Su1 Publicado 7 Dezembro 2017 Vou na 7ª temporada deste save. 16/17: Comecei com o Portimonense que tem uma super equipa. A primeira época estava a correr bem mas a meio fiquei sem o Fabrício e o Paulinho e saltei de um 4º lugar para 8º final. Ainda fui ao Jamor mas perdi com o Benfica. 17/18: Continuei no Portimonense com um plantel ligeiramente superior. Fizemos uma segunda volta muito boa e lutámos até à última jornada pelo título mas o Sporting conseguiu ser campeão com 76 pontos contra 74 nossos. 18/19: O Sporting tinha acabado de ser campeão e de vencer a Liga Europa com o Sampaoli que acabou por assinar pelo Dortmund. Não tinha vontade em assinar por um clube que tinha acabado de ganhar campeonato e uma competição europeia mas queria mesmo treinar um grande. Ganhámos o campeonato sem perder (28V 6E). Nesta época também ganhámos a Supertaça Europeia (Man Utd), Supertaça (Porto) e a Taça de Portugal (Moreirense). Na Champions ficámos em 3º nos grupos e chegámos aos quartos das Liga Europa onde perdemos com o Arsenal. 19/20: Mais um grande campeonato. Desta perdemos 2 jogos mas só empatámos 1, ou seja, 31 vitórias. Fizemos 94 pontos (na anterior foram 90). Ganhámos a Supertaça e mais nada. Na Champions chegamos à final mas perdemo com o Chelsea. 20/21: Assinei pelo Nápoles que vinha de duas épocas consecutivas em 2º lugar. A Juventus já ia com 10 campeonatos consecutivos. Começámos mal ao perder a Supertaça com a Juventus mas ganhámos a Taça de Itália. Na Champions ficámos em 3º e chegámos às meias da Liga Europa, ficámos pelo caminho contra o Arsenal. O campeonato é que me deixou revoltado. À 31ª Jornada recebemos e vencemos a Juventus por 2-0 e ficámos em 1º isolados. Pensei que era desta, eis que nos jogos seguintes temos o seguinte registo: 1 vitória, 4 empates e 1 derrota. Sendo que a vitória foi no último jogo já arredados do título. Pqp!!!! 21/22: Tinha de ser desta. O Nápoles já não era campeão desde 1990 e a Juventus já ia com 11 títulos seguidos. Começámos mal a perder novamente a Supertaça contra eles, nos penalties. Não me recordo bem mas ao fim de cerca de 10 jornadas íamos em 10º com 1/2 vitórias, uma carrada de empates e uma derrota pelo meio. A verdade é que a partir daí começámos a ganhar e ninguém nos parou. Vencemos o campeonato na penúltima jornada, sendo que a última foi uma recepção à Juventus. :D Ah, e ganhámos a Champions nos penalties ao Neverkusen! :) 23/24: Rescindi e foi para lá o Mourinho. Aceitei o PSG que anda há duas épocas a ver navios contra um super Mónaco. Para verem a força destes dois clubes, após 8 jornadas ambos têm 8 vitórias. Não sei se fico duas épocas... Depois devo saltar para Espanha e Itália. Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 7 Dezembro 2017 (editado) Grande trajeto até agora, Su1 :) Este ano estou mais agarrado ao jogo que o ano passado, apesar de estar a ser muito f*dido. Estou com a Oliveirense, a meio da 1ª época. Construí uma tática baseada em posse, adaptada aos jogadores e fui dando uns retoques. Comecei a colher alguns resultados com isso e, do nada, começo a perder jogos e nos últimos 5 jogos apenas 1 ponto e estamos em zona de descida à 15ª jornada :| Não sei se alguém aqui já tentou implementar táticas do género em equipas mais limitadas, e se conseguiu resultados. Editado 7 Dezembro 2017 por Taka Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 7 Dezembro 2017 Aposto que é tudo à base da batota 8) Grande trajeto até agora, Su1 :) Este ano estou mais agarrado ao jogo que o ano passado, apesar de estar a ser muito f*dido. Estou com a Oliveirense, a meio da 1ª época. Construí uma tática baseada em posse, adaptada aos jogadores e fui dando uns retoques. Comecei a colher alguns resultados com isso e, do nada, começo a perder jogos e nos últimos 5 jogos apenas 1 ponto e estamos em zona de descida à 15ª jornada :| Não sei se alguém aqui já tentou implementar táticas do género em equipas mais limitadas, e se conseguiu resultados. Estás no teu Sporting? 8) Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 7 Dezembro 2017 (editado) Aposto que é tudo à base da batota 8) Estás no teu Sporting? 8) Sr. Moderador, agradeço que antes de se precipitar nos seus comentários, lesse os posts que cita nesses mesmos comentários. As respostas às suas perguntas por vezes já lá estão 8) Editado 7 Dezembro 2017 por Taka Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 7 Dezembro 2017 Oh tinha lido Sporting, é parecido. