Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Já tenho dito que o Rui não tem estado bem no global neste ano.

Eu até aposto que o 1-0 do Chaves no fim de semana tinha sido defendido por outros GRs...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não quero desiludir ninguém, mas a verdade é que o Rui ainda não é consensual. Quando fui ver o Sporting em Chaves para a Liga, fiquei junto das claques, e os dedos das mãos não chegaram para contar os nomes que lhe chamaram. Sim, na ótica deles (ou pelo menos da maioria), o golo do Fábio Martins foi um frango do tamanho do mundo. "Não presta para nada!", "olha, olha, não tem qualidade para ser titular!", "nem sei como é que ainda joga no Sporting"... Quero acreditar que quando viram o resumo na tv mudaram de opinião.

Em relação ao lateral esquerdo, finalmente perceberam que o Marvin é extremamente curto e limitado. Boa venda, a confirmar-se. Ainda assim, mesmo regressando o Jonathan, livrava-me do Jefferson e comprava um lateral decente.

O Rui é indiscutivelmente o 2º melhor na liga portuguesa (admito que me contradigam e seja a minha costela benfiquista a falar), mas é indiscutivel que ele no 2-2 foi ao pão. Com os dois ccentrais à sua frente para que saiu ele da baliza?

Compartilhar este post

Link para o post

Já há malta que pede a braçadeira e a titularidade para o Beto porque chorou no fim do jogo de Terça-Feira :lol:

:funny:

Já tenho dito que o Rui não tem estado bem no global neste ano.

Eu até aposto que o 1-0 do Chaves no fim de semana tinha sido defendido por outros GRs...

Olha que é um lance muito complicado Jone, ele tem de se deslocar de um lado ao outro da baliza e quando chega ao outro lado nota-se que entrou um pouco em pânico. Não é qualquer GR que defende daquelas.

Eu diria o 2-0, em que se adianta em demasia.

O Rui é indiscutivelmente o 2º melhor na liga portuguesa (admito que me contradigam e seja a minha costela benfiquista a falar), mas é indiscutivel que ele no 2-2 foi ao pão. Com os dois ccentrais à sua frente para que saiu ele da baliza?

Pessoal vejam lá o lance de novo, ele vai-se sair da baliza para enfrentar o avançado que ia ficar com a bola se o Coates não a tivesse cortado, o Coates corta a bola, a bola sobra para o Fábio Martins sendo que neste momento ele já está bem fora da baliza e bem vulnerável,o Fábio Martins espeta-lhe o chouriço da vida dele e bum...golo.

Podia ter recuperado posição? Sim, mas ali se calhava de levar com um remate direto à baliza ao vir para trás e ia ser muito difícil para ele defender a bola, preferiu aguentar e até foi uma boa decisão no momento visto que tapou a baliza, a bola ali só entrava com um remate daqueles e infelizmente foi o que aconteceu. E vamos lá ser sinceros, o Patricio nunca foi um GR com uns pés muito rápidos por isso até no 1º golo se entende porque não a defendeu (mas mantenho a opinião de cima).

Aqui já começa a ser um bocado exagero andar a culpar tudo o que mexe dentro de campo quando não é lá que reside o maior problema. E digo isto sendo um fã assumido de bater no Patricio, porque primeiro ele não é assim tão bom como dizem e segundo é um bom GR que podia ter sido um excelente GR, mas acomodou-se.

Compartilhar este post

Link para o post

:funny:

Olha que é um lance muito complicado Jone, ele tem de se deslocar de um lado ao outro da baliza e quando chega ao outro lado nota-se que entrou um pouco em pânico. Não é qualquer GR que defende daquelas.

O problema é que nem reagiu por instinto, e isso preocupa-me.

Aparenta estar algo desconcentrado.

Mas reconheço que sim, é um lance complicado. E além dele não estar bem, a nossa linha defensiva anda com a tendência para dar ocasiões flagrantes aos adversários.

