Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Jorge Jesus negoceia com PSG

Publicações recomendadas

Gosto muito do Geraldes, mas a estar no Benfica não sentava o Pizzi.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito do Geraldes, mas a estar no Benfica não sentava o Pizzi.

A ideia não é bem essa, mas antes a de que isso nem sequer é uma possibilidade, porque os jovens do Sporting...não jogam no Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

O Geraldes tem que ir para o ginásio ganhar caparro e crescer mais uns centímetros.

Tem a mesma altura do Adrien, afinal não deve precisar da última parte.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia não é bem essa, mas antes a de que isso nem sequer é uma possibilidade, porque os jovens do Sporting...não jogam no Sporting.

Li mal o post dele :lol:

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Esta ideia de ter de escolher entre ganhar e apostar na formação é algo que não me entra na cabeça. Não só temos jogadores da casa com imenso potencial como é neles, pasmem-se, que está lá a mina para enchermos os cofres e, consequentemente, irmos buscar mais Bas Dosts em vez de irmos buscar entulho.

O teu argumento não faz grande sentido para mim. Dás o exemplo de cinco jogadores da formação e pedes para dizermos mais nomes que calçavam no rival quando só esses cinco é que foram aposta contínua no clube (três deles já vêm de trás, mas percebe-se o que estou a dizer). Caramba, é difícil dizer que os Iuris e os Geraldes da vida tiravam o lugar a Pizzis e Salvios se nem aqui são aposta.

Estaremos sempre mais perto de ser campeões com o Iuri, com o Geraldes, com o Podence e com o Matheus do que com o Markovic, com o Elias, com o Castaignos e com o Campbell. Não dá para irmos buscar trutas de 10 milhões para cada posição e, felizmente, temos qualidade em casa.

Não é preciso ir buscar só trutas de 10 milhões, há inúmeros casos de jogadores bem mais baratos que podiam perfeitamente levar-nos para mais perto do título do que esses Castaignos, Elias, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Certíssimo mas por que é que há jogadores de qualidade em casa, sendo que já a comprovaram no contexto do campeonato português, e temos de ir buscar fora? Passamos a vida orgulhosos da nossa formação e afinal eles não servem?

Também usaste uma falácia no teu argumento, diga-se. Acreditar numa aposta na formação para chegarmos aos títulos não quer dizer que todos os miúdos tenham de ser titulares. Há jogadores que podem perfeitamente fazer do plantel e dar-lhe um acréscimo de qualidade sem serem titulares indiscutíveis.

Editado por Rafa_18

Compartilhar este post

Link para o post

É o mesmo argumento que se usa no Benfica. "O Bernardo foi bem vendido porque não ia tirar o lugar ao Gaitan ou ao Salvio." Mas vende-se um Bernardo para ir buscar um Bebé, claro que o Bernardo não seria titular no imediato, mas um plantel não são apenas 11 jogadores. Este ano no Sporting foi tão ou mais gritante, mandar embora Iuri para ir buscar jogadores que depois foram dispensados em Janeiro ou que nem foram grande aposta, foi aberrante. Nós agradecemos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter o JJ é isto. Para o bem e para o mal.

Por cada um em que aposta, desperdiça três ou quatro da formação.

O Matheus, se for emprestado como se diz, prepara-se para o ser depois de, na época passada, ter sido titular em vários jogos, um deles contra o Porto, salvo erro. Passou mais de uma época e agora vai ser emprestado. Sentido? Zero.

O Geraldes é chamado do empréstimo, onde estava a ser dos melhores jogadores da liga, para ir ajudar a equipa B. Sentido? Zero.

O Gauld estava a ganhar espaço no Vitória e foi chamado por birra para não jogar. Sentido? Zero.

O Iuri já vai no 3º ou 4º empréstimo. Sentido? Zero.

E assim os jogadores vão-se perdendo. Não evoluem, andam de empréstimo em empréstimo e mais tarde é fácil dizer "era este gajo que diziam que servia para a equipa A do Sporting? Não percebem nada disto, tudo o que é da formação é bom para vocês e depois dá nisto".

