Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
joao86

Oficial: Sporting CP e FC Porto reatam relações

Publicações recomendadas

Eu estava a referir-me aos objectos arremessados contra o Quintana.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo como é que o pessoal se agarra tanto ao nome a competição e não ao formato para tentar enquadra-la na contabilização dos campeonatos da liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo como é que o pessoal se agarra tanto ao nome a competição e não ao formato para tentar enquadra-la na contabilização dos campeonatos da liga.

Só para entender, se a partir de agora passar a ser uma superliga europeia a apurar o campeão europeu em vez da Champions, consideras correto que o Real Madrid não possa dizer que foi 11 vezes campeão europeu?

A questão em Portugal não é assim tão simples, mas quem usa argumentos como o teu parece-me que não percebe que a questão é muito maior que isso. Mas nem o Sporting percebe bem a questão...

Compartilhar este post

Link para o post

Só para entender, se a partir de agora passar a ser uma superliga europeia a apurar o campeão europeu em vez da Champions, consideras correto que o Real Madrid não possa dizer que foi 11 vezes campeão europeu?

A questão em Portugal não é assim tão simples, mas quem usa argumentos como o teu parece-me que não percebe que a questão é muito maior que isso. Mas nem o Sporting percebe bem a questão...

Não, porque são provas diferentes (modos diferentes: eliminatórias/jornadas). Mas no caso em discussão ainda é mais evidente. Fazendo o teu paralelismo, havia a Superliga (prova de regularidade, com jornadas) e ao mesmo tempo continuava a haver uma prova europeia em eliminatória (chamada, imagina, Taça da Europa). Se atribuísse os títulos da liga dos campeões alguma coisa era à Taça Europa.

Se o campeonato de portugal antecedeu a taça de portugal, não é claro que não se devem misturar os títulos?

Eu acho isto um assunto mesmo claro e tento olhar para ele sem "óculos" vermelhos... se me derem um bom argumento eu dou o braço a torcer.

Editado por Homem do Bussaco

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, como essa Superliga Europeia iria passar a determinar o Campeão Europeu, o Real Madrid deixava de ter sido 11 vezes campeão europeu e passava a ter apenas 11 Taças Europa ou, como acontece em Portugal, passava-se um pano nesses 11 títulos e não contavam para coisa nenhuma?

Não estou a dizer que o Real Madrid passasse a dizer que tinha 11 Superligas Europeias, estou a dizer que o Real Madrid pudesse dizer que tinha sido 11 vezes campeão europeu e, quando ganhasse uma Superliga Europeia, passasse a dizer que tinha sido 12 vezes campeão europeu.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, como essa Superliga Europeia iria passar a determinar o Campeão Europeu, o Real Madrid deixava de ter sido 11 vezes campeão europeu e passava a ter apenas 11 Taças Europa ou, como acontece em Portugal, passava-se um pano nesses 11 títulos e não contavam para coisa nenhuma?

Não estou a dizer que o Real Madrid passasse a dizer que tinha 11 Superligas Europeias, estou a dizer que o Real Madrid pudesse dizer que tinha sido 11 vezes campeão europeu e, quando ganhasse uma Superliga Europeia, passasse a dizer que tinha sido 12 vezes campeão europeu.

Vamos lá ver uma coisa. Uma equipa quando ganha uma prova passa a ser o "campeão" dessa prova. O Real Madrid é o campeão da Liga dos Campeões e como essa é a maior prova de clubes europeus, faz sentido dizer que ele é o Campeão Europeu. A questão aqui é que ao contrário do que acontece neste cenário, em Portugal, ao que julgo saber, sempre houveram duas competições a decorrer, e as duas realizadas em módulos diferentes. Quando essas competições mudam de nome, faz sentido que se associem à antecessora que tinha o mesmo formato. Eu dava-te razão se quando o Sporting ganhou essas competições chamadas "Campeonato de Portugal" não houvesse outra competição em formato de liga, com jornadas...

