Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Tópico para discutir o EuroMendilhões e as Transferências Nacionais confirmadas 2017/18

Publicações recomendadas

Oh Carlos,

Então e Lázio aceita dar esse dinheiro por alma de quem? Porque vendeu o seu melhor jogador por 30M? Ou seja, todos os clubes que se envolvem com o Mendes são prejudicados. Todos menos, claro, o Braga. Faz sentido.

Mas eu aceito que o Braga até não saia prejudicado financeiramente. Fica ali ao patamar do Rio Ave, aquela equipa que de vez em quando dá jeito controlar para destacar um Danilo ou um Krovinovic da vida.

Mas isto é preocupante na mesma, porque estes clubes é bom que não ultrapassem pelo menos o Porto e o Benfica (dou o Sporting de barato que o Mendes não mete lá o nariz, portanto até teria interesse que o Sporting perdesse influência em Portugal). Se calhar é por isto que o Braga diz querer tornar-se no 3º grande em Portugal: sabe que o DDT (dono daquilo tudo) não os deixa fazer cócegas ao Benfica e ao Porto onde o Mendes movimenta milhões e milhões e não tem qualquer interesse que estas equipas percam "valor".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ignorância minha ou ingenuidade tua.

Desculpa também que te diga mas este post é qualquer coisa de surreal. É que sou forçado a crer que tu acreditas mesmo que o Braga vai encaixar os 26M (ou qualquer coisa semelhante a esse valor) com os dois jovens. Para alguém tão desconfiado quando toca a analisar os negócios dos Grandes, é incrível que acredites nesta fantochada dos 26M.

(...) Agora que ele vai mamar uma bela percentagem, isso sim. Há que esperar pelo R&C. (...)

(...) É claro que isto tem a marca do Mendes. O que não quer dizer que o Braga não vá ver uma boa parte do dinheiro das transferências (...)

E todo o post imediatamente antes do teu. Portanto, crês mal.

Ainda assim, vou tentar rebater alguns pontos. Falas da academia construída com fundos próprios. Muito bem, todos sabemos a ligação que o Salvador tem com a construção civil. Não sei pormenores sobre a academia do Braga mas não deixa de ser uma coincidência engraçada. Depois, argumentas que o Braga investe e tem o plantel mais caro a seguir aos 3 Grandes. E então? O que eu disse, e é factual, é que na última época receberam 35 e gastaram 5. Quanto é que é o orçamento do Braga? Superior a 30M? Não acredito que seja muito superior a esse montante.

Tu ficas contente pelo Braga não investir montantes elevados em jogadores agenciados pelo Mendes. Deves achar, portanto, que o Vieira é um burro do crl e é enganado pelo Mendes, enquanto que o Salvador é um gajo esperto que consegue lidar com o Mendes sem prejudicar o clube. Quanto a isso não há argumentação que valha. Diz-me só uma coisa, se puderes. Esperas ver estes 26M reinvestidos no plantel ou são absolutamente essenciais para a sobrevivência do Braga? Ou seja, caso esta venda não se realizasse o Braga teria dificuldades financeiras?

O Salvador era dono de uma empresa de construção em Braga, a Britalar, que entretanto ficou insolvente e foi vendida/deixada falir. Já não tem ligações ao ramo, pelo menos, que eu saiba.

Na última época ou esta época? E então, era suposto ir a correr gastar todo o dinheiro que recebemos? Isso não era estar a validar o teu argumento de que isto é tudo um esquema de lavagem de dinheiro e o que entra também sai? Se tu achas que uma empresa tem de gastar mais dinheiro do que aquele que é necessário para a sua actividade só porque teve uma receita extraordinária, então faz um favor ao mundo, e não vás para uma autarquia, mesmo que pareça ser a escolha ideal de carreira.

Eu não fico contente nem triste que o Braga não invista montantes elevados em jogadores agenciados pelo Mendes, fico neutro. Da mesma forma que fico neutro ao ver que o Braga não investe montantes elevados em jogadores agenciados pelo Zahavi, Raiola ou pela Ti Alice. A única razão porque mencionei esse ponto foi para traçar a linha entre aquilo que é a estratégia de um clube e de outro, e o porquê de achar que o que se aplica ao Benfica não se tem de aplicar ao Braga à luz dos factos que são conhecidos. Portanto, tudo o que acrescentaste no segundo parágrafo é só uma tentativa triste de tentares ridicularizar o meu raciocínio, mas tenho as minhas dúvidas que vá pegar.

