Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Cartão amarelo aos clubes: Árbitros retiram pré-aviso de greve na Taça da Liga

Publicações recomendadas

Eu começo é a juntar-me à malta que é contra o VAR. Se é para ser usado assim não vale a pena.

Tem-se que irradiar é quem utiliza mal os meios que ajudam a Verdade Desportiva a ser praticada, nunca os meios. Isso é inverter a ordem das coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

PEDRO MARTINS ‘ATIRA-SE’ AO VIDEOÁRBITRO

O treinador do V. Guimarães não poupou críticas ao videoárbitro da partida com o Portimonense, que terminou com igualdade a três golos.

«Tivemos 30 minutos muito maus, temos de assumir essa responsabilidade. Mas é inadmissível que ver que o Rafael Martins não está fora de jogo com oito câmaras de televisão. Já não é a primeira vez que o Bruno Esteves faz isso, no jogo com o Estoril também teve decisões muito más. Isto custa a todos», disse Pedro Martins na flash interview.

O treinador não deixou ainda de destacar a segunda parte completamente diferente da sua equipa, que permitiu chegar à igualdade, depois de ter estado a perder por 0-3. «Conseguimos o empate e estivemos perto de chegar ao 4-3, assim como o Portimonense. Nem sempre jogámos bem, mas a entrega ao jogo foi incrível.»

Compartilhar este post

Link para o post

A malta não quer verdade desportiva. Aliás, quer apenas vê-la aplicada aos outros. Por isso é que o VA faz tanta comichão, pois ter mais um árbitro a corroborar uma verdade desportiva que não nos serve é uma chatice.

Joguem sem árbitros, a ver se o desportivismo vem ao de cimo.

E o Sr Fernando Gomes é que já mexia o cú, mas é mais fácil falar bonito do que ir ao bolso dos mecenas...

Compartilhar este post

Link para o post

A malta não quer verdade desportiva. Aliás, quer apenas vê-la aplicada aos outros. Por isso é que o VA faz tanta comichão, pois ter mais um árbitro a corroborar uma verdade desportiva que não nos serve é uma chatice.

Joguem sem árbitros, a ver se o desportivismo vem ao de cimo.

E o Sr Fernando Gomes é que já mexia o cú, mas é mais fácil falar bonito do que ir ao bolso dos mecenas...

Sim, o VAR é importante.

Mas depois deste fim de semana há que admitir: os árbitros Portugueses nem com VAR lá vão.

Erram, vão ver no VAR que estão errados, e para não darem parte fraca, não mudam a decisão.

Se o árbitro fizesse o seu trabalho, ninguém se queixava do uso do VAR, mas este fim de semana foi completamente ridiculo no que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diria que isto iria acontecer quando o árbitro continua a ter o poder de decidir como bem quiser...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém vendeu que isto ia fazer com que os erros acabassem e os ignorantes paparam.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém vendeu que isto ia fazer com que os erros acabassem e os ignorantes paparam.

Verdade.

A diferença do "antes" para o "depois" é que o árbitro que toda a gente apelidava de "corrupto" ou "incompetente" agora está à frente do ecrã da televisão numa carrinha qualquer fora do estádio ao invés de correr de um lado ou outro no campo.

Mudaram as regras do jogo mas os jogadores mantêm-se os mesmos.

Compartilhar este post

Link para o post

É implementar já o árbitro-robot com o chip verdade desportiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem diria que isto iria acontecer quando o árbitro continua a ter o poder de decidir como bem quiser...

Têm que recorrer à inteligência artificial.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os que falam do VAR sabem ao menos o protocolo de aplicação? E já agora, têm consciência que o VAR é ainda um programa em fase de testes?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o VAR é importante.

Mas depois deste fim de semana há que admitir: os árbitros Portugueses nem com VAR lá vão.

Erram, vão ver no VAR que estão errados, e para não darem parte fraca, não mudam a decisão.

Se o árbitro fizesse o seu trabalho, ninguém se queixava do uso do VAR, mas este fim de semana foi completamente ridiculo no que aconteceu.

O VA tem tanta importância quanto os restantes árbitros. E enquanto continuarmos a fazer do árbitro o problema da arbitragem, nada vai mudar. Todos querem que os árbitros deixem de errar, que deixem de se deixar pressionar e de se corromperem, mas ninguém está interessado em deixar de pressionar e de corromper para que os árbitros passem a ter condições para errar menos.

Porque isso implicava assumir que quem despiu a arbitragem da sua dignidade e credibilidade foram os clubes, em especial aqueles que mais estão habituados a ser beneficiados e que se prestam aos papéis mais ridículos e hipócritas com o intuito de reforçarem esse status quo em relação aos rivais.