Ao lance do segundo golo, acho que há muito mérito do Fábio Martins. Era difícil pedir melhor ao Rui, e até o acho bastante forte nesse tipo de bolas.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto o Tio como o Bartolo já disseram tudo, até melhor do que eu diria. Não deposito culpas no lance do segundo golo ao Rui.

Compartilhar este post

Link para o post

Já há malta que pede a braçadeira e a titularidade para o Beto porque chorou no fim do jogo de Terça-Feira lol.gif

Devem ser os mesmos que dizem que #ACulpaÉDoBryanRuíz.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri penso que não pode voltar...tinha de se decidir até dia 31 de dez.

O Jonathan jogou bastante pela Argentina, pode ser que tenha evoluído. E adeus Ziglas. O Jefferson está todo comido fisicamente e basicamente já nem tinha lugar em metade das equipas da 1ª liga.

O BC a defesa esquerdo em certos jogos está mais que visto que dá m*rda, então com o Campbell a extremo...

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor coisinha que podiam ter feito era ter deixado o Jefferson ir para a Ucrânia há uns tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a ideia é mesmo essa: não há ninguém a salvo. Não conheço nenhum clube onde exista tanta facilidade em criticar tudo o que mexe, sem excepções, como o Sporting. Alguém acredita, por exemplo, que o Adrien não adore o clube como qualquer adepto na bancada? No entanto, apenas porque ponderou a hipótese de sair do clube, para o futebol inglês, para fazer o melhor contrato da sua carreira e para fazer com que o clube concretizasse uma das maiores vendas da sua história, já é um mercenário e "já não quer cá estar". "Já não está com a cabeça no Sporting". Mas isto cabe na cabeça de alguém? E o que vale é que isto não aconteceu com o Rui, que é o maior símbolo do plantel e provavelmente do clube no século XXI, senão até ele tinha sido arrasado com críticas. Depois de tudo o que já aguentou por cá, sempre com uma postura ali a roçar o respeito em demasia até.

Não é exclusivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, nenhum GR defende em cima da linha de baliza. Sabem disso, certo?

É isto.

O Rui tinha que estar atento e encurtar distancia caso o Coates falhasse o corte. Teve azar porque o remate do Fábio foi perfeito. Em 10 metia uma igual aquela, e calhou ser assim. Agora imaginem que o RP fica estático na liga de baliza, o Coates falha o corte e aparece um jogador do Chaves isolado na cara do RP que não se saiu, estavam aqui a dizer que ele devia ter saído.

Teve azar, acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O que eu gostei mesmo foi do 2º melhor :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu gostei mesmo foi do 2º melhor :smilie_cmpt:

Este ano o Ederson está a ser melhor, nem acho que haja grande discussão

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Este ano o Ederson está a ser melhor, nem acho que haja grande discussão

Em números é normal, o Benfica defende muito bem e tem muitos bons jogadores no capítulo defensivo, tanto que assim é que a melhor dupla do Benfica até está no banco.

Na defesa do Sporting aproveita-se o Coates (que nem acho dele o que fazem aqui) o resto dos habituais 3 titulares são lixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acaba por ser um bocado subjetivo, acho. É que os guarda redes dos 3 grandes andam mais ou menos ela por ela.

Compartilhar este post

Link para o post

Em números é normal, o Benfica defende muito bem e tem muitos bons jogadores no capítulo defensivo, tanto que assim é que a melhor dupla do Benfica até está no banco.

Na defesa do Sporting aproveita-se o Coates (que nem acho dele o que fazem aqui) o resto dos habituais 3 titulares são lixo.

Nem é só em números, o Ederson está a fazer um campeonato espetacular e já salvou o Benfica em alguns jogos. Já nem falo na semana passada, falo no jogo contra o Estoril onde ele defende uma bola no último minuto ou no jogo com o Maritimo onde defende um 1vs1 que ia tirar o Benfica por completo do jogo

Compartilhar este post

Link para o post

O Futre podia era ser puxado para a lista do BdC.