Quanto à última frase, como qualquer clube em Portugal, o Braga dá prejuízo operacional. E esse prejuízo tem de ser colmatado com receitas extraordinárias, como são as vendas de jogadores. Esta época tem sido particularmente frutuosa no que respeita a encaixes financeiros e uma vez que as necessidades básicas estão colmatas, espero que continue a ser feito o que tem sido feito nos últimos anos - não entrar em loucuras no reforço do plantel, não recorrer a empréstimos bancários, investir quando possível na melhoria das infraestruturas e património do clube e, sobretudo, criar reservas para aguentar épocas em que não seja possível ou preferível vender jogadores por valores significativos. Tem sido assim que o Braga tem crescido, e espero que seja para continuar :)

Ou seja, desses 26M€, se o Braga vir 6M€ já é uma festa? Se assim for até aceito o negócio. São EuroMendes, mas só a Lazio é que sai prejudicada financeiramente.

O Braga simplesmente acaba por servir de barriga de aluguer para alguns jogadores do Mendes, quase como se de empréstimos se falasse. Mas, se assim for, da próxima vez que vir um puto a destacar-se no Braga (tipo Xadas ou Pedro Neto) não vou pensar "estes gajos andam a apostar bem na formação, continuando assim podem criar uma base fantástica e intrometer-se fortemente num mundo onde só há 3 jogadores", vou pensar algo como "olha, um puto do Mendes que anda a dar nas vistas, mais dia, menos dia está a fazer número num Mónaco/Lazio/Valencia/Wolves/etc. da vida, é pena, tinha potencial".

Assim, o Braga pouco ou nada desenvolve e consolida-se como 4º grande do futebol nacional. O que é bom porque continuam a estar longe de qualquer outro "pequeno", mas é mau porque ficam tão consolidados que não sobe nem desce: fica ali.

Mas eu sou daqueles que acha que só há duas formas de um clube crescer: bom scouting fora de portas (contratar jogadores seniores em mercados baratos) ou bom scouting dentro de portas aliado a boa formação (contratar jogadores com idade de formação por esse país fora e desenvolvê-los). Se fora de portas os que vêm são Danilos/Aderlans à boleia do Mendes e cá dentro são Xadas/Netos/Jordões à boleia do Mendes, o clube não cresce e torna-se impossível pensar a longo prazo porque qualquer jogador que acabe por se destacar é do Mendes.

Onde foste buscar esses 6M? É óbvio que o Braga terá mais de metade de ambos os jogadores. É perfeitamente normal agentes deterem percentagens dos jogadores, e tu, como sportinguista, sabes muito bem disso. Se isso faz do Braga uma barriga de aluguer? Porque é que haveria de fazer? Os jogadores vêm para cá, jogam, valorizam, e dão dinheiro ao clube. Muito pior é quando temos cá jogadores emprestados, digo eu.

Pouco ou nada desenvolve? :mrgreen: Estamos mesmo a falar do Braga, Sporting Clube de Braga? Aquele que tem 0 passivo bancário, dá lucro quase todos os anos, e apresenta resultados desportivos? Falas também como se o Braga fosse composto maioritariamente por este tipo de jogadores. Mas não é, nem estão perto de ser a maioria sequer. Como qualquer outro clube, há de tudo. Mas pessoalmente, não me faz comichão nenhuma que o Jorge Mendes, ou outro empresário qualquer, tenha percentagens de passes de alguns dos jogadores do Braga. Se fosse possível ter os jogadores em moldes mais favoráveis, óptimo, claro que preferia! Se de outra forma não é possível termos cá, então que se analise caso a caso e se tente perceber o que o clube tem a ganhar em os ter cá. E o caso do Xadas é um óptimo exemplo, está a dar rendimento desportivo e mais tarde irá dar rendimento financeiro, mesmo que só vejamos 70/80% do valor total. E estou certo que se iria passar o mesmo com o Jordão e Neto, estavam a ser integrados na equipa e iriam ter minutos. Como o Braga tem a palavra final sobre o destino dos jogadores, acredito que a deixa-los sair, tenha sido por um valor importante, mesmo não sendo os tais 26M.

Mas eu aceito que o Braga até não saia prejudicado financeiramente. Fica ali ao patamar do Rio Ave, aquela equipa que de vez em quando dá jeito controlar para destacar um Danilo ou um Krovinovic da vida.

