Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Metro prolonga Linha Verde até Santos e Estrela

Publicações recomendadas

Metro prolonga rede até Santos e Estrela

Ao todo, o Metropolitano de Lisboa prevê investir 484,5 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários, na construção de novas estações, remodelação das existentes e aquisição de carruagens.

O Metropolitano de Lisboa vai prolongar a rede até Santos e Estrela e criar uma ligação pedonal do Rato às Amoreiras. Estas são duas das principais novidades do Plano de Desenvolvimento Operacional da Rede do Metro, que prevê, ainda, a construção de estações em Campo de Ourique e nas Amoreiras, ainda que não haja previsão de data para esta construção.

O novo plano, apresentado esta segunda-feira pelo ministro do Ambiente, implica um investimento de 484,5 milhões de euros (um valor bastante aquém dos 700 milhões inicialmente anunciados), entre construção de novas estações, remodelação das já existentes e aquisição de novas carruagens. No fim, a nova rede transforma a linha verde numa linha circular e grande parte da linha amarela passa a fazer parte da linha verde, como pode ver no mapa:

metrodelisboa-03.png

1. Ligação do Cais do Sodré ao Rato, via Santos e Estrela

A linha verde vai transformar-se numa linha circular, ligando o Cais do Sodré ao Rato, e acrescentando as estações de Santos e Estrela. Nesta linha, onde os comboios circulam atualmente com três carruagens, as circulações passarão a ser com seis carruagens, com intervalos nas horas de ponta de três minutos e 40 segundos.

No âmbito deste prolongamento, será construído um túnel, com cerca de dois quilómetros, entre as estações da Estrela e de Santos. Na última fase da ligação entre Santos e o Cais do Sodré, recorrer-se-á a construção a céu aberto.

A estação da Estrela ficará localizada na Calçada da Estrela, junto ao antigo Hospital Militar e em frente à Basílica da Estrela. Já a estação de Santos deverá localizar-se junto ao edifício do Batalhão dos Sapadores de Lisboa.

Os concursos das empreitadas deverão avançar no segundo semestre de 2018 e os trabalhos arrancam em 2019. O Metropolitano de Lisboa estima, assim, que a nova linha verde esteja concluída em 2021.

O custo previsto desta obra é de 216 milhões de euros (incluindo o nó do Campo Grande), um investimento que será feito com recurso a fundos do Banco Europeu de Investimento. Serão ainda adquiridas 33 novas composições, o que custará 50 milhões de euros.

2. Ligação pedonal do Rato às Amoreiras

A segunda mudança será na zona do Rato e Amoreiras. O Metro desenvolveu um “estudo de viabilidade” para avançar com uma ligação pedonal subterrânea, com uma extensão de cerca de 300 metros, que ligará a estação do Rato à Praça Santa Isabel, permitindo o acesso às Amoreiras, através de escadas e passadeiras mecânicas. Esta construção implica um investimento previsto de cerca de 15,6 milhões de euros.

3. Linha vermelha até Campo de Ourique. Sem data

Uma terceira construção será o prolongamento da linha vermelha de São Sebastião até Campo de Ourique, mas ainda não há data prevista para que isto aconteça. Para já, há um estudo de viabilidade que prevê a construção de mais de dois quilómetros de linha, em túnel, e a construção de mais de duas estações: Amoreiras, na avenida Conselheiro Fernando de Sousa, junto ao cruzamento com a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, e Campo de Ourique, junto à Escola de Saúde Pública Militar, no cruzamento com a Rua Ferreira Borges.

Contudo, no comunicado enviado às redações, o Metro refere-se a este apenas como um “possível prolongamento”. A acontecer, as estimativas apontam para um custo de 186,7 milhões. Não está prevista uma data para a respetiva execução “por ausência de garantias do seu financiamento”, justifica a empresa, acrescentando que esta obra “deverá vir a ser financiada durante o próximo ciclo de fundos comunitários”.

4. Remodelação de estações

Por fim, a empresa vai avançar com a remodelação de estações. “A remodelação, ampliação e modernização de equipamentos das estações de Arroios, Areeiro, Colégio Militar, Olivais e Baixa-Chiado irá permitir a circulação de seis carruagens em toda a linha verde e a garantia de melhores acessibilidades, através do bom funcionamento de equipamentos mecânicos de mobilidade, como do refrescamento de instalações, correspondendo a um investimento total a curto prazo de 16,2 milhões de euros”.

Empresa vai contratar

Ainda no âmbito desta renovação, a Metropolitano de Lisboa planeia reforçar os quadros de trabalhadores. A empresa prevê reforçar as equipas de manutenção com 22 trabalhadores. Planeia ainda contratar dez maquinistas, “através do desenvolvimento interno de carreiras e acesso à função de maquinistas”. Por fim, serão admitidos 30 novos agentes de tráfego.

No primeiro trimestre deste ano, refere ainda a empresa, o Metropolitano de Lisboa registou um aumento de 10,8% da procura, bem como um aumento de 9% nas receitas, face ao período homólogo.

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre positivo apostar-se na expansão do metro

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é a Praça Santa Isabel? Não encontro no Maps

Compartilhar este post

Link para o post

Os serviços do metro em Lisboa não andam uma m*rda?

Não era mais sensato apostar na melhoria do serviço atual?

Compartilhar este post

Link para o post

Os do metro são mais ou menos, os dos autocarros é que são aberrantes

Compartilhar este post

Link para o post

Expansão, por mim é ótimo. São boas notícias e Lisboa precisa de mais Metro e mais transportes à esquerda, à direita, e do lado de fora.

Agora linha verde circular (além de ser a linha que costuma ter mais queixas) e engolir praticamente toda a linha amarela? Então quem trabalha/vive do Campo Grande para cima tem uma possibilidade enorme de ter que fazer 2 transbordos (3 linhas)?

