Pablo Escobar Publicado 7 Dezembro 2016 Citação do jornal "Record" online O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) quer clubes, treinadores e jogadores envolvidos no aumento do tempo útil de jogo nas competições profissionais. Nesse sentido, o organismo dirigido por José Fontelas Gomes enviou esta semana uma carta aos clubes das duas principais divisões, apelando à colaboração de todos para se melhorar o espetáculo e assegurando, desde já, que os árbitros vão ser mais rigorosos no cumprimento dos ‘descontos’."O CA entende que o combate pelo aumento do tempo útil de jogo é uma responsabilidade de todos, em benefício do futebol e dos adeptos", lê-se no documento a que Record teve acesso."O Conselho de Arbitragem visiona todos os jogos das competições profissionais e esta análise permite observar oportunidades de melhoria nos diferentes aspetos do jogo. Esta temporada temos detetado com preocupação o aumento do número de paragens e a crescente duração das mesmas", reforça a missiva. Na carta, o CA assume ser "fundamental envolver os clubes no combate" às paragens, "atitude que viola o espírito do jogo e de respeito pelo espetador", solicitando que "todos os atores se empenhem em transformar positivamente o espetáculo".A semana passada, o CA enviou a todos os árbitros (e assistentes) das competições profissionais o resultado da análise sobre a contabilização do tempo de jogo e apontou melhorias a serem feitas. "Os árbitros, de acordo com a lei, devem atribuir os minutos ajustados às incidências do jogo, mesmo que isso, numa fase inicial, possa consubstanciar durações anormais."Foi ainda exigido aos árbitros sensatez e coragem na atribuição do tempo adicional, assim como foram aconselhados a ser interventivos, avisando publicamente e agindo disciplinarmente se necessário.No caso de várias interrupções por manifestas lesões (mais comum com os guarda-redes e em jogos equilibrados), recomendou-se que o árbitro comunique aos capitães o tempo acumulado que irá atribuir no final da primeira ou segunda partes. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Dezembro 2016 Os árbitros vão ser mais rigorosos no cumprimento dos ‘descontos’ Não foram rigorosos até agora porquê? Compartilhar este post Link para o post
zlatanzinho Publicado 7 Dezembro 2016 Isto só vai melhorar quando começarem a dar mais amarelos e consequentes vermelhos aos jogadores que perdem tempo constantemente, principalmente os Guarda Redes. O aumento do nº de minutos de compensação também pode ajudar a que as perdas de tempo diminuam mas acho que os cartões teriam mais impacto, principalmente quando forem mostrados mais cedo., ao invés de mostrarem os amarelos aos 90min de jogo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 7 Dezembro 2016 Talvez um diria perceberão que os jogadores e treinadores fazem isto porque o sistema é arcaico e facilmente manipulável. Mas mudanças no futebol só a conta-gotas, por isso daqui a 100 anos é que veremos isto debatido como deve ser. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 7 Dezembro 2016 Se ao menos houvesse alguém a propor essas mudanças há já quase 4 anos sem pouca ou nenhuma tração do resto dos clubes... Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 7 Dezembro 2016 No Marítimo deve ter ido parar ao spam. Compartilhar este post Link para o post
Takezo Publicado 7 Dezembro 2016 É que é demasiado mau perderem-se por vezes 10 minutos com brincadeiras destas e depois o mesmo estarola de sempre dar 1 minuto. Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 7 Dezembro 2016 No Marítimo deve ter ido parar ao spam. No Marítimo e nas outras equipas todas ditas "pequenas". Vocês estavam era esquecidos disso porque já não perdiam/empatavam com equipas do género quase há um ano. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 7 Dezembro 2016 Comecem a amarelar os guarda-redes aos 5' e as coisas podem melhorar um bocadinho. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 7 Dezembro 2016 E a expulsar se continuarem a queimar tempo. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 7 Dezembro 2016 Isso e começarem a dar 2 minutos de desconto por cada minuto perdido. Era para ontem. O que se passa em cada jogo que um grande não ganha (ou melhor, em todos os jogos enquanto não está a ganhar) é uma vergonha. E contra mim falo, porque é a mesma triste figura que o Benfica facilmente faz no Dragão ou Alvalade. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 7 Dezembro 2016 Finalmente já se vê as pessoas a falar nisto, pode ser que um dia as coisas mudem. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 7 Dezembro 2016 Se os grs ou os jogadores fingirem lesões não há como amarelá-los, portanto essa não é a solução. A solução é bastante óbvia, mas isso exigiria alterações a nível da FIFA que não devem estar para aí virados. Sendo assim, que os árbitros comecem a ser mais rigorosos, tal como diz a notícia. Compartilhar este post Link para o post
