Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[FM2018] Newcastle United FC

Publicações recomendadas

3 lugar foi excelente. pena teres perdido contra o "meu" Arsenal :mrgreen: mas conseguiste um resultado enorme contra o Man Utd. Se fosse a FA investigava esse ultimo jogo :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Grande 3º lugar :handclap:

Esse jogo em atraso contra o campeão deve ter sido alto jogão.

Que venha mais uma final. É para ganhar.

Excelente jogo mesmo, entre duas equipas que entraram para ganhar, fiquei muito feliz pela 1ª parte porque com uma equipa algo mudada jogámos cara a cara com eles, então a partir daí achei que devia arriscar para tentar ganhar. Foi uma excelente vitória num grande jogo.

Essa vitória sobre o Man Utd foi excelente e retirou toda a pressão sobre a equipa ;) Muito bom campeonato e finalmente temos o Newcastle na Liga dos Campeões, o que já merecia à mais tempo ;)

Agora é concentrar as tropa para a final da Liga Europa :compinchas:

Foi a vitória da época, para mim. Grande resultado que nos deu a tão desejada Liga dos Campeões. Falta a Liga Europa, virá ainda hoje.

Fantástico final de época a garantir o pódio! De parabéns o Dembelé pelos seus golos decisivos.

Parabéns pela vitória na FA CUP!

Dembélé é máquina e tem uma capacidade forma do normal para marcar golos decisivos e desbloquear jogos que se mantêm teimosamente empates. Já não treinava um avançado tão bom há muito, muito tempo.

3 lugar foi excelente. pena teres perdido contra o "meu" Arsenal :mrgreen: mas conseguiste um resultado enorme contra o Man Utd. Se fosse a FA investigava esse ultimo jogo :medinho:

Fizeste-me rir e lembrar do célebre Suécia x Dinamarca do Euro 2004. Na fase de grupos o empate servia às duas e lixava à Itália, e o resultado final foi mesmo um empate, 2-2. Pacto escandinavo. Parecido ao que aconteceu entre os históricos Leeds e Newcastle.

Obrigado aos quatro pelo vosso acompanhamento e pelos vossos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post

Enorme 3º lugar, colocaste a fasquia na Champions e toda a gente correspondeu. De ano para ano é sempre a melhorar, vamos ver se dá para o título na próxima época :mrgreen:

O Mourinho já ganhou mais uma Premier, deve gastar que se farta no Manchester ou nem por isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Enorme 3º lugar, colocaste a fasquia na Champions e toda a gente correspondeu. De ano para ano é sempre a melhorar, vamos ver se dá para o título na próxima época :mrgreen:

O Mourinho já ganhou mais uma Premier, deve gastar que se farta no Manchester ou nem por isso?

Gasta bastante, em 4 épocas, já a contar com a próxima pré-época, gastou qualquer coisa como 550 milhões de € em contratações mas, em abono da verdade, quem devia de ter ganho as três edições da Premier League era o Chelsea, que foi sempre a melhor equipa na minha opinião, mas o Conte deu uma de Jorge Jesus duas vezes, e ofereceu o campeonato ao Mourinho mesmo no fim.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

NZ76kMH.png

• kwP61ER.png

KEKTQMo.png B9dq00X.png

nBCqgBv.png

Grande final europeia, na qual só faltaram mais golos para dar outro colorido ao resultado e emoção a este excelente jogo de futebol.

Começámos nervosos, ao contrário do Lyon. Por esse motivo, a equipa francesa dominou os primeiros minutos, nos quais criou lances de bastante perigo. Pedrag Rajkovic, o guarda redes sérvio eleito por mim para as competições europeias, opôs-se muito bem, e evitou que o Newcastle ficasse em desvantagem desde cedo. O ponto alto do nervosismo inicial foi o penalty cometido por Mbemba, aos 11 minutos, posteriormente defendido por Rajkovic. Aos poucos os nervos acalmaram e começámos a criar os nossos próprios lances, para descobrir que na baliza do Lyon estava um português, Anthony Lopes, igualmente em noite inspirada.