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 7 Dezembro 2017 Oh tinha lido Sporting, é parecido. :mrgreen: Essa visão já não é o que era. A idade não perdoa :grin: Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 7 Dezembro 2017 alguem me sabe dizer o porque de o nakajima e o paulinho nao quererem vir usando a desculpa de "ter assinado novo contrato" ah pouco tempo e eu vejo o pessoal a ir-los buscar? xD comigo aconteceu isso mas desses dois só fui buscar o nakajima. A meio da época porque na pré-epoca realmente nao querem ver por causa disso Compartilhar este post Link para o post
Ubebado Publicado 7 Dezembro 2017 Grande trajeto até agora, Su1 :) Este ano estou mais agarrado ao jogo que o ano passado, apesar de estar a ser muito f*dido. Estou com a Oliveirense, a meio da 1ª época. Construí uma tática baseada em posse, adaptada aos jogadores e fui dando uns retoques. Comecei a colher alguns resultados com isso e, do nada, começo a perder jogos e nos últimos 5 jogos apenas 1 ponto e estamos em zona de descida à 15ª jornada :| Não sei se alguém aqui já tentou implementar táticas do género em equipas mais limitadas, e se conseguiu resultados. Nao estou a dizer que uma estrategia de posse nao funcione bem neste fm mas acho que é o primeiro fm em que a minha tatica principal nao consiste em ter posse mas sim jogar em bloco baixo e contra-atacar com qualidade. A nível de exploraçao dos espaços na frente compreendi muito bem o jogo. Como a estratégia mete muitos jogadores na frente jogo em bloco baixo porque assim os meus únicos problemas sao remates de longe que nao entram assim tão frequentemente como isso e mesmo que entrem com o pessoal que tenho sempre na frente acabo por marcar bastantes golos. Mesmo nos lances em que é perdido o tempo de contraatacar a tatica funciona muito bem Compartilhar este post Link para o post
Marcos_RDM Publicado 7 Dezembro 2017 Que reviravolta :prayer: :prayer: :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 7 Dezembro 2017 (editado) Nao estou a dizer que uma estrategia de posse nao funcione bem neste fm mas acho que é o primeiro fm em que a minha tatica principal nao consiste em ter posse mas sim jogar em bloco baixo e contra-atacar com qualidade. A nível de exploraçao dos espaços na frente compreendi muito bem o jogo. Como a estratégia mete muitos jogadores na frente jogo em bloco baixo porque assim os meus únicos problemas sao remates de longe que nao entram assim tão frequentemente como isso e mesmo que entrem com o pessoal que tenho sempre na frente acabo por marcar bastantes golos. Mesmo nos lances em que é perdido o tempo de contraatacar a tatica funciona muito bem Por acaso, num dos jogos no meio da série péssima de resultados, experimentei isso com um 4-2-3-1 que já lá tinha. Inicialmente, tinha em Contra-Ataque, mas os 4 da frente com papel de "Atacar". Deu m*rda, porque a equipa estava estupidamente partida. Ou seja, eu tinha a linha defensiva profunda e pessoal lá à frente com mentalidade atacante e havia imenso espaço. Então depois alterei e só o ponta de lança com papel atacante, tudo o resto como apoiar até aos laterais. Tinha Ritmo Alto e passes mais diretos. Funcionou, marquei um golo e as melhores oportunidades eram minhas, apesar de não ter muitos remates (normal). Na segunda parte, sofro dois golos de rajada e nunca mais entrei no jogo :| Editado 7 Dezembro 2017 por Taka Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 7 Dezembro 2017 Estou no Badajoz e os meus juniores não estão na liga. Preciso de fazer alguma coisa? Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 7 Dezembro 2017 Devem ter de subir de divisão. Como é por reputação, não me parece que possas fazer alguma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 7 Dezembro 2017 Grande trajeto até agora, Su1 :) Este ano estou mais agarrado ao jogo que o ano passado, apesar de estar a ser muito f*dido. Estou com a Oliveirense, a meio da 1ª época. Construí uma tática baseada em posse, adaptada aos jogadores e fui dando uns retoques. Comecei a colher alguns resultados com isso e, do nada, começo a perder jogos e nos últimos 5 jogos apenas 1 ponto e estamos em zona de descida à 15ª jornada :| Não sei se alguém