John Bonifácio Publicado 18 Fevereiro 2017 Faço minhas as palavras do bmfpcdm. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 19 Fevereiro 2017 Eu sou completamente a favor da liberdade de expressão, mas não é aí que a questão reside. É corretíssimo dar-se o benefício da dúvida e quiçá a sátira daquela rapaziada foi fantástica e o uso do adereço era imprescindível; porém essa possibilidade, infelizmente, não é realista, é mais provável que tenham usado simbolismo nazi irrefletidamente, pois considero que qualquer indivíduo consciente de tudo o que o nazismo representa, sentiria extrema dificuldade em vestir a braçadeira, mesmo num contexto artístico. Eu não desejo que o uso da braçadeira lhes seja expressamente banido, ou que eles sejam castigados disciplinarmente pelo ato, eu simplesmente esperava que a consciência e a sensibilidade deles fossem o suficiente para impedir a ostentação de simbolismo nazi. Nisso estamos de acordo. Parece-me perigoso trivializar este acontecimento com coisas do género de 'Je suis Charlie', pois no fundo trata-se de mais um sinal de que os eventos que aconteceram há menos de um século parecem estar a erodir-se cada vez mais da consciência generalizada. Já eu acho o contrário. Se proibimos ou repudiarmos o uso deste símbolo, as pessoas vão hesitar antes de falar sobre o nazismo, o que é o pior que pode acontecer. Aí sim, os acontecimentos do século passado correm o risco de caírem no esquecimento. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 19 Fevereiro 2017 (editado) Já eu acho o contrário. Se proibimos ou repudiarmos o uso deste símbolo, as pessoas vão hesitar antes de falar sobre o nazismo, o que é o pior que pode acontecer. Aí sim, os acontecimentos do século passado correm o risco de caírem no esquecimento. De um ponto de vista moral (diferente de legal) o uso de simbologia do regime nazi é objetável, com raras exceções; objeção essa que se espera que parta conscientemente de cada indivíduo, sem que lhe seja imposta. O nazismo como ideologia tem por base conceitos racistas e xenófobos, sustentando-os com pseudociência; trata-se de uma ideologia, por natureza, abjeta. Seguidores modernos ou tendem a orgulhar-se do Holocausto, ou a negá-lo (dois potenciais crimes). Por isso é que isto é tão dececionante, pois no mínimo indica insensibilidade, ou até mesmo ignorância, por parte dos intervenientes, que não encontraram objeção moral que os impedisse de adquirir e usar a braçadeira. Edit: Já agora, sobre o comunismo. O filme soviético “Aelita: The Queen of Mars” incorpora um pouco de propaganda comunista de uma forma interessantemente subversiva, em que numa última análise se lê uma crítica àqueles que usam o pretexto da luta e emancipação da classe trabalhadora, somente para usurpar e abusar posições de poder. Editado 19 Fevereiro 2017 por bmfpcdm Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 19 Fevereiro 2017 De um ponto de vista moral (diferente de legal) o uso de simbologia do regime nazi é objetável, com raras exceções; objeção essa que se espera que parta conscientemente de cada indivíduo, sem que lhe seja imposta. O nazismo como ideologia tem por base conceitos racistas e xenófobos, sustentando-os com pseudociência; trata-se de uma ideologia, por natureza, abjeta. Seguidores modernos ou tendem a orgulhar-se do Holocausto, ou a negá-lo (dois potenciais crimes). Por isso é que isto é tão dececionante, pois no mínimo indica insensibilidade, ou até mesmo ignorância, por parte dos intervenientes, que não encontraram objeção moral que os impedisse de adquirir e usar a braçadeira. Edit: Já agora, sobre o comunismo. O filme soviético “Aelita: The Queen of Mars” incorpora um pouco de propaganda comunista de uma forma interessantemente subversiva, em que numa última análise se lê uma crítica àqueles que usam o pretexto da luta e emancipação da classe trabalhadora, somente para usurpar e abusar posições de poder. Então estamos de acordo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Fevereiro 2017 (editado) Então estamos de acordo. Estás a confundir ignorância com falta de consciência ética e moral. Qualquer tipo de simbologia nazi é banida na Alemanha a não ser que seja usada num sentido histórico. Isso não significa necessariamente que eles estejam menos expostos às atrocidades de que o seu próprio país cometeu. Pelo contrário. Editado 19 Fevereiro 2017 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 19 Fevereiro 2017 E achas que no caso da praxe da UM foi ignorância? O que é que eles não sabiam exactamente? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Fevereiro 2017 Eu acho que não devem existir tabus. Podem achar que não tem piada e que eles são um bando de idiotas. Mas eles têm todo o direito de fazer o que fizeram. Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão? Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 19 Fevereiro 2017 E achas que no caso da praxe da UM foi ignorância? O que é que eles não sabiam exactamente? Muito provavelmente foi. Não sabem as consequências por detrás usar um símbolo nazi. Aquilo que representa. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Fevereiro 2017 Se fosse um símbolo comunista a indignação era a mesma? Isto é a gozar, certo? Ou é falta de conhecimento histórico? Uma coisa é comparares a URSS à Alemanha Nazi, outra é comparares a Alemanha Nazi ao comunismo em geral. O comunismo, como teoria política e sócio-económica é muito mais do que o "oposto" do nazismo, e não é de todo sinónimo de genocídio. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 19 Fevereiro 2017 E achas que no caso da praxe da UM foi ignorância? O que é que eles não sabiam exactamente? Não sabiam que iam ser fotografados e ia ficar a piada entre os amigos Compartilhar este post Link para o post