Sou suspeito porque vivo na linha vermelha e trabalho na parte superior da linha amarela, mas presumo que venha de Odivelas ou algo assim também não ache muita piada - pessoalmente, não me faz lá grande sentido praticamente destruir a linha amarela toda.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Os do metro são mais ou menos, os dos autocarros é que são aberrantes

Tru dat.

Agora que vivo perto do metro até choro cada vez que tenho de apanhar um autocarro para casa da minha mãe :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Expansão, por mim é ótimo. São boas notícias e Lisboa precisa de mais Metro e mais transportes à esquerda, à direita, e do lado de fora.

Agora linha verde circular (além de ser a linha que costuma ter mais queixas) e engolir praticamente toda a linha amarela? Então quem trabalha/vive do Campo Grande para cima tem uma possibilidade enorme de ter que fazer 2 transbordos (3 linhas)?

Sou suspeito porque vivo na linha vermelha e trabalho na parte superior da linha amarela, mas presumo que venha de Odivelas ou algo assim também não ache muita piada - pessoalmente, não me faz lá grande sentido praticamente destruir a linha amarela toda.

Suponho que passe a haver destinos alternados. Se não, seria mau. Há imensa gente que deixa os carros no Sr. Roubado e em Odivelas.

Editado por Taka

Compartilhar este post

Link para o post

Andavam uma m*rda até há uns meses, desde o inicio do ano que acho que estão melhores, apesar da linha em que eu mais ando ter sido sempre a que menos sofreu (vermelha). Pelo menos não vejo tantas pessoas a queixar-se nem avisos de interrupções em linhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a certeza que estás a falar do metro de Lisboa? É que interrupções nas linhas são todos os dias.

Não noto melhoria nenhuma. O barulho está cada vez pior, parece a matança do porco. Hora de ponta e ter de esperar 6 ou mais minutos.

Bom era prolongarem até às Amoreiras, escusava de ter de andar 3km todos os dias.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bem dizem os estrangeiros que temos o metro dos ricos e é verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Eu,que ando normalmente de carris, quando vou para o metro até esfrego as mãos. Acho que muitas queixas são exageradas, por outras palavras acho que há outros transportes bem piores

Compartilhar este post

Link para o post

O metro de Lisboa é bem bom. É verdade que a periodicidade podia ser melhor (quem vai lá para fora e tem comboios a passarem a cada 2 minutos até fica parvo), mas acho que globalmente é muito bom.

Neste caso acho um disparate não fazerem uma estação nas amoreiras, porque acredito que iria servir muita gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem me dera que os autocarros funcionassem com a eficácia do metro. Se é pior que os metros das grandes cidades europeias é, mas é relativamente rápido, extenso e com um período de espera mediano.

Compartilhar este post

Link para o post

Que façam rápido a ligação às Amoreiras. Subir aquilo tudo a pé custa.

Os transportes públicos em países como a Alemanha, Itália e Holanda, que são os que conheço, são mil vezes melhores aos nossos. Sobretudo em termos de conforto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só podem falar do metro depois de andarem na linha verde à hora de ponta. Depois dessa experiência de vida e sobrevivência é que se pode tecer uma verdadeira opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Só podem falar do metro depois de andarem na linha verde à hora de ponta. Depois dessa experiência de vida e sobrevivência é que se pode tecer uma verdadeira opinião.

Lá isso é verdade. Ir do Intendente ao Campo Grande na linha verde em dias de jogo é sempre uma experiência engraçada

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a Amarela acaba por ser pior. Não é difícil apanhar 6/7 minutos de espera em hora de ponta.

Eu ando todos os dias na Verde e normalmente em hora de ponta e não me queixo muito. A coisa é um bocado critica até à Alameda mas depois limpa. E a frequência anda sempre à volta dos 3 minutos. Ou então é de já estar habituado :mrgreen: .

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. Chegar à estação do Intendente e passar por um gajo a injetar-se nas escadas para depois entrar no metro e ir com 1m^2 de espaço enquanto de um lado está uma jeová a discutir com uma mórmon e do outro um velho sem camisola com um cheiro forte a suor. Saudades :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

1 metro quadrado? Pfffff, que sonho :lol:

Eu ando na linha verde, do Intendente até à Baixa-Chiado, e depois se vir que o da azul está quase a chegar (menos de 1.30m) ainda apanho até ao Terreiro do Paço a linha azul, mas normalmente vou a pé. De manhã vai cheio mas é mais ou menos tranquilo, não preciso de empurrar ninguém para sair, até porque sai quase tudo na Baixa. Agora quando saio do trabalho ás 7, é uma f*da, tenho que andar a tropeçar em 50 pessoas que não se deviam 1cm para poder sair na minha estação.

Mas mesmo assim é um mel. Experimentem ter de apanhar o autocarro que aí é que sofrem. Nem é pelo espaço, que normalmente até ia sentado, é mesmo pelo tempo de espera.

Compartilhar este post

Link para o post

Saldanha é capaz de ser a pior.

Saldanha e Alameda, quando entro na estação do Saldanha na linha vermelha em dias piores é terrível, mas quando vêm as pessoas todas da Alameda para entrar e já quase não há espaço, fds.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é a Praça Santa Isabel? Não encontro no Maps

A única coisa ali perto que estou a ver com o nome Santa Isabel é a Igreja, mas não é propriamente para o lado das Amoreiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os dias durante 5 anos... É normal em hora de ponta de uma linha principal de uma grande cidade. Já experimentaste por exemplo apanhar a Picadilly Line em Londres em hora de ponta? E fazer isso com malas de viagem? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...