EDIT: Mas lê isto: http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/historiadores-garantem-que-o-sporting-tem-18-titulos-de-campeao-5431686.html

E depois diz-me o que achas que está ai e que não é justificável

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que concorde com essa nova contagem de titulos, mas por curiosidade afinal quantas Ligas dos Campeões tem o Benfica afinal?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que concorde com essa nova contagem de titulos, mas por curiosidade afinal quantas Ligas dos Campeões tem o Benfica afinal?

Tem duas. Por isto:

Vamos lá ver uma coisa. Uma equipa quando ganha uma prova passa a ser o "campeão" dessa prova. O Real Madrid é o campeão da Liga dos Campeões e como essa é a maior prova de clubes europeus, faz sentido dizer que ele é o Campeão Europeu. A questão aqui é que ao contrário do que acontece neste cenário, em Portugal, ao que julgo saber, sempre houveram duas competições a decorrer, e as duas realizadas em módulos diferentes. Quando essas competições mudam de nome, faz sentido que se associem à antecessora que tinha o mesmo formato. Eu dava-te razão se quando o Sporting ganhou essas competições chamadas "Campeonato de Portugal" não houvesse outra competição em formato de liga, com jornadas...

EDIT: Mas lê isto: http://www.dn.pt/des...ao-5431686.html

E depois diz-me o que achas que está ai e que não é justificável

A questão aqui é a simultaneidade e a modalidade da competição (olhemos para as duas coisas)

Por isto. Só houve uma competição do género, não haviam 2 em simultâneo, logo neste caso, é claro perceber que a Liga dos Campeões (hibrido entre jornadas e eliminatórias) sucedeu à Taça dos Campeões Europeus (penso que era só eliminatórias). No caso do Campeonato de Portugal, não é óbvio (mesmo nada) que seja o antecessor da Liga.

Mas aceito que por ter havido uma mudança na modalidade da competição, se destingia e separem os Campeões Europeus de antes e os "novos"... é sempre referido que o Benfica venceu quando ainda era a velinha Taça dos Campeões Europeus... mas como não havia outra prova em simultâneo, aqui é claro que a Liga dos Campeões é a "evolução" desta competição e por isso aceito que "juntem" os títulos na contagem

Compartilhar este post

Link para o post

E em relação aos campeonatos do mundo de clubes? A Taça intercontinental tb conta como precedente e é correto dizer q o Porto foi 2x campeão do mundo de clubes, ou o Real Madrid 5?

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

E em relação aos campeonatos do mundo de clubes? A Taça intercontinental tb conta como precedente e é correto dizer q o Porto foi 2x campeão do mundo de clubes, ou o Real Madrid 5?

Eu costumo dizer que o Porto foi campeão do mundo de clubes, mas porque, não se costuma dizer é ? Se não, acho mal, mas ainda assim é demasiado esticado quereres fazer essa comparação. Porque Uma coisa é uma competição disputada entre 2 continentes e outra é por 5 (?) e se calhar por isso se diga que o Porto foi campeão intercontinental e não mundial. Mas sim, eu sempre considerei que o Porto foi Campeão do mundo lol.gif

Basicamente é isto: Uma equipa ganha uma competição pode somar esse titulo aos títulos que tem nessa competição + na competição que tenha a mesma importância e tenha o mesmo modelo base... Se calhar consideram que passar de um único jogo para uma série de jogos com várias equipas, a eleminar, até À final. não é suficiente...

Mas, porque entrar por ai? Eu só estou a discutir o caso português, que acho muito mais fácil de explicar e não precisa de ir buscar esses exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão aqui é a simultaneidade e a modalidade da competição (olhemos para as duas coisas)

Por isto. Só houve uma competição do género, não haviam 2 em simultâneo, logo neste caso, é claro perceber que a Liga dos Campeões (hibrido entre jornadas e eliminatórias) sucedeu à Taça dos Campeões Europeus (penso que era só eliminatórias). No caso do Campeonato de Portugal, não é óbvio (mesmo nada) que seja o antecessor da Liga.