Mr. Bacano Publicado 19 Fevereiro 2017 Na questão de comparação entre símbolos nazis/comunistas. Eu vejo mais no contexto social em que Portugal está inserido. Se calhar numa praxe hungara/polaca/russa se estivesse alguém com um símbolo comunista também haveria malta indignada. Aliás, bastava porem isto na America. Fosse qualquer um dos símbolos e até o Trump falava. Compartilhar este post Link para o post
6nario Publicado 19 Fevereiro 2017 (editado) Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão? Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade. és revoltado porque és um pobre de m*rda. fosse uma foice e martelo já era aplaudido são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escandalo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa). Editado 19 Fevereiro 2017 por 6nario Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Fevereiro 2017 és revoltado porque és um pobre de m*rda. fosse uma foice e martelo já era aplaudido são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escanda-lo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa). O antissemitismo deve ser punido com pena de morte, sim. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 19 Fevereiro 2017 és revoltado porque és um pobre de m*rda. fosse uma foice e martelo já era aplaudido são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escandalo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa). Ele estava no gozo pá :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 19 Fevereiro 2017 Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão? Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade. és revoltado porque és um pobre de m*rda. fosse uma foice e martelo já era aplaudido são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escandalo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa). What a burn! Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 19 Fevereiro 2017 O antissemitismo deve ser punido com pena de morte, sim. Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 21 Fevereiro 2017 Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade. Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 21 Fevereiro 2017 Antissemitismo esse que também é propagado por muita gente de extrema-esquerda. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 21 Fevereiro 2017 (editado) Muito provavelmente foi. Não sabem as consequências por detrás usar um símbolo nazi. Aquilo que representa. Claro que sabem. Acham mesmo que alguém não sabe o que o símbolo significa? Foi uma tentativa de ter piada, nada de mais. Não aplaudo o que foi feito, mas não acho que se deva proibir. Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão? Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade. É um bocado irónico que tu peças que eles sejam executados pelo que fizeram :lol: :mrgreen: E o que é normalizar o nazismo? Falar dele? Ridicularizá-lo? Usar a braçadeira na rua como se não fosse nada? Onde é que traças a linha? Isto é a gozar, certo? Ou é falta de conhecimento histórico? Uma coisa é comparares a URSS à Alemanha Nazi, outra é comparares a Alemanha Nazi ao comunismo em geral. O comunismo, como teoria política e sócio-económica é muito mais do que o "oposto" do nazismo, e não é de todo sinónimo de genocídio. A ideologia é completamente diferente. Os resultados não diferem assim tanto. E não estou a falar da URSS. Já agora gostava de saber o que acham disto: (a piada aos 0:55) Editado 21 Fevereiro 2017 por G1njas Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Fevereiro 2017 (editado) Antissemitismo esse que também é propagado por muita gente de extrema-esquerda. Também podem ir que não fazem falta. Claro que sabem. Acham mesmo que alguém não sabe o que o símbolo significa? Foi uma tentativa de ter piada, nada de mais. Não aplaudo o que foi feito, mas não acho que se deva proibir. É um bocado irónico que tu peças que eles sejam executados pelo que fizeram E o que é normalizar o nazismo? Falar dele? Ridicularizá-lo? Usar a braçadeira na rua como se não fosse nada? Onde é que traças a linha? Normalizar é o que se faz com o 'oh deixa lá, não o fizeram por maldade', 'são putos estúpidos', etc. Mas fizeram-no. E essa banalização, esse consentimento escudado da suposta inocência de quem comete o acto, retira o impacto ideológico que, neste caso, a braçadeira deve ter. Se estivessem de pirilau à mostra haveria maior choque e talvez repercussões mais graves. E a pila deles não teria como fundamento ideológico pôr fim a um conjunto de minorias étnicas, orientações sexuais e pessoas com limitações físicas ou mentais. E entendo que são garotos, estão fora dos pais e estes excessos cometem-se. Saem do armário. Só que eu não acho piada ao fetichismo explícito ou implícito da morte de determinados grupos sociais. É algo tão ocidental de se fazer. É repugnante. Assumo, com orgulho, a minha tonalidade monocromática, já agora. Pelo menos eu fiz uma piada que despertou a reacção que os outros proto-nazis queriam despertar - caso não tenham sido coagidos a ser praxados - que é causar choque. Porque a linha está traçada, o fetichismo da morte de semitas e etc é tolo e imaturo, o fetichismo da morte de brancos - faça-se entender - já causa perturbação. Por isso é que merecem ser executados. Editado 23 Fevereiro 2017 por Che Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 23 Fevereiro 2017 Antissemitismo esse que também é propagado por muita gente de extrema-esquerda. Citation please. Compartilhar este post Link para o post