Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[FM2018] Newcastle United FC

Publicações recomendadas

Visitante

Dia 1 de Janeiro de 2018. Um dia tão bom como qualquer outro para iniciar um tópico por aqui. Sou uma velha cara conhecida deste nosso espaço, e resolvi aqui voltar. Não sei quanto tempo vai durar esta aventura, tanto pode ser um mês como um ano, o que sei é que se me dissessem há um mês atrás que iria iniciar um novo tópico no Espelho Meu eu não acreditaria, mas há poucos dias resolvi adquirir o FM, e quando jogo este jogo, lembro-me dos bons tempos por aqui passados. Esses pensamentos trouxeram-me nostalgia, e vontade de aqui voltar. Aqui estou eu, a começar uma nova carreira.

O país está escolhido. Vou para o país do futebol, a melhor liga do mundo, que nos dias de hoje conta com uma forte presença portuguesa. Vou começar num clube histórico, que não tem vivido um período muito feliz nos últimos anos. Por entre os clubes, das melhores ligas europeias, que vão ao encontro das minhas expectativas, este é provavelmente aquele que proporciona um desafio mais aliciante.

Está dado o pontapé de saída para esta aventura, está na hora de partir à descoberta do FM'18 na vossa companhia.

• 2017/2018: Newcastle United

5º na Premier League

QF na Carabao Cup

Vencedor na FA Cup

• 2018/2019: Newcastle United

5º na Premier League

Vencedor na Community Shield

Vencedor na Carabao Cup

2ª Eliminatória na FA Cup

OF na Liga Europa

• 2019/2020: Newcastle United

3º na Premier League

1ª eliminatória na Carabao Cup

Vencedor na FA Cup

Vencedor na Liga Europa

• 2020/2021: Newcastle United

1º na Premier League

Finalista na Community Shield

Finalista na Carabao Cup

2ª eliminatória na FA Cup

Vencedor na Supertaça Europeia

SF na Liga dos Campeões

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

De facto, houve gente que já acertou. Obrigado a todos pela recepção. De seguida vou tratar da apresentação do clube.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Q4jI5xr.png

Parabéns a quem acertou. Vou para o norte de Inglaterra, vou para Newcastle. Escolhi este clube por diversas razões, nomeadamente lembrar-me deste clube desde muito cedo e desde sempre ser um dos meus preferidos em Inglaterra, não só por achar piada ao nome e gostar do equipamento, bem como pela admiração da maior lenda do clube, um tal de Alan Shearer. Quando era criança e marcava golos, festejava com o braço direito levantado, a celebração mítica deste avançado lendário. Ainda fiquei a simpatizar mais com o clube quando há uns anos atrás o Benfica encontrou o Newcastle numa eliminatória da Liga Europa, e eu me desloquei até à cidade para assistir à 2ª mão, sendo muito bem recebido. Criei amizades e guardei memórias para a vida. Por último, é um clube que vai perfeitamente ao encontro daquilo que me dá motivação para jogar Football Manager neste momento, ou seja, um clube histórico, vivendo uma situação actual pouco feliz, e que proporciona assim um desafio interessante.

O Newcastle é actualmente o campeão em título do Championship, e está por isso de regresso à Premier League depois de um ano de ausência. Não faz sentido um clube como este não marcar presença no mais alto escalão do futebol inglês. É um emblema demasiado histórico para ficar de fora. Curiosamente, assim que escolhi o Newcastle, e recebi as boas-vindas do presidente e do staff, fiquei a saber que o Newcastle comemora na presente época o seu 125º aniversário. Vamos tentar que a época vá ao encontro desta bonita data.

nsyGUJ4.png

Mais de um século de vida, no entanto o palmarés não é comparável ao de outros clubes ingleses. Quatro títulos de campeão nacional, mas todos conquistados no início do século XX. O mesmo número de títulos no Championship. Seis vezes vencedor da FA Cup, última vez em 1955 e apenas uma competição europeia no currículo, a actual Liga Europa, no também longínquo ano de 1969. Não escondo que enquanto aqui estiver, gostaria de adicionar mais alguns troféus ao museu do clube, mas neste momento as prioridades são outras, e não seria de todo sensato estar a pensar em títulos nesta altura, quando a nossa realidade é a de recém promovidos ao mais alto escalão do futebol inglês.

