Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 Portanto, esse argumento do "volta sempre mais forte das lesões" não faz muito sentido :mrgreen: Mas é exactamente esse o meu argumento. Que isso é tanga. Era giro haver uma listagem de lesões na carreira do Nadal, por acaso. Em 2009 já lhe tinham vaticinado o fim da carreira. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 25 Janeiro 2017 Sugeres que ele se dopa? É que quanto a isso, eu não acredito. Mas cada um acredita no que quer. Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 25 Janeiro 2017 (editado) O meu contra-argumento é que o Andy Murray esteve afastado por causa de uma lesão nas costas e andou a penar ano e meio ou algo do género até conseguir voltar ao nível de um Top4. É desta forma que tenho que analisar, pegando noutros casos porque é tudo muito obscuro no que toca ao doping no ténis. Infelizmente. O Federer sempre teve a melhor gestão física no circuito. Seja dentro ou fora do court. Ele está a beneficiar da rapidez do court da RLA, que este ano está de facto substancialmente mais rápido. Mas isto não se trata de uma questão física, mas sim mental. Porque o Federer não é tanto refém do seu corpo como o Nadal, Murray, Djokovic são porque estes praticamente um ténis exaustivo e defensivo que requer que estejam ao seu melhor nível fisicamente. http://www.tennis.com/pro-game/2016/10/rafael-nadal-left-wrist-ends-atp-season/61949/ http://www.atpworldtour.com/en/news/nadal-ends-2016-atp-world-tour-season https://www.theguardian.com/sport/2016/oct/20/rafael-nadal-ends-season-wrist-injury Editado 25 Janeiro 2017 por Inka Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 clean Sugeres que ele se dopa? É que quanto a isso, eu não acredito. Mas cada um acredita no que quer. A principal razão por que mantenho estas suspeitas deve-se à ineficiência do sistema anti-doping no ténis. Mas pegando na tua questão, as ausências do Nadal coincidem com os ciclos pedidos por exemplo no uso de esteróides. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 (editado) Desculpa desiludir-te mas esteróides em pouco ou nada ajudaria o Nadal. Se me falasses de outro tipo de doping ainda poderia dizer que não era impossível, mas esteróides não. EDIT: Isto numa altura em que é visível que o Nadal perdeu massa muscular para recuperar velocidade e mais fluidez ao seu jogo. Editado 25 Janeiro 2017 por joao86 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 Não estou a falar de agora. E já foi provado que o uso de esteróides mantém os seu benefícios mesmo depois de deixar de serem usados. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Não estou a falar de agora. E já foi provado que o uso de esteróides mantém os seu benefícios mesmo depois de deixar de serem usados. Eu também não estou a falar só de agora. Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 25 Janeiro 2017 Era giro haver uma listagem de lesões na carreira do Nadal, por acaso. 2003: at the age of 17 Nadal suffers from an elbow injury during a practice in Manacor, it forces him to withdraw from what was planned to be his first Grand Slam in career, Roland Garros. 2004: scafoid stress fracture during Estoril event. Two months of break that force him to skip the most important events of the season: Roland Garros, Wimbledon and Athens Olympics. 2005: left foot injury, three months out of competition and withdrawal from Paris Masters and ATP Finals. He also suffers knee injury in October during Madrid Masters, that however managed to win after a remarkable final against Ljubicic. 2006: he has an issue on the soles of the left foot that cause a one month break and the withdrawal from the Australian Open. A back injury does not allow him to continue the match against Hewitt at The Queen's Club after winning the title of all the most important clay-courts events. The treatment gives the results he hoped for and reaches his first Wimbledon final, plays ATP Finals for the first time ever losing to Roger Federer in the semifinals. 2007: new year new injury. Rafa suffers cramps to his left arm that make him lose strength and precision, another issue that adds to the usual knee injury. However Nadal does not panick: 'The only injury I had this year was knee's. There isn't any reason to get worried and to be honest my career isn't in danger.' 2008: a tendon knee injury forces him withdraw from his quarter-finals Match against Davydenko in Paris Bercy. In this case the problem requires time to heal, so withdraws from ATP Finals after a very tiring season where he played 111 matches. He can definitely consolate with the fact that became World No. 1 for the first time in his career. 2009: tendon issue on both knees. The loss to Robin Soderling is the first one at the Roland Garros for Rafa, who skips Wimbledon as well. But 31 May will remain forever in the tennis history. In the same year he will suffer abdominal issues during US Open, although he still manages to reach the semifinals losing to Del Potro. 