Frank Publicado 19 Maio 2017 Típico JJ. Até me admira não renovar. :laugh: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 19 Maio 2017 Quando me lembro do hype nos nossos tópicos nos primeiros dias de Setembro... :( Eu já ando há uns tempos calado porque se vai ganhando e quando assim é nem vale a pena falar por aqui, porque a malta toma logo qualquer opinião como vontade de ser do contra ou atribuem-na a hate aos jogadores ou outra coisa qualquer. A verdade, porém, é que já ando a torcer o nariz algumas opções do Jesus há algum tempo e acontecer isto era uma questão de tempo. O Jesus percebe mais de bola do que nós todos juntos. E é por isso que se torna complicado entender como comete ele erros tão básicos. Ao jogar em 442 com Gelson e Joel nas alas, ele está a partir a equipa. O Gelson é extremo e daquelas versões à anos 90, que procuram a linha e pouco mais, e o Joel tem a mentalidade de um avançado, o que leva a que fiquemos dispostos frequentemente em 424 e com os laterais expostos. Se eles já são o que são, então sem apoios... foi o que se viu. Ao longo do ano passado dava para jogar assim porque o João Mário e o Bryan são inteligentes e ora fechavam ao meio, ora apoiavam os laterais, equilibrando a equipa a todo o momento. Sem eles e com extremos bem abertos, somos uma equipa partida e desequilibrada. É que ainda por cima o segundo avançado era o Alan, que também não faz grande coisa para apoiar os médios. Profeta da desgraça represent yo! Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Maio 2017 (editado) Se o Campbell e o Markovic não tivessem flopado a história teria sido diferente e ninguém se queixava. Tinha, tinha. Um a lateral esquerdo e o outro a direito? É essencialmente essa análise que me enerva no Sporting. Para a direcção o problema foi as contratações terem falhado. Mas que eu me lembre elias, marko, joel, andré, castaignos não são defesas, e foi aí que perdemos o campeonato. Quantos jogos perdemos ou empatámos sem marcar nenhum golo? Diagnóstico errado -> solução errada. Espero estar errado, mas para já não vejo que a defesa seja uma prioridades, e dificilmente vem um coates para cada lateral... Editado 19 Maio 2017 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 19 Maio 2017 (editado) Tinha, tinha. Um a lateral esquerdo e o outro a direito? É essencialmente essa análise que me enerva no Sporting. Para a direcção o problema foi as contratações terem falhado. Mas que eu me lembre elias, marko, joel, andré, castaignos não são defesas, e foi aí que perdemos o campeonato. Quantos jogos perdemos ou empatámos sem marcar nenhum golo? Diagnóstico errado -> solução errada. Espero estar errado, mas para já não vejo que a defesa seja uma prioridades, e dificilmente vem um coates para cada lateral... Nacional fora (empate a 0), Braga em casa (0-1) 5 pontos de 32 (!!!!!) pontos perdidos Editado 19 Maio 2017 por marte Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Maio 2017 Nacional fora (empate a 0), Braga em casa (0-1) 5 pontos de 32 (!!!!!) pontos perdidos Ou seja: bastava sofrer metade dos golos e tinhamos ficado pelo menos em 2º. Sim, eu sei, é redutor dizer que as contratações para meio campo e ataque não têm influência na forma como a equipa defende, mas mostram as prioridades. erradas, no caso da época passada. e nesta... veremos. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 19 Maio 2017 Cheguei a fazer um exercício semelhante há uns tempos. Todas as equipas perderam pontos inesperados contra adversários mais acessíveis, mas nós este ano abusámos. O empate em Guimarães após estarmos com três golos de avanço, os empates consecutivos com Tondela e Nacional que são claramente as piores equipas do campeonato, a derrota caseira com o Braga, o empate com o Chaves já na fase final depois de termos virado o jogo a nosso fazer com menos um. Só aqui, e só na primeira volta, estão 9 pontos (contando com empate contra o Braga, se vencessemos seriam 11) em jogos que não se admitia perder pontos pelos motivos que referi. No final da 31a jornada estávamos a 8 pontos do Benfica. Pois... Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Maio 2017 Lá está porque me enerva quando oiço ou leio que tinhamos um dos melhores plantéis de sempre, que o problema foram as contratações que não resultaram, ou que o problema é não ter um suplente decente para o Dost. Há uns meses num jantar ouvi a única boca de um benfiquista este ano que me deixou bem fdd e sem resposta: "qualquer treinador que jogue contra o Sporting e não marque nenhum golo deve ser despedido na hora por incompetência" :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 19 Maio 2017 (editado) Ou seja: bastava sofrer metade dos golos e tinhamos ficado pelo menos em 2º. Sim, eu sei, é redutor dizer que as contratações para meio campo e ataque não têm influência na forma como a equipa defende, mas mostram as prioridades. erradas, no caso da época passada. e nesta... veremos. Concordo. Temos 64 golos marcados (Porto e o Benfica têm 70) e temos 35 golos sofridos (os nossos rivais têm 16). Editado 19 Maio 2017 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 19 Maio 2017 O Jesus nem no Belenenses fez um registo tão negativo em termos de golos sofridos. Mas é na boa, a culpa disto é do Matheus, Geraldes ou Palhinha. O texto da Tasca do Cherba é muito bom, principalmente porque toca num assunto bastante importante. A grande parte das nossas grandes vendas resultam de produtos de formação. Desde Nani a João Mário, e agora com Adrien, Gelson e William na calha. Todos eles são jogadores da nossa formação, e custa-me a ver um treinador a cagar nisso. O nosso melhor produto está em casa. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 19 Maio 2017 (editado) O Jesus nem no Belenenses fez um registo tão negativo em termos de golos sofridos. Mas é na boa, a culpa disto é do Matheus, Geraldes ou Palhinha. O texto da Tasca do Cherba é muito bom, principalmente porque toca num assunto bastante importante. A grande parte das nossas grandes vendas resultam de produtos de formação. Desde Nani a João Mário, e agora com Adrien, Gelson e William na calha. Todos eles são jogadores da nossa formação, e custa-me a ver um treinador a cagar nisso. O nosso melhor produto está em casa. Não concordo com essa ideia, de o JJ ter algum problema com a nossa formação em específico. Tem dois problemas muito graves nesse sentido, mas que infelizmente são incorrectamente definidos dessa forma, o que acaba por tirar valor às críticas que ele até merece. E esses problemas são a falta de paciência para a maioria dos jogadores jovens, em geral e a não ser que o apaixonem (e tanto o pode apaixonar um Gelson como um gajo que venha de fora, mais uma vez não é essa a questão) e, acima de tudo e muito mais irritante para mim, o desprezo por um determinado perfil de jogador. Infelizmente, boa parte dos melhores jovens que temos actualmente encaixam nesse perfil, o que também ajuda a criar essa ilusão. Perfil esse que consiste em jogadores que não sejam particularmente fortes fisicamente (altos, fortes ou rápidos) nem no desequilíbrio estritamente individual. Aliás, ele até gosta do Palhinha, mais do que eu por exemplo (e naquela questão do jogo no Dragão, ao contrário do que é habitual, até acho que ele sempre quis dar a entender com aquilo do guião que a culpa era do treinador). O Matheus acaba por ser um caso um bocado mais híbrido, porque tem desequilíbrio individual também, mas acho que é a timidez (chamemos-lhe assim) que o trai aos olhos do JJ. Agora jogadores como o Gauld (que não é da nossa formação, mas que me parte 100x mais o coração vê-lo ser ignorado que quase todos os outros que o são), o Geraldes, o Iuri, mesmo o Empis numa óptica menos a curto prazo... esquece. E eu até estou convicto que, se o João Mário não tivesse o estatuto que tinha já antes de ele chegar (se estivesse na situação dos 3 primeiros, por exemplo), também tinha sido posto de parte... mas isso é uma convicção muito menos fácil de explicar (embora não seja impossível, e algumas coisas