Compartilhar este post

Link para o post

Certíssimo mas por que é que há jogadores de qualidade em casa, sendo que já a comprovaram no contexto do campeonato português, e temos de ir buscar fora? Passamos a vida orgulhosos da nossa formação e afinal eles não servem?

Também usaste uma falácia no teu argumento, diga-se. Acreditar numa aposta na formação para chegarmos aos títulos não quer dizer que todos os miúdos tenham de ser titulares. Há jogadores que podem perfeitamente fazer do plantel e dar-lhe um acréscimo de qualidade sem serem titulares indiscutíveis.

E já temos o Podence, Palhinha, Matheus e o Geraldes nesse papel, o único que estou a ver a encaixar aqui era o Iuri, quem mais poderia entrar?

Compartilhar este post

Link para o post

Temos o Matheus e o Geraldes em que papel, mesmo? Um vai agora recambiado e outro foi chamado em Janeiro e nem 45 minutos deve levar na equipa principal. Sim, o Iuri também já cá devia estar. A gestão do Gauld, apesar de não ser da formação, tem sido ridícula. Tens aqui quatro casos de uma péssima gestão. De resto, é aquilo que o Sousa disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos o Matheus e o Geraldes em que papel, mesmo? Um vai agora recambiado e outro foi chamado em Janeiro e nem 45 minutos deve levar na equipa principal. Sim, o Iuri também já cá devia estar. A gestão do Gauld, apesar de não ser da formação, tem sido ridícula. Tens aqui quatro casos de uma péssima gestão. De resto, é aquilo que o Sousa disse.

No mesmo do Ary

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o pessoal estava à espera do quê quando contrataram o Jesus?

Ou já se esqueceram da justificação que foi dada pelo Benfica para a saída dele?

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que para fazer prestações como a desta época, os putos da formação servem perfeitamente. E ainda se arriscam a que eles se galvanizem e façam um brilharete para depois serem vendidos por enormidades.

Isto porque estamos a falar de rapazes com muito valor é não de uns putos quaisquer.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho curioso, que toda a gente fale nestes casos e não se realçe por exemplo um Semedo ou um Gelson, que eu saiba são da formação e foram apostas do JJ e um deles pode bater o recorde de venda de um jogador do Sporting, eu tenho um orgulho imenso da nossa formação e no futebol do Sporting há pouco mais no momento de que eu me orgulhe assim e acho que deve haver uma ligeira subida na aposta nos jovens da academia mas não há assim tanto mais para subir, isto se quisermos ser campeões, porque se for para estar no 2º\3º lugar serve perfeitamente para nós lançarmos Gaulds, os Geraldes, Palhinhas e afins.

Aqui a questão que para mim importa não é se os nossos meninos são melhores que Campbells, Petrovics, Douglas, Melis e todos esses que foram contratados esta época porque isso nem merece discussão mas sim se os nossos meninos aguentariam uma equipa para ser campeã e eu tenho dúvidas que se pudesse lançar muitos mais do que aqueles que foram lançados e para jogarem 1/4 da época eu prefiro que eles vão rodando noutros clubes, lançou-se o Gelson, depois o Semedo, o Palhinha e depois o Podence, isto já é uma aposta na formação, podíamos efectivamente ter ficado com o Iuri e eu sinceramente não estou a ver mais nenhum que fosse mais importante ter ficado e não ter rodado noutro clube, porque por exemplo o Geraldes jogaria muito tempo numas posições onde há Gelson, Iuri, B. Cesar, Ruiz, Podence etc...? E digo isto, gostando imenso do Geraldes e achando que mais tarde ou mais cedo vai impôr-se no Sporting, até porque já se percebeu que é a vontade dele e isso para mim conta muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho curioso, que toda a gente fale nestes casos e não se realçe por exemplo um Semedo ou um Gelson, que eu saiba são da formação e foram apostas do JJ e um deles pode bater o recorde de venda de um jogador do Sporting, eu tenho um orgulho imenso da nossa formação e no futebol do Sporting há pouco mais no momento de que eu me orgulhe assim e acho que deve haver uma ligeira subida na aposta nos jovens da academia mas não há assim tanto mais para subir, isto se quisermos ser campeões, porque se for para estar no 2º\3º lugar serve perfeitamente para nós lançarmos Gaulds, os Geraldes, Palhinhas e afins.