2010: once again a knee injury, this time against Andy Murray at the Australian Open in the quarter-finals. A match played at a high intensity but that sees Rafa give up down 6-4 7-5 3-0. Nadal will recover very great in one of the most important seasons for him. 2011: adductor problem during Australian Open against Ferrer. Rafa remains on court until tue end of the match and during a medical time out is in tears. 2012: it's the biggest injury Rafa ever had in his career. He starts to have knee issues already during Roland Garros that he will win. But in Wimbledon the five-sets loss to Lukas Rosol is his last match of the season. 2014: the back injury comes in the worst moment, during the Australian Open final. 'It hurt me more losing this final instead of the 2012's one against Djokovic', Nadal said after the match. 2014: The wrist was one of the Fewer parts of Rafa's body that were not affected, but it ended in 2014 when the Spaniard player gets injured during a practice session and withdraws from Toronto, Cincinnati and US Open. He will return to compete in Beijing. 2016: we come to our days and the issue is still the wrist, that starts to bother him after Australian Open. He has treatments until April, then withdraws from Roland Garros and Wimbledon. Comes back at the Olympics, loses to Pouille at the US Open and ends the season earlier. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 Eu também não estou a falar só de agora. Ah, ok. Mas uma coisa pode não estar relaciona directamente com a outra. Recordo-me por exemplo do Josh Barnett, um lutador de UFC, que já foi apanhado várias vezes com esteróides no organismo e basta fazeres uma pesquisa pelo Google para veres que ele não apresenta a imagem clássica de alguém que use anabolizantes. EDIT: Só agora li a primeira parte do teu post, de que forma é que os esteróides não beneficiam o Nadal? Falando de coisas mais positivas: Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Ah, ok. Mas uma coisa pode não estar relaciona directamente com a outra. Recordo-me por exemplo do Josh Barnett, um lutador de UFC, que já foi apanhado várias vezes com esteróides no organismo e basta fazeres uma pesquisa pelo Google para veres que ele não apresenta a imagem clássica de alguém que use anabolizantes. EDIT: Só agora li a primeira parte do teu post, de que forma é que os esteróides não beneficiam o Nadal? O Nadal surpreende pela capacidade cardíaca, pela resistência e etc. Com isto, continuo a achar que a linha que separa o doping do legal continua a ser muito ténue e num desporto em que o anti-doping está longe de ser o recomendável, ainda pior. Não considero o desporto propriamente limpo e reduzir os Grand Slams para à maior de 3 sets seria um grande passo nesse sentido. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 25 Janeiro 2017 Não considero o desporto propriamente limpo e reduzir os Grand Slams para à maior de 3 sets seria um grande passo nesse sentido. Não seria isso que faria o desporto mais limpo. Eles continuariam a tomar m*rda que lhes fizessem aumentar o rendimento. Quando ao Nadal, não sei se actualmente se dopa, mas nos tempos áureos dele e do desporto espanhol, meto as mãos no fogo em como sim. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 (editado) Não seria isso que faria o desporto mais limpo. Eles continuariam a tomar m*rda que lhes fizessem aumentar o rendimento. Quando ao Nadal, não sei se actualmente se dopa, mas nos tempos áureos dele e do desporto espanhol, meto as mãos no fogo em como sim. As coisas não são assim. A exigência do circuito neste momento é demasiada e será isso que, muitas vezes, pode levar a excessos. Encontros a 5 sets, no estado atual do circuito, é demasiado e, acredito, é uma questão de tempo até acabar. EDIT: Claro que há as 'migalhas' que, muitas vezes, tomam para estarem em vantagem. No circuito, esses jogadores raramente vão muito longe e vão ao top. Eu já vi jogadores à minha frente que tenho a certeza absoluta que tomaram substâncias ilegais, mas não houve provas. No entanto, ninguém ouve falar deles. Editado 25 Janeiro 2017 por joao86 Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 25 Janeiro 2017 As coisas não são assim. A exigência do circuito neste momento é demasiada e será isso que, muitas vezes, pode levar a excessos. Encontros a 5 sets, no estado atual do circuito, é demasiado e, acredito, é uma questão de tempo até acabar. Os desportistas vão andar sempre à procura de coisas que lhes façam aumentar o rendimento. Fala-se no mesmo em relação ao ciclismo, que se tornarem as provas mais humanas talvez o desporto fosse mais limpo. Eu não acredito nisso. Se metade deixar de tomar e a outra metade continuar a tomar, os últimos vão ficar em vantagem. E é com base neste pensamento que todos continuarão a tomar, para não perderem a carruagem. Compartilhar este post Link para o post
