riquelme21 Publicado 14 Agosto 2017 Ao treinares em altitude além da parte que falaste (e que não quero falar porque está longe de ser a minha área :mrgreen: ) tens também o tipo de treinos que estás a fazer, porque por muito duro que Portugal seja é diferente de andar a treinar com 1000 de acumulado ou andar a treinar com 3000 ou valores assim do género. E depois tens os casos da RP e provavelmente do Louletano que devem passar a maior parte do tempo a treinar na Serra da Estrela, não sou nenhum perito nem nada que se pareça mas andar a fazer a pré-época e antes do grande objetivo sempre na mesma subida não me parece muito benéfico, ou pelo menos não é tão benéfico como apanhares um conjunto de 2/3 subidas e teres uma maior variação. Tanto a Efapel como o Sporting foram para Espanha, não foi só o Porto. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 14 Agosto 2017 Ao treinares em altitude além da parte que falaste (e que não quero falar porque está longe de ser a minha área :mrgreen: ) tens também o tipo de treinos que estás a fazer, porque por muito duro que Portugal seja é diferente de andar a treinar com 1000 de acumulado ou andar a treinar com 3000 ou valores assim do género. E depois tens os casos da RP e provavelmente do Louletano que devem passar a maior parte do tempo a treinar na Serra da Estrela, não sou nenhum perito nem nada que se pareça mas andar a fazer a pré-época e antes do grande objetivo sempre na mesma subida não me parece muito benéfico, ou pelo menos não é tão benéfico como apanhares um conjunto de 2/3 subidas e teres uma maior variação. os treinos em altitude são discutíveis e há várias formas de os realizar. Há quem descanse em altitude e depois treine ao nível do mar de modo a maximizar o esforço enquanto que os pulmões se adaptam à redução de oxigénio enquanto descansas. Há quem treine e durma em altitude e há quem treine em altitude e durma ao nível do mar, o mais importante é o tempo de adaptação. Depois é a cena de treinar as subidas e fazer séries, o Armstrong sei que treinava sozinho nas subidas do Tour e que chegava a fazer algumas mais do que uma vez por dia. O Louletano e o Tavira têm a possibilidade de treinar na Andaluzia (Serra Nevada) e na Torre, deve andar à volta de 10 a 15k (na Andaluzia) por duas semanas para 10 ciclistas. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Tanto a Efapel como o Sporting foram para Espanha, não foi só o Porto. Sim, eu sei (pelo menos o Sporting sabia), o que não tenho a certeza é que tenham passado tanto tempo quanto a W52, apesar de acreditar que o Nocentini tenha feito também uma muito boa preparação nesse aspecto olhando para a nacionalidade dele. os treinos em altitude são discutíveis e há várias formas de os realizar. Há quem descanse em altitude e depois treine ao nível do mar de modo a maximizar o esforço enquanto que os pulmões se adaptam à redução de oxigénio enquanto descansas. Há quem treine e durma em altitude e há quem treine em altitude e durma ao nível do mar, o mais importante é o tempo de adaptação. Depois é a cena de treinar as subidas e fazer séries, o Armstrong sei que treinava sozinho nas subidas do Tour e que chegava a fazer algumas mais do que uma vez por dia. O Louletano e o Tavira têm a possibilidade de treinar na Andaluzia (Serra Nevada) e na Torre, deve andar à volta de 10 a 15k (na Andaluzia) por duas semanas para 10 ciclistas. Não sabia dessas partes, obrigado pelo esclarecimento :) E uma outra questão e sabendo como funcionam as coisas cá em Portugal. Tendo o Sérgio passados todos estes anos a fio no WT e tendo vindo para Portugal, teoricamente este tinha uma maior dificuldade em alterar o seu passaporte, certo? Ou seja, caso continue a carreira é provável que para o ano obtenha resultados mais positivos ou estou enganado? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 14 Agosto 2017 Vou ser sincero, não percebo nada do passaporte biológico. Houve um grande burburinho quando foi lançado, mas ao fim de não sei quantos anos quem é que foi apanhado com alterações? Acho que não foram assim muitos. Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 14 Agosto 2017 Nunca vi que uma equipa no pelotão nacional pudesse causar tanta comichão. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Vou ser sincero, não percebo nada do passaporte biológico. Houve um grande burburinho quando foi lançado, mas ao fim de não sei quantos anos quem é que foi apanhado com alterações? Acho que não foram assim muitos. Também é verdade :mrgreen: Tenho ideia que uns russos foram apanhados (mas uns de equipas mais pequenas), mas de resto nada do outro mundo. Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 14 Agosto 2017 Não sei se o link que estive a ver está certo, mas já serviu para apanhar malta como o Barredo, Astarloa, Bertagnolli, Menchov, De Bonis, Tiernan-Locke, Valjavec ou o Sérgio Ribeiro. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 14 Agosto 2017 (editado) Vou ser sincero, não percebo nada do passaporte biológico. Houve um grande burburinho quando foi lançado, mas ao fim de não sei quantos anos quem é que foi apanhado com alterações? Acho que não foram assim muitos. Sérgio Ribeiro (suspenso por 12 anos, ainda a cumprir suspensão)Márcio Barbosa (suspenso por 2 anos, tem estado com a equipa LA-Antarte nesta Volta a Portugal como membro do staff) João Benta (suspenso por 3 anos, entretanto com a suspensão cumprida está de volta às estradas. Venceu o Prémio Joaquim Agostinho deste ano e esta manhã, antes da etapa de hoje na Volta a Portugal, estava na 11ª posição da Geral Individual) Nuno Ribeiro (suspenso por 2 anos, está agora como Diretor Desportivo da W52-Quinta da Lixa) E há uns 2 anos falou-se de ciclistas da w52 com passaporte biológico alterado mas chutaram para canto. Mas,afinal, o que é o passaporte biológico? É um documento eletrónico e individual, no qual são registados, todos os resultados dos controlos antidopagem efetuados a um corredor. O passaporte contém: Os resultados dos controlos de urina Os resultados dos controlos sanguíneos Um perfil hematológico baseado nos resultados das análises dos parâmetros hematológicos realizados com as amostras de sangue recolhidas (Hemoglobina; Hematócrito; Reticulócitos; Hemoglobina Plasmática livre; Índice de Estimulação) Um perfil dos esteróides baseado nos resultados das análises dos níveis de esteróides nas amostras de urina recolhidas. Isto deve servir para perceber se há grandes alterações no organismo dos atletas que não possam ter decorrido de forma legítima. Editado 14 Agosto 2017 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 14 Agosto 2017 Nunca vi que uma equipa no pelotão nacional pudesse causar tanta comichão. Sim, onde já se viu o pessoal a falar de uma equipa que anda a 3 anos a brincar com isto e que hoje meteu 5 minutos no resto da competição? Incrível mesmo Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 14 Agosto 2017 E há uns 2 anos falou-se de ciclistas da w52 com passaporte biológico alterado mas chutaram para canto. Nope, o que se falou foi que houve ciclistas em Portugal com o passaporte biológico alterado, depois é que meteram a w52 ao barulho por causa de terem ido para o Porto em vez do Sporting. Pareceu-me mais um control damage do que outra coisa qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Sim, onde já se viu o pessoal a falar de uma equipa que anda a 3 anos a brincar com isto e que hoje meteu 5 minutos no resto da competição? Incrível mesmo O fato de ter FC Porto torna isto muito dificil de digerir para certas pessoas. Depois há aqueles que levam aquelas bandeiras com o simbolo do Porto para perto da chegada :lol: E de um momento para o outro todas as pessoas ficaram a gostar e a perceber de ciclismo e acham isto completamente normal e este resultado é praticamente o mesmo que golear o último classificado da liga. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 14 Agosto 2017 Nope, o que se falou foi que houve ciclistas em Portugal com o passaporte biológico alterado, depois é que meteram a w52 ao barulho por causa de terem ido para o Porto em vez do Sporting. Pareceu-me mais um control damage do que outra coisa qualquer. Acho que isso aconteceu bem antes dos 2 clubes se tentarem intrometer no ciclismo, se calhar até foi há mais de 2 anos. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Agosto 2017 O fato de ter FC Porto torna isto muito dificil de digerir para certas pessoas. Depois há aqueles que levam aquelas bandeiras com o simbolo do Porto para perto da chegada :lol: E de um momento para o outro todas as pessoas ficaram a gostar e a perceber de ciclismo e acham isto completamente normal e este resultado é praticamente o mesmo que golear o último classificado da liga. Tu acompanhas ciclismo nacional de todo? Não te lembras da shit storm quando era a Efapel, e mesmo desta actual W52 antes de ser apoiada pelo Porto? Pelo contrário, apareceu foi muita gente a defendê-los depois de o Porto entrar em cena. A maioria do pessoal que anda nestes tópicos a criticar a W52 já são habitues em tópicos do ciclismo neste fórum, alguns, como eu, há quase 15 anos. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Tu acompanhas ciclismo nacional de todo? Não te lembras da shit storm quando era a Efapel, e mesmo desta actual W52 antes de ser apoiada pelo Porto? Pelo contrário, apareceu foi muita gente a defendê-los depois de o Porto entrar em cena. A maioria do pessoal que anda nestes tópicos a criticar a W52 já são habitues em tópicos do ciclismo neste fórum, alguns, como eu, há quase 15 anos. Sim, é o que estou a querer dizer. O que acotneceu com a entrada do Porto e do Sporting foi a etnrada também de adeptos durante a Volta a Portugal e acham isto absoultamente normal e acontece só porque eles são muito bons e não porque algo se passa. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Agosto 2017 Eu fiz a pergunta e agora adiciono-me à discussão porque acho que é mesmo importante de ter. É verdade que hoje uma parte da vitória monstruosa se deveu à inoperância das equipas que não o Tavira. É incompreensível que a Efapel por exemplo não se meta na perseguição. Foi para quê? Lutarem pelo 4º lugar na etapa? Mas a minha pergunta prende-se mesmo com desconhecimento da realidade das nossas equipas. É que eu desde o início que sou um céptico relativamente à Sky e à lenga-lenga dos ganhos marginais. Em equipas daquele nível duvido que sejam essas coisas que façam uma tão grande diferença. Em Portugal os orçamentos são pequenos e uma diferença de orçamento acredito que faça uma enorme vantagem. Fico com a sensação que haverá um orçamento maior que a W52, mas não acredito que seja muito maior que o do Tavira. E apesar de saber que a União Ciclista de Sobrado não nasceu com a equipa profissional, mete-me confusão que tenham uma organização assim tão diferente e melhor, andando nos escalões profissionais nem há 5 anos, comparando com equipas que levam muitíssimo mais tempo disto. Depois é ver casos de algumas melhorias brutais de ciclistas pela mudança de equipa. Até mesmo o Gustavo Veloso até entrar na equipa, na altura OFM era de uma mediocridade... E obviamente que não acontece só na W52, mas a diferença de andamento entre metade da equipa da W52 e as restantes é assustadora. E como quero acreditar que não anda tudo dopado, queria perceber as diferenças em termos de condições de treino por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 14 Agosto 2017 O nivel da volta está mais fraco sim, mas os tempos e a qualidade dos vencedores das etapas de montanha está estupidamente alto. Eu sei que a Senhora da Graça não é uma subida de 40 minutos mas caramba, o Alarcon fez coisas melhor na Sr. da Graça que o Quintana e Dumoulin na chegada à Oropa no GIRO. E btw, a mulher/namorado do Alarcon é bem fofa :mrgreen: A Senhora da Graça tornou-se mais fácil por causa do piso. O que acho curioso é que só se fala da subida do Alarcon. O Nocentini demorou mais 3 segundos e o de Mateos mais 4. As diferenças são tão significativas para não se falarem de dois que nunca foram grandes trepadores? Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 A Senhora da Graça tornou-se mais fácil por causa do piso. O que acho curioso é que só se fala da subida do Alarcon. O Nocentini demorou mais 3 segundos e o de Mateos mais 4. As diferenças são tão significativas para não se falarem de dois que nunca foram grandes trepadores? O que raio tem a subida ser mais fácil quando as caracteristicas são praticamente iguais às da Oropa? :lol: Não me viste dizer que o único que usava alguma cosia era o Alarcon mas a verdade é que a transformação deste é muito maior que um Nocentini que até de amarelo andou no Tour. O De Mateos é outro do género do Alarcon, com a diferença que este é caso único na equipa e além disso o Mateos não sentou o Quitana durante uma subida este ano. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 14 Agosto 2017 Já várias pessoas aqui falaram do De Mateos. Não necessariamente dessa subida mas da transformação anormal. Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Já várias pessoas aqui falaram do De Mateos. Não necessariamente dessa subida mas da transformação anormal. Basicamente ele era um sprinter e, como qualquer outro sprinter, por muito bem que passe as montanhas tem sempre dificuldades nesse tipo de etapas. Coisa que deixou de acontecer de um momento para o outro. Óbvio que com a perda de peso e tendo ele capacidade para debitar tantos watts nas etapas em plano podia começar a subir melhor em pequenos topos mas conseguir fazer o que fez na Sra da Graça e na Torre é anormal. Ainda para mais ao ritmo que a subida na terça feira foi feita... Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Agosto 2017 (editado) O Nocentini e o Vidal estavam fulos porque aquilo que o Amaro e o Alarcon fizeram não é, de facto normal. Não é que não possa ser feito, não é isso que estou a dizer, mas numa etapa de 180 kms, e depois de uma subida à Torre, fazerem perto de 70 kms ao ritmo que fizeram, com contagens de montanha pelo meio num percurso bem duro... Nós discutimos aqui, alguns têm conhecimentos dentro do pelotão, outros não, mas estamos de fora. Eles estão lá dentro e certamente que sabem, ou pelo menos têm fortes certezas, de coisas que nós não sabemos. Aquilo dá toda a ideia de ser frustração de quem sente que estão a brincar com a cara deles, provavelmente o copo já estava cheio de suspeitas e isto que aconteceu nesta etapa fez com que elas transbordassem. É que não são um ou dois minutos, foram quase cinco! Isto já não acontece em lado nenhum. Lembro-me de o Tom Boonen ter ganho uma Paris-Roubaix com um ataque a 50 e tal kms da meta e chegar com minuto e meio de avanço e já na altura foi considerado um resultado do outro mundo, algo impensável no ciclismo moderno. Não é por acaso que a nossa Volta é a chacota do ciclismo internacional. É não é de agora, esta W52 e estas performances são só mais um de muitos exemplos de situações estranhas que acontecem por cá. A Senhora da Graça tornou-se mais fácil por causa do piso. O que acho curioso é que só se fala da subida do Alarcon. O Nocentini demorou mais 3 segundos e o de Mateos mais 4. As diferenças são tão significativas para não se falarem de dois que nunca foram grandes trepadores? Isso não é verdade. O que se fala do Alarcon são das suspeitas pela súbita melhoria de qualidade que apresentou de um momento para o outro. Ao nível de performances, sempre se lançaram