Aqui a questão que para mim importa não é se os nossos meninos são melhores que Campbells, Petrovics, Douglas, Melis e todos esses que foram contratados esta época porque isso nem merece discussão mas sim se os nossos meninos aguentariam uma equipa para ser campeã e eu tenho dúvidas que se pudesse lançar muitos mais do que aqueles que foram lançados e para jogarem 1/4 da época eu prefiro que eles vão rodando noutros clubes, lançou-se o Gelson, depois o Semedo, o Palhinha e depois o Podence, isto já é uma aposta na formação, podíamos efectivamente ter ficado com o Iuri e eu sinceramente não estou a ver mais nenhum que fosse mais importante ter ficado e não ter rodado noutro clube, porque por exemplo o Geraldes jogaria muito tempo numas posições onde há Gelson, Iuri, B. Cesar, Ruiz, Podence etc...? E digo isto, gostando imenso do Geraldes e achando que mais tarde ou mais cedo vai impôr-se no Sporting, até porque já se percebeu que é a vontade dele e isso para mim conta muito.

Os Benfiquistas diziam o mesmo antes do Jesus sair. O Jesus veio para Alvalade e apareceu Lindelof, Renato, Nelson Semedo, Ederson, Gonçalo Guedes.

Como raio é que tu és capaz de traçar o destino a quem quer seja da formação sobre o facto de efectivamente poderem ser mais-valias numa equipa que quer ser campeão se esses mesmos jogadores não são apostas ?

Mas o problema do Sporting é mais profundo que isso, o problema do Sporting é estrutural, é falta de visão, é prender jogadores da formação a estímulos competitivos baixos e as coisas irão continuar assim enquanto não se entender que o clube só pode andar em frente quando montar um projecto decente que permita aos jogadores crescerem dentro de ambientes competitivos mais desafiantes. Enquanto se continuar a trabalhar para o título nos escalões de formação, ou a hipotecar o projecto porque achamos que a conquista de um título após mais de 15 anos a seco vai melhorar a forma como trabalhamos dentro do projecto do clube não iremos sair da cepa torta.

Vamos ganhando uma Taça aqui e ali, não mais que isso.

O futuro do Sporting está dentro de portas, além de permitir ao clube poupar dinheiro, permite também fazer encaixes significativos. Quase todas as últimas grandes transferências do Sporting possuem um denominador comum, formação. Desde Ronaldo, Nani, Veloso, Moutinho, Ilori, Bruma, Dier, João Mário e agora com Adrien, Gelson, William, Patricio, todos eles deviam permitir aos adeptos, e principalmente aos dirigentes que o futuro está no desenvolvimento competitivo dos nossos escalões de formação e que a aposta não deve ser feita apenas por necessidade.

É que dos mais recentes, tirando o Ruben Semedo e o Gelson tudo foi aposta por necessidade. O Podence, Palhinha e Geraldes regressaram por causa da constestação a meio da época e como forma de acalmar os ânimos. Esta mania que temos de rodar os jogadores porque sim faz-me confusão, ainda irei perceber qual foi a necessidade de perder o Podence esta época durante 6 meses quando foi um dos melhores da pré-época, mas deve fazer parte das regras que um jogador da formação primeiro tem de ser emprestado em vez de saltar para a equipa principal.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes demais, eu sou daqueles que acham que a formação ganha bola, zero, nada. Tenho 39 anos, já passei (e acreditei) nessa fábula 2 vezes, já chega. Vi o Sporting ser campeão 2 vezes, e lutar até ao fim mais 3. É curto, mas nenhuma das vezes foi apostando na formação (comparado com os outros até parece, mas é o que eu acho normal).

A questão é que em termos de formação o JJ faz as coisas certas da forma errada. Escolhe primeiro os que encaixam tipo luva no perfil que gosta, e nesses aposta acima dos limites do que é normal. os outros têm que mostrar mais do que o normal, e entram de forma estranha, demoram 1 ou 2 meses a entrar na convocatória, mais 1 ou 2 a sentar, ao fim de 4 meses lá jogam um ou outro jogo (por vezes a entrar tão no fim que nem tocam na bola) e depois são lançados às feras em 2 ou 3 semanas. Uns pegam, outros não.