Mas isto é preocupante na mesma, porque estes clubes é bom que não ultrapassem pelo menos o Porto e o Benfica (dou o Sporting de barato que o Mendes não mete lá o nariz, portanto até teria interesse que o Sporting perdesse influência em Portugal). Se calhar é por isto que o Braga diz querer tornar-se no 3º grande em Portugal: sabe que o DDT (dono daquilo tudo) não os deixa fazer cócegas ao Benfica e ao Porto onde o Mendes movimenta milhões e milhões e não tem qualquer interesse que estas equipas percam "valor".

O interesse do Jorge Mendes no Braga é o mesmo interesse que tem qualquer outro agente na hora de transferir jogadores - mamar a comissão e a percentagem do passe que detém. Esse post (bold) é só nojento, e mais uma vez mostra que está aí algo entalado que ainda não percebi bem. O que é pena, porque do Harvey já estou à espera desse tipo de coisas, mas tu és um tipo inteligente e podias pelo menos ter algum decoro por alguém que está aqui na paz, a tentar argumentar um raciocínio alternativo àqueles que têm sido partilhados por aqui, e com a maior educação e paciência possível.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, não estou a tentar ridicularizar o teu raciocínio. Quando soube deste negócio fiquei incrédulo com os valores envolvidos. Não esperava, muito sinceramente, que alguém acreditasse neste negócio. Se me disseres que o Braga encaixa uns 5/6 milhões por esta brincadeira, sou capaz de acreditar. Agora os 26, ou algo do género, pá, simplesmente não fazem sentido.

O último parágrafo é bonito mas a última frase é, em si mesma, uma contradição. Não, o Braga não tem crescido. Estabilizou como 4º grande e demonstra até menos capacidade do que no principio da década. É que os "encaixes financeiros" têm sido uma constante desde 2010/2011 e, ainda assim, o Braga não sai desse nível.

Seja como for, acho que o Carlos tem razão e o Braga, neste esquema do Mendes, tem o mesmo papel do que um Rio Ave. É pena porque se não estivessem reféns dessas negociatas poderiam ter dado o salto para outro patamar.

EDIT:

Li agora a tua resposta ao Carlos e não adianta continuar a "discussão". Falas em educação quando antes dizes que o meu raciocínio é "burro". Depois, sabe Deus porquê, julgas que sou o Harvey quando tenho uma conta há 4 anos e vários moderadores já afirmaram, diversas vezes, que não somos a mesma pessoa. Quanto ao negócio, deves ser a única pessoa do fórum que acredita que o Braga vai ver uma percentagem significativa dos 26M. Óptimo, fazes muito bem.

Editado por Tibraco

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu acho que tu não tens noção da diferença entre os orçamentos dos 3 grandes e os de todos os outros clubes (o Braga estará mais próximo do orçamento mais baixo da liga do que do Sporting, que é o mais alto logo a seguir). Mas na verdade, porque é que haverias de ter essa noção? Não fosse terem de jogar contra os outros clubes mais pequenos, e nem davam pela nossa existência :lol:

Antes de fugires com o posterior à seringa (não sem antes mandar a laracha, um clássico), dizer que o teu raciocínio é burro não é o mesmo que dizer que tu és burro. E se te ajuda a dormir descansado, eu não acho que sejas burro, mas o teu raciocínio é, pelo simples facto de ignorares todos os factos que mencionei e de abdicares de qualquer tipo de lógica para tentar encaixar esta situação na tua ideia de que se trata de uma lavagem de Euromendes (quando falhas em dizer por onde sai o dinheiro) ;)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Tibraco, a gestão do Braga é de um clube a sério. Ainda há dias debatia isso e desportivamente têm cometido alguns erros que os impedem de continuar crescimento. Mas na base estão a fazer tudo bem. Criação de uma academia, aposta sustentada nas camadas jovens (o que é o Braga hoje e o que era há dez anos...). Nesta altura são uma força enorme de recrutamento jovem na zona, quando na altura era tudo do Vitória e do Porto. Tudo com passivo controladíssimo...

Precisam de voltar a contratar treinadores de jeito e de tentar segurar um pouco mais alguns jogadores centrais do plantel/balneário. Mas no resto, gestão invejável cá no burgo.

Bom jogador, mas vem fazer uma posição onde já há várias soluções. Ainda por cima por empréstimo, não percebo a ideia.

Se era para juntar irmãos, podiam ter trazido antes o do Wilson.

Vocês precisam tão desesperadamente de um gajo como o Horta que não consigo perceber este comentário.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Vocês precisam tão desesperadamente de um gajo como o Horta que não consigo perceber este comentário.

