Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Sim, como o Barcelona. Goste-se ou não do estilo, o Barcelona tem de ser a principal referência para um projecto de formação deste estilo, porque é o maior e mais bem sucedido. Não há mais nenhum assim. O do Ajax também é muito bem sucedido, mas tem uma menor dimensão. Se calhar, numa primeira fase, seria mais fácil aproximarmo-nos do projecto do Ajax (embora o projecto deles já esteja muito bem oleado).

Não, assim de repente não. E não é nada fácil encontrar a pessoa certa para o lugar mais fulcral de todo o projecto. É daquelas coisas que, provavelmente, só conseguiria fazer se andasse verdadeiramente pelos meandros do futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é quase o que o Fernando Valente faz nas equipas inferiores. E com qualidade e paixão. Mas claro para ter uma pessoa dessas por cá não seria fácil. A juntar a isso, ter um director desportivo tipo o Monchi seria essencial, mas a vertente Futre também seria porreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, e não olhando à ideia, acho que o projeto mais bem definido nesse sentido até é o do Red Bull Salzburg/Leipzig e demais filiais. Por muito que não goste da forma como atuam, em termos morais, a competência deles é notável.

Mas pessoalmente acho que ganhávamos mais com uma matriz ideológica mais próxima do Barça ou Ajax, sim(a Red Bull tem um foco maior na pressão e reação à perda, não fosse o Rangnick o mentor do projeto). Isto porque a ideia disto tudo é que, estando tudo plenamente operacional, o que ia demorar muito porque incluia, por exemplo, que os jogadores de qualquer escalão do clube estivessem a ser criados especificamente para encaixar na equipa A, se tivesse o modelo com maiores condições possíveis para ter uma equipa constantemente campeã ou com pontuações de campeão(porque o ser campeão ou não não mexe apenas com as variáveis que podes influenciar), e para o conseguir não me parece haver melhor forma de jogar que essa.

Quanto a pessoas, é como o Poeira diz, só andando lá dentro é que se consegue perceber várias coisas fundamentais para essa escolha. Mas já ouvi falar maravilhas do Hansi Flick, por exemplo, que supostamente é um dos ideólogos da revolução no futebol alemão e que acabou de se demitir do cargo dele na federação.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é quase o que o Fernando Valente faz nas equipas inferiores. E com qualidade e paixão. Mas claro para ter uma pessoa dessas por cá não seria fácil. A juntar a isso, ter um director desportivo tipo o Monchi seria essencial, mas a vertente Futre também seria porreira.

O Fernando Valente comigo voltava logo para cá, fosse para treinar a B ou para trabalhar na formação. Bastava ele querer, e arranjava-se um lugar para ele.

Neste momento, e não olhando à ideia, acho que o projeto mais bem definido nesse sentido até é o do Red Bull Salzburg/Leipzig e demais filiais. Por muito que não goste da forma como atuam, em termos morais, a competência deles é notável.

Mas pessoalmente acho que ganhávamos mais com uma matriz ideológica mais próxima do Barça ou Ajax, sim(a Red Bull tem um foco maior na pressão e reação à perda, não fosse o Rangnick o mentor do projeto). Isto porque a ideia disto tudo é que, estando tudo plenamente operacional, o que ia demorar muito porque incluia, por exemplo, que os jogadores de qualquer escalão do clube estivessem a ser criados especificamente para encaixar na equipa A, se tivesse o modelo com maiores condições possíveis para ter uma equipa constantemente campeã ou com pontuações de campeão(porque o ser campeão ou não não mexe apenas com as variáveis que podes influenciar), e para o conseguir não me parece haver melhor forma de jogar que essa.

Quanto a pessoas, é como o Poeira diz, só andando lá dentro é que se consegue perceber várias coisas fundamentais para essa escolha. Mas já ouvi falar maravilhas do Hansi Flick, por exemplo, que supostamente é um dos ideólogos da revolução no futebol alemão e que acabou de se demitir do cargo dele na federação.