MOA8E5j.png

Por isso mesmo, fui bastante realista quando a direcção me interrogou sobre quais seriam os meus objectivos para a época. Olho para este primeiro ano com optimismo, mas também com os pés bem assentes na terra. Primeiro objectivo será voltar a fixar o Newcastle como um clube inquestionavelmente de Premier League, e a partir daí criar as bases para mais altos vôos.

iZ8KQRe.png

Não vou mentir, e desde já assumo que à primeira vista gostei do plantel, quer da qualidade dos jogadores que o compõem, quer a profundidade do mesmo. Salvo algum negócio irrecusável ou alguma oportunidade imperdivel, não está nos meus planos ir ao mercado. Ainda assim faço uma ressalva, porque não sei ao certo como é a qualidade dos plantéis das outras dezanove equipas da Premier League. Embora estes dois modelos apresentados pareçam iguais, têm pequenas diferenças numa ou outra posição, e diferenças significativas no modelo de jogo. À esquerda, e para a maioria dos jogos, está pensado um 4-3-3 de contra-ataque, e à direita está um outro 4-3-3 com uma ideia mais atacante. Os dois modelos estão ainda numa fase embrionária.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Grande João Pedro de volta ao EMEM :o

Bela escolha, um dos clássicos de Inglaterra. Alan Shearer e Pierce são dois gajos que me lembro logo!

Tens aí um 11 interessante, mas acho que falta um pl e médio de qualidade superior. Curioso para ver a pré-época, e saídas /entradas no mercado.

Carrega nessa nova aventura.

Compartilhar este post

Link para o post

Também gosto muito do Newcastle :)

Boa sorte a levantar esse grande clube :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

É de facto um clube histórico e com um enorme potencial. Têm grandes condições e uma legião de adeptos incensáveis. Nunca consegui perceber muito bem como o Newcastle não assenta de vez na Premier, é um caso de estudo realmente.

Lembro-me bem do Shearer e do Andy Cole também, Ginola, Lee Clark, Steve Watson, Peter Beardsley, Les Ferdinand, Pavel Srníček, Faustino Asprilla, etc, etc.

Acho que apesar de dizeres que tens uma boa equipa com bons jogadores, que lhe falta o essencial e isso é experiência de Premiership e basta começar a analisar o teu plantel e ver logo que o avançado não é nada por aí além para este nível de qualidade.

Se conseguires fazer um bom campeonato é tudo graças ao treinador, porque no final os jogadores quando são bons dão uma grande ajuda.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa escolha de clube.

Deves ter todas as condições reunidas para fazer um bom trabalho e estou curioso para ver essa equipa funcionar sem grandes mexidas. Tens matéria prima, a ver vamos se não necessitas de afinar isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Obrigado pela vossa receptividade. Daqui a pouco vou lançar a actualização referente ao período de pré-época.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

DQSdVdX.png

JkAXIy6.png

Houve uma mini revolução no norte de Inglaterra. A primeira coisa que fiz depois de ser apresentado como treinador do Newcastle foi ver a qualidade da equipa técnica, e decidir se eram ou não merecedores do meu voto de confiança. O cenário que encontrei foi o de carência de alguns profissionais, qualidade minimamente aceitável em algum do staff e tudo aquilo que não cumpria os requisitos mínimos foi prontamente confrontado com uma proposta de rescisão amigável. Entre os quais encontrava-se o meu ex treinador adjunto, um espanhol que tinha vindo com o Benitez para o clube. Para o seu lugar contratei um português: Jorge Rosário. Já foi adjunto no Benfica, no Braga e no Vitória de Guimarães. Para além de ter preenchido todas as vagas disponíveis para o cargo de preparador físico, também contratei o número limite de olheiros. À minha chegada havia três, mandei um embora e fui buscar outros seis. Estão agora quase todos espalhados pelo globo, à procura maioritariamente de jovens promessas.