Foi um jogo no qual as duas equipas se esforçaram para ganhar, sendo que ambos os guarda redes podem chamar a si a responsabilidade por ter havido apenas um golo, e já em prolongamento. Antes disso, numa altura crítica do tempo regulamentar, a cerca de dez minutos do final da partida, o árbitro volta a assinalar uma grande penalidade a favor do Lyon, esta bastante duvidosa num lance tremendamente confuso. Depois do falhanço de Nabil Fekir, foi chamado outro jogador à conversão, desta feito o paraguaio Miguel Almirón, mas o desfecho foi o mesmo, Rajkovic defendeu e confirmava cada vez mais o seu estatuto de homem da final.

O médio croata Marko Rog sofreu uma lesão nos dias que antecederam esta final, mas autorizei o seu tratamento por infiltração para o ter disponível. Deixei-o no banco, mas no final do tempo regulamentar, decidi que o melhor a fazer era adicionar músculo ao meio campo para abordar o prolongamento, por isso lancei o croata lá para dentro. Uma decisão que se revelou acertada. Aos 95 minutos surgiu o golo que decidiu a final a nosso favor, numa belíssima jogada colectiva a toda a largura do terreno, que começou no nosso guarda redes, passou ao todo por mais sete jogadores e terminou com uma finalização fantástica de Dembélé. Momento crucial do lance, o passe a rasgar de Marko Rog, que descobriu Lamela na esquerda, permitindo ao argentino servir Dembélé na perfeição.

Uma jogada que caracteriza na perfeição aquele que é o futebol do Newcastle e que valeu ao clube a conquista da Liga Europa.

5uAcH9v.png

Compartilhar este post

Link para o post

Foi bem complicada a final. Mas a vitória acabou por te sorrir.

Mas que grande jogada que deu origem ao golo. Os jogadores do Lyon nem cheiraram a bola. (que grandes passes do Rog e do Lamela)

Mais uma grande conquista de um grande treinador. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente os teus guarda-redes tornaram-se decisivos! Dois penalties defendidos é obra. Tenho a certeza que na próxima época ele vai bater o pé quando colocares o Hart pro campeonato.

Champions assegurada, FA CUP e LE conquistadas, e agora? St James Park começa a ser pequeno de mais para o génio da tática João Pedro? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem disse que vencias esses franceses!

Foi curtinho mas foi o suficiente. Agora vamos ver na ECL!

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo de guarda-redes! Grande Rajkovic a defender 2 penaltys!! E quem mais para fazer o golo decisivo? Dembelé claro! Parabéns pela conquista europeia!

Compartilhar este post

Link para o post

Final bem dificil, com os guarda redes em grande plano, especilamente o teu :) Defender dois penaltys no tempo regulamentar em plena final da Liga Europa não é para todos :prayer:

Grande conquista e para o proximo ano temos Champions ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos parabéns antes de mais pelo belíssimo campeonato feito.

Parabéns pela FA Cup e parabéns também pela Liga Europa.

Bom jogo, bem disputado, ótimo trabalho do Predrag é por essas que é um dos meus guarda-redes favorito no FM :carinhoso:

Enorme jogada a do golo :prayer: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

mais uma enorme conquista. bela jogada a do golo.

Belíssima, na minha opinião.

Foi bem complicada a final. Mas a vitória acabou por te sorrir.

Mas que grande jogada que deu origem ao golo. Os jogadores do Lyon nem cheiraram a bola. (que grandes passes do Rog e do Lamela)

Mais uma grande conquista de um grande treinador. :handclap:

Já estava à espera que não fosse pêra doce. Foi uma jogada que me deixou muito orgulhoso. A conquista mais relevante desta carreira até ao momento.

Finalmente os teus guarda-redes tornaram-se decisivos! Dois penalties defendidos é obra. Tenho a certeza que na próxima época ele vai bater o pé quando colocares o Hart pro campeonato.