aqui já tentou implementar táticas do género em equipas mais limitadas, e se conseguiu resultados. Eu estou a fazer um LLM no Coruchense e também queria jogar em posse. Mas neste tipo de equipas (apesar de a minha ser muuuito inferior à Oliveirense), há que fazer concessões, e limitar a nossa visão a um par de instruções e aos papéis dos jogadores. Estou a alternar um 3-4-3 e um 4-4-2 clássico, e ambas têm apenas duas instruções - jogar a partir da defesa, e passes curtos. Depois acrescento mais uma ou duas instruções, dependendo do jogo, mas tenho sempre 55% ou 56% de posse, que é o máximo que consigo sem sacrificar a manobra ofensiva da equipa (que para já é bater bombo para os pontas a partir do meio campo). :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 8 Dezembro 2017 Ultima chance a este FM, vou começar no Benfica e ver o que isto dá. Que desilusão dass Compartilhar este post Link para o post
LordSkaN Publicado 8 Dezembro 2017 Comecei no Porto como primeiro save e acabei a época hoje. Trouxemos apenas o necessário em Janeiro. Otávio lesionou-se durante 3 meses e trouxemos o Paulinho. Precisávamos dum suplente à altura de Danilo daí o Gamboa, e com a saída de Hernâni a vinda do Iuri tornou-se mais fácil já que estava insatisfeito. André Almeida andou pelos juniores. Decidimos também apostar no Diogo Dalot, Diogo Queirós, Jorge Fernandes, Fede Varela, e Galeno. Jorge e Galeno claramente não estão ao nível para a próxima época. O resultado foi este. Vencemos tudo o que havia para vencer e não só. Fizemos uma série de 53 jogos sem sofrer golos, apenas sofremos dois golos ao longo de toda a época. Algo completamente surreal que de certeza que nunca vou repetir :lol: Apenas três jogadores com médias inferiores a 7.0 portanto o destaque vai para o plantel como um todo. Ainda assim, Abouba! :heart: Mas não é só na equipa principal que se joga e tentei dar uma grande ênfase no projecto apesar de ter os treinadores próprios a liderar e assim sendo: Já agora jogo da final: Tiki-taka. :cool: Qual foi a táctica que usas-te ? Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 8 Dezembro 2017 Eu estou a fazer um LLM no Coruchense e também queria jogar em posse. Mas neste tipo de equipas (apesar de a minha ser muuuito inferior à Oliveirense), há que fazer concessões, e limitar a nossa visão a um par de instruções e aos papéis dos jogadores. Estou a alternar um 3-4-3 e um 4-4-2 clássico, e ambas têm apenas duas instruções - jogar a partir da defesa, e passes curtos. Depois acrescento mais uma ou duas instruções, dependendo do jogo, mas tenho sempre 55% ou 56% de posse, que é o máximo que consigo sem sacrificar a manobra ofensiva da equipa (que para já é bater bombo para os pontas a partir do meio campo). :biggrin: Pois, eu tenho alguns jogadores mais evoluídos e outros mais limitados e não tenho feito grande diferenciação entre as duas partes. Mesmo no coletivo, dou umas 5/6 instruções e isso poderá estar a dificultar. Tens tido resultados? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 8 Dezembro 2017 Pois, eu tenho alguns jogadores mais evoluídos e outros mais limitados e não tenho feito grande diferenciação entre as duas partes. Mesmo no coletivo, dou umas 5/6 instruções e isso poderá estar a dificultar. Tens tido resultados? Ainda vou na primeira metade do campeonato, mas estou a lutar pelos primeiros lugares com uma das piores equipa do Campeonato de Portugal. Como te disse, acho que jogar em posse e ter resultados é possível, mas não de uma forma convencional, isto é, como vemos as equipas grandes a jogar. Eu tenho 7 papeis de apoio, e só um de ataque (um ponta de lança fixo). O que me interessa é que a equipa consiga levar a bola no pé desde o guarda-redes (bater livres curtos, distribuir para os centrais) até ao meio-campo, e daí é bater bombo para aquele espaço entre os centrais e os laterais adversários - a lógica é que o lateral adversário venha pressionar o meu extremo (apoiar) e que abra assim um espaço para um dos meus avançados cair no flanco (ambos têm jogar pelos flancos). Depois disso, ou dá remate cruzado, ou passe para o outro avançado que só tem de encostar. Ou seja, apesar de jogar em posse, acabo por ter de recorrer ao passe longo para lançar o ataque. Já experimentei, e é muito dificil fazer com que jogadores limitados consigam desmontar a defesa adversária com a bola no pé e quando tentava puxar a equipa para a frente e com levar a bola até à área, eles ou rematavam de longe, ou eram desarmados e comia um golo no contra-ataque. O que te sugiro é que experimentes um 4-4-2 (clássico ou losango) ou um 4-3-3 só com duas, três instruções no máximo, e com muitos papéis de apoio, e ver como a equipa joga e ajustar a partir daí ;) Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 9 Dezembro 2017 Se todos os jogos fossem assim... Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 9 Dezembro 2017 (editado) Ainda vou na primeira metade do campeonato, mas estou a lutar pelos primeiros lugares com uma das piores equipa do Campeonato de Portugal. Como te disse, acho que jogar em posse e ter resultados é possível, mas não de uma forma convencional, isto é, como vemos as equipas grandes a jogar. Eu tenho 7 papeis de apoio, e só um de ataque (um ponta de lança fixo). O que me interessa é que a equipa consiga levar a bola no pé desde o guarda-redes (bater livres curtos, distribuir para os centrais) até ao meio-campo, e daí é bater bombo para aquele espaço entre os centrais e os laterais adversários - a lógica é que o lateral adversário venha pressionar o meu extremo (apoiar) e que abra assim um espaço para um dos meus avançados cair no flanco (ambos têm jogar pelos flancos). Depois disso, ou dá remate cruzado, ou passe para o outro avançado que só tem de encostar. Ou seja, apesar de jogar em posse, acabo por ter de recorrer ao passe longo para lançar o ataque. Já experimentei, e é muito dificil fazer com que jogadores limitados consigam desmontar a defesa adversária com a bola no pé e quando tentava puxar a equipa para a frente e com levar a bola até à área, eles ou rematavam de longe, ou eram desarmados e comia um golo no contra-ataque. O que te sugiro é que experimentes um 4-4-2 (clássico ou losango) ou um 4-3-3 só com duas, três instruções no máximo, e com muitos papéis de apoio, e ver como a equipa joga e ajustar a partir daí ;) Pois, percebo o que estás a conseguir fazer. Eu definitivamente já percebi que a minha equipa joga bem melhor em posse, mas depois nunca consegue criar muitas oportunidades claras. Talvez devido a essa dificuldade em desmontar os adversários. Em termos de papéis, estou como tu, devo ter apenas um jogador com papel atacante. Tudo o resto, à excepção dos centrais, têm papel de apoiar. Exactamente isso que fiz depois de vir cá ler a tua primeira opinião. 4-3-3 que já tinha e com menos instruções. No último jogo, fui jogar fora com o Penafiel (8º) e conseguimos fazer um excelente jogo na primeira parte e até marcámos. Na segunda parte, levo o empate logo aos 48 e sofro o 2-1 aos 80. E controlámos praticamente o jogo todo. Só acho que estou a decidir qualquer coisa mal ou a não conseguir reagir quando estou em vantagem. Eu tento diminuir o ritmo de jogo e os laterais passam a ter função automática. Editado 9 Dezembro 2017 por Taka Compartilhar este post Link para o post
LordSkaN Publicado 9 Dezembro 2017 Pela 1º vez consigo ganhar a champs no FM18 e foi logo na 1º época. Por pouco conseguia limpar tudo, mas arrumei na taça de portugal onde pus umas jovens promessas e jogadores não titulares e fui de ferias... Depois acabo de receber está mensagem :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 10 Dezembro 2017 Pá, resolvi instalar o FM passados alguns anos e nunca estive com tantas dificuldades. Comecei com o Boavista, pouco mexi no plantel, achava que daria para andar sossegado a meio da tabela. Experimentei várias possibilidades de 4-3-3, duplo pivot e estrutura 1:2, maioritariamente tentei jogar em transição e linhas baixas, mas quase sempre acabava dominado. Em alguns jogos rematava mais e tinha mais oportunidades, mesmo com menos bola (que era o que eu queria), mas os mecos que tinha na frente dificilmente acertavam na baliza. Como não estava a resultar tentei a dada altura dominar mais os jogos, especialmente aqueles em casa contra equipas mais fracas, ter bola, desorganizar o adversário, mas pior a emenda que o soneto: os jogos eram divididos, e mesmo que marcasse primeiro, acabava por empatar ou perder na mesma. Ao fim de dez jogos em que só ganhei dois acabei mesmo despedido. Leio este tópico e sinto-me a jogar outro jogo. :lol: Compartilhar este post Link para o post