Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Braçadeira nazi em praxe na UM causa polémica

Publicações recomendadas

Eu sou completamente a favor da liberdade de expressão, mas não é aí que a questão reside. É corretíssimo dar-se o benefício da dúvida e quiçá a sátira daquela rapaziada foi fantástica e o uso do adereço era imprescindível; porém essa possibilidade, infelizmente, não é realista, é mais provável que tenham usado simbolismo nazi irrefletidamente, pois considero que qualquer indivíduo consciente de tudo o que o nazismo representa, sentiria extrema dificuldade em vestir a braçadeira, mesmo num contexto artístico. Eu não desejo que o uso da braçadeira lhes seja expressamente banido, ou que eles sejam castigados disciplinarmente pelo ato, eu simplesmente esperava que a consciência e a sensibilidade deles fossem o suficiente para impedir a ostentação de simbolismo nazi.

Nisso estamos de acordo.

Parece-me perigoso trivializar este acontecimento com coisas do género de 'Je suis Charlie', pois no fundo trata-se de mais um sinal de que os eventos que aconteceram há menos de um século parecem estar a erodir-se cada vez mais da consciência generalizada.

Já eu acho o contrário. Se proibimos ou repudiarmos o uso deste símbolo, as pessoas vão hesitar antes de falar sobre o nazismo, o que é o pior que pode acontecer. Aí sim, os acontecimentos do século passado correm o risco de caírem no esquecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu acho o contrário. Se proibimos ou repudiarmos o uso deste símbolo, as pessoas vão hesitar antes de falar sobre o nazismo, o que é o pior que pode acontecer. Aí sim, os acontecimentos do século passado correm o risco de caírem no esquecimento.

De um ponto de vista moral (diferente de legal) o uso de simbologia do regime nazi é objetável, com raras exceções; objeção essa que se espera que parta conscientemente de cada indivíduo, sem que lhe seja imposta. O nazismo como ideologia tem por base conceitos racistas e xenófobos, sustentando-os com pseudociência; trata-se de uma ideologia, por natureza, abjeta. Seguidores modernos ou tendem a orgulhar-se do Holocausto, ou a negá-lo (dois potenciais crimes). Por isso é que isto é tão dececionante, pois no mínimo indica insensibilidade, ou até mesmo ignorância, por parte dos intervenientes, que não encontraram objeção moral que os impedisse de adquirir e usar a braçadeira.

Edit: Já agora, sobre o comunismo. O filme soviético “Aelita: The Queen of Mars” incorpora um pouco de propaganda comunista de uma forma interessantemente subversiva, em que numa última análise se lê uma crítica àqueles que usam o pretexto da luta e emancipação da classe trabalhadora, somente para usurpar e abusar posições de poder.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

De um ponto de vista moral (diferente de legal) o uso de simbologia do regime nazi é objetável, com raras exceções; objeção essa que se espera que parta conscientemente de cada indivíduo, sem que lhe seja imposta. O nazismo como ideologia tem por base conceitos racistas e xenófobos, sustentando-os com pseudociência; trata-se de uma ideologia, por natureza, abjeta. Seguidores modernos ou tendem a orgulhar-se do Holocausto, ou a negá-lo (dois potenciais crimes). Por isso é que isto é tão dececionante, pois no mínimo indica insensibilidade, ou até mesmo ignorância, por parte dos intervenientes, que não encontraram objeção moral que os impedisse de adquirir e usar a braçadeira.

Edit: Já agora, sobre o comunismo. O filme soviético “Aelita: The Queen of Mars” incorpora um pouco de propaganda comunista de uma forma interessantemente subversiva, em que numa última análise se lê uma crítica àqueles que usam o pretexto da luta e emancipação da classe trabalhadora, somente para usurpar e abusar posições de poder.

Então estamos de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então estamos de acordo.

Estás a confundir ignorância com falta de consciência ética e moral.

Qualquer tipo de simbologia nazi é banida na Alemanha a não ser que seja usada num sentido histórico. Isso não significa necessariamente que eles estejam menos expostos às atrocidades de que o seu próprio país cometeu. Pelo contrário.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que no caso da praxe da UM foi ignorância? O que é que eles não sabiam exactamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que não devem existir tabus. Podem achar que não tem piada e que eles são um bando de idiotas. Mas eles têm todo o direito de fazer o que fizeram.

Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão?

Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade.

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que no caso da praxe da UM foi ignorância? O que é que eles não sabiam exactamente?

Muito provavelmente foi. Não sabem as consequências por detrás usar um símbolo nazi. Aquilo que representa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse um símbolo comunista a indignação era a mesma?

