão

4º ano - Maxi + Luisinho/Melgarejo - Não campeão

5º ano - Maxi + Siqueira - Campeão

Sempre que o Benfica teve um lateral esquerdo de qualidade duvidosa, não foi campeão. Repito que não considero que tenha sido exclusivamente pelos laterais que o Benfica não foi campeão, ou que o Sporting não será.

Pois, o que falha nisso é que o Eliseu é mediocre e que na 2a epoca era o Coentrão titular...

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre uma equipa tricampeã e uma equipa que não o é há quase 20 anos é que a primeira não perde vantagens de 3-0 em 15min nem leva 3 na primeira parte contra uma equipa do meio da tabela.

Isso e laterais.

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos a fazer um campeonato idêntico ao do ano passado, com a diferença que o Benfica não começou o campeonato a vacilar.

Quer-me parecer que este ano só muda é a diferença pontual.

Compartilhar este post

Link para o post

A falta de laterais é culpa do Jesus. Assumindo que ele é que é o homem do futebol e decide tudo no Sporting que diga respeito à constituição do plantel. Sabia da lacuna e não a reforçou. Além disso o único lateral competente que têm vai rodando entre a titularidade, banco e bancada (J.Pereira). Já se sabia que as laterais iam dar m*rda, passaram o ano passado todo com esse handicap e mesmo assim decidiram não se reforçar. E nem precisavam de gastar milhões em alguém de qualidade indiscutível... bastava algo razoável.

O Benfica foi campeão com André Almeida e Eliseu a comandarem as laterais. Não são excelentes laterais, mas são casos de jogadores que em grande parte dos jogos cumprem e percebem o jogo tacticamente para se saberem comportar numa linha defensiva. E isso faz toda a diferença relativamente a um Scheloto ou B.César. No entanto, apenas têm que se queixar da vossa gestão relativamente a esse problema. Os jogadores, esses, fazem o que sabem. Não têm culpa que os metam a jogar neste nível, que não é o deles.

Editado por InCtrl

Compartilhar este post

Link para o post

Eliseu para ser o lateral esquerdo do Sporting até Janeiro? Onde é que assino?

Compartilhar este post

Link para o post

A nova do BdC é que a culpa é toda dele, eu sei que o homem está em processo de mudança de imagem, mas se calhar não é preciso exagerar.

?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou interessado em ir a Alemanha ver o Dortmund - Sporting. Quando é que começam a vender os bilhetes? Sendo sócio posso comprar online ou tenho que estar em Lisboa e ir ao estádio?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou interessado em ir a Alemanha ver o Dortmund - Sporting. Quando é que começam a vender os bilhetes? Sendo sócio posso comprar online ou tenho que estar em Lisboa e ir ao estádio?

Só consegues se tiveres uma Gamebox com 14 anos, provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...