fora do âmbito público ajudem a tal). Editado 19 Maio 2017 por AndreSCP7 Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 20 Maio 2017 Estátua do São Patrício em Leiria Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 20 Maio 2017 Não concordo com essa ideia, de o JJ ter algum problema com a nossa formação em específico. Tem dois problemas muito graves nesse sentido, mas que infelizmente são incorrectamente definidos dessa forma, o que acaba por tirar valor às críticas que ele até merece. E esses problemas são a falta de paciência para a maioria dos jogadores jovens, em geral e a não ser que o apaixonem (e tanto o pode apaixonar um Gelson como um gajo que venha de fora, mais uma vez não é essa a questão) e, acima de tudo e muito mais irritante para mim, o desprezo por um determinado perfil de jogador. Infelizmente, boa parte dos melhores jovens que temos actualmente encaixam nesse perfil, o que também ajuda a criar essa ilusão. Perfil esse que consiste em jogadores que não sejam particularmente fortes fisicamente (altos, fortes ou rápidos) nem no desequilíbrio estritamente individual. Aliás, ele até gosta do Palhinha, mais do que eu por exemplo (e naquela questão do jogo no Dragão, ao contrário do que é habitual, até acho que ele sempre quis dar a entender com aquilo do guião que a culpa era do treinador). O Matheus acaba por ser um caso um bocado mais híbrido, porque tem desequilíbrio individual também, mas acho que é a timidez (chamemos-lhe assim) que o trai aos olhos do JJ. Agora jogadores como o Gauld (que não é da nossa formação, mas que me parte 100x mais o coração vê-lo ser ignorado que quase todos os outros que o são), o Geraldes, o Iuri, mesmo o Empis numa óptica menos a curto prazo... esquece. E eu até estou convicto que, se o João Mário não tivesse o estatuto que tinha já antes de ele chegar (se estivesse na situação dos 3 primeiros, por exemplo), também tinha sido posto de parte... mas isso é uma convicção muito menos fácil de explicar (embora não seja impossível, e algumas coisas fora do âmbito público ajudem a tal). entao, se ele estivesse no porto, o oliver nao calçava? Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 20 Maio 2017 Não é que não concorde com algumas coisas, mas o podence diz que esse "desprezo" ainda não chegou ao alto do seu 1,65m... Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 20 Maio 2017 O Podence não deixa de ser um tipo de jogador potente e que faz da velocidade de execução uma das suas armas, o André frisou isso como "capacidades fisicas que o JJ privilegia". Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 20 Maio 2017 Não é que não concorde com algumas coisas, mas o podence diz que esse "desprezo" ainda não chegou ao alto do seu 1,65m... O Podence apesar de ser baixo parece-me um puto forte fisicamente. Algo que por exemplo o Bernardo não era. Ou mesmo o Iuri. É essa a diferença. Compartilhar este post Link para o post
AndreSCP7 Publicado 20 Maio 2017 entao, se ele estivesse no porto, o oliver nao calçava? Eu acho que ia ter muitas dificuldades em entrar no 11, mas como esse já tem mais estatuto podia ser um caso como o do João Mário, não sei... Não é que não concorde com algumas coisas, mas o podence diz que esse "desprezo" ainda não chegou ao alto do seu 1,65m... O Podence é rapidíssimo, especialmente a conduzir, e acima de tudo tem 1x1 e descaramento para ir no drible as vezes que forem precisas. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 20 Maio 2017 entao, se ele estivesse no porto, o oliver nao calçava? Honestamente? Ou o encaixava numa ala, ou não calçava mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 20 Maio 2017 O Podence é rapidíssimo, especialmente a conduzir, e acima de tudo tem 1x1 e descaramento para ir no drible as vezes que forem precisas. Não estou a dizer que é mau, muito pelo contrário, tem capacidade de decisão / definição que faz-nos lembrar as limitações do gelson (que é fenomenal em tudo o resto). Mas joga, e é aposta, mesmo não se enquadrando no perfil ideal do JJ. Só referi que usar a palavra "desprezo" é exagerado. Resumindo, para mim se um jogador não se enquadrar nesse perfil, tem que ser mesmo muito bom, mas de maneira nenhuma é impeditivo. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 20 Maio 2017 A nível de perfil físico, o Podence está como o Gélson. Rápido e ágil. O que vem por acréscimo (perfil de decisão e afins) o Jesus valoriza, só não acha que seja plenamente importante. Ou seja, o Jesus vê um sujeito tosco, burro, mas fisicamente fantástico e pensa "este gajo comigo vai aprender a dominar uma bola e a jogar futebol, vou ensinar-lhe tudo o que ele precisa para ser de topo". Se for um sujeito tecnicamente evoluído, inteligente, mas fisicamente mediano, ele pensa "este gajo é mediano" e pronto. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 20 Maio 2017 (editado) A nível de perfil físico, o Podence está como o Gélson. Rápido e ágil. O que vem por acréscimo (perfil de decisão e afins) o Jesus valoriza, só não acha que seja plenamente importante. Ou seja, o Jesus vê um sujeito tosco, burro, mas fisicamente fantástico e pensa "este gajo comigo vai aprender a dominar uma bola e a jogar futebol, vou ensinar-lhe tudo o que ele precisa para ser de topo". Se for um sujeito tecnicamente evoluído, inteligente, mas fisicamente mediano, ele pensa "este gajo é mediano" e pronto. Epá, esses raciocinios redutores dão cabo de mim. O fisicamente mediano Podence tem sido a maior aposta dos últimos 6 meses. Por favor parem de dividir o mundo, as ideias e as análises em extremos, ficamos todos a ganhar. O Podence teve que ser melhor que um cavalo de corrida a fazer piscinas? Sim. Mas não é de longe considerado mediano, nem pelo treinador... Estamos a dicutir o perfil, não a boa forma, a capacidade de execução rápida, nem etc. Há dezenas de jogadores rápidos e ageis que o JJ pos de lado. Editado 20 Maio 2017 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 20 Maio 2017 "Fisicamente mediano"? Só porque é baixote? Depois os outros é que são redutores, oh mosquito. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 20 Maio 2017 "Fisicamente mediano"? Só porque é baixote? Depois os outros é que são redutores, oh mosquito. Tenho que aumentar o meu quote rate 8-) vamos lá ver se voltamos ao início da discussão. o argumento (e atenção que não estou a discutir palavras, à cmpt, estou a discutir a opinião generalizada no forum) que é impossível para um jogador que não seja alto, forte ou rápido ser opção para o JJ. ora se virmos os casos que temos discutido ao longo destes 2 anos, e que infelizmente têm sido muitos, nunca ninguém disse "ah é lento e baixo, mas tem força portanto dá para o jesus" ou indo mais ao caso do Podence "é mas baixo e sem força para os impactos, mas é rápido portanto dá para o Jesus". eu não sou um dos maiores fãs do jj, mas por hábito prefiro criticar pelo que é criticável do que "modelar" argumentos. é mais fácil ou sheloto jogar que um esgaio? ou um gélson que um podence? sim. Mas não é impedimento, e tudo se compensa. O problema no perfil é que ele prefere principalmente jogadores que aguentem o ritmo e que não "destapem" na transição defensiva, dá-lhe calafrios. Podem consegui-lo com posicionamento, ou com doses cavalares de "fazer piscinas", e parece-me que não lhe é muito importante que depois tenham o discernimento de defender bem, desde que estejam lá. E aí é que está a falha, o erro de análise. Porque as compensações defensivas fazem-se COMPENSANDO POSIÇÕES quando se ataca, e não baseando no "ah f*da-se perdemos a bola, tudo a recuar e o último a chegar é um ovo podre"... Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 20 Maio 2017 O JJ era bem capaz de ter tido no Podence a melhor solução para equilibrar a equipa, colocando-no apoio ao Dost e deixando o Ruiz na esquerda. Compartilhar este post Link para o post
PeteThaAlcino Publicado 20 Maio 2017 (editado) Já se sabe se somos cabeça de série ? Editado 20 Maio 2017 por PeteThaAlcino Compartilhar este post Link para o post