Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Jorge Jesus negoceia com PSG

Publicações recomendadas

Apareceram esses nomes porque o Benfica era bicampeão, vai lá contar os jogadores da formação do Benfica que jogaram nos anos do bicampeonato do Benfica...

E eu não estou a traçar o destino de ninguém, tu achas que esses jogadores são jogadores que podem formar uma equipa para ser Campeão, eu não acho.

O resto não vou responder, porque iria estar a repetir-me.

Percebo quem queira o despedimento do JJ, eu dou-lhe mais uma época porque não me esqueço do que ele fez na 1ª época dele, em que não fomos campeões porque não calhou.

Não houve porque o treinador é o mesmo que temos neste momento. O Benfica entretanto foi bi e tri-campeão e teve jogadores da formação do 11.

Eu não peço para ter um plantel formado por 25 gajos vindos da formação mas será assim tão dificil seguir uma linha de projecto tipo o Ajax ?

O Bruno de Carvalho desde que entrou no clube já contratou mais de 80 jogadores, para que mesmo ?

O Jesus desde que chegou ao Sporting já fez 25 contratações, e apenas Bas Dost, Alan Ruiz, Schelotto, Marvin, Bruno Cesar e Coates continuam no clube, sendo que dois deles são francamente maus. Eu continuo sem perceber é onde é que este tipo de abordagem ao mercado do Sporting pode trazer mais sucesso que pegar nos miúdos da formação e integrá-los no plantel.

Porque razão tenho de ter o Marvin no plantel em vez do Empis ? Qual foi a razão para enviar Geraldes por empréstimo, Palhinha por empréstimo, Gauld por empréstimo, Iuri por empréstimo e Podence por empréstimo para ter Meli, André Balada, Castaignos, Petrovic ou até mesmo o Markovic (que se encontra num panorama diferente).

O Sporting tem muita gente na formação que não terá qualidade suficiente para uma equipa que luta para ser campeã, mas não são todos.

É um problema estrutural, o Sporting vai contratando porque sim e isso para mim não dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Era seguir o exemplo do Ajax e comprar 3/4 jogadores por época. Mas de grande qualidade, e não Battaglias.

Compartilhar este post

Link para o post

crl, o homem teve um jogador que ainda a semana passada foi vendido por 50M€ e queria mete-lo a DE, e mesmo ai, seria prai a 3ª opção. O JJ tem o fetiche por um tipo de jogador. O que em si próprio não é mau, mas o Guardiola adaptou-se a jogar com o Lewa, que não é o tipo de jogador que uma pessoa associe ao estilo do Pep. Ou mesmo o Bastian, até as lesões o terem comido todo. O JJ se não vê um jogador com um certo perfil, para ele vale 0

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que para fazer prestações como a desta época, os putos da formação servem perfeitamente. E ainda se arriscam a que eles se galvanizem e façam um brilharete para depois serem vendidos por enormidades.

Isto porque estamos a falar de rapazes com muito valor é não de uns putos quaisquer.

Não há diferenças significativas de valor entre estes miúdos e aqueles em que o Benfica tem apostado e vendido por muitos milhões, por exemplo. A médio prazo sim, acredito que possa haver, porque a superioridade do Benfica em termos qualitativos na formação é real, por muito que o Sporting ache que é um mito e que títulos nacionais de juniores ajudam a suportar essa ideia. Ainda assim, e dando um exemplo rápido, a equipa de juvenis do Sporting deste ano é extremamente talentosa, pelo que talento dificilmente nos faltará no futuro.