O Horta é um 8, e já há Fransérgio e Danilo (e ainda havia o Jordão). E como escrevi há dias num dos tópicos do jogo, o Abel quer jogar num sistema semelhante ao do Paulo Fonseca sem ter jogadores adequados - e na altura, o 8 era o Luiz Carlos, que é um perfil totalmente diferente dos que já cá estavam e do Horta. E além disso, vem por empréstimo. Era esse o raciocínio por trás do post ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O Horta é um 8, e já há Fransérgio e Danilo (e ainda havia o Jordão). E como escrevi há dias num dos tópicos do jogo, o Abel quer jogar num sistema semelhante ao do Paulo Fonseca sem ter jogadores adequados - e na altura, o 8 era o Luiz Carlos, que é um perfil totalmente diferente dos que já cá estavam e do Horta. E além disso, vem por empréstimo. Era esse o raciocínio por trás do post ;)

Sim mas vocês não têm um único jogador criativo no corredor central. Um único para amostra. O Danilo é o único capaz de ALGO mas é como 6 e é uma criatividade diferente. Precisam do Horta (ou de um assim) como de pão para a boca, ou vão andar o ano todo a despejar a bola no Xadas e a esperar que surja algo da ala. Assim não vão lá.

Compartilhar este post

Link para o post

O Braga cresceu e cresceu bem e por diversas vezes parecia que o Sporting estava condenado, tinham plantéis bem mais baratos (não sei quantificar o "bem" e até pode ser um exagero, mas tenho ideia que o Braga nunca chegou perto do orçamento do Sporting), mas bem melhores que o Sporting. Isso era (e é) competência. Até a uma final da Liga Europa chegaram! Uma equipa que não um grande português a chegar a uma final europeia? Isso é sinal de que alguma coisa estava a ser muito bem feita

(EDIT: claramente a gestão do Braga é altamente profissional e bem feita, o que não implica que não haja erros, ou diferentes caminhos a tomar)

Mas agora, anos depois, parece-me que o Braga perdeu 2 ou 3 oportunidades para dar o salto e intrometer-se de forma muito séria no meio dos grandes. E não tem nada a ver com nojo ou com "algo entalado", como disseste sou sportinguista e durante anos não tenho problema nenhum em dizer que havia uma certa subserviência do Sporting ao Porto. E, pior, essa parece-me ser fruto de algo mais planeado do que isto.

Parece-me que o Braga simplesmente entrou por uma estratégia desportiva errada nos últimos 3 ou 4 anos. Talvez financeiramente correta. Apostaram no curto prazo. Apostaram época a época. Correm o risco de perder Xadas, Rafa, Danilo, Aderlan a qualquer momento e verem muito, muito pouco por aquilo que "venderam". Se me (nos) conseguires convencer que o Braga vê 70% (eu até diria 50%) destes 26M€ e viu a mesma percentagem pelo Rafa, eu começo a entrar na tua onda e achar que o projeto está mesmo muito bom. O problema é que eu não acredito que o Braga veja 50% disto. Tu falas em 70% e 80%, eu acho que não. Que pouco mais é do que empréstimos em que o clube-mãe se chama Gestifute (ainda se chama assim?). Se calhar quem tem razão és tu porque até estás mais informado que eu sobre isso.

O que se passa é que realmente tu comparaste a gestão Braga do Mendes com a gestão Rio Ave do Mendes. E, honestamente, é uma gestão que nunca na vida vai beliscar o Porto e o Benfica, simplesmente porque o Mendes não vai correr o risco de perder influência dentro desses clubes. Aliás, basta olhar para o dinheiro que o Rio Ave viu do Ederson...

E em momento algum falei em "gestão danosa" ou até que o Salvador está a beneficiar disto de algum modo. Simplesmente te disse que não concordei com a estratégia porque condena o Braga a um patamar que claramente já mostrou que poderia ser ultrapassado. É que isto nem sequer tem a ver com ser sportinguista ou flaviense, basta perceber que o Mendes e o Sporting não se dão bem e portanto quanto pior o Sporting estiver, melhor para o Mendes (até passa a ideia de "quem não está comigo, não vinga"), mas que o Mendes nunca na vida vai abdicar dos milhões que tira do Porto e do Benfica para "ajudar" um Braga que nem sequer, conforme disseste, lhe dá dinheiro.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Sim mas vocês não têm um único jogador criativo no corredor central. Um único para amostra. O Danilo é o único capaz de ALGO mas é como 6 e é uma criatividade diferente. Precisam do Horta (ou de um assim) como de pão para a boca, ou vão andar o ano todo a despejar a bola no Xadas e a esperar que surja algo da ala. Assim não vão lá.