A questão da simultaneidade da coisa só se aplica durante 4 anos.

o extinto Campeonato de Portugal, que teve 17 edições entre 1921/22 e 1937/38 [...] Segundo a tese leonina as quatro primeiras edições do campeonato, denominada de 1.ª Liga, não podem ser contabilizadas por se ter tratado de uma liga experimental...

Eu nem sequer defendo que a "liga experimental" seja retirada do palmarés porque não sei o suficiente para ter uma opinião sobre isso e, como disse em cima (acho que foi neste tópico, não vou verificar), até que haja alguma alteração da FPF, o que vale é a conta oficial.

Mas isto é uma questão de forma vs. conteúdo.

Vou tentar fazer um exercício, deve ter algumas incorreções, mas os que sabem disto muito mais que eu como o Descartes ou o Puro (sem ironias) podem até dizer que estou completamente errado ou melhorar a analogia se a acharem minimamente pertinente.

Pressuposto: a Juventus ganha esta Liga dos Campeões (é só para o Real Madrid manter as 11)

Dados prévios:

Real Madrid: 11 vezes Campeão Europeu

Barcelona: 5 vezes Campeão Europeu

Na próxima época, a UEFA decide que em paralelo com a Liga dos Campeões (LC) que não perde qualquer valor e continua a apurar o campeão europeu, vai existir uma competição experimental em formato liga entre as 16 melhores equipas da Europa à qual chamou Mega Liga (ML).

2018, LC: Real Madrid; ML: Barcelona

2019, LC: Real Madrid; ML: Barcelona

2020, LC: Chelsea; ML: Barcelona

2021, LC: Real Madrid; ML: Paris SG

Neste momento, o Real Madrid tem 14 LC (vou retirar a questão da TCE e dos diferentes formatos para facilitar) e o Barcelona tem 5 LC e 3 ML.

Em 2021, a Mega Liga foi um sucesso, as duas provas são extintas e cria-se a Taça Europa (TE) com o formato da Liga dos Campeões e a partir de agora a competição mais importante da UEFA é a Superliga Europeia (SE) em que se apura o campeão europeu.

A partir de 2021, a Taça Europa é uma competição que não interessa para a discussão.

Estamos em 2040 e, desde então, o Barcelona ganhou 8 SE e o Real Madrid ganhou apenas 5.

Questão:

Quantas vezes foi o Real Madrid e o Barcelona campeão europeu?

A meu ver, o Real Madrid foi campeão europeu 16 ou 19 vezes (a tal questão da simultaneidade) e o Barcelona foi 13 ou 16 vezes. Mas nunca serei da opinião de que o Real Madrid apenas foi 5 vezes campeão europeu e o Barcelona foi 8 ou 11 vezes campeão europeu.

Não interessa a forma para o que estamos a discutir, interessa o conteúdo. Se o campeão europeu passar a ser definido na Supertaça Europeia, as 11 vezes que o Real Madrid foi campeão europeu não desaparecem porque em 2016 o campeão europeu apurou-se no Real Madrid x Atlético.

A questão da simultaneidade põe-se e aqui não discuto porque não sei o suficiente do que se passou na altura, mas é apenas durante 4 anos. Não podes apagar os outros 13 anos da história, por muito que a forma seja diferente, o conteúdo era o de Campeão.

Agora claro que o Sporting se lembrou disto apenas porque lhe dá jeito. Mas tem um fundo de razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo dizer que o Porto foi campeão do mundo de clubes, mas porque, não se costuma dizer é ? Se não, acho mal, mas ainda assim é demasiado esticado quereres fazer essa comparação. Porque Uma coisa é uma competição disputada entre 2 continentes e outra é por 5 (?) e se calhar por isso se diga que o porto foi campeão intercontinental e não mundial. Mas sim, eu sempre considerei que o Porto foi Campeão do mundo lol.gif

Basicamente é isto: Uma equipa ganha uma competição pode somar esse titulo aos títulos que tem nessa competição + na competição que tenha a mesma importância e tenha o mesmo modelo base... Se calhar consideram que passar de um único jogo para uma série de jogos com várias equipas, a eleminar, até À final. não é suficiente...