E isto tem a ver com a perspectiva / processo do JJ em termos de evolução e não directamente com o valor dos jogadores em si. Para mim, por muito que custe a alguns, o MP e o Gauld nunca vão ser jogadores de topo, mas não têm oportunidades por causa do sistema que falo. E além de terem dado jeito, faziam melhor figura que cepos encartados que nem à chegada iludiram. O Geraldes vai ser craque dê por onde der, mas da mesma forma vai-se ver f*dido para agarrar um lugar.

E eu até vivia bem com esta forma de pensar, porque apesar das asneiras que referi tem apostado muito mais em jovens do que previam, seja em número, em minutos, em evolução, no que quiserem. A cagada real é imaginar a desmotivação de muitos deles, os que estão fora das prioridades, a verem a vida passar para ter cepos a jogar e a ganhar fortunas.

Compartilhar este post

Link para o post

Os Benfiquistas diziam o mesmo antes do Jesus sair. O Jesus veio para Alvalade e apareceu Lindelof, Renato, Nelson Semedo, Ederson, Gonçalo Guedes.

Como raio é que tu és capaz de traçar o destino a quem quer seja da formação sobre o facto de efectivamente poderem ser mais-valias numa equipa que quer ser campeão se esses mesmos jogadores não são apostas ?

Mas o problema do Sporting é mais profundo que isso, o problema do Sporting é estrutural, é falta de visão, é prender jogadores da formação a estímulos competitivos baixos e as coisas irão continuar assim enquanto não se entender que o clube só pode andar em frente quando montar um projecto decente que permita aos jogadores crescerem dentro de ambientes competitivos mais desafiantes. Enquanto se continuar a trabalhar para o título nos escalões de formação, ou a hipotecar o projecto porque achamos que a conquista de um título após mais de 15 anos a seco vai melhorar a forma como trabalhamos dentro do projecto do clube não iremos sair da cepa torta.

Vamos ganhando uma Taça aqui e ali, não mais que isso.

O futuro do Sporting está dentro de portas, além de permitir ao clube poupar dinheiro, permite também fazer encaixes significativos. Quase todas as últimas grandes transferências do Sporting possuem um denominador comum, formação. Desde Ronaldo, Nani, Veloso, Moutinho, Ilori, Bruma, Dier, João Mário e agora com Adrien, Gelson, William, Patricio, todos eles deviam permitir aos adeptos, e principalmente aos dirigentes que o futuro está no desenvolvimento competitivo dos nossos escalões de formação e que a aposta não deve ser feita apenas por necessidade.

É que dos mais recentes, tirando o Ruben Semedo e o Gelson tudo foi aposta por necessidade. O Podence, Palhinha e Geraldes regressaram por causa da constestação a meio da época e como forma de acalmar os ânimos. Esta mania que temos de rodar os jogadores porque sim faz-me confusão, ainda irei perceber qual foi a necessidade de perder o Podence esta época durante 6 meses quando foi um dos melhores da pré-época, mas deve fazer parte das regras que um jogador da formação primeiro tem de ser emprestado em vez de saltar para a equipa principal.

Apareceram esses nomes porque o Benfica era bicampeão, vai lá contar os jogadores da formação do Benfica que jogaram nos anos do bicampeonato do Benfica...

E eu não estou a traçar o destino de ninguém, tu achas que esses jogadores são jogadores que podem formar uma equipa para ser Campeão, eu não acho.

O resto não vou responder, porque iria estar a repetir-me.

Percebo quem queira o despedimento do JJ, eu dou-lhe mais uma época porque não me esqueço do que ele fez na 1ª época dele, em que não fomos campeões porque não calhou.

Antes demais, eu sou daqueles que acham que a formação ganha bola, zero, nada. Tenho 39 anos, já passei (e acreditei) nessa fábula 2 vezes, já chega. Vi o Sporting ser campeão 2 vezes, e lutar até ao fim mais 3. É curto, mas nenhuma das vezes foi apostando na formação (comparado com os outros até parece, mas é o que eu acho normal).