dúvidas a todo o pelotão nacional por igual. Mais agora à W52 porque são quem faz melhor, como no passado foram a Efapel, a Maia, a Liberty, o Cândido, o Nuno ou o Sérgio Ribeiro. E, curiosamente, em todos eles, tirando o Cândido, se comprovou que afinal... E o Nocentini nunca foi grande trepador? No seu prime foi melhor trepador do que qualquer ciclista português desde o Joaquim Agostinho, talvez só batido pelo José Azevedo. Nem o Rui Costa... Já agora, só para realçar que eu não digo que a W52 seja um antro de batoteiros num universo de ciclistas limpos. Eu acho que todos recorrem a produtos dopantes, uns talvez mais do que outros. Já o disse antes. E, em Portugal, mais do que lá fora. Editado 14 Agosto 2017 por Black Hawk Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 14 Agosto 2017 O que raio tem a subida ser mais fácil quando as caracteristicas são praticamente iguais às da Oropa? :lol: Não me viste dizer que o único que usava alguma cosia era o Alarcon mas a verdade é que a transformação deste é muito maior que um Nocentini que até de amarelo andou no Tour. O De Mateos é outro do género do Alarcon, com a diferença que este é caso único na equipa e além disso o Mateos não sentou o Quitana durante uma subida este ano. Não comparei as subidas porque as realidades são diferentes. Outra vez essa história das Astúrias. O Quintana deve ter dormido mal nos dias seguintes por causa disso... Compartilhar este post Link para o post
Contador Publicado 14 Agosto 2017 Não comparei as subidas porque as realidades são diferentes. Outra vez essa história das Astúrias. O Quintana deve ter dormido mal nos dias seguintes por causa disso... Ah? Oropa: 11.7 km a 6.3% Sra da Graça: 8.2 km a 7.7% Com a diferença que a etapa do Giro foi totalmente plana até á subida final e a de cá teve algumas contagens de montanha, e repara... Mesmo assim fizeram valores superiores :) Estamos a falar de um ciclista que é top 3 do mundo a subir contra um ciclista que está na 3ª divisão do ciclismo, que tem 31 anos e até aos 29 anos não tinha mostrado metade da qualidade que está a mostrar agora. Compartilhar este post Link para o post
quimmanel Publicado 14 Agosto 2017 Isto de a w52 ter dado 5 minutos é verdade complicado mas pelo que li noutro fórum era só o marque e outro gajo do louletano a puxar. Por isso... Mas o vergonhoso é as outras equipas não trabalharem depois do alto da torre quando estavam a a 1 minuto e pouco. E não venham com tangas que não era missão deles mas com esse tempo de desvantagem dava perfeitamente um corredor da efapel ou da LA lutarem pela etapa Enviado do meu 2014811 através de Tapatalk Compartilhar este post Link para o post
Siul Publicado 15 Agosto 2017 (editado) O que raio tem a subida ser mais fácil quando as caracteristicas são praticamente iguais às da Oropa? Não me viste dizer que o único que usava alguma cosia era o Alarcon mas a verdade é que a transformação deste é muito maior que um Nocentini que até de amarelo andou no Tour. O De Mateos é outro do género do Alarcon, com a diferença que este é caso único na equipa e além disso o Mateos não sentou o Quitana durante uma subida este ano. Sendo a mudança mais ou menos radical de uns e de outros, não é esse o ponto. O facto de chegarem os dois a tres e a 4 segundos na Srª da Graça do vencedor é que, assim como o Alarcon, debitaram watts a um nivel irrealista, superiores a perfomances de outros em Grandes Voltas. E com isto não tou a dizer que ninguem esta dopado nem o contrario. Editado 15 Agosto 2017 por SiulPi Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 15 Agosto 2017 Estranho certos rendimentos de ciclistas em Portugal são mas ainda este ano o Alarcón conseguiu um grande resultado lá fora e foi ao controlo. Que a adop possa ser corrompida não duvido nada mas a nível internacional não temos poder nenhum. Compartilhar este post Link para o post