Não escrevi no início, mas pretendo ao longo deste save, apenas contratar jogadores que estejam na lista de transferências/empréstimos e/ou jogadores recomendados pela minha equipa de observação, isto é, não estou com grande vontade de andar a ler aqui e ali quais são as melhores bombas deste FM, quero ter um mínimo de realismo pelo menos nesta parte, e só ir atrás de nomes listados ou referenciados.

gROtHh5.png

Estive a construir o plantel mesmo até ao limite, até ao último minuto do último dia de transferências. Em relação primeiro às saídas, quis vender o Ayoze Pérez porque não encaixa em nenhuma das posições do esquema que eu idealizei para o plantel que tenho em mãos, e embora não seja mau jogador, o seu ordenado e qualidade não justificavam a permanência, para além de assim evitar o problema de ter um jogador chateado no banco ou na bancada. Até tive uma proposta concreta do Marselha, que aceitei, mas o estúpido rejeitou os termos do contrato. Em relação ao Diamé, com 30 anos, sendo um dos mais bem pagos no plantel e, supostamente, com alto valor de mercado, quis vender até porque com a chegada do Nikola Vukcevic perdeu espaço. Infelizmente a venda também não se concretizou, nem baixando o valor exigido para apenas 3,5 milhões de €. Portanto, de pés e mãos atadas, tive de deixar sair os dois por empréstimo, no último dia do mercado. Longe de ser a situação ideal, pode ser que se valorizem e dê para vender mais tarde.

Uma palavra apenas para os outros dois jovens que deixei sair por empréstimo, dois talentos que podem dar que falar no futuro, e que foram somar minutos para o segundo escalão inglês. Um empréstimo que só traz vantagens a todos os envolvidos.

Em relação às chegadas, fizeram check-in em Newcastle dois jogadores vindos directamente do campeonato português, dos dois rivais do Minho. Houve num entanto uma infelicidade associada à transferência de Raphinha. O acordo com o Vitória de Guimarães foi alcançado muito antes do encerramento do mercado, mas a licença de trabalho foi adiada, rejeitada e sujeita a recurso. No último dia do mercado, aconteceu uma situação que me deixou baralhado, que foi a notícia da FA ter rejeitado mais uma vez a licença de trabalho para Raphinha, mas na notícia seguinte tinha de confirmar ou cancelar a transferência. Eu confirmei, ele integrou o plantel, e agora não pode ser inscrito por causa do visto de trabalho. Eu só confirmei a transferência porque estava convicto que se a FA não emitisse a licença, então eu nem poderia confirmar a contratação. Enganei-me, pelos vistos. Nas poucas horas que faltavam até encerrar o mercado tentei duas coisas: resgatar um outro extremo esquerdo que tinha debaixo de olho, e emprestar o Raphinha a algum clube dos campeonatos europeus. Consegui ir buscar o tal extremo esquerdo, um jovem escocês promissor, e recebi proposta do Espanhol e do Colónia, mas já tarde demais para ao empréstimo se concretizar.

Deste imbróglio resultou que tenho agora o Raphinha no plantel, mas o brasileiro não pode ser inscrito nem jogar nenhum jogo, quer pela equipa principal quer pela equipa de sub-23. Daqui a 120 dias, posso voltar a apelar à FA que conceda a licença de trabalho, mais o mais provável é ser novamente rejeitada. Caso esse cenário se confirme, irei emprestar o jogador, no próximo mercado de transferências, para fazer a segunda metade da época em algum campeonato competitivo, onde se possa valorizar. Está aqui uma situação complicada.

No último dia de mercado tentei igualmente uma transferência que teria sido muito sonante para a realidade do Newcastle. Na lista de transferências, e com interesse em assinar pelo clube, estava Hatem Ben Arfa, ele que inclusivamente já vestiu a camisola preta e branca listada. Sem espaço no PSG, o clube da capital francesa pede um valor ridiculamente baixo por um jogador com tanta qualidade: 1,8 milhões de €. O problema não era esse, claro. O salário que o francês pedia para voltar a vestir a camisola do Newcastle era "só" 800 mil por mês, com um prémio de assinatura acima dos 4 milhões. Incomportável para o Newcastle, nem com ajustes orçamentais.