O problema aqui é apenas e só a visão que o Jesus tem das características que precisa para o seu modelo de jogo. Mas isto é algo que já era uma realidade no Benfica, e que nós já sabíamos que seria igual por cá. O Jesus não quer saber se está a apostar num jogador de 35 anos ou num de 18. Se for experiente, melhor. Mas esse não é o impedimento. A questão principal é saber se o jogador tem as características que ele considera importantes. Se as tiver, ele vai apostar e insistir nele, mesmo que falhe (os adeptos do Benfica saberão melhor que eu enumerar casos que encaixem aqui). Se não as tiver, dificilmente tem hipóteses. Há carradas de exemplos, só entre Benfica e Sporting, a suportar esta ideia. E até hoje, as únicas excepções que encontrei foram jogadores que, para além de terem uma qualidade inegável e um talento enorme, já tinham algum estatuto quando ele pegou neles. Pablo Aimar. Javier Saviola. João Mário (e mesmo este foi plano B, porque até ser encostado, o titular era o Carrillo, que acredito agradar-lhe bem mais para jogar na direita). Jonas.

É apenas e só por isso que ele gosta do Rúben Semedo, do Palhinha, do Gélson, até do Podence. E que não gosta (isto já é quase senso comum, de tantas vezes que já foi dito) do Iuri. Ou do Geraldes, ou do Gauld, ou até do Matheus Pereira (se gostasse deste último, não estava no ponto da carreira em que está). Capacidade física e atlética, a suportar a qualidade técnica, no caso dos jogadores de ataque. Embora importante, mais dispensável se forem jogadores mais defensivos. Capacidades cognitivas não são necessárias (embora existam e com muita qualidade, no caso do Podence) porque, como ele tanta vez já disse, "o resto, eu ensino". Isto é uma regra de ouro dele, mesmo que ele próprio não se aperceba disso (mas ele sabe, que não é burro nenhum quando o assunto é futebol).

É a tal história de ter Bernardo, mas sorrir mais quando vê o Cavaleiro jogar. Ou ter Iuri, mas ficar louco pelo Gélson. Ou ter Paulo Oliveira, mas insistir até conseguir a contratação do Douglas. Ou desprezar Montero para jogar com Téo e/ou Slimani. Ou abdicar de boa vontade de Nolito porque chegou Ola John. Ou contratar um sem fim de jogadores, durante a carreira, apenas por terem as capacidades físicas/atléticas e vê-los fazer uma ou outra coisa com os pés, pensando sempre que vai conseguir ensinar-lhes o resto. De A a Zeegelaar, a lista é extensa e passa por Djaló.

E o pior de tudo é - conhecendo-se minimamente bem as ideias do Jesus e as equipas dele - perceber-se que, se ele preferisse os primeiros nomes aos segundos no parágrafo anterior, o seu modelo de jogo provavelmente teria todo um outro nível. As suas equipas teriam todo um outro nível. E o seu sucesso atingiria todo um outro nível. É principalmente isso que o separa de estar na conversa com os melhores. Sempre foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos guardar este comentário do Poeira para quando for preciso leccionar "Jesus 101".

É isso mesmo, Poeira. Acho que a alcunha de" mestre da tatica" lhe assenta na perfeição, porque é a isso que ele se resume. É um catedrático do 4-4-2 e de qualquer outro esquema táctico, contudo tem sérias falhas na avaliação estratégica dos jogadores. Para o Jesus a tática está acima de tudo e todos e são os jogadores que têm de ter as características indicadas para a posição. O que até faz todo o sentido, só que não quando muita da matéria-prima que existe em Portugal tem outras qualidades intrínsecas. Nasceu no país errado, o JJ. Havia de ser alemão ou inglês.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acho que é o primeiro post que te vejo escrever sobre o Sporting sem romantismos e exageros e também o primeiro que concordo a 100%.

Muito bem dito

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de romantismos ou exageros. Eu tenho uma ideia muito bem definida daquilo que quero para o Sporting. Desde a formação do plantel do futebol sénior até à forma como se deve recuperar o basquetebol, ao tamanho da relva em Alvalade ou à qualidade do plantel de futebol de praia. E é essa ideia que eu passo sempre.

Isso é uma coisa. Outra coisa é a realidade, aquilo que realmente acontece. Não tenho dificuldade nenhuma em analisar a realidade, seja do Sporting ou de qualquer outro clube. Mas é algo que me chateia, porque o que não faltam são decisões em que não vejo sentido nenhum. E muito mais no Sporting, porque me diz mais que os outros e porque exijo mais do que aos outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...