Mas, porque entrar por ai? Eu só estou a discutir o caso português, que acho muito mais fácil de explicar e não precisa de ir buscar esses exemplos

o problema foi o ano 2000, porque para além da taça intercontinental onde o Boca foi campeão houve um campeonato experimental criado pela FIFA, com clubes convidados (Corinthians, Real Madrid, Vasco da Gama e Al Nassr) para alem dos campeões europeus Manchester United, dos campeões da CONCACAF Necaxa e os da Oceania Melbourne, o vencedor dessa brincadeira foi o Corinthians

esse campeonato experimental desapareceu até 2005 altura em que a Taça Intercontinental deixou de ser organizada portanto ha aqui um cronograma bem claro, mas afinal quem foi o campeão do mundo de clubes do ano 2000?

tás a ver que não é assim tão fácil?

anyway no final das contas eu tenho a mesma opinião que tu e este assunto dos títulos não tem grande sentido e só aparece porque o Benfica já dobrou o Sporting, de qualquer das maneiras não vejo mal nos Sportinguistas se sentirem injustiçados neste assunto, afinal eu tb fico f*dido quando vou a lista de campeões do mundo de clubes e vejo que o Porto tem 0 titulos e o Corinthians tem 1 :lol: :angry:

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da simultaneidade da coisa só se aplica durante 4 anos.

Eu nem sequer defendo que a "liga experimental" seja retirada do palmarés porque não sei o suficiente para ter uma opinião sobre isso e, como disse em cima (acho que foi neste tópico, não vou verificar), até que haja alguma alteração da FPF, o que vale é a conta oficial.

Mas isto é uma questão de forma vs. conteúdo.

Vou tentar fazer um exercício, deve ter algumas incorreções, mas os que sabem disto muito mais que eu como o Descartes ou o Puro (sem ironias) podem até dizer que estou completamente errado ou melhorar a analogia se a acharem minimamente pertinente.

Pressuposto: a Juventus ganha esta Liga dos Campeões (é só para o Real Madrid manter as 11)

Dados prévios:

Real Madrid: 11 vezes Campeão Europeu

Barcelona: 5 vezes Campeão Europeu

Na próxima época, a UEFA decide que em paralelo com a Liga dos Campeões (LC) que não perde qualquer valor e continua a apurar o campeão europeu, vai existir uma competição experimental em formato liga entre as 16 melhores equipas da Europa à qual chamou Mega Liga (ML).

2018, LC: Real Madrid; ML: Barcelona

2019, LC: Real Madrid; ML: Barcelona

2020, LC: Chelsea; ML: Barcelona

2021, LC: Real Madrid; ML: Paris SG

Neste momento, o Real Madrid tem 14 LC (vou retirar a questão da TCE e dos diferentes formatos para facilitar) e o Barcelona tem 5 LC e 3 ML.

Em 2021, a Mega Liga foi um sucesso, as duas provas são extintas e cria-se a Taça Europa (TE) com o formato da Liga dos Campeões e a partir de agora a competição mais importante da UEFA é a Superliga Europeia (SE) em que se apura o campeão europeu.

A partir de 2021, a Taça Europa é uma competição que não interessa para a discussão.

Estamos em 2040 e, desde então, o Barcelona ganhou 8 SE e o Real Madrid ganhou apenas 5.

Questão:

Quantas vezes foi o Real Madrid e o Barcelona campeão europeu?