Cra Publicado 25 Janeiro 2017 Dimitrov ganha em 4 sets frente ao Nadal 8-) Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Os desportistas vão andar sempre à procura de coisas que lhes façam aumentar o rendimento. Fala-se no mesmo em relação ao ciclismo, que se tornarem as provas mais humanas talvez o desporto fosse mais limpo. Eu não acredito nisso. Se metade deixar de tomar e a outra metade continuar a tomar, os últimos vão ficar em vantagem. E é com base neste pensamento que todos continuarão a tomar, para não perderem a carruagem. O ciclismo é o desporto mais desumano que há. O nível de anti-doping é de topo, não há nada superior ao que eles fazem, e mesmo assim há inúmeros casos todos os anos. Porquê? Por ser desumano, apenas e só. Não aguentam. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 O Nadal surpreende pela capacidade cardíaca, pela resistência e etc. Com isto, continuo a achar que a linha que separa o doping do legal continua a ser muito ténue e num desporto em que o anti-doping está longe de ser o recomendável, ainda pior. Não considero o desporto propriamente limpo e reduzir os Grand Slams para à maior de 3 sets seria um grande passo nesse sentido. Agora estou confuso. Estamos a falar do Nadal actual? Porque é que reduzir o número de sets afectaria o uso de doping? Não entendo a relação. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 25 Janeiro 2017 O Federer, há umas semanas atrás, até veio dizer que gostava que houvesse mais controlo anti-doping. http://www.telegraph.co.uk/tennis/2016/12/23/roger-federer-demands-regular-drug-testing-tennis-greater-investment/ Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Gouveia Publicado 25 Janeiro 2017 (editado) Agora estou confuso. Estamos a falar do Nadal actual? Porque é que reduzir o número de sets afectaria o uso de doping? Não entendo a relação. Jogar 5 sets é extremamente desgastante e exigente a nível físico, a nível psicológico e a nível motivacional. Já é duro aguentar ver esses jogos mais renhidos, imagino jogá-los e ainda manter o rendimento alto durante o jogo todo. Fora isso, só existem 5 torneios jogados a 5 sets, portanto não acho que seja bem por aí (estamos a falar dos ~128 melhores jogadores em cada Slam e não estou a ver assim ninguém que tenha tido um pico de desempenho nos GS que possamos achar duvidoso). O doping também tem a vantagem de facilitar e fazer render mais os treinos, também seria por aí. Acho que foi o Marin Cilic que foi acusado disso, naquela confusão há uns tempos, salvo erro. (EDIT:) É como quando o Naruto fazia o Kage Bunshin para treinar múltiplas vezes mais no mesmo espaço de tempo, e durante mais tempo. Editado 25 Janeiro 2017 por Ricardo Gouveia Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Agora estou confuso. Estamos a falar do Nadal actual? Porque é que reduzir o número de sets afectaria o uso de doping? Não entendo a relação. Vê o exemplo que dei do ciclismo. O Federer, há umas semanas atrás, até veio dizer que gostava que houvesse mais controlo anti-doping. http://www.telegraph.co.uk/tennis/2016/12/23/roger-federer-demands-regular-drug-testing-tennis-greater-investment/ O Armstrong também defendia o anti-doping. Essas coisas valem 0. Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 25 Janeiro 2017 O Armstrong também defendia o anti-doping. Essas coisas valem 0. Não disse aquilo no sentido de dizer que ele dopa-se ou não, porque não faço puto ideia como qualquer um de nós. Só disse aquilo no sentido de que, se calhar, não existe tanto controlo como deveria haver no ténis. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Não disse aquilo no sentido de dizer que ele dopa-se ou não, porque não faço puto ideia como qualquer um de nós. Só disse aquilo no sentido de que, se calhar, não existe tanto controlo como deveria haver no ténis. Não há, de todo. Nem em número, nem em timing, nem em qualidade. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 25 Janeiro 2017 Vê o exemplo que dei do ciclismo. Continuo sem entender a relação. O doping existe porque não há interesse monetário em pará-lo. Ninguém ganha dinheiro com isto porque o doping oferece na maior parte das vezes um espectáculo mais interessante e competitivo. Continuo a dizer que uma agência como a USADA faria milagres no ténis, mas enquanto tivermos a WADA a tratar das coisas, será uma selva. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 25 Janeiro 2017 como é óbvio cada um acredita no que quer e as evidências são tenues ou mesmo inexistentes, mas comparar este regresso do Federer com os inúmeros do Nadal é comparar água com vinho. mas a partir de agora adotarei uma postura de que é inocente até ser provado verdade, portanto só tenho coisas boas a dizer do ténis que o Nadal apresentou hoje. Compartilhar este post Link para o post
Hugo Jr. Publicado 25 Janeiro 2017 Todos os anos é a mesma história, deveria ser proibido falar de doping. Acham que x ou y se dopa? Epa se não têm provas guardem isso para vocês, iniciar uma discussão com base em «achismos» é que não. Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 25 Janeiro 2017 Todos os anos é a mesma história, deveria ser proibido falar de doping. Acham que x ou y se dopa? Epa se não têm provas guardem isso para vocês, iniciar uma discussão com base em «achismos» é que não. Eu não discuto o que acho. Eu discuto que a modalidade, nesta área, está muito longe de onde deveria estar. E isso é algo concreto e que devia merecer mais atenção. Compartilhar este post Link para o post