Champions assegurada, FA CUP e LE conquistadas, e agora? St James Park começa a ser pequeno de mais para o génio da tática João Pedro? :compinchas:

Pelo menos mais um ano fico, custou tanto para conseguir chegar à Liga dos Campeões, que agora quero disputar enquanto treinador do Newcastle. Quando e se sair, também não quero ir para um dos maiores clubes do mundo, mas seguir aquilo que escrevi no 1º post.

Eu bem disse que vencias esses franceses!

Foi curtinho mas foi o suficiente. Agora vamos ver na ECL!

Será outra história na Liga dos Campeões, mas mal posso esperar por lá estar.

Jogo de guarda-redes! Grande Rajkovic a defender 2 penaltys!! E quem mais para fazer o golo decisivo? Dembelé claro! Parabéns pela conquista europeia!

Os dois grandes nomes da final da Liga Europa, Rajkovic e Dembélé.

Final bem dificil, com os guarda redes em grande plano, especilamente o teu :) Defender dois penaltys no tempo regulamentar em plena final da Liga Europa não é para todos :prayer:

Grande conquista e para o proximo ano temos Champions ;)

Homem do jogo, distinguido de forma merecida. Dois penaltys defendidos numa final europeia é um sonho.

Muitos parabéns antes de mais pelo belíssimo campeonato feito.

Parabéns pela FA Cup e parabéns também pela Liga Europa.

Bom jogo, bem disputado, ótimo trabalho do Predrag é por essas que é um dos meus guarda-redes favorito no FM :carinhoso:

Enorme jogada a do golo :prayer: :prayer:

Três vezes parabéns no mesmo post, mas é um bom resumo de época, porque alcançámos três objectivos importantes.

Obrigado aos sete pelo vosso acompanhamento e pelos vossos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post

Rajkovic estou bem os penaltys dos adversários :mrgreen:

Excelente conquista europeia e a primeira na história do Newcastle, ou estou equivocado?

Muito bem trabalhado o lance do golo, jogada que deveria aparecer nos livros :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Rajkovic estou bem os penaltys dos adversários :mrgreen:

Excelente conquista europeia e a primeira na história do Newcastle, ou estou equivocado?

Muito bem trabalhado o lance do golo, jogada que deveria aparecer nos livros :handclap:

É o que parece, sabia para onde eles iam atirar. Não é a primeira, o Newcastle venceu esta mesma competição em 1969, por isso é a segunda conquista europeia do clube.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

NZ76kMH.png

• K23W3xC.png

ZrOiKw5.png

Mais uma época que termina, tempo para novo resumo, que eu espero ser capaz de tornar breve. Não tenho qualquer receio em apontar esta como a minha melhor época até ao momento. Tinha ficado um pouco desapontado com a fraca progressão feita no ano passado, em relação à 1ª época, mas agora sim, sinto que demos um passo em frente e sinceramente, neste momento, se desse o meu trabalho como concluído em St. James Park, sairia com o sentimento de dever cumprido. No entanto, depois de tanto esforço para conseguir qualificar o Newcastle para a Liga dos Campeões, quero ter eu o prazer de disputar essa que é a maior prova ao nível de clubes, com o Newcastle. Por isso, pelo menos mais um ano vou ficar.

Não concordo com a escolha do jogo da época, a vitória em casa, por 4-0, frente ao Arsenal. Claro que é um resultado vistoso, mas o Arsenal já não é a equipa que foi há uns anos. Para além disso, houve uma vitória, a tal que nos garantiu definitivamente um lugar no top 4 e, consequentemente a qualificação para a Liga dos Campeões, conseguida diante do futuro campeão, o Manchester United, por 3-2 num excelente jogo de futebol. Essa, sim, foi a vitória e momento alto da época, no que à Premier League diz respeito.