De resto, concordo com tudo o que o Puro disse. Até pode acontecer igual noutros clubes, mas não há nenhum em que aconteça tanto como no Sporting. Por cá, acho que até o Ronaldo teria sido assobiado, se tivesse ficado mais tempo. Afinal de contas, não há nenhum jogador que não o tenha sofrido na pele, nos últimos anos, por uma ou outra razão. Com o Rui foi a vergonha que foi, o Slimani também era um ingrato quando se recusou a treinar porque queria sair, o Rojo igual, o Dier é um sacana que só quis prejudicar o clube, o Bruma nunca mais, o Bryan é a vergonha que é, o Montero era a vergonha que era, o Nani saiu daqui para Manchester mais assobiado do que aplaudido, o Adrien era um mercenário (não sei se agora ainda é, não recebi as directivas de apoio para este mês), o William gosta é do Main e do Urban (excepto quando se ganha, aí já pode ir sair todos os dias), enfim, podia estar aqui o dia todo. Provavelmente, até me esqueci de um ou outro caso relevante já.

"Se uma equipa de futebol fosse uma empresa de construção civil e o adepto comum um empreiteiro, os trabalhadores não construiriam segundo um projecto, mas trabalhariam incessantemente, colocando tijolos em tudo o que era sítio. Não haveria casa, mas ninguém os poderia acusar de não terem trabalhado". Não sei quem disse isto, mas o AndreSCP deve saber, que o quote é dele. E é basicamente esta a mentalidade reinante por cá. Não vejo nada assim em mais nenhum lado.

É por esta mentalidade, por exemplo, que fico sempre de pé atrás quando penso no projecto de formação que gostava de ter no Sporting, inspirado nos projectos do Ajax e do Barcelona. É que, ao fim da primeira época, já se estaria a mudar tudo, da formação à equipa principal, porque o Sporting não teria ganho o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça da Liga, a Champions, a Taça de Honra, o torneio do Guadiana, o troféu 5 Violinos e o Mundialito jogado em campos pelados.

Foi o Nuno, do Entre10. Curiosamente, a frase surge devido a adeptos do Sporting...

No mandato do BdC(e em boa parte da época antes vá, que foi quando passei a poder ir lá regularmente, mas não é relevante), devo ter ido a 95% dos jogos do Sporting em Alvalade. E a percepção do Puro parece-me bastante acertada. Não é uma questão de se ter de apoiar sempre, muito longe de mim dizer isso, mas não só os adeptos não percebem que devem deixar os seus protestos e queixas generalizadas(ninguém está a dizer que não se pode mandar um jogador para o crl, num determinado momento, todos o fazemos) para quando estas não tenham efeito no jogo(ou seja, no fim), como acima de tudo há uma tendência quase auto-flageladora por parte dos sócios. A obsessão doentia pelos intangíveis da garra, da raça e da atitude leva a que, em caso de mau momento(e infelizmente têm sido bastantes), os primeiros a levar por tabela são SEMPRE os que tentam fazer diferente, qualquer coisa que realmente acrescente. Porque "perdem muitas bolas", "não correm", "cruzaaaaaaaaa, crl!!", "para trás mija a burra", "só pensam no Urban" e muitas, muitas outras. Já os trambolhos que perdem 8 a cada 10 bolas, mas que correm tresloucadamente, fazem carrinhos para a linha lateral e beijam o símbolo 15 vezes passam incólumes. Ou mais incólumes, vá, que quando o Tribunal está para isso varre tudo, como disse o Poeira.