A meu ver, o Real Madrid foi campeão europeu 16 ou 19 vezes (a tal questão da simultaneidade) e o Barcelona foi 13 ou 16 vezes. Mas nunca serei da opinião de que o Real Madrid apenas foi 5 vezes campeão europeu e o Barcelona foi 8 ou 11 vezes campeão europeu.

Não interessa a forma para o que estamos a discutir, interessa o conteúdo. Se o campeão europeu passar a ser definido na Supertaça Europeia, as 11 vezes que o Real Madrid foi campeão europeu não desaparecem porque em 2016 o campeão europeu apurou-se no Real Madrid x Atlético.

A questão da simultaneidade põe-se e aqui não discuto porque não sei o suficiente do que se passou na altura, mas é apenas durante 4 anos. Não podes apagar os outros 13 anos da história, por muito que a forma seja diferente, o conteúdo era o de Campeão.

Agora claro que o Sporting se lembrou disto apenas porque lhe dá jeito. Mas tem um fundo de razão.

Não tem fundo de razão, e eu vou voltar a tentar explicar porque (eu sei que também não é fácil, talvez eu seja confuso).

Então é assim, acho que tu te prendes demasiado com a questão de chamar "campeão" a alguém e isso te baralha. Acho mesmo que está a ser um problema de semântica para ti. O Moreirense, quando ganhou a Taça da Liga, também cantou "Campeões, nos somos campeões". Eles foram campeões! Mas foi da Taça da Liga, certo? No teu exemplo, em 2040 o Real Madrid foi campeão 5 vezes da SE e o Barça 8 vezes... E são campeões da TE tantas vezes como as que foram da LC + as vezes que venceram a TE até 2040. Mas o que o Real, p.ex, não pode fazer, é dizer que, até 2040, ganhou (11 + 8 ) SE's. Quando o Real gritar "campeão" pela conquista da 9ª SE é campeão Europeu dessa competição pela 9ª vez! Já foi campeão mais do que 9 vezes (quem ganha uma competição é campeão!), mas dessa competição (que nunca teve uma semelhante antes, porque a LC foi sucedida pela TE) é apenas 9 vezes.

O Sporting se quisesse integrar a contabilização desses títulos na Taça de Portugal acho que teria razão e ai talvez os historiadores já apoiassem e fosse mais facil fazer-se rapidamente a mudança. Mas o interesse do Sporting não é esse, não é a verdade nem a logica.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de semântica é, mas isto está muito longe de ser assim tão simples. O Sporting alega que foi 22 vezes campeão nacional. O Sporting não alega que foi 22 vezes vencedor da Primeira Liga.

Tal como, no meu exemplo, o Real Madrid pode dizer perfeitamente que foi 16 vezes (até vou dar de barato a simultaneidade) campeão europeu.

Não há cá "Campeão Europeu da Superliga Europeia", há "Campeão Europeu". No caso do Sporting há "Campeão Nacional" (ou Campeão de Portugal, este é outro assunto, mas que só se põe em questão nos anos da simultaneidade), o Sporting não reclama mais títulos da Primeira Liga (nem o Benfica, que tem os 33 ou lá quantos são), o Sporting reclama que o facto de ter sido campeão nacional noutra competição lhe seja reconhecido.

Se o campeão nacional a partir da próxima época passar a ser determinado pela Taça da Liga, eu acho mais correto que o Benfica festeje o 37 caso a vença do que diga que é a primeira vez que são campeões nacionais. Porque a história não se apaga só porque se se mudou a forma de como as coisas são determinadas.

O que interessa para esta discussão é o conteúdo, a forma não interessa para nada.

Para usar um exemplo de outra área, correndo o risco de ser mal interpretado, o Chefe de Estado é o Presidente da República, mas não podes dizer que o primeiro Chefe de Estado em Portugal foi o Manuel de Arriaga. O primeiro Chefe de Estado em Portugal foi o Afonso Henriques. Lá porque o Chefe de Estado deixou de ser o Rei e passou a ser o Presidente da República, não se vai apagar da história dos Chefes de Estado o nome do D. Afonso Henriques e demais reis portugueses. A forma mudou, o conteúdo, para a discussão de quem foi Chefe de Estado, é o mesmo.