Os árbitros, por sua vez, têm mostrado sinais de evolução e preocupação com o futebol nacional. Profissionalizaram-se, adapataram-se às exigências de transparência e seriedade que lhes foram feitas e têm feito apelos democráticos à pacificação do clima em seu redor.

E os clubes? Entre Saraivadas, emails e caças às bruxas não se vislumbra nenhuma acção ou intenção de resolver seja o que for.

Mas a culpa é dos árbitros, obviamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Estas críticas ao VAR esta semana deixaram-me um tanto ou quanto confundido.

Ora vejamos: critica-se o VAR porque a sua existência não corrige os erros todos dos árbitros. Chega-se ao ponto de dizer (e muitos têm-no dito e não só aqui no CMPT) que, para ser assim, mais vale nem haver vídeo-árbitro. No entanto, quando o VAR teve uma avaria técnica na Vila das Aves que originou um apagão de mais de meia hora, solta-se a franga e oh da guarda! que o vídeo-árbitro não presta porque se avaria e assim não há forma de repor a verdade desportiva. Dá que pensar... Afinal o VAR é indispensável ou seria melhor que não existisse?

Sim, adivinharam! Era uma pergunta retórica. Eu sei bem a resposta. O VAR deve existir e deve servir para anular todos os golos e penaltys contra a minha equipa, validar todos os penaltys e golos irregulares contra os meus adversários e equipas rivais, limpar todos os cartões vermelhos aos meus jogadores e carregar com força nos jogadores adversários. E assim entramos no paraíso da verdade desportiva!

A única solução para isto é reformular por completo o VAR. Em 3 pontos:

1 - Só deve existir VAR nos jogos dos 3 Grandes. Isto porque, na verdade, ninguém quer saber da verdade desportiva nos jogos dos outros, quem ganha ou quem perde, quem fica em 4º ou em 18º. É igual! Além disso esses pequenotes são uns chatos e também berram quando se sentem prejudicados pelo VAR. O que só faz ruído e distrai as pessoas porque, como todos sabem, o VAR não presta porque só tem prejudicado a minha equipa e favorecido os rivais.

2 - O VAR não devia servir para interromper os jogos. É uma treta. Perde-se a emoção e ritmo de jogo. Era deixar andar e quantos mais erros cometesse o árbitro, melhor. Sempre dava mais conversa para a semana, audiência às televisões e tiragens aos jornais. Desde, claro, que a minha equipa acabasse por ganhar os jogos. Com erros ou sem eles...

3 - O VAR não devia ser gerido por árbitros ou ex-árbitros. Não senhor! Quem devia estar sentado a ver o jogo nessa posição deveriam ser 3 comentadores televisivos designados por cada um dos 3 Grandes. De preferência daqueles que já têm rodagem em programas televisivos de debate. Assim, depois de cada lance polémico, o écran dos estádios e as pessoas em casa deveriam ter acesso às imagens e ao áudio das suas análises. Um gritando que era fora-de-jogo, os outros berrando que não era nem aqui nem na China. Uns a dizer que era mão na bola descarada, o outro alegando, irado, que o jogador não é maneta.

E por aí fora. Afinal, é deste futebol falado, gritado, zangado, que a maralha gosta... Aí o VAR seria um sucesso absoluto.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Torna-se um pouco chato participar nestas discussões quando qualquer pessoa que seja critica da forma como o VAR é utilizado é acusada de so querer o VAR quando a sua equipa é beneficiada. Não sei quanto a vós, mas a mim tira qualquer vontade de discutir seja o que for...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando aparecer alguém a criticar a utilização do VAR (ou a sua ausência) em lances ou situações em que a sua equipa é beneficiada terás em mim alguém que te acompanha nesse desconforto.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogo mais ridículo do VAR, e dificilmente vai perder esse lugar, foi o Feirense x Rio Ave.

Importância dada? 0.

Compartilhar este post

Link para o post

O VA tem tanta importância quanto os restantes árbitros. E enquanto continuarmos a fazer do árbitro o problema da arbitragem, nada vai mudar. Todos querem que os árbitros deixem de errar, que deixem de se deixar pressionar e de se corromperem, mas ninguém está interessado em deixar de pressionar e de corromper para que os árbitros passem a ter condições para errar menos.

Porque isso implicava assumir que quem despiu a arbitragem da sua dignidade e credibilidade foram os clubes, em especial aqueles que mais estão habituados a ser beneficiados e que se prestam aos papéis mais ridículos e hipócritas com o intuito de reforçarem esse status quo em relação aos rivais.

Os árbitros, por sua vez, têm mostrado sinais de evolução e preocupação com o futebol nacional. Profissionalizaram-se, adapataram-se às exigências de transparência e seriedade que lhes foram feitas e têm feito apelos democráticos à pacificação do clima em seu redor.