Lembro-me particularmente do jogo com o Feirense. 85 minutos, para ai, 2-1 para nós. Ao contrário do que se tem feito durante toda a época, a equipa do Sporting até estava a tentar gerir o jogo com bola, e conseguiram ficar para ai um minuto ou dois com ela. O problema é que quando os adeptos se aperceberam disso(na 1ª vez que o ataque voltou para trás) não acharam muita piada, e sempre que a equipa voltava com a bola para trás em vez de forçar saia uma assobiadela brutal. Eu devo ter ficado quase sem voz nesse momento, a mandar os gajos calarem a m*rda dos assobios... Mas a verdade é que se notou de forma evidente que a equipa, a cada passe e assobiadela, ficava mais intranquila. Acabaram por perdê-la e nunca mais a tiveram durante um mínimo de tempo, ficando perfeitamente sujeitos a sofrer o 2-2. E, aliás, isto nem é exclusivo dos maus momentos. Mesmo no campeonato passado, especialmente na parte inicial, lembro-me de vários momentos desse género(embora não tão acentuados, claro). É uma mistura explosiva(para nós...) de o jejum criar a ilusão de que todos os anos são o último e das convicções enraizadas por parte de uma grande maioria dos adeptos, que levam a parte do Esforço e da Dedicação demasiado a sério. Aliás, pior que isso, o que acham que isso é. Que, em futebol, ser esforçado não é acartar tijolos. O que me leva à frase que o Poeira citou, que tenho como assinatura no ForumSCP exatamente porque acho ser um resumo fiel, apesar de mordaz, de uma grande parte da nossa massa associativa. Adequar-se-à a quase todas, mas à nossa então encaixa que nem uma luva. Infelizmente...

PS: Partilho completamente dessa visão do que devia ser o Sporting, no último parágrafo. Mas acho que isso só podia ser implementado com um radicalismo e fé nas ideias certas brutal, sem desvios, e acima de tudo convencendo os sócios do Sporting de uma frase genial que li num sítio qualquer(infelizmente não fixei quem disse): "A primeira coisa que o futebol e o projeto de formação idealizados por Cruyff ensinaram ao Barcelona foi como ganhar regularmente".

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com Ederson > Rui Patrício. As dúvidas que tinha sobre ele têm-se dissipado, e ele tem tido uma evolução brutal. A continuar assim, pelo perfil de GR moderno que tem, vai estar entre os melhores do mundo. Aliás, já é um dos melhores, assim como o Rui.

Foi o Nuno, do Entre10. Curiosamente, a frase surge devido a adeptos do Sporting...

No mandato do BdC(e em boa parte da época antes vá, que foi quando passei a poder ir lá regularmente, mas não é relevante), devo ter ido a 95% dos jogos do Sporting em Alvalade. E a percepção do Puro parece-me bastante acertada. Não é uma questão de se ter de apoiar sempre, muito longe de mim dizer isso, mas não só os adeptos não percebem que devem deixar os seus protestos e queixas generalizadas(ninguém está a dizer que não se pode mandar um jogador para o crl, num determinado momento, todos o fazemos) para quando estas não tenham efeito no jogo(ou seja, no fim), como acima de tudo há uma tendência quase auto-flageladora por parte dos sócios. A obsessão doentia pelos intangíveis da garra, da raça e da atitude leva a que, em caso de mau momento(e infelizmente têm sido bastantes), os primeiros a levar por tabela são SEMPRE os que tentam fazer diferente, qualquer coisa que realmente acrescente. Porque "perdem muitas bolas", "não correm", "cruzaaaaaaaaa, crl!!", "para trás mija a burra", "só pensam no Urban" e muitas, muitas outras. Já os trambolhos que perdem 8 a cada 10 bolas, mas que correm tresloucadamente, fazem carrinhos para a linha lateral e beijam o símbolo 15 vezes passam incólumes. Ou mais incólumes, vá, que quando o Tribunal está para isso varre tudo, como disse o Poeira.