Gosto muito, mas nós não temos capacidade para ter um projecto desses. Há muito dinheiro envolvido. Eles já têm meia dúzia de clubes espalhados pelo mundo. Não estamos propriamente a falar de meras escolas de formação, ou núcleos por aí espalhados. No entanto, gostava que o Sporting também procurasse parceiros que ajudassem a levar o investimento nas EAS (Escolas Academia Sporting, para quem não está habituado à sigla) para outro patamar, a nível mundial. Criar mais e melhores escolas por esse mundo fora, que conseguissem atrair para o radar do clube mais e melhores talentos jovens.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando Valente comigo voltava logo para cá, fosse para treinar a B ou para trabalhar na formação. Bastava ele querer, e arranjava-se um lugar para ele.

Gosto muito, mas nós não temos capacidade para ter um projecto desses. Há muito dinheiro envolvido. Eles já têm meia dúzia de clubes espalhados pelo mundo. Não estamos propriamente a falar de meras escolas de formação, ou núcleos por aí espalhados. No entanto, gostava que o Sporting também procurasse parceiros que ajudassem a levar o investimento nas EAS (Escolas Academia Sporting, para quem não está habituado à sigla) para outro patamar, a nível mundial. Criar mais e melhores escolas por esse mundo fora, que conseguissem atrair para o radar do clube mais e melhores talentos jovens.

Não era nesse sentido que referia a RB(concordo que não temos dinheiro para implementar esse sistema que referes), por acaso, era mesmo no de seguirem o rumo definido sem desvios. Que me parece que o Barcelona, por exemplo, já foi mais convicto do seu caminho, e que tem feito uns desvios um pouco complicados(o perfil de jogador na formação tem mudado ligeiramente, para tipos mais fortes fisicamente e menos fortes no que caracteriza um jogador à Barça)...

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, isso sim. Mas o projecto deles também é mais novo que o de Ajax ou Barcelona.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ojogo diz que o Vitor Pereira é o nome desejado para o comando técnico (caso o JJ saia)

Outros nomes em agenda são o do Pedro Martins e Paulo Fonseca

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto o Paulo Fonseca como o Vítor Pereira seriam excelentes opções. O Pedro Martins já me deixa mais de pé atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que não, porque se é verdade, é (mais) um acto de incompetência da direção.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que não, porque se é verdade, é (mais) um acto de incompetência da direção.

Se não for tanga é porque é verdade :mrgreen:

Já o podiamos ter comprado depois da época monstruosa que fez o ano passado mas nah. Incompetentes do crl

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebo que não o tenham comprado no fim da última temporada. Fez apenas meia época (em excelente nível) e tinha um historial clínico não muito apelativo. Mas o próprio negócio foi bem feito (empréstimo de seis meses, com possibilidade de se extender por mais um ano), pelo que se não se aproveitasse esse outro ano de empréstimo seria estúpido. Agora, a verdade é que já vem sendo tempo de gastar a massa com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

André, Jefferson (ambos lesionados), Markovic, Douglas, Elias, Petrovic, Meli e Bruno Paulista ficaram de fora.

Aqueles de fora por opção podiam sair todos. Se bem que gostava de ver o Paulista, esse emprestava...

Compartilhar este post

Link para o post

André, Jefferson (ambos lesionados), Markovic, Douglas, Elias, Petrovic, Meli e Bruno Paulista ficaram de fora.

Aqueles de fora por opção podiam sair todos. Se bem que gostava de ver o Paulista, esse emprestava...

Não vai ser fácil ver mais do Paulista, o homem lesiona-se de cada vez que se mexe

Compartilhar este post

Link para o post

Vítor Pereira é o escolhido por BC para substituir o JJ

Agora é o Bruno César que escolhe os treinadores?

Desculpem :(

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aí está uma bela ideia para a vassourada.

Só com o Campeonato pela frente não é necessário um plantel com tanta profundidade (alegadamente porque já provaram que de soluções não têm nada).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...