A questão é que em termos de formação o JJ faz as coisas certas da forma errada. Escolhe primeiro os que encaixam tipo luva no perfil que gosta, e nesses aposta acima dos limites do que é normal. os outros têm que mostrar mais do que o normal, e entram de forma estranha, demoram 1 ou 2 meses a entrar na convocatória, mais 1 ou 2 a sentar, ao fim de 4 meses lá jogam um ou outro jogo (por vezes a entrar tão no fim que nem tocam na bola) e depois são lançados às feras em 2 ou 3 semanas. Uns pegam, outros não.

E isto tem a ver com a perspectiva / processo do JJ em termos de evolução e não directamente com o valor dos jogadores em si. Para mim, por muito que custe a alguns, o MP e o Gauld nunca vão ser jogadores de topo, mas não têm oportunidades por causa do sistema que falo. E além de terem dado jeito, faziam melhor figura que cepos encartados que nem à chegada iludiram. O Geraldes vai ser craque dê por onde der, mas da mesma forma vai-se ver f*dido para agarrar um lugar.

E eu até vivia bem com esta forma de pensar, porque apesar das asneiras que referi tem apostado muito mais em jovens do que previam, seja em número, em minutos, em evolução, no que quiserem. A cagada real é imaginar a desmotivação de muitos deles, os que estão fora das prioridades, a verem a vida passar para ter cepos a jogar e a ganhar fortunas.

Eu acho que tu não estás a discordar do meu post, certo? :mrgreen: É que basicamente eu concordo em praticamente tudo do que disseste.

Editado por Rugido

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Mosquito, mas isso não é culpa de aposta na formação. Em quase 40 anos, o Sporting não apostou sempre na formação e ganhou consistentemente nada. Houve duas pequenas excepções em épocas que calharam correr bem. E, mesmo assim, numa delas tinhas dois putos da formação a bombar nessa equipa. Tinham ambos 18 anos quando começou essa temporada.

Não sou tão radical nessa análise formação vs. não formação como muita gente, principalmente porque não vejo uma correlação entre apostar nos miúdos e não ganhar. Não temos ganho consistentemente. Apostando nos putos ou não. O problema é bem mais estrutural do que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tu não estás a discordar do meu post, certo? :mrgreen: É que basicamente eu concordo em praticamente tudo do que disseste.

mais ou menos :mrgreen:

se a questão é o valor da formação, São Patrício, Beto, Sir William, Adrien, Gelson, Geraldes, Iuri, Podence são jogadores que sem grande discussão fazem parte de um 18 (titulares + banco) campeão. É praticamente 50%. Concordo que não chega, são precisos mais jogadores como Dost, Coates, Alan Ruiz. Mas o que falta f*de-se em apostas em Schelotos, Andrés, Elias, Castaignos, etc. Falta-nos muito para o factor crítico ser a aposta na formação, se o nosso problema fosse a qualidade do Semedo, Esgaio, Palhinha estava eu feliz.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Falei desses casos e tu disseste que eles têm um papel. Ainda não percebi qual é esse papel.

Era o que mais faltava não haver um ou outro que fossem aposta no clube. Porém, apostar em dois jogadores em dois anos num clube como o nosso parece-me francamente curto num clube onde os responsáveis lamentam ainda não terem as condições dos rivais.

Sim, podíamos ter ficado com o Iuri, tal como podíamos, pelo menos a partir de janeiro, ficar com o Geraldes e todos eles terem tempo de jogo. O Bruno César é curto, o Bryan, por culpa própria ou não, está queimado por cá e o Podence tem jogado no meio.

Vamos ver o que acontece esta época mas, muito honestamente, auguro mais do mesmo, em relação a esta questão. As contratações que temos feito já começam a provar que não se aprendeu nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh Mosquito, mas isso não é culpa de aposta na formação. Em quase 40 anos, o Sporting não apostou sempre na formação e ganhou consistentemente nada. Houve duas pequenas excepções em épocas que calharam correr bem. E, mesmo assim, numa delas tinhas dois putos da formação a bombar nessa equipa. Tinham ambos 18 anos quando começou essa temporada.