Reporto-me de novo àquilo que escrevi antes nessa mesma discussão :mrgreen: na altura do Paulo Fonseca, a criatividade partia das alas, com movimentos interiores do Josué (Pedro Santos) e Rafa. O meio campo era sobretudo de contenção e transporte de bola, com Vukcevic e Luiz Carlos. E isto funcionava muito bem, porque essa dupla era suficiente para segurar o meio campo e permitir que a equipa pressionasse mais acima. E isso já não acontece, o Braga tem sido muito permeável aos ataques adversários, e tenho as maiores dúvidas que colocar o André Horta ao lado do Vukcevic vá resolver alguma coisa, antes pelo contrário, o que a equipa ganha em força criativa, vai perder em consistência defensiva.

O Braga cresceu e cresceu bem e por diversas vezes parecia que o Sporting estava condenado, tinham plantéis bem mais baratos (não sei quantificar o "bem" e até pode ser um exagero, mas tenho ideia que o Braga nunca chegou perto do orçamento do Sporting), mas bem melhores que o Sporting. Isso era (e é) competência. Até a uma final da Liga Europa chegaram! Uma equipa que não um grande português a chegar a uma final europeia? Isso é sinal de que alguma coisa estava a ser muito bem feita

(EDIT: claramente a gestão do Braga é altamente profissional e bem feita, o que não implica que não haja erros, ou diferentes caminhos a tomar)

Mas agora, anos depois, parece-me que o Braga perdeu 2 ou 3 oportunidades para dar o salto e intrometer-se de forma muito séria no meio dos grandes. E não tem nada a ver com nojo ou com "algo entalado", como disseste sou sportinguista e durante anos não tenho problema nenhum em dizer que havia uma certa subserviência do Sporting ao Porto. E, pior, essa parece-me ser fruto de algo mais planeado do que isto.

Parece-me que o Braga simplesmente entrou por uma estratégia desportiva errada nos últimos 3 ou 4 anos. Talvez financeiramente correta. Apostaram no curto prazo. Apostaram época a época. Correm o risco de perder Xadas, Rafa, Danilo, Aderlan a qualquer momento e verem muito, muito pouco por aquilo que "venderam". Se me (nos) conseguires convencer que o Braga vê 70% (eu até diria 50%) destes 26M€ e viu a mesma percentagem pelo Rafa, eu começo a entrar na tua onda e achar que o projeto está mesmo muito bom. O problema é que eu não acredito que o Braga veja 50% disto. Tu falas em 70% e 80%, eu acho que não. Que pouco mais é do que empréstimos em que o clube-mãe se chama Gestifute (ainda se chama assim?). Se calhar quem tem razão és tu porque até estás mais informado que eu sobre isso.

O que se passa é que realmente tu comparaste a gestão Braga do Mendes com a gestão Rio Ave do Mendes. E, honestamente, é uma gestão que nunca na vida vai beliscar o Porto e o Benfica, simplesmente porque o Mendes não vai correr o risco de perder influência dentro desses clubes. Aliás, basta olhar para o dinheiro que o Rio Ave viu do Ederson...

E em momento algum falei em "gestão danosa" ou até que o Salvador está a beneficiar disto de algum modo. Simplesmente te disse que não concordei com a estratégia porque condena o Braga a um patamar que claramente já mostrou que poderia ser ultrapassado. É que isto nem sequer tem a ver com ser sportinguista ou flaviense, basta perceber que o Mendes e o Sporting não se dão bem e portanto quanto pior o Sporting estiver, melhor para o Mendes (até passa a ideia de "quem não está comigo, não vinga"), mas que o Mendes nunca na vida vai abdicar dos milhões que tira do Porto e do Benfica para "ajudar" um Braga que nem sequer, conforme disseste, lhe dá dinheiro.

O Braga é obrigado a trocar de treinador e metade do plantel de época para época. Mesmo mantendo a qualidade acima da média da Liga, é muito difícil continuar a convergir em termos qualitativos para os grandes. E isso não tem a ver com o Mendes nem nada do género, tem a ver com o facto de que é impossível segurar aqueles que conseguem realmente fazer a diferença: Jesus, Paciência, Jardim, Fonseca, Pizzi, Rafa, etc. E é normal que num clube com turnover tão elevado de jogadores e treinadores, eventualmente se acertem em Paixões e Simões e se façam épocas como a anterior, que na verdade, acabam sempre por ser um passo atrás no projecto e que obrigam a mais reformulações. E claro que o Braga vê grande parte do dinheiro que faz com as vendas! Caso contrário, como é que continuaria a ser sustentável (sem passivo bancário e com lucro quase todos os anos), a ser capaz de reforçar o plantel ano após ano com jogadores de qualidade, e a melhorar infraestruturas? Eu não duvido que o Braga precise de abdicar de parte das receitas em transferências para as ter em primeiro lugar, mas esse é um preço a pagar para continuar a evoluir. Só com muito romantismo se pode achar que um clube "pequeno" consegue crescer sem estabelecer relações de confiança com outros clubes e agentes. É triste que assim seja, mas é a realidade do futebol, e pelo menos que façam o melhor possível dentro do contexto em que temos de competir pelo reforço da equipa.