Para além do magnífico 3º lugar no campeonato, voltámos a vencer a FA Cup pela 2ª vez em três anos. É sempre especial vencer a competição mais antiga do mundo. Quanto à Liga Europa, o objectivo era fazer melhor do que no ano passado, mas eu admito que tinha uma secreta esperança que seria possível vencer esta competição. Uma caminhada praticamente irrepreensível, na qual não perdemos nenhum jogo e mostrámos um grande carácter para superar certas adversidades, culminou com a concretização do sonho.

cJFUt70.png

Terceira época e segundo prémio de melhor jogador para Henri Saivet. Adoro-o, é absolutamente imprescindível no meio campo, pese embora os seus atributos não sejam nada do outro mundo, mas a força e carisma que empresta à equipa são simplesmente inegáveis. No entanto, depois da estrondosa época de estreia que teve no clube, esperava maior reconhecimento dos adeptos em relação a Moussa Dembélé. É claro que ser a contratação da época nem se colocava em causa, mas não estar sequer no pódio do melhor jogador da época é no mínimo estranho, já para não falar do prémio para o jovem, pois Dembélé e Mikel Merino, o vencedor dessa categoria, são da mesma idade.

zTC91ts.png

A primeira coisa que salta à vista deve ser a enorme rotatividade incutida no plantel, mas não havia outra opção, dado que estivemos na luta até ao fim por três objectivos, dos quais não queríamos abdicar de nenhum. Não dá para jogar sempre com os mesmos, porque nesse caso vamos com certeza comprometer alguma coisa, se não mesmo toda a época.

Vou destacar a negrito aqueles que formam a espinha dorsal da equipa.

Na baliza gostei das exibições dos dois guarda redes, oferecei a titularidade na Premier League ao Joe Hart, e a escolha para todos os jogos das outras competições recaiu sobre Rajkovic. Dou a mão à palmatória, em relação a quem desde o início deste save me aconselhou a reforçar a baliza, pois notei uma diferença muito significativa desta época para as anteriores. Joe Hart foi o terceiro guarda redes do campeonato com um maior numero de clean sheets e Rajkovic esteve em grande quando foi chamado, nomeadamente na final da Liga Europa onde defendeu dois penaltys, tendo já muitos clubes interessados na sua aquisição.

Sector defensivo com duas pedras fundamentais, mas pela primeira vez, não vou destacar a dupla de centrais, pois vou deixar Lascelles de fora deste lote. Admito que talvez seja hora de procurar um outro central para acompanhar Mbemba e fortalecer ainda mais este sector. Se conseguir ir buscar quem eu tenho debaixo de olho, terei uma das melhores duplas da Premier League e do mundo, sendo que ficar com Lascelles para 3º central seria igualmente um luxo. Portanto, quem passa a integrar este lote referente à espinha dorsal, é Zappacosta, que ganhou definitivamente o seu lugar na direita, e acabou com o maior numero de assistências no plantel. Na esquerda, aos poucos Luke Shaw foi ganhando terreno a Paul Dummett.

No meio campo, pelo terceiro ano consecutivo, e oxalá por muitos mais, tive o Isaac Hayden a fazer de tampão à frente da defesa. Enorme jogador, agora regularmente internacional e titular por Inglaterra. Este ano a concorrência ao lugar foi melhor do que nos outros, pois fui buscar Sebastian Rode, que é igualmente um médio defensivo super fiável. No duo de centrocampistas, Henri Saivet é aquele case study mas é impossível ficar indiferente ao senegalês. Marko Rog é também um excelente jogador, aquele que mais vezes saltou do banco para entrar no decorrer dos jogos, sempre com efectividade. Construtores de jogo tive o Mikel Merino, também ele conseguiu chegar à selecção espanhola ao longo da época, e Arthur, que teve o azar de se lesionar um mês depois de chegar. Dois excelentes criativos, que me deixam totalmente descansado em relação a esta posição.

Na frente, época apagada de Erik Lamela, cujo ponto alto foi a assistência para o golo decisivo na final da Liga Europa. Algumas lesões, má forma física e exibicional, foi repetidamente criticado pela imprensa, com alguma razão. Também Berardi, embora com mais golos do que o argentino, ficou abaixo daquilo que eu esperava dele. Na esquerda, mais uma época absurda, no bom sentido, de Christian Atsu. Deu poucas hipóteses a Lewis Morgan, que ainda assim correspondeu bem quando foi chamado, sem dúvida uma época muito mais positiva do escocês, em relação à anterior.