Não sou tão radical nessa análise formação vs. não formação como muita gente, principalmente porque não vejo uma correlação entre apostar nos miúdos e não ganhar. Não temos ganho consistentemente. Apostando nos putos ou não. O problema é bem mais estrutural do que isso.

Na primeira: eu não disse isso. estou só a alertar que ver a formação com óculos de sebastianismo não resolve nada. Na segunda, 2, 3 ou 4 jovens a bombar não é apostar na formação, mais que isso temos nós agora. Se a tua definição de apostar na formação é ter 2 a bombar, siga, concordo em absoluto.

O nosso problema dos últimos 40 anos tem 4 causas principais com alguma interligação:

1- excesso de espírito crítico, que ao contrário dos vizinhos do lado que são relativamente fáceis de "orquestrar" e de meter a repetir os mesmos argumentos de mirandela a olhão, faz com que cada um de nós tenha os seus próprios argumentos e razões. não seria mal se na maioria das vezes não fosse esse espírito critico usado para assobiar o Nani antes de sair, agredir o Figo na rua, despedir o Robson por perder 3 jogos seguidos, espalhar aos 7 ventos que cepo é o Rojo mesmo antes de o vender, etc (tenho mais umas dúzias de exemplos :mrgreen: )

2- contratamos mal. ponto. ao ponto de acharmos que um Coates ou Dost, são excepções. Nisto sempre fomos uma nódoa, não acho o JJ pior que a média. Ver ponto 1.

3- mudamos de treinador sempre que há insucesso. pois, porque estamos tão habituados a ganhar que ficar em 3º é intolerável, e colocamos tudo em causa... Ver ponto 1.

4- apesar do excesso de espírito crítico do sportinguista comum, a nossa elite / massa crítica, chamem-lhe o que quiserem é composta quase exclusivamente por croquetes cheios de fair play, que usam o country club que todos pagamos para parecer bem, fazer uns negócios e beber uns gins. se numa época destas a oposição que aparece teve que ser fabricada por outros, diz muito sobre as alternativas que temos. Muito relacionado com o ponto 2.

Compartilhar este post

Link para o post

se a questão é o valor da formação, São Patrício, Beto, Sir William, Adrien, Gelson, Geraldes, Iuri, Podence são jogadores que sem grande discussão fazem parte de um 18 (titulares + banco) campeão. É praticamente 50%. Concordo que não chega, são precisos mais jogadores como Dost, Coates, Alan Ruiz. Mas o que falta f*de-se em apostas em Schelotos, Andrés Elias, Castaignos, etc. Falta-nos muito para o factor crítico ser a aposta na formação, se o nosso problema fosse a qualidade do Semedo, Esgaio, Palhinha estava eu feliz.

eu sei que sao igualmente merdosos, mas são duas entidades diferentes

Compartilhar este post

Link para o post

se a questão é o valor da formação, São Patrício, Beto, Sir William, Adrien, Gelson, Geraldes, Iuri, Podence são jogadores que sem grande discussão fazem parte de um 18 (titulares + banco) campeão. É praticamente 50%. Concordo que não chega, são precisos mais jogadores como Dost, Coates, Alan Ruiz. Mas o que falta f*de-se em apostas em Schelotos, Andrés Elias, Castaignos, etc. Falta-nos muito para o factor crítico ser a aposta na formação, se o nosso problema fosse a qualidade do Semedo, Esgaio, Palhinha estava eu feliz.

Pronto, estamos em perfeita sintonia, porque é mesmo isso que eu acho.

Eu continuo a achar que o nosso problema não é a susposta não aposta na formação, mas sim um défice de acerto nas contratações, é normal que se seja 100% a favor de meter os putos todos porque temos levado com Melis, Sarrs, Petrovics e companhia, porque se tivéssemos contratado mais 2\3 jogadores de qualidade podíamos perfeitamente ter metido o Iuri ou o Podence desde o inicio da época e sermos Campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei que sao igualmente merdosos, mas são duas entidades diferentes

descobriste isso na wikipédia ou no zerozero? é que a ver os jogos não foi, havia ali uma tal sintonia... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...