Quanto ao beliscar Benfica e Porto, isso não faz grande sentido, bem pelo contrário. Acredito que quanto maior a teia de influência do Jorge Mendes, melhor é para ele - responsável por mais compras e vendas (mais comissões), mais clubes para colocar jogadores, clubes na mó de cima que querem vender valorizado e clubes na mó de baixo que querem comprar para dar a volta à situação, etc. Acredito que isto de comprar percentagens de jogadores de escalões secundários e esperar que valorizem no Braga, Rio Ave, Mónaco (Fabinho), etc, seja lucrativo e tal, mas nada se deve comparar àquilo que ele recebe nas grandes transferências entre o tubarões e os grandes e, portanto, quanto mais clubes ele conseguir influenciar, melhor. Basta ver a dança que faz entre Barcelona e Real Madrid, sempre que um passa por problemas, lá está ele disponível para ajudar a dar a volta com novos reforços.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

E já que estou ativo aqui no tópico: com Fransérgio, Danilo e Vukcevic, cheira-me mais que o Horta apareça nas costas do avançado, transformando o 4-4-2 em 4-2-3-1. Isto se o Horta acabar por ganhar o lugar no 11.

Compartilhar este post

Link para o post

Reporto-me de novo àquilo que escrevi antes nessa mesma discussão :mrgreen: na altura do Paulo Fonseca, a criatividade partia das alas, com movimentos interiores do Josué (Pedro Santos) e Rafa. O meio campo era sobretudo de contenção e transporte de bola, com Vukcevic e Luiz Carlos. E isto funcionava muito bem, porque essa dupla era suficiente para segurar o meio campo e permitir que a equipa pressionasse mais acima. E isso já não acontece, o Braga tem sido muito permeável aos ataques adversários, e tenho as maiores dúvidas que colocar o André Horta ao lado do Vukcevic vá resolver alguma coisa, antes pelo contrário, o que a equipa ganha em força criativa, vai perder em consistência defensiva.

O que o Paulo fazia, o Abel não consegue. Os movimentos interiores deste Braga começam no último terço, está tudo mastigado...

Isso acontece-te no meio-campo porque jogas com dois cavalos para a pressão. Vukcevic e Fransérgio não foram feitos para jogar juntos... 0 contenção. Basta ver que a equipa melhora sempre que o Danilo entra.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, não faço ideia para onde o dinheiro vai. Tal como tu não consegues justificar por que carga de água a Lazio iria dar 26M por duas jovens promessas do Braga.

Perep,

Não disse que o Braga era mal gerido. Isso não invalida que participem nas negociatas nojentas do Mendes. O caso do Rio Ave é similar. Um clube que tem crescido de forma sustentada mas que dá cobertura ao maior trafulha do futebol mundial.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, não faço ideia para onde o dinheiro vai. Tal como tu não consegues justificar por que carga de água a Lazio iria dar 26M por duas jovens promessas do Braga.

Perep,

Não disse que o Braga era mal gerido. Isso não invalida que participem nas negociatas nojentas do Mendes. O caso do Rio Ave é similar. Um clube que tem crescido de forma sustentada mas que dá cobertura ao maior trafulha do futebol mundial.

Disseste, ou sugeriste, que não faz sentido que não estejam no meio dos grandes com uma gestão "assim tão boa". A gestão do Braga é melhor que a dos grandes. Ou mais a sério, pelo menos. Mas o buraco é enorme ainda e eles só têm é que seguir caminho e aprender com os erros desportivos.

Quanto ao Mendes, pode ser opinião controversa, mas até pela situação financeira acho que o Braga é o que menos depende dele. O Braga continua a associar-se ao Mendes porque está a bater para eles também. Mas vejo muito maior dependência (no sentido necessidade) nos demais clubes do carrossel. Benfica à cabeça.