E os clubes? Entre Saraivadas, emails e caças às bruxas não se vislumbra nenhuma acção ou intenção de resolver seja o que for.

Mas a culpa é dos árbitros, obviamente...

A culpa é dos árbitros quando estes erram, vão ao VAR - que está ali exatamente para evitar erros - e ainda assim não recuam.

Lances divididos? Dou o beneficio da dúvida.

Lances claros como foram os penaltys nao assinalados sobre o Gelson e o Etebo? Não dou.

Concordo que esta coisa de se atirar as culpas sempre para cima dos árbitros como forma de tentar mascarar a própria incompetência tem de acabar.

Mas não podemos parar de criticar quando há razão para tal, só porque os meninos ficam tristes e choram.

O VAR veio, espero eu, para ficar e para melhorar as coisas. Mas no final de contas, o árbitro continua a ter todo o poder de decisão sobre os lances.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas equipas são de que campeonato, Almeno?

7º campeonato distrital da Masterfoot

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa é dos árbitros quando estes erram, vão ao VAR - que está ali exatamente para evitar erros - e ainda assim não recuam.

Errado. O VAR é que está lá para corrigir alguns erros dos árbitros ou avisá-los para potenciais erros. Mas a decisão final é sempre tomada pelo árbitro

Compartilhar este post

Link para o post

Lances divididos? Dou o beneficio da dúvida.

Lances claros como foram os penaltys nao assinalados sobre o Gelson e o Etebo? Não dou.

Concordo que esta coisa de se atirar as culpas sempre para cima dos árbitros como forma de tentar mascarar a própria incompetência tem de acabar.

Mas não podemos parar de criticar quando há razão para tal, só porque os meninos ficam tristes e choram.

O VAR veio, espero eu, para ficar e para melhorar as coisas. Mas no final de contas, o árbitro continua a ter todo o poder de decisão sobre os lances.

E a tendência é só para piorar. E eu espero que assim seja. Se o clima de guerrilha por parte dos clubes não pára, é dar-lhes a provar aquilo de que tanto se queixam: erros intencionais. Como se um árbitro fosse obrigado a ver a sua honra manchada e a integridade física da sua família ameaçada em nome do fanatismo e estupidez dos adeptos e da incompetência e desonestidade dos dirigentes dos estarolas.

E não é só para mascarar. É para pressionar, coagir, influenciar e daí retirar dividendos. Num campeonato sério, como o inglês, os 3 marretas seriam visto como uma vergonha e um perigo para a credibilidade do mesmo. Teriam sido fortemente castigados, ou duvidas?

No fundo, os árbitros são pessoas. Se lhes derem condições para fazerem o melhor que sabem, será isso que teremos. Agora, se os tratam como m*rda, não podem exigir muito. Nem sei como se concebe que pode.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post
"Quanto ao videoárbitro, estou competamente à vontade porque disse que esta era uma fase de adaptação, que não resolveria os problemas todos, que deviamos estar preparados para essa mudança. Quando digo essa mudança, falo dos adeptos, jogadores, até mesmo os árbitros. Dizemos que foi o videoárbitro e passaram dez jornadas e falamos do mesmo. O videoárbitro veio para contribuir para a justiça desportiva e afinal já estavamos a falar disso. Se viesse a quarta substituição, continuaria a haver discussão. É uma cultura nossa. O problema não está no videoárbitro, esta nas nossas interpretações, na nossa educação desportiva"

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/rui-vitoria-a-culpa-nao-e-do-videoarbitro-e-da-nossa-cultura-desportiva

RV :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando aparecer alguém a criticar a utilização do VAR (ou a sua ausência) em lances ou situações em que a sua equipa é beneficiada terás em mim alguém que te acompanha nesse desconforto.

Em que situação em concreto é que eu poderei criticar a utilização do VAR num lance em que o Sporting tenha sido beneficiado com ele?

Compartilhar este post

Link para o post

Em que situação em concreto é que eu poderei criticar a utilização do VAR num lance em que o Sporting tenha sido beneficiado com ele?

Não estava a falar de ti em concreto. Eu falei no geral. Quem quer que seja. Quando alguém se queixa que a atuação do VAR resultou em prejuízo para a sua equipa isso implica que resultou em benefício para o adversário. Logo, quando alguém afeto a esse dito adversário vier a público reconhecer que o VAR não favoreceu a Verdade Desportiva porque originou um benefício indevido à sua equipa, cá estarei eu para te apoiar nessa posição.

Até lá é mais do mesmo. As conversas do passado que se centravam exclusivamente nos árbitros foram agora, em parte, transferidas para o VAR. Exatamente nos mesmos termos. Quem se sente prejudicado reclama e quem é favorecido não viu, não soube, não tomou conhecimento, nunca falou sobre árbitros (ou VAR) e não é agora que vai começar a fazê-lo e por aí fora...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...