EDIT: A forma não interessa para nada nos anos em que não há simultaneidade, nos anos em que a simultaneidade existe é preciso uma estudo bem mais aprofundado de como funcionaram as coisas durante esses anos.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã venho responder melhor ao teu post. Mas para mim há uma coisa clara: Como na escola primária me diziam: Não podes somar alhos com bugalhos. Aqui é a mesma coisa... O Sporting pretende somar os títulos que conquistou em provas a eliminar a provas que se baseiam em jornadas onde todos jogam contra todos. Isso não é possível e a minha argumentação não vai fugir muito daqui. Até se o Campeonato de Portugal fosse a prova mais importante da altura (não sei), ela não pode ser somada às provas que se realizam com jornadas. wink.gif

Eu estava a tentar responder melhor, mas o forum foi abaixo por uns instantes e já não tenho força para estar aqui a esgravatar muito nisto. Eu vou cair sempre um pouco na repetição, porque por muito que falemos, eu acho que o meu paragrafo anterior é o essencial da questão e quanto a isso não vejo nada que possa contrariar. Como disse, penso que ao Sporting seria justo atribuir mais 4 taças de Portugal

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã venho responder melhor ao teu post. Mas para mim há uma coisa clara: Como na escola primária me diziam: Não podes somar alhos com bugalhos. Aqui é a mesma coisa... O Sporting pretende somar os títulos que conquistou em provas a eliminar a provas que se baseiam em jornadas onde todos jogam contra todos. Isso não é possível e a minha argumentação não vai fugir muito daqui. Até se o Campeonato de Portugal fosse a prova mais importante da altura (não sei), ela não pode ser somada às provas que se realizam com jornadas. wink.gif

Ora, então não podes somar os títulos da antiga Taça dos Campeões Europeus aos da actual Liga dos Campeões, pois os formatos mudaram. Significa que o Benfica foi tantas vezes campeão europeu quantas o Sporting, o Belenenses ou o Cova da Piedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o Benfica tem 0 Ligas dos Campeões e o Real tem 5. 8-[

São é 2x e 11x Campeões Europeus respectivamente porque o troféu que ganharam tanto na Taça dos Campeões Europeus como na Liga dos Campeões é o mesmo.

Na minha óptica o formato para se alcançar respectivo troféu é cagativo, o significado deste é que interessa.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

A Taça dos Campeões evoluiu para o formato de Liga dos Campeões. O Campeonato de Portugal evoluiu para o formato da Taça de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o Benfica tem 0 Ligas dos Campeões e o Real tem 5. 8-[

São é 2x e 11x Campeões Europeus respectivamente porque o troféu que ganharam tanto na Taça dos Campeões Europeus como na Liga dos Campeões é o mesmo.

Na minha óptica o formato para se alcançar respectivo troféu é cagativo, o significado deste é que interessa.

É o que defendo também. E, honestamente, nem consigo conceber que se veja o assunto de outra forma. Os formatos, os nomes, a evolução das competições... Que raio importa tudo isso em relação ao valor das competições quando realmente foram disputadas?

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

A pouco e pouco, as pessoas começam a perceber que realmente há aqui assunto. Eu não sei o suficiente para defender que o Sporting tem a razão toda, mas parece-me que é óbvio que há assunto. :mrgreen:

O Sporting pretende somar os títulos que conquistou em provas a eliminar a provas que se baseiam em jornadas onde todos jogam contra todos. Isso não é possível e a minha argumentação não vai fugir muito daqui. Até se o Campeonato de Portugal fosse a prova mais importante da altura (não sei), ela não pode ser somada às provas que se realizam com jornadas. wink.gif

Tu estás preso ao teu próprio argumento.