UtyVasd.png

É este o plantel que vai atacar esta primeira metade da época em Inglaterra. Poucas mexidas em relação ao que o Benitez deixou, para já porque o orçamento para transferências não era muito alto, e para contratar um jogador com qualidade para a Premier League não é propriamente barato, e depois porque o plantel em si já tinha, do meu ponto de vista, qualidade e principalmente uma profundidade interessantes, na medida em que temos dois jogadores para cada uma das posições.

O sector que considero ser o mais forte deste plantel é o defensivo. Dois guarda-redes de excelente qualidade, e ainda mais um jovem muito promissor no plantel sub-23. Dois laterais direitos de bom nível, ainda que o espanhol Javi Manquillo seja de caras o titular. Quatro centrais com qualidade também. Na esquerda a diferença de qualidade é mais significativa entre o titular, que será Dummett, e o suplente, que resgatei do plantel sub-23 no qual estava marcado com dispensável e na lista de transferências, Haidara.

No meio-campo tenho dois médios defensivos que não têm uma presença física do outro mundo, mas têm ambos bons pés e um pulmão com muita resistência. São características interessantes, das quais tenho que retirar o melhor proveito. À frente deste médio jogarão outros dois, num triângulo invertido, cuja base será composta por um Mezzala e um Construtor de jogo. Para a primeira posição as opções são Henri Saivet e Mikel Merino, que é mais um dos espanhóis, e para a segunda posição as opções são o montenegrino recém chegado de Braga, Nikola Vukcvevic e o inglês ex Liverpool, Jonjo Shelvey.

No ataque, o Newcastle actuará com um extremo puro à esquerda, e aí por força da indisponibilidade de Raphinha, existe um claro dono do lugar, que é o ex jogador do Porto, Christian Atsu. Como backup tenho então o tal jovem escocês que fui buscar no último dia do mercado. À direita, como falso extremo, estará um avançado interior. É aqui que está o jogador mais caro do plantel, o internacional escocês Matt Richie, que tem um valor de mercado de 22 milhões de €. O seu concorrente ao lugar é um jovem inglês que também me parece ter qualidade para mais alto vôos.

Lá bem na frente é que é capaz de ser o nosso sector menos excitante. A profundidade continua a existir, mas nenhum dos três me parece ser aquele avançado que garante um número certo de golos por época e/ou que coloque a bola lá dentro em uma ou duas oportunidades. Para além disso, cada um deles é um tipo de avançado diferente, o que faz com que seja mais difícil criar dinâmicas fixas com o resto da equipas. Ainda tentei por empréstimo do Chelsea, o Michy Batshuayi, isto porque até ao final de Agosto ainda não tinha somado nenhum minuto na Premier League, mas levei um não do clube de Londres.

62AgByz.png

A nossa pré-temporada não foi nada má, e há alguns pontos positivos a destacar, desde logo o facto de ninguém se ter lesionado, em nenhum treino e em nenhum jogo de pré-época, o que deve ser um recorde e um cenário difícil de repetir. O grande destaque individual foi Christian Atsu, claramente o jogador mais desequilibrador, e o rei das assistências nestes sete jogos. O destaque colectivo vai claro, para a vitória sobre o Besiktas, por 3-1, numa exibição muito boa. Apenas sofremos um golo na pré-temporada, o que posso realçar, porém o nível do adversários, à excepção do Besiktas, era mais baixo do que o nosso.

Aproveito estes jogos para me focar ao máximo na detecção de problemas ao nível comportamental dos jogadores, e fui corrigindo jogo a jogo pequenos detalhes, mas sei que ainda não está como eu quero. No entanto, não há tempo para mais experiências, pois a Premier League está à porta, por isso vamos ter de corrigir o que falta nos jogos a sério.

Se algum dos meus jogadores vos tiver suscitado suficiente interesse ao ponto de quererem ver uma imagem dos seus atributos, deixem esse pedido por escrito e eu trato de vos satisfazer a curiosidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...