Cpt Hilts Publicado 7 Dezembro 2016 Não preciso de fazer nada. Rui Vitória style :carinhoso: Tendo em conta aquilo que foi o jogo, acho que as declarações foram bastante moderadas e focadas nos erros da equipa e não tanto na influência do anti-jogo ou da equipa de arbitragem. "O Marítimo parou-nos de várias maneiras, uns melhores outros piores, conforme a análise mas isso deixo para vocês [jornalistas]. O que tenho de analisar são os aspetos da minha equipa e procurar corrigi-los" Fonte «Não estou falando de árbitros. Fomos parados de várias maneiras, não conseguimos a vitória, a nossa cabeça está agora no Nápoles para juntar as nossas forças porque temos uma decisão na Luz.» Fonte Assim à pressa arranjei esses dois links. Os dois foram confrontados com o que se tinha passado no jogo a nível de anti-jogo e, apesar de não se coibirem de responder, estiveram bem longe de colocar as culpas nessa questão. A sério que vocês acham que um gajo é assim tão burro? Fiquem bem.... detesto sonsos armados em santos e que queiram fazer dos outros burros... ide pró... Nvm, não vale a pena. Já não foste a tempo... mas se quiseres eu apago. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 7 Dezembro 2016 (editado) De certeza que já houve quem dissesse isto, mas não cabe à arbitragem resolver este problema. Punir à posteriori não impede que se desperdice tempo de jogo. Nem a compensação será nunca dada justamente. Com isto a arbitragem está apenas a comprar mais uma guerra e a assumir para si um problema que não começa, não passa e nem acaba por ela. O Fair Play é uma treta. E não são os árbitros que têm a obrigação moral de o praticar. Editado 7 Dezembro 2016 por The Sandman Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 E a expulsar se continuarem a queimar tempo. As coisas só vão mudar aí. Quando um guarda-redes for metido na rua por causa da perda constante de tempo. O que uma derrota do Benfica faz.... É isso, basta ver o tópico do JohnyM que, por acaso, é árbitro para desmontar essa teoria. Compartilhar este post Link para o post
Cpt Hilts Publicado 7 Dezembro 2016 As coisas só vão mudar aí. Quando um guarda-redes for metido na rua por causa da perda constante de tempo. É isso, basta ver o tópico do JohnyM que, por acaso, é árbitro para desmontar essa teoria. OK Vaart Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 7 Dezembro 2016 Isto do tempo resolvia-se bem. Jogador tem que ser assistido = 2 minutos fora de campo. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 7 Dezembro 2016 Isso seria um estímulo ao jogo mais agressivo. Deixa cá entrar duro sobre este gajo e aproveitamos os 3 minutos que faltam a jogar contra 10. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Dezembro 2016 De certeza que já houve quem dissesse isto, mas não cabe à arbitragem resolver este problema. Punir à posteriori não impede que se desperdice tempo de jogo. Nem a compensação será nunca dada justamente. Com isto a arbitragem está apenas a comprar mais uma guerra e a assumir para si um problema que não começa, não passa e nem acaba por ela. O Fair Play é uma treta. E não são os árbitros que têm a obrigação moral de o praticar. 100% de acordo. o problema está na mentalidade dos treinadores e jogadores que estão focados única e exclusivamente nos resultados. e quando até no futebol de formação já se vê isto a acontecer, é porque algo tem de mudar rapidamente. e não passa pelos árbitros a solução Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 7 Dezembro 2016 Qualquer dia o José Fontelas Gomes vai apelar ao fair-play depois do filho ter dito que queria ver a Luz a arder. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 7 Dezembro 2016 100% de acordo. o problema está na mentalidade dos treinadores e jogadores que estão focados única e exclusivamente nos resultados. e quando até no futebol de formação já se vê isto a acontecer, é porque algo tem de mudar rapidamente. e não passa pelos árbitros a solução Não me lembro do nome do ex-árbitro que escreve n'A Bola, mas esta semana(2ª ou 3ª) abordou precisamente esta temática e vale a pena ler o que ele diz sobre o assunto. Num dos pontos tocou nessa questão de aos jovens ser-lhes incutida essa mentalidade desde cedo e que isso é um reflexo do estado atual do futebol português. Acho que só lhe faltou mesmo apontar as responsabilidades dos adeptos que não só permitem, como gostam e fomentam a falta de fair-play. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado 7 Dezembro 2016 (editado) Esta súbita preocupação com o anti-jogo só mostra que já não há falta de vergonha. Editado 7 Dezembro 2016 por Apocalypse Now Compartilhar este post Link para o post