Falta referir Dembélé, mas sobre ele não me vou alongar muito agora, porque tenho uma apresentação especial preparada sobre o francês. Por agora, julgo que os números, 35 golos em 42 jogos, falam por si.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vou ser um pouco repetitivo, mas para começar parabéns pela FA Cup. A 2º em 3 anos para um clube como o Newcastle não é nada fácil de alcançar. O Gonzalez a demonstrar o porquê de ser uma boa opção dentro do plantel ao resolver essa final com dois golos.

O jogo com o Arsenal não vinha na melhor altura do calendário e não é de estranhar a derrota que aumentou a pressão da equipa para as últimas jornadas. No entanto se havia pressão parece que a equipa não a sentiu. O empate como o City não parece muito justo mas foi um ponto importantíssimo a somar à derrota do Liverpool e seguiram-se duas vitórias muito importantes ( sobre o United :prayer: ) que fazia com que precisasses apenas de um ponto na última jornada. Engraçado que tinha previsto o City como mais séria ameaça e acabaram por ir parar a 5º.... ainda assim nada se compara à nova jesuíce que deu ao Chelsea! :lol:

Por fim parabéns pela Liga Europa. Não entraste bem no jogo e isso podia ter custado caro com o penalty do Mbemba. Felizmente o Rajkovic vestiu o papel de herói ( vai ser titular na próxima época ) pela primeira vez nesse jogo. Engraçado que é um jogo com bastantes remates enquadrados e ficou apenas 1-0. Claro que o homem da final só podia ser o Dembelé.35 golos na época de estreia é obra.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente tal como dizes os adeptos foram um pouco injustos com Dembélé, claramente um dos jogadores mais influentes da época do Newcastle.

Saivet é o patrão mas atrás dele deveria vir Dembélé ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O Saivet é mesmo a figura da tua equipa ao longo das 3 temporadas. Os reforços para a baliza valeram bem a pena. O Dembelé merecia mais que ser "apenas" a contratação da época, foi decisivo e os seus números falam por sí.

Compartilhar este post

Link para o post

Rajkovic a ganhar a baliza para o ano :mrgreen: ?

O treinador adorou o Dembele, mas os adeptos nem no Top3 o colocam :estrelas:

Excelente época da tua parte, mais dois troféus conquistados e finalmente a ida à Champions. De época para época tendes a subir um degrau, e veremos se consegues finalmente o título na próxima temporada.

Muito curioso para ver também a tua abordagem ao mercado, a direcção certamente com a vitória europeia e a excelente classificação na Premier, vai dar-te ainda mais dinheiro e quem sabe não trazes um nome sonante para o clube.

Rumo à próxima época :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma época muito boa. Conseguiu o bicampeonato na FA Cup e ainda conquistou a Liga Europa. Mas a evolução mais sentida foi justamente na Premier League. Depois de amargar o quinto posto em algumas temporada os Magpies terminam em 3º lugar e a frente do Liverpool e Manchester City. Parabéns. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bem vou ser um pouco repetitivo, mas para começar parabéns pela FA Cup. A 2º em 3 anos para um clube como o Newcastle não é nada fácil de alcançar. O Gonzalez a demonstrar o porquê de ser uma boa opção dentro do plantel ao resolver essa final com dois golos.

O jogo com o Arsenal não vinha na melhor altura do calendário e não é de estranhar a derrota que aumentou a pressão da equipa para as últimas jornadas. No entanto se havia pressão parece que a equipa não a sentiu. O empate como o City não parece muito justo mas foi um ponto importantíssimo a somar à derrota do Liverpool e seguiram-se duas vitórias muito importantes ( sobre o United :prayer: ) que fazia com que precisasses apenas de um ponto na última jornada. Engraçado que tinha previsto o City como mais séria ameaça e acabaram por ir parar a 5º.... ainda assim nada se compara à nova jesuíce que deu ao Chelsea! :lol:

Por fim parabéns pela Liga Europa. Não entraste bem no jogo e isso podia ter custado caro com o penalty do Mbemba. Felizmente o Rajkovic vestiu o papel de herói ( vai ser titular na próxima época ) pela primeira vez nesse jogo. Engraçado que é um jogo com bastantes remates enquadrados e ficou apenas 1-0. Claro que o homem da final só podia ser o Dembelé.35 golos na época de estreia é obra.