Isto é a gozar, certo? Ou é falta de conhecimento histórico? Uma coisa é comparares a URSS à Alemanha Nazi, outra é comparares a Alemanha Nazi ao comunismo em geral. O comunismo, como teoria política e sócio-económica é muito mais do que o "oposto" do nazismo, e não é de todo sinónimo de genocídio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabiam que iam ser fotografados e ia ficar a piada entre os amigos

Compartilhar este post

Link para o post

Na questão de comparação entre símbolos nazis/comunistas.

Eu vejo mais no contexto social em que Portugal está inserido. Se calhar numa praxe hungara/polaca/russa se estivesse alguém com um símbolo comunista também haveria malta indignada.

Aliás, bastava porem isto na America. Fosse qualquer um dos símbolos e até o Trump falava.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm o direito de normalizar o nazifascismo? Porquê? Porque é um hino a uma liberdade abstrata como é a liberdade de expressão?

Vivia melhor se fossem executados. Como não serão, que sejam expulsos da universidade.

és revoltado porque és um pobre de m*rda.

fosse uma foice e martelo já era aplaudido

são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escandalo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa).

Editado por 6nario

Compartilhar este post

Link para o post

são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escanda-lo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa).

O antissemitismo deve ser punido com pena de morte, sim.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

são miudos a fazer coisas de miudos lol, não é bonito, acredito que alguém na Universidade devia chamar à atenção dos responsáveis, mas ganha noção. como tu és um cinzento de m*rda revoltado com a vida é um escandalo para ti, deviam mesmo morrer os miudos, esses nazis de m*rda, deviam estar a fazer companhia ao Goebbels e ao Himmler e ao Che (ah, esse não é, desculpa).

Ele estava no gozo pá :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

What a burn!

Compartilhar este post

Link para o post

653rij.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito provavelmente foi. Não sabem as consequências por detrás usar um símbolo nazi. Aquilo que representa.

Claro que sabem. Acham mesmo que alguém não sabe o que o símbolo significa?

Foi uma tentativa de ter piada, nada de mais. Não aplaudo o que foi feito, mas não acho que se deva proibir.

É um bocado irónico que tu peças que eles sejam executados pelo que fizeram :lol: :mrgreen:

E o que é normalizar o nazismo? Falar dele? Ridicularizá-lo? Usar a braçadeira na rua como se não fosse nada? Onde é que traças a linha?

Isto é a gozar, certo? Ou é falta de conhecimento histórico? Uma coisa é comparares a URSS à Alemanha Nazi, outra é comparares a Alemanha Nazi ao comunismo em geral. O comunismo, como teoria política e sócio-económica é muito mais do que o "oposto" do nazismo, e não é de todo sinónimo de genocídio.

A ideologia é completamente diferente. Os resultados não diferem assim tanto.

E não estou a falar da URSS.

Já agora gostava de saber o que acham disto:

(a piada aos 0:55) Editado por G1njas

Compartilhar este post

Link para o post

Antissemitismo esse que também é propagado por muita gente de extrema-esquerda.

Também podem ir que não fazem falta.

Claro que sabem. Acham mesmo que alguém não sabe o que o símbolo significa?

Foi uma tentativa de ter piada, nada de mais. Não aplaudo o que foi feito, mas não acho que se deva proibir.

É um bocado irónico que tu peças que eles sejam executados pelo que fizeram lol.gif icon_mrgreen.gif

E o que é normalizar o nazismo? Falar dele? Ridicularizá-lo? Usar a braçadeira na rua como se não fosse nada? Onde é que traças a linha?

Normalizar é o que se faz com o 'oh deixa lá, não o fizeram por maldade', 'são putos estúpidos', etc. Mas fizeram-no. E essa banalização, esse consentimento escudado da suposta inocência de quem comete o acto, retira o impacto ideológico que, neste caso, a braçadeira deve ter.

Se estivessem de pirilau à mostra haveria maior choque e talvez repercussões mais graves. E a pila deles não teria como fundamento ideológico pôr fim a um conjunto de minorias étnicas, orientações sexuais e pessoas com limitações físicas ou mentais.

E entendo que são garotos, estão fora dos pais e estes excessos cometem-se. Saem do armário. Só que eu não acho piada ao fetichismo explícito ou implícito da morte de determinados grupos sociais. É algo tão ocidental de se fazer. É repugnante.

Assumo, com orgulho, a minha tonalidade monocromática, já agora. Pelo menos eu fiz uma piada que despertou a reacção que os outros proto-nazis queriam despertar - caso não tenham sido coagidos a ser praxados - que é causar choque. Porque a linha está traçada, o fetichismo da morte de semitas e etc é tolo e imaturo, o fetichismo da morte de brancos - faça-se entender - já causa perturbação. Por isso é que merecem ser executados. icon_mrgreen.gif

Editado por Che

Compartilhar este post

Link para o post

Antissemitismo esse que também é propagado por muita gente de extrema-esquerda.

Citation please.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...