DS7 Publicado 7 Dezembro 2016 Esta súbita preocupação com o anti-jogo só mostra que já não há falta de vergonha. A lição está bem estudada. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 posso confirmar-vos o pedido da FPF aos árbitros feito há 2 semanas Esta súbita preocupação com o anti-jogo só mostra que já não há falta de vergonha. Súbita, como quem diz, há duas semanas. Sendo que o jogo do qual o Benfica se queixa decorreu no dia 02 de dezembro, ou seja já depois dessa súbita preocupação. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Dezembro 2016 Não me lembro do nome do ex-árbitro que escreve n'A Bola, mas esta semana(2ª ou 3ª) abordou precisamente esta temática e vale a pena ler o que ele diz sobre o assunto. Num dos pontos tocou nessa questão de aos jovens ser-lhes incutida essa mentalidade desde cedo e que isso é um reflexo do estado atual do futebol português. Acho que só lhe faltou mesmo apontar as responsabilidades dos adeptos que não só permitem, como gostam e fomentam a falta de fair-play. Duarte Gomes? Súbita, como quem diz, há duas semanas. Sendo que o jogo do qual o Benfica se queixa decorreu no dia 02 de dezembro, ou seja já depois dessa súbita preocupação. Ainda perdes tempo... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2016 O anti-jogo acontece de jornada a jornada, os ditos jogos entre equipas "pequenas" acontecem semanalmente e não há uma que não "queime" tempo, agora que um grande perde num jogo em que de facto o Maritimo usou e abusou do anti-jogo é que se decidem fazer mudanças, o futebol em Portugal é e vai ser sempre isto, os grandes serão sempre grandes e os pequenos serão sempre pequenos. Se há coisa em que Grandes e Pequenos são iguais é na ciência do anti-jogo. O anti-jogo não depende da grandeza dos clubes. Depende, isso sim, das circunstâncias dos jogos e da necessidade de defender resultados. A questão da grandeza mede-se noutro aspeto: na interpretação e análise desenvolvida por jornalistas, comentadores e paineleiros. Quando o anti-jogo é praticado por uma equipa pequena é crime lesa-pátria; quando é praticado por uma equipa grande é considerado "excelente gestão do tempo de jogo". A equipa podia ser obrigada a tirar um jogador de campo sempre que um GR precisasse de receber assistência Saber o mínimo das regras de jogo ajuda a apresentar argumentos com sentido. Não é o teu caso. As coisas só vão mudar aí. Quando um guarda-redes for metido na rua por causa da perda constante de tempo. A apologia da repressão em vez da prevenção. Adorável... Claro que isso só é válido se o Guarda-Redes expulso for do adversário que joga contra a nossa equipa. Porque se for ao nosso Guarda-Redes só servirá para alimentar o nosso sentimento de injustiça. Então todos perdem tempo e só o nosso Guarda-Redes é que é expulso? Bandidos! Está tudo feito para o clube x ganhar o campeonato... E por aí fora... E é óbvio que isso não muda nada. Da mesma forma que os assaltos não acabariam se a polícia tivesse ordens para matar o primeiro assaltante que apanhassem em flagrante delito. O exagero é propositado. Isto do tempo resolvia-se bem. Jogador tem que ser assistido = 2 minutos fora de campo. O convite à violência. Essa é outra solução das boas. Quase ao nível daquela que pedia a retirada de um jogador de campo enquanto o GR estiver a ser assistido. 100% de acordo. o problema está na mentalidade dos treinadores e jogadores que estão focados única e exclusivamente nos resultados. e quando até no futebol de formação já se vê isto a acontecer, é porque algo tem de mudar rapidamente. e não passa pelos árbitros a solução O problema não está aí. É óbvio que a mentalidade dos treinadores e jogadores tem que estar focada nos resultados. O problema está na permissividade de quem permite que jogadores e treinadores usem meios anti-desportivos para alcançar os seus objetivos. E não estou a falar dos árbitros, como é evidente. Esta súbita preocupação com o anti-jogo só mostra que já não há falta de vergonha. Finalmente um aspeto positivo nesta questão. Se não há falta de vergonha, quer dizer que há vergonha. Valha-nos isso... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 Ainda perdes tempo... Tenho um ligeiro problema com inverdades. A apologia da repressão em vez da prevenção. Adorável... Claro que isso só é válido se o Guarda-Redes expulso for do adversário que joga contra a nossa equipa. Porque se for ao nosso Guarda-Redes só servirá para alimentar o nosso sentimento de injustiça. Então todos perdem tempo e só o nosso Guarda-Redes é que é expulso? Bandidos! Está tudo feito para o clube x ganhar o campeonato... E por aí fora...E é óbvio que isso não muda nada. Da mesma forma que os assaltos não acabariam se a polícia tivesse ordens para matar o primeiro assaltante que apanhassem em flagrante delito. O exagero é propositado. Estás a fazer quando o Luisão cai num lance que dá golo ou quando é comido em drible, neste situação tu és o Luisão. Totalmente e redondamente ao lado essa tua observação. O Benfica já fez anti-jogo, salvo erro nas competições europeias, e isso irritou-me profundamente só para não dizer que me embaraçou. Eu estou a falar na ótica de quem gosta de ver futebol e não na ótica da clubite. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2016 Súbita, como quem diz, há duas semanas. Sendo que o jogo do qual o Benfica se queixa decorreu no dia 02 de dezembro, ou seja já depois dessa súbita preocupação. Até parece que a "preocupação" a que toda a gente se refere diz respeito às recomendações da Federação... Por algum motivo só agora se tomou conhecimento dessa recomendação que já aconteceu há duas semanas. Por que raio não foi noticiada nessa altura e só agora aparece a lume? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 Até parece que a "preocupação" a que toda a gente se refere diz respeito às recomendações da Federação... Por algum motivo só agora se tomou conhecimento dessa recomendação que já aconteceu há duas semanas. Por que raio não foi noticiada nessa altura e só agora aparece a lume? Questiona os órgãos de comunicação. Não me questiones a mim. Eu só me baseei no que o JohnyM disse porque ele é árbitro e está mais dentro destas coisas que os comuns mortais. E a questão da perda de tempo não é propriamente nova, já tinha acontecido há pouco tempo com o FCP. É uma questão cíclica, digamos, e já vem acontecendo há vários anos, interna e externamente. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Dezembro 2016 O problema não está aí. É óbvio que a mentalidade dos treinadores e jogadores tem que estar focada nos resultados. O problema está na permissividade de quem permite que jogadores e treinadores usem meios anti-desportivos para alcançar os seus objetivos. E não estou a falar dos árbitros, como é evidente. Em alta competição? Claro que sim. Em formação, o resultado deve ser a menor preocupação. Ainda assim, em alta competição, existem outras maneiras de tentar ganhar jogos. PS: ainda não tinha mencionado porque acho que não tenho de me meter nisso, mas tens toda a razão quando falas na diferença entre "grandes" e "pequenos". Basta lembrar, por exemplo, o Jesus aos gritos na linha lateral a mandar o Artur para o chão contra o SCP, afinal de contas "o fair play é uma treta" Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2016 Estás a fazer quando o Luisão cai num lance que dá golo ou quando é comido em drible, neste situação tu és o Luisão. Totalmente e redondamente ao lado essa tua observação. O Benfica já fez anti-jogo, salvo erro nas competições europeias, e isso irritou-me profundamente só para não dizer que me embaraçou. Eu estou a falar na ótica de quem gosta de ver futebol e não na ótica da clubite. Não tomes o meu comentário como pessoal. Se queres saber nem percebi que te estava a responder a ti. Estava a ler os comentários e a carregar no quote conforme iam aparecendo assuntos que queria comentar. A minha resposta é genérica. Tal como, presumo, o teu comentário pretendia ser. Ou estás convicto que a generalidade dos adeptos de futebol em Portugal pensa e reage como tu? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 Não tomes o meu comentário como pessoal. Se queres saber nem percebi que te estava a responder a ti. Estava a ler os comentários e a carregar no quote conforme iam aparecendo assuntos que queria comentar. A minha resposta é genérica. Tal como, presumo, o teu comentário pretendia ser. Ou estás convicto que a generalidade dos adeptos de futebol em Portugal pensa e reage como tu? Tomei sim senhor 8) e confesso que me deu gosto comparar-te com o Luisão. Revenge is sweet. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 7 Dezembro 2016 Duarte Gomes? Exato! Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2016 Questiona os órgãos de comunicação. Não me questiones a mim. Eu só me baseei no que o JohnyM disse porque ele é árbitro e está mais dentro destas coisas que os comuns mortais. E a questão da perda de tempo não é propriamente nova, já tinha acontecido há pouco tempo com o FCP. É uma questão cíclica, digamos, e já vem acontecendo há vários anos, interna e externamente. Eu questiono a tua interpretação sobre a questão da "súbita preocupação". É factual que a Federação fez essa recomendação há duas semanas (confirmado pelo JohnyM). É factual que desde ontem o tema passou para a ordem do dia e que até ao jogo do Benfica na Madeira o assunto merecia a mesma atenção que sempre mereceu. Portanto, a conclusão lógica a tirar, é que a "súbita preocupação" não decorre da dita recomendação como tão afincadamente estás a dar a entender, mas sim do facto do Benfica ter perdido um jogo em que o adversário usou e abusou do anti-jogo. Isto para mim é evidente. Tomei sim senhor 8) e confesso que me deu gosto comparar-te com o Luisão. Revenge is sweet. Tenho a sensação que, neste caso, tu é que pareces o Luisão e aliviaste para canto com um daqueles parafusos que ele tão competentemente sabe fazer... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 Eu questiono a tua interpretação sobre a questão da "súbita preocupação". É factual que a Federação fez essa recomendação há duas semanas (confirmado pelo JohnyM). É factual que desde ontem o tema passou para a ordem do dia e que até ao jogo do Benfica na Madeira o assunto merecia a mesma atenção que sempre mereceu. Portanto, a conclusão lógica a tirar, é que a "súbita preocupação" não decorre da dita recomendação como tão afincadamente estás a dar a entender, mas sim do facto do Benfica ter perdido um jogo em que o adversário usou e abusou do anti-jogo. Isto para mim é evidente.Tenho a sensação que, neste caso, tu é que pareces o Luisão e aliviaste para canto com um daqueles parafusos que ele tão competentemente sabe fazer... :mrgreen: Descartes, essa preocupação já tinha surgido depois do jogo do Porto, salvo erro, com o Chaves. Portanto, não era propriamente virgem na altura do Marítimo x Benfica. Acho que foi uma bola de neve que se formou na altura do jogo dos Dragões e que atingiu o seu auge aquando do jogo do Benfica. Contudo, entre ambos os acontecimentos, surge essa recomendação da FPF que só agora foi revelada. Se isto se deve, ou não, ao facto do Benfica ter perdido não faço ideia. Agora, eu estou a interpretar a súbita preocupação como "o Benfica manda nisto tudo", quando a FPF já tinha chamado a atenção para este facto antes da derrota do Benfica. Se os jornais se estão a servir disso (leia-se derrota do Benfica) para alimentar este tema, é bem possível. Todavia, acho que é lógico que o Benfica foi alheio a este situação, afinal a recomendação acontece a priori do seu jogo. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2016 Descartes, essa preocupação já tinha surgido depois do jogo do Porto, salvo erro, com o Chaves. Portanto, não era propriamente virgem na altura do Marítimo x Benfica. Acho que foi uma bola de neve que se formou na altura do jogo dos Dragões e que atingiu o seu auge aquando do jogo do Benfica. Contudo, entre ambos os acontecimentos, surge essa recomendação da FPF que só agora foi revelada. Se isto se deve, ou não, ao facto do Benfica ter perdido não faço ideia. Agora, eu estou a interpretar a súbita preocupação como "o Benfica manda nisto tudo", quando a FPF já tinha chamado a atenção para este facto antes da derrota do Benfica. Se os jornais se estão a servir disso (leia-se derrota do Benfica) para alimentar este tema, é bem possível. Todavia, acho que é lógico que o Benfica foi alheio a este situação, afinal a recomendação acontece a priori do seu jogo. Vamos lá a ver uma coisa: até ontem a questão do anti-jogo era "um assunto" discutido, analisado, umas vezes mais outras menos. Desde ontem que passou a ser "o assunto". Que toda a gente comenta e sobre o qual toda a gente tem opinião. Jornalistas, comentadores, paineleiros e qualquer gato pingado com acesso a um teclado e a uma rede social. O CMPT é um espelho dessa realidade e nota-se que hoje esse assunto está a ter mais relevância do que teve no passado. A causa dessa centralidade do assunto "anti-jogo" não está no que acontece desde o início da época nem na recomendação da FPF. Tem origem no jogo Marítimo-Benfica. É claro que para os adeptos não benfiquistas a leitura que se tira é que o assunto ganhou agora outra importância porque o afetado foi o Benfica. O que, no meu entendimento, não é bom nem mau. É assim mesmo. E traduz a grandeza do Benfica e o facto de ter mais adeptos, muitos deles com acesso privilegiado aos meios de comunicação social. Contente ficava eu se desta "súbita preocupação" resultassem medidas concretas e objetivas que diminuíssem o anti-jogo que, infelizmente, já é tão ou mais importante do que o próprio jogo numa partida de futebol. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Dezembro 2016 Contente ficava eu se desta "súbita preocupação" resultassem medidas concretas e objetivas que diminuíssem o anti-jogo que, infelizmente, já é tão ou mais importante do que o próprio jogo numa partida de futebol. Espera sentado, parece-me. Eu no meio desta discussão só sei uma coisa, o anti-jogo é algo que prejudica o espetáculo e, consequentemente, o adepto de futebol. Agora, que medidas devem ser tomadas, não sei. E também sei que elas não vão ser tomadas assim tão cedo, infelizmente. Compartilhar este post Link para o post