Ghelthon Publicado 19 Setembro 2019 Este Sousa é que é do caraças. Tanto ganha a um top-15 como perde com um gajo fora do top-100. Que maravilha. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 20 Setembro 2019 Venceu hoje o Kukushkin por 7-6(8) e 6-2. Boa vitória, não estava à espera. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 20 Setembro 2019 (editado) E o Berrettini já foi. A má notícia é que foi contra o Gerasimov :mrgreen: Fantasiando uma vitória na final sobre o Gerasimov, era coisa para ficaram passados com o João? Editado 20 Setembro 2019 por bobzz Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 20 Setembro 2019 Eis o João a confirmar que o indoor é a sua praia. Era engraçado ter a final com o Gerasimov. Possibilidade de desforra. Entretanto em Zhuhai o Gonçalo Oliveira vai disputar o qualifying. Na 1ª ronda defronta o Brayden Schnur. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 21 Setembro 2019 Citação de Descartes, há 7 horas: Entretanto em Zhuhai o Gonçalo Oliveira vai disputar o qualifying. Na 1ª ronda defronta o Brayden Schnur. E fica também uma curiosidade: pela primeira vez na sua carreira vai jogar pares num torneio do circuito principal. Ele e o Vasilevski vão defrontar o Cecchinato e o Ruud. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 21 Setembro 2019 vi um bocado do jogo do Coric e do Fucsovics esta semana e não me pareceu estar a jogar nada de especial (se bem que parecia um bocado condicionado nesse jogo, foi assistido num pé). Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 O João esteve perto de garantir a passagem à final mas não conseguiu ganhar o tie-break do 2º set. O resultado está neste momento em 63 67 e a partida será decidida no 3º set. Entretanto já saiu o sorteio para Chengdu e o João não teve sorte. Defronta o Hyeon Chung na 1ª ronda. O Gonçalo perdeu em Zhuhai com o Schnur por 75 e 63 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 Não está fácil para o João. Sofreu o break logo no 1º jogo do 3º set e será complicado recuperá-lo. 3-1 nesta altura para o Coric. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 Novo break. Aquele tie-break perdido foi decisivo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2019 Deu check-out mental no final do tie-break. Perde este jogo por culpa própria, porque o Coric não jogou nada de especial. No tie-break então, o Sousa podia ter feito muito melhor, por exemplo no ponto que dá o 6-5 ao Coric. Mas pronto, é o clássico João. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 E já está! 36 76 61 para o Coric. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 21 Setembro 2019 Citação de Ghelthon, há 12 minutos: A cabeça é fraca... Vou pegar neste post como já podia ter pegado noutros do mesmo género há muito tempo. Acho que é uma opinião mais ou menos consensual se eu disser que se o João chegou onde chegou e conquistou o que conquistou não foi propriamente por ter umas mãozinhas abençoadas. Para o nível a que chegou, até é um bocado "pedreiro". O serviço é mediano (apesar de hoje até ter saído bem), na rede é fraquinho, a esquerda é deficitária, não tem grandes soluções para variar o jogo. Ou seja, tecnicamente o João não é, de todo, um jogador acima da média para o seu ranking. Sobram as vertentes física e mental. Fisicamente, o João é um jogador super disponível e que tem tido também uma pitada de sorte para evitar lesões, mas não pode ser só graças ao corpo que ele joga exclusivamente, sem exceções, no circuito principal há mais de 6 anos. Daí o ponto que eu queria atingir com este post: é verdade que já todos vimos vários momentos de menor controlo emocional do João durante encontros, mas se ele fosse realmente fraco mentalmente - como já ouvi muita gente dizer - acham que ele tinha o currículo que tem? Bem pelo contrário, se ele é um jogador firmado no ATP (e nem vou comparar com outros portugueses) muito deve àquilo que tem entre os ouvidos. 5 3 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2019 (editado) Sem dúvida, mas decerto concordas que, durante o jogo, a parte mental tende a fraquejar facilmente. Hoje foi outro exemplo disso: podia ter ganho o segundo set mas, como perdeu de forma algo injusta, deu check-out mental. Outro jogador pensaria "bem, estive quase a ganhar no segundo, portanto agora no terceiro é tentar subir o nível para ganhar isto" (aliás, não é assim tão comum quanto isso veres jogadores a ter algum descontrolo emocional ao nível do João, em que começa a berrar, c*rlhadas poliglotas para trás e para a frente, etc.). Mas ele não fez isso. Decidiu, conscientemente ou não, deixar a frustração de não ter ganho o segundo set levar a melhor, e depois foi atropelado - repito, por um Coric que não jogou nada de mais. Ouviu-se o João dizer ao Fred que estava todo roto, o que poderá também ter contribuído, mas para mim este jogo foi perdido pela parte mental. Agora claro, tomara eu que tivéssemos 30 Sousas cá no burgo. Quando lhe aponto defeitos não estou a tentar