É debatível se o deviam ou não fazer, mas só entrei na conversa porque me pareceu que estavas a dizer que a gestão não é assim tão boa. Discordo, acho óptima.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O que o Paulo fazia, o Abel não consegue. Os movimentos interiores deste Braga começam no último terço, está tudo mastigado...

Isso acontece-te no meio-campo porque jogas com dois cavalos para a pressão. Vukcevic e Fransérgio não foram feitos para jogar juntos... 0 contenção. Basta ver que a equipa melhora sempre que o Danilo entra.

Lá está, não consegue porque não tem os jogadores adequados (e não porque os jogadores não têm qualidade, como já se escreveu). E com o Horta até podem conseguir desbloquear um pouco o processo ofensivo da equipa, mas acredito que vá sacrificar alguma consistência defensiva. Daí que eu prefira o Danilo ao Horta, é uma solução mais balanceada.

Perep,

Agora vais andar em círculos? Já expliquei o que penso quanto a isto: http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=179030&view=findpost&p=11183499. E repara, eu não estou a tentar convencer-te de que o meu raciocínio é que é o verdadeiro e mais acertado. Só estou interessado em desmontar essa lógica de que isto é só uma forma de por o dinheiro a rodar e a sair mais limpinho, pelo simples facto de que o dinheiro não tem saído depois para nenhum clube do Mendes após cada grande venda.

E já que estou ativo aqui no tópico: com Fransérgio, Danilo e Vukcevic, cheira-me mais que o Horta apareça nas costas do avançado, transformando o 4-4-2 em 4-2-3-1. Isto se o Horta acabar por ganhar o lugar no 11.

Hum, dificil... o 4-4-2 vem da época passada, e não me lembro de ver o Abel a testar outro sistema na pré-época.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está, não consegue porque não tem os jogadores adequados (e não porque os jogadores não têm qualidade, como já se escreveu). E com o Horta até podem conseguir desbloquear um pouco o processo ofensivo da equipa, mas acredito que vá sacrificar alguma consistência defensiva. Daí que eu prefira o Danilo ao Horta, é uma solução mais balanceada.

A cada dia que passa mais me convenço que não consegue porque não tem mãozinhas. Ainda assim há formas de disfarçar. O Danilo é para 6, a 8 não consegue dar intensidade ao jogo. E também defende melhor que qualquer um dos outros, é mais jogador, simplesmente. O Horta chegará para boa parte dos jogos. Em alternativa, como solução à esquerda também. Até por hábito fará o movimento interior bem mais cedo. Mas acho que o Braga precisava de um gajo como ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Perep,

Moralidades e legalidades à parte, eu até acho que um clube com competência lá dentro, aliando-se ao Mendes vai sempre acabar por crescer. O gajo movimenta muito dinheiro, tem mais olheiros que praticamente todas as equipas do mundo, vai buscar jogadores aos quintos do crl e coloca-os para desenvolver em equipas onde eles serão titulares e onde podem evoluir (Krovinovic e Filipe Augusto). Isso permite que as equipas consigam dar o salto, qualidade atrai qualidade.

O problema é que me parece que esta estratégia tem um fim à vista. Que é quando estas equipas crescem a ponto de interferirem com as outras equipas onde o Mendes movimenta milhões e milhões. Onde o Mendes compra e vende, coloca e desloca, estes jogadores que encontrou nos quintos do crl e que agora já são passíveis de render milhões em comissões. A partir daí essas equipas ou entram no carrossel dos milhões, ou estão condenadas àquele nível imediatamente atrás do do carrossel. Só que não há milhões nem em Vila do Conde, nem em Braga para conseguir entrar nessa história. E o Mendes não anda nisto por amor ao futebol ou à camisola, anda nisto para fazer dinheiro.

O Mendes até pode catapultar equipas para outro patamar (como está a acontecer com o Rio Ave), mas o Salvador (ou o Braga, irrelevante) não percebeu que essa catapulta tem um limite e, curiosamente, esse limite está exatamente no ponto onde já está o Braga. No máximo, pode ultrapassar o Sporting porque o Mendes quer é que o Sporting se f*da (quer dizer, quer que o BdC se f*da, porque se aparecer lá outro presidente que lhe abra as portas, ele vai para lá a correr) e até é bom para o negócio que em Portugal não haja "resistência". Mas o Braga já mostrou competência para se intrometer no meio dos grandes de forma sustentada. Só que não me parece que a estratégia atual seja a correta.