Por pontos:

• O Sporting não quer somar títulos na Liga Portuguesa
  • O Sporting sabe que tem apenas 18 títulos na Liga Portuguesa
  • O Sporting foi Campeão de Portugal 4 vezes antes de se criar a Liga Portuguesa na competição que, na altura, apurava o Campeão de Portugal
  • O Sporting quer que se diga que foi Campeão de Portugal 22 vezes, ou seja, as 18 que conquistou na Liga Portuguesa e as 4 que conquistou noutra prova que apurava o Campeão Nacional de Futebol em Portugal

Eu dou-te de barato a simultaneidade e tiro x títulos ao Sporting (não sei quantos ganhou nesses 4 anos de simultaneidade), mas nunca hei-de ficar a favor da forma contra o conteúdo em assunto nenhum.

Porque, é como disseram, se a forma for o que prevalece, o Benfica nunca foi Campeão Europeu. E acho que ambos concordamos que dizer isso é ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

O facto de haver dúvida não significa que haja argumento para que o Sporting veja ser-lhe atribuídos mais campeonatos.

Compartilhar este post

Link para o post

O facto de haver dúvida não significa que haja argumento para que o Sporting veja ser-lhe atribuídos mais campeonatos.

Como não significa o contrário. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A pouco e pouco, as pessoas começam a perceber que realmente há aqui assunto. Eu não sei o suficiente para defender que o Sporting tem a razão toda, mas parece-me que é óbvio que há assunto. :mrgreen:

Tu estás preso ao teu próprio argumento.

Por pontos:

• O Sporting não quer somar títulos na Liga Portuguesa
  • O Sporting sabe que tem apenas 18 títulos na Liga Portuguesa
  • O Sporting foi Campeão de Portugal 4 vezes antes de se criar a Liga Portuguesa na competição que, na altura, apurava o Campeão de Portugal
  • O Sporting quer que se diga que foi Campeão de Portugal 22 vezes, ou seja, as 18 que conquistou na Liga Portuguesa e as 4 que conquistou noutra prova que apurava o Campeão Nacional de Futebol em Portugal

Eu dou-te de barato a simultaneidade e tiro x títulos ao Sporting (não sei quantos ganhou nesses 4 anos de simultaneidade), mas nunca hei-de ficar a favor da forma contra o conteúdo em assunto nenhum.

Porque, é como disseram, se a forma for o que prevalece, o Benfica nunca foi Campeão Europeu. E acho que ambos concordamos que dizer isso é ridículo.

Se é para utilizar rigor nas designações então vamos a isso:

Na Liga Portuguesa o Sporting apenas conquistou 2 campeonatos (1999-00 e 2001-02). O Benfica tem 9 (1935-36, 36-37, 37-38, 2004-05, 09-10, 13-14, 14-15, 15-16 e 16-17), o FC Porto tem 10 (1934-35, 2002-03, 03-04, 05-06, 06-07, 07-08, 08-09, 10-11, 11-12 e 12-13) e o Boavista 1 (2000-01). Os outros títulos de campeão nacional foram no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que foi a designação oficial do torneio entre 1938-39 e 1998-99).

Se dás de barato a simultaneidade então não podes advogar a tese dos 22 campeonatos. Tens que aceitar uma tese alternativa em que o Sporting apenas soma 2 campeonatos (o Benfica outros 2 e o FC Porto 3). Essa não é a luta do Sporting. O Sporting quer somar 4. Quer que o FC Porto possa somar 3 e que o Benfica fique na mesma. O Sporting quer, na prática, substituir 2 dos campeonatos que o Benfica contabiliza entre 34/35 e 37/38 para os acrescentar à sua própria contabilidade. Quer que seja oficial que a tal Liga que designaram como experimental não conte e que o campeão nacional seja o vencedor do Campeonato de Portugal. É como ver uma série na televisão e advogar que o episódio piloto não pertence à história da série...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...