mandar o gajo abaixo, de todo. É só porque eu fico frustrado ao ver que ele poderia conseguir ainda mais. E não é por ser quem é que está livre de críticas, acho eu. Ao mesmo tempo, se até agora não mudou essa parte do jogo, também não é agora que vai mudar, claro. Editado 21 Setembro 2019 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 Muito gostava eu que as manifestações de descontrolo do João só acontecessem nas fases mais decisivas dos torneios. Este foi um excelente torneio para ele, que pode ser muito importante para o futuro próximo. Ganhou ao Khachanov, ao Kukushkin (com quem tinha um hxh negativo e que o arrasou por completo no último jogo que tinham disputado para a Davis) e voltou a dar imensa luta a um dos melhores jogadores do circuito como é o Coric, tal como já lhe tinha acontecido em Halle. O "baixar os braços" neste 3º set acontece aos melhores. Até ao Federer, Nadal ou Djokovic já aconteceu. Estar a 2 pontos para vencer o encontro e ser obrigado a disputar um 3º set é muito exigente. E do outro lado da rede está outro jogador com a moral em alta que, depois de ver a derrota ao virar da esquina, ganha um novo alento. O problema mental do João (que o tem, embora eu concorde com tudo o que o @Lleytonescreveu) está nos encontros teoricamente mais fáceis. Quando ele é favorito e as coisas não lhe correm de feição. Aí é que ele vai abaixo, frustrado, e nos deixa com a sensação que não fez o que estaria ao seu alcance. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 21 Setembro 2019 O problema do João mentalmente é a inconsistência. Tanto consegue virar encontros perdidos contra adversários de qualidade como depois perde o tino quando as coisas não lhe corre bem contra adversários teoricamente mais acessíveis. Este encontro contra o Coric não me parece ser um bom exemplo já que o desgaste deveria ser grande. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 21 Setembro 2019 Citação de Ghelthon, há 8 minutos: Sem dúvida, mas decerto concordas que, durante o jogo, a parte mental tende a fraquejar facilmente. Hoje foi outro exemplo disso: podia ter ganho o segundo set mas, como perdeu de forma algo injusta, deu check-out mental. Outro jogador pensaria "bem, estive quase a ganhar no segundo, portanto agora no terceiro é tentar subir o nível para ganhar isto" (aliás, não é assim tão comum quanto isso veres jogadores a ter algum descontrolo emocional ao nível do João, em que começa a berrar, c*rlhadas poliglotas para trás e para a frente, etc.). Mas ele não fez isso. Decidiu, conscientemente ou não, deixar a frustração de não ter ganho o segundo set levar a melhor, e depois foi atropelado - repito, por um Coric que não jogou nada de mais. Ouviu-se o João dizer ao Fred que estava todo roto, o que poderá também ter contribuído, mas para mim este jogo foi perdido pela parte mental. Agora claro, tomara eu que tivéssemos 30 Sousas cá no burgo. Quando lhe aponto defeitos não estou a tentar mandar o gajo abaixo, de todo. É só porque eu fico frustrado ao ver que ele poderia conseguir ainda mais. E não é por ser quem é que está livre de críticas, acho eu. Ao mesmo tempo, se até agora não mudou essa parte do jogo, também não é agora que vai mudar, claro. Acho que é importante lembrar que, num vácuo, em condições "normais", um Coric x Sousa tenderia a acabar num 6-4 e 6-2 para o croata ou outros parciais deste género porque são jogadores de gabarito diferente. Quando estás no lugar do João, neste cenário, das duas uma: ou, com muita combatividade, puxas o nível do teu adversário para baixo, ou tens um dia de auto superação. O João este ano tem 2 encontros com o Coric, e ambos acabaram em derrotas equilibradas em 3 sets precisamente porque durante uma quota parte do encontro o vimaranense conseguiu ter sucesso no que referi acima. E eu chamo a atenção para isto porquê? Porque acho que, se esses dois desaires com o Coric acabassem nos tais 6-4 e 6-3, possivelmente ninguém viria criticar o João porque seriam resultados esperados. Como ele esteve bem ao equilibrar-se com um adversário superior, mas infelizmente não conseguiu dar a machadada final já temos críticas ao psicológico do João. E é isso que acho mais injusto e até um contra-senso. Eu não posso falar do terceiro set de hoje porque tive de sair no final do tie-break, mas, como o Descartes referiu, é realmente violento estares tão perto de derrotar um jogador mais forte e depois teres de voltar a escalar outra montanha quando estiveste tão perto do cume. Para não falar que num momento desses, o jogador mais forte também tende a soltar-se mais e elevar o nível de jogo. Mas como disse não posso falar de hoje que não vi, acredito que possa ter havido um momento de fraqueza psicológica do João, o que não concordo é com quem põe em causa essa qualidade dele. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 21 Setembro 2019 a inconsistência do João não me parece ser pior do que 90% do top100. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2019 O que eu disse era relativo a este jogo, não à carreira do João - talvez a culpa seja minha por não ter expressado isso. Aquilo que vocês referem é tudo verdade, mas parece-me mais ou menos evidente que este jogo foi mais perdido pelo Sousa do que ganho pelo Coric, porque o Coric não jogou nada de especial. O João podia muito bem ter ido para o terceiro set confiante, porque até então nunca foi inferior ao adversário, mas não foi isso que aconteceu. Ele foi para o terceiro set já derrotado, e a partir daí foi um passeio para o Coric. Claro que o João é o melhor de sempre do nosso país, a léguas de distância. Claro que o que ele já conseguiu só é conseguido por poucos na história da modalidade. Mas não é por isso que deixo de ficar frustrado quando vejo que ele podia conseguir ainda mais, e o meu comentário é nesse sentido. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 21 Setembro 2019 o João tem mais de 6M de career earnings. Que percentagem deste valor é que foi/é necessária so treino/competição? qual deve ser o "lucro"? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Setembro 2019 (editado) Citação de Ghelthon, há 42 minutos: O que eu disse era relativo a este jogo, não à carreira do João - talvez a culpa seja minha por não ter expressado isso. Aquilo que vocês referem é tudo verdade, mas parece-me mais ou menos evidente que este jogo foi mais perdido pelo Sousa do que ganho pelo Coric, porque o Coric não jogou nada de especial. O João podia muito bem ter ido para o terceiro set confiante, porque até então nunca foi inferior ao adversário, mas não foi isso que aconteceu. Ele foi para o terceiro set já derrotado, e a partir daí foi um passeio para o Coric. Claro que o João é o melhor de sempre do nosso país, a léguas de distância. Claro que o que ele já conseguiu só é conseguido por poucos na história da modalidade. Mas não é por isso que deixo de ficar frustrado quando vejo que ele podia conseguir ainda mais, e o meu comentário é nesse sentido. Eu não vi o jogo (só acompanhei o live-score a partir do meio do 2º set) mas olhando para as estatísticas do encontro há que reconhecer que, não tendo o João sido inferior ao Coric nos 2 primeiros sets, também não lhe foi superior. O primeiro foi decidido pela conversão de break-points. Enquanto o João foi bem sucedido num dos dois de que dispôs, o Coric desperdiçou os 7 que teve. Ou seja, o João teve muita dificuldade em manter os seus jogos de serviço, mas conseguiu fazê-lo. E isso deu-lhe a confiança necessária para elevar o seu jogo no 2º set. Neste o João melhorou os seus índices nos jogos de serviço. Tornou-se mais fácil. Aumentou de 3 para 8 ases e o 1º serviço que só tinha "entrado" em 47% das ocasiões no 1º set, passou para 68%. Só concedeu 2 Break-points e salvou-os. Não ganhou o encontro porque, ao contrário do que sucedeu no 1º set, não conseguiu converter nenhum dos 3 BP que teve. Foi um set equilibrado que se resolveu no pormenor daquele ponto em que serviu a 5-5 no tie-break. No 3º set ele podia ter ido mais confiante, claro. Mas não foi. O 1º jogo foi decisivo. Com o João a servir, rapidamente se chegou aos 0-40. Nessa altura a sua combatividade veio à tona e ele salvou os 3 BP levando o jogo às vantagens. Salvou outro BP mas ao 5º o Coric conseguiu convertê-lo (depois de ter desperdiçado 13 desde o início da partida). E aí a partida ficou decidida. Se o João tivesse conquistado esse ponto a história poderia ser outra. Editado 21 Setembro 2019 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 21 Setembro 2019 Citação de bobzz, há 1 hora: o João tem mais de 6M de career earnings. Que percentagem deste valor é que foi/é necessária so treino/competição? qual deve ser o "lucro"? Diria que pelo menos 1 milhão ou 2 ficariam no banco, removendo despesas fora do ténis. É um dos pontos onde a economia do ténis beneficia enormemente quem está no topo. Estes ganham mais dinheiro e assim podem-se dar ao luxo de investir milhões na preparação para os torneios. Os outros ou ficam satisfeitos com aquilo que já têm ou tomam um risco e investem um montante considerável para chegar ao próximo nível. Se esse foi o caso do João Sousa, então deverá ter despendido bastante dinheiro sem retorno previsto. Pelo menos se associarmos a isso o facto de se ter juntado ao Nadal nas pré-temporadas dos últimos anos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Setembro 2019 Citação de bobzz, há 2 horas: o João tem mais de 6M de career earnings. Que percentagem deste valor é que foi/é necessária so treino/competição? qual deve ser o "lucro"? Nas economias da coisa já não entro, só posso falar da parte desportiva. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 22 Setembro 2019 O Medvedev continua a jogar e continua a ganhar. Sem descanso. Agora com um título em casa. Sem dificuldade aplicando 63 61 ao Coric. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 22 Setembro 2019 Fdc mad quantas finais seguidas é que ja sao? 5? Compartilhar este post Link para o post