Cpt Hilts Publicado 7 Dezembro 2016 O que uma derrota do Benfica faz.... Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Dezembro 2016 posso confirmar-vos o pedido da FPF aos árbitros feito há 2 semanas Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 7 Dezembro 2016 É bom que se consiga acabar com muito do anti-jogo que há no futebol. Ele vai haver sempre, mas há casos e casos, e o que o Marafona fez no sábado, por exemplo, é gravíssimo. Leva o amarelo até relativamente cedo (55'/60') mas continua a exagerar no tempo para bater os pontapés de baliza, a "lesionar-se" em quase todas as defesas que fazia e fartava-se de mandar o árbitro bugiar quando este lhe pedia mais celeridade para bater o pontapé de baliza. Foi muito mau. O duplo-amarelo seria o ideal para começar a punir os guarda-redes que exageram no anti-jogo. Compartilhar este post Link para o post
AsMoDeO Publicado 7 Dezembro 2016 (...) solicitando que "todos os atores se empenhem em transformar positivamente o espetáculo". Tudo dito. Compartilhar este post Link para o post
bixtre Publicado 7 Dezembro 2016 (editado) O "lesionar-se" não se pode fazer nada, pelo menos quanto aos GR. Aos jogadores de campo é deixá-los do lado de fora do terreno de jogo a pedirem para entrar o mesmo tempo que fingiram a lesão. Aprendiam logo. Editado 7 Dezembro 2016 por bixtre Compartilhar este post Link para o post
me_and_no_more_ Publicado 7 Dezembro 2016 Porque não parar o tempo de jogo quando há paragens prolongadas? Nem peço que a cada lançamento de linha lateral o cronómetro pare, mas sempre que há uma lesão o tempo não deveria ser contabilizado. Continuaria a poder fazer-se quebras de ritmo de jogo mas não se tirava tempo de jogo útil. E, obviamente, ter-se-ia de reduzir o tempo de 90 minutos porque o tempo de jogo seria todo (ou quase todo) tempo útil. Seria uma grande mudança e que teria de ser afinada com o tempo, mas acho que seria a forma mais fácil de combater esta situação. Talvez algum aspecto mais técnico me esteja a escapar, mas parece-me uma solução tão simples que me faz impressão que não a veja a ser discutida regularmente, tal como a inclusão de meios tecnológicos. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Dezembro 2016 Porque não parar o tempo de jogo quando há paragens prolongadas? Nem peço que a cada lançamento de linha lateral o cronómetro pare, mas sempre que há uma lesão o tempo não deveria ser contabilizado. Continuaria a poder fazer-se quebras de ritmo de jogo mas não se tirava tempo de jogo útil. E, obviamente, ter-se-ia de reduzir o tempo de 90 minutos porque o tempo de jogo seria todo (ou quase todo) tempo útil. Seria uma grande mudança e que teria de ser afinada com o tempo, mas acho que seria a forma mais fácil de combater esta situação. Talvez algum aspecto mais técnico me esteja a escapar, mas parece-me uma solução tão simples que me faz impressão que não a veja a ser discutida regularmente, tal como a inclusão de meios tecnológicos. Eventualmente vai passar a ser tempo cronometrado como no futsal. Mas talvez nem daqui a 100 anos, porque mexer no futebol é muito complicado Compartilhar este post Link para o post
Chrystian10 Publicado 7 Dezembro 2016 (editado) LOL o anti jogo em Portugal so existiu na derrota do Benfica. Ate parece que anteriormente nao existia estas situaçoes noutros jogos......e jogos já nesta epoca. Como já disseram "o que uma derrota do benfica faz" :laugh: Editado 7 Dezembro 2016 por Diogo_CFB Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 7 Dezembro 2016 Eventualmente vai passar a ser tempo cronometrado como no futsal. Mas talvez nem daqui a 100 anos, porque mexer no futebol é muito complicado Mas porque é que os árbitros não fazem isso por eles próprios? Existe algum limite para estabelecer o tempo de descontos? Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 7 Dezembro 2016 posso confirmar-vos o pedido da FPF aos árbitros feito há 2 semanas Há 2 semanas? O Vasco Santos faltou à reunião? Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 7 Dezembro 2016 (editado) Quem foi o último guarda-redes a ser expulso por levar 2 cartões amarelos por perda de tempo? Editado 7 Dezembro 2016 por Vimaranes1922 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 7 Dezembro 2016 Desculpem a franqueza, mas mete-me imensa confusão o facto de isto ter estado praticamente ignorado nas últimas épocas e, de repente, perdem com Marítimo e já é o fim do mundo, e tem de se mudar. Concordo com a necessidade de mudança, fica é um pouco "mal" só se aperceberem que, em Portugal, isto se passa há imenso tempo. Compartilhar este post Link para o post