Fantástico trabalho na academia e no scouting no norte do país (cá em Chaves já ouvi falar de 2 ou 3 miúdos que o Braga tem debaixo de olho), a nível de futebol senior (e alguma formação se andam a trazer Jordões e Xadas da vida com o Mendes a ter grande parte do passe) não me cheira que seja esse o caminho. A não ser que queiram queimar 4 ou 5 anos de desenvolvimento de futebol senior, mantendo-se ali como quarta força com poucos gastos e ajudas do Mendes e quando a Academia começar realmente a dar frutos mandam o Mendes pastar que aquele gajo não tem interesse nenhum que o Braga chegue onde pode chegar.

o dinheiro não tem saído depois para nenhum clube do Mendes após cada grande venda.

Mas o dinheiro chega sequer a ir a Braga? A questão é essa. Já percebemos que o Braga não compra ao Mendes (nem a ninguém). Fantástico. O problema é quanto é que o Braga viu do Rafa (16M), do Rui Fonte (9M€), do Xeka (5M), do Wallace (8M), do Boly (6M), do Kritsyuk (4M), do Aderllan (9M), do Éder (6M), do Zé Luís (6M), do Pedro Neto e do Jordão (26M), valores do transfermarkt (que tem a fidedignidade que lhe for atribuída, claro). Estão aqui 95M€ (na verdade, provavelmente até estão mais de 100M€, que eu arredondei todos os valores para baixo)! É muito dinheiro! Muito dinheiro mesmo!

(Edit: E, atenção, nem falei no Pizzi e no Sílvio que foram para clubes onde o Mendes já fez muitos milhões. É que até aceito que alguns destes em cima nem tenham tido um pintelho do Mendes metido. Apesar de quase todos terem ligações ao Mendes ou a clubes que são Mendes-confirmed, talvez o Zé Luís e o Kritsyuk sejam as exceções e, curiosamente, ambos foram para a Rússia... mas antes da venda do Aderllan, que acho que foi o primeiro dos que mencionei em cima, a maior venda do Braga tinha sido quem? O Eduardo altamente hypado pelo Mundial para o Genoa? Já fechei o transfermarkt para ir confirmar isso e vou, mas é, dormir :mrgreen: )

Hum, dificil... o 4-4-2 vem da época passada, e não me lembro de ver o Abel a testar outro sistema na pré-época.

Pode ser um 4-4-2 na mesma, simplesmente o segundo avançado é um elemento mais propenso a baixar e mais criativo. A diferença entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1 no momento ofensivo é tão só dinâmicas. Não há uma linha estanque que separe um segundo avançado de um médio ofensivo, interessa mais aquilo que ele realmente está a fazer em campo, as zonas em que aparece, o Jonas aparece n vezes na zona do 8, por exemplo, comporta-se muitas vezes mais como um "médio ofensivo" do que como um "segundo avançado". E a nível defensivo, o Horta pode perfeitamente colar no avançado e fazer a primeira linha de pressão (até o Guzzo chegou a fazer isso em Chaves e ofensivamente era claramente um 8/10).

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Só falta vê-lo rodar para fora, como escrevi em cima. É que ao contrário do Benfica, por exemplo, vejo o dinheiro a entrar e nenhum a sair ;)

Não precisa de o meter para fora, pode simplesmente cobrar favores. Um empréstimo do Danilo, um empréstimo do André Moreira, uma venda onde o Braga fique mais agarrado e tenha de partilhar passes. Eu não estou a dizer que o Salvador é burro ou que mete ao bolso. Estou a dizer que me custa a acreditar muito nos valores falados, e ainda me custa a acreditar mais que o Braga encaixe sequer 50% desses tais 26M sem o Mendes cobrar outro favor qualquer que se lembre. Seja a colocar um jogador por uns quantos M, seja a partilhar mais um passe de um jogador promissor.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se! Bem me disseram que o Aves está a transbordar de dinheiro... Se descerem com este plantel é caso de estudo. Mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

E o Aves ainda foi buscar o Fariña no Deadline Day.

Tudo a gozar quando saiu a notícia do Demba Ba mas afinal o poço ainda tem muito petróleo para extrair... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se! Bem me disseram que o Aves está a transbordar de dinheiro... Se descerem com este plantel é caso de estudo. Mesmo!

Treinador é o verdadeiro ponto fraco da equipa...

Compartilhar este post

Link para o post

Já têm o Lito pronto, antes de Novembro está a treiná-los.

Deixem o Lito em paz, é o plano B caso o Luís Castro continue a não funcionar :mrgreen:

Eles que se virem para o Jorge Simão (bom treinador)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...