Lembro-me particularmente do jogo com o Feirense. 85 minutos, para ai, 2-1 para nós. Ao contrário do que se tem feito durante toda a época, a equipa do Sporting até estava a tentar gerir o jogo com bola, e conseguiram ficar para ai um minuto ou dois com ela. O problema é que quando os adeptos se aperceberam disso(na 1ª vez que o ataque voltou para trás) não acharam muita piada, e sempre que a equipa voltava com a bola para trás em vez de forçar saia uma assobiadela brutal. Eu devo ter ficado quase sem voz nesse momento, a mandar os gajos calarem a m*rda dos assobios... Mas a verdade é que se notou de forma evidente que a equipa, a cada passe e assobiadela, ficava mais intranquila. Acabaram por perdê-la e nunca mais a tiveram durante um mínimo de tempo, ficando perfeitamente sujeitos a sofrer o 2-2. E, aliás, isto nem é exclusivo dos maus momentos. Mesmo no campeonato passado, especialmente na parte inicial, lembro-me de vários momentos desse género(embora não tão acentuados, claro). É uma mistura explosiva(para nós...) de o jejum criar a ilusão de que todos os anos são o último e das convicções enraizadas por parte de uma grande maioria dos adeptos, que levam a parte do Esforço e da Dedicação demasiado a sério. Aliás, pior que isso, o que acham que isso é. Que, em futebol, ser esforçado não é acartar tijolos. O que me leva à frase que o Poeira citou, que tenho como assinatura no ForumSCP exatamente porque acho ser um resumo fiel, apesar de mordaz, de uma grande parte da nossa massa associativa. Adequar-se-à a quase todas, mas à nossa então encaixa que nem uma luva. Infelizmente...

PS: Partilho completamente dessa visão do que devia ser o Sporting, no último parágrafo. Mas acho que isso só podia ser implementado com um radicalismo e fé nas ideias certas brutal, sem desvios, e acima de tudo convencendo os sócios do Sporting de uma frase genial que li num sítio qualquer(infelizmente não fixei quem disse): "A primeira coisa que o futebol e o projeto de formação idealizados por Cruyff ensinaram ao Barcelona foi como ganhar regularmente".

É isso. Eu tinha a sensação de que tinha visto isso noutro lado, mas pensei que tivesse sido no ForumSCP. Só podia ser de alguém como ele, de resto.

Ainda hoje há muita gente que odeia de morte o Paulo Bento, não por não ter ganho títulos por cá (campeonatos, entenda-se), mas porque a equipa muitas vezes marcava cedo e tentava gerir o jogo. E eu também não conheço nenhum adepto que odeie tanto isso quanto o adepto sportinguista. Acho, sinceramente, que a malta confere demasiada literalidade ao lema do clube. Ao Esforço, à Dedicação e à Devoção. Para que os atletas e as equipas do Sporting cumpram com essas premissas, não é necessariamente obrigatório que comam a relva, que saiam de campo com a camisola encharcada de suor e a sangrar dos joelhos e dos cotovelos, ou que cheguem hora e meia antes aos treinos e ainda fiquem a treinar para lá da hora. Mas o adepto tem uma tendência quase obsessiva para acreditar que sim, as coisas têm mesmo de ser assim, e que só assim é que se demonstra o Esforço, a Dedicação e a Devoção. Não há outra forma. Mas há.

Só podia ser implementado por um mentor do futebol do Sporting. Essa seria a minha primeira e principal medida para a formação: encontrar alguém com uma ideologia de jogo extremamente vincada, fosse ela qual fosse, para liderar tudo. Um "líder" da formação, que só responderia ao próprio presidente em si, e não a mais ninguém. E a partir daí, aplicá-la no clube. Definir um jogar "à Sporting". Definir um perfil de base, sob o qual se procuraria formar todos os jogadores, do guarda-redes ao avançado. Encontrar treinadores que se identificassem com este projecto e com a sua ideologia. Procurar apoios para modernizar ao máximo as infraestruturas do futebol e de apoio aos jovens da Academia, investindo inclusive em meios tecnológicos para ajudar a analisar e a definir o desenvolvimento de cada atleta. Muito mais haveria a fazer, mas estas seriam as bases. Com o tempo, iam-se fazendo as pequenas alterações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...