O González aproveitar essa final da FA Cup para brilhar como ainda não tinha brilhado com esta camisola.

Com o Ctiy tivemos aquela pontinha de sorte, inverso ao azar que temos quando empatamos um jogo que fizemos tudo para ganhar. Às vezes também tem de cair para o nosso lado, e essa ponta de sorte pontual foi importantíssima.

Realmente tal como dizes os adeptos foram um pouco injustos com Dembélé, claramente um dos jogadores mais influentes da época do Newcastle.

Saivet é o patrão mas atrás dele deveria vir Dembélé ;)

Patrão é um adjectivo que se adequa na perfeição ao Saivet.

O Saivet é mesmo a figura da tua equipa ao longo das 3 temporadas. Os reforços para a baliza valeram bem a pena. O Dembelé merecia mais que ser "apenas" a contratação da época, foi decisivo e os seus números falam por sí.

Há alguns jogadores do plantel original do Newcastle que ainda estão comigo, dos quais destaco três: o Mbemba, o Hayden e o Saivet. Desses, acho que o que mais se destacou, foi mesmo o Saivet, porque não é nenhum jogador do outro mundo, mas o seu rendimento é brutal.

Rajkovic a ganhar a baliza para o ano :mrgreen: ?

O treinador adorou o Dembele, mas os adeptos nem no Top3 o colocam :estrelas:

Excelente época da tua parte, mais dois troféus conquistados e finalmente a ida à Champions. De época para época tendes a subir um degrau, e veremos se consegues finalmente o título na próxima temporada.

Muito curioso para ver também a tua abordagem ao mercado, a direcção certamente com a vitória europeia e a excelente classificação na Premier, vai dar-te ainda mais dinheiro e quem sabe não trazes um nome sonante para o clube.

Rumo à próxima época :compinchas:

Rajkovic vai dar que falar no defeso, e mais não digo por agora...

Não percebi como é que os adeptos puderam desprezar desta maneira a época do Dembélé. Também levantando o véu em relação ao mercado, vai haver uma contratação muito sonante mesmo, para o centro da defesa.

Uma época muito boa. Conseguiu o bicampeonato na FA Cup e ainda conquistou a Liga Europa. Mas a evolução mais sentida foi justamente na Premier League. Depois de amargar o quinto posto em algumas temporada os Magpies terminam em 3º lugar e a frente do Liverpool e Manchester City. Parabéns. :handclap:

Embora sucinto, aí está um excelente resumo, pois foi exactamente isso que se passou e é dessa maneira que eu também leio a época.

Também não percebi como não está no top 3 dos adeptos.

7M foram uma pechincha.

7 milhões foi dado. Sobre o Dembélé, julgo que os meus seguidores podem não ter total consciência da sua importância esta época. Também por isso vai haver uma actualização especial sobre ele.

Obrigado aos sete pelo vosso acompanhamento e pelos vossos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

NZ76kMH.png

• VpKn0Pn.png

Aí está uma coisa que eu nunca pensei fazer, mas que me vi obrigado, depois da época que agora terminou. Já acumulei muitos anos de FM ao longo da minha vida, nos quais joguei incontáveis épocas e treinei um número infindável de jogadores, mas julgo que nunca nenhum avançado me apaixonou tanto, como Moussa Dembélé, no FM 2018. Não é apenas pelo seu recorde de golos, que foram 35 em 42 jogos, pois sei perfeitamente que toda a gente já teve um avançado capaz de fazer ainda mais golos. Eu próprio já tive. Difícil é encontrar um exemplar de jogador tão dado a aparecer nos momentos decisivos, capaz de marcar aquele golo que garante uma vitória pela margem mínima, ou um empate que evita a derrota quase certa.

Dembélé custou apenas 7 milhões de € e chegou no último dia do mercado de transferências. Longe estava eu de imaginar a época que o francês iria realizar. Se fosse a minha área ou se eu soubesse o número do escultor que fez o busto do Ronaldo, fazia-lhe uma estátua. Desta forma, resta-me fazer-lhe esta singela homenagem, que nunca tinha feito a nenhum avançado ao longo de todos estes anos.

• Vitórias pela margem mínima com Dembélé a marcar o golo decisivo

14/09/2019 - Newcastle 2-1 Southampton

27/10/2019 - Newcastle 1-0 West Ham

10/11/2019 - Newcastle 1-0 Bournemouth

01/12/2019 - Newcastle 1-0 Burnley

13/05/2020 - Burnley 0-1 Newcastle

15/05/2020 - Newcastle 3-2 Manchester United

• Vitórias com dois golos de diferença e com Dembélé a bisar

08/12/2019 - Stoke 0-2 Newcastle

23/12/2019 - Newcastle 3-1 Leeds

• Empates com golo de Dembélé a garantir a igualdade

22/09/2019 - Newcastle 1-1 Tottenham

10/05/2020 - Newcastle 1-1 Manchester City

17/05/2020 - Leeds 2-2 Newcastle

Não contabilizei jogos em que Dembélé marcou 2 mas ganhámos por 3, marcou 1 mas ganhámos por 2, ou até em que marcou 1 e ganhámos por 1 mas não foi dele o golo decisivo.

O exercício que agora vou fazer não é tão linear assim, porque todos os resultados são fruto de um trabalho colectivo e não individual, mas dado que sem os golos de Dembélé todos estes jogos provavelmente teriam um desfecho diferente, eu resolvi somar 2 pontos por cada vitória e 1 por cada empate, para chegar à conclusão que 19 pontos são da responsabilidade directa de Dembélé. Pontos que eu sei que com Mitrovic e sobretudo Benteke, os avançados das épocas anteriores, muito dificilmente seriam nossos e que, nesse caso, teriam deixado o Newcastle fora da zona de qualificação europeia.

Apenas falei até agora da Premier League, competição na qual Dembélé falhou as três primeiras jornadas, por opção técnica, pois tinha chegado em cima da data limite de transferências, mas na qual o francês foi ainda a tempo de vencer o prémio de melhor marcador, com 27 golos. Poderia, para além destes golos importantes na Premier League, destacar por exemplo aquele que marcou no último minuto da meia final da FA Cup, que garantiu o empate, e impediu a nossa eliminação, ou o golo solitário com que selou a nossa vitória, em prolongamento, na final da Liga Europa.

1gHOuJb.png

Dembélé venceu a Bota de Ouro, consequência dos seus 27 golos na Premier League. Um feito enorme para o jogador e também para o clube, pois normalmente os vencedores deste prémio são sempre avançados dos maiores emblemas europeus. Um prémio que não lhe podia assentar melhor, depois da época que fez.

A única ponta de tristeza no final desta história, é que ao longo do ano, por estar a ser uma figura de proa na Premier League, Dembélé foi finalmente chamado à selecção francesa, estreando-se pela mão de Didier Deschamps que, no entanto, na hora da convocatória final para o Europeu, deixou o avançado do Newcastle de fora. Feliz o seleccionador que se pode dar ao luxo de abdicar do Bota de Ouro. Eu sei que a França tem Benzema, Griezmann, Mbappé e Martial, mas não deixa de ser irónico que mais tarde, em plena competição, tenham sido eliminados pela Bélgica nos quartos de final, num jogo em que não conseguiram marcar, e perderam por 0-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mesmo o craque da época, com muitos golos a valerem pontos, o PL que faltava nesta equipa para atingires outro nível. E foi comprado muito barato para a sua qualidade e importância que viria a ter na equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...