Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Um dia na vida do Sporting - 29/02 - E ao 616º dia, Bruno de Carvalho ressuscita

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 33 minutos:

Um tacho desses é só para o Manuel Fernandes.

É para os dois. Ou achas que o filho está lá porquê? 😄

Compartilhar este post

Link para o post

O Manuel Fernandes come um tacho desses ao acordar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Peseiro: pé-frio por opção

José Peseiro inscreveu-se voluntariamente noutro curso de humilhação pública aos pés dos sportiguinstas que, na generalidade, desconfiavam dele desde aquele verão de 2005. Porquê?

José Peseiro esteve em 14 clubes (e uma seleção) e em pelo menos 13 cidades de 7 países diferentes, incluindo a curtíssima estadia em Bucareste: foi despedido ao fim cinco meses, sendo que o Rapid nem dinheiro tinha para lhe pagar a indemnização na hora. Peculiaridades romenas. Ainda assim, foram 30 dias a mais do que esta Aventura em Alvalade, parte II que acabou simbolicamente nesta madrugada de Noite de Bruxas após a derrota com o Estoril (1-2). Não que Peseiro esteja embruxado, mas lá que parece, parece. Ou então ele é mesmo assim.

Bem, mas ao nível de clubes, Peseiro-treinador passou por União de Santarém, União de Montemor, Oriental, Nacional, Real Madrid (adjunto), Sporting (parte I), Al Hilal, Panathinaikos, Arábia Saudita (a tal seleção), Braga, Al-Wahda, Al-Ahly, FC Porto, Braga (parte II), Al Sharjah, Vitória SC e Sporting (parte II). Por lugar: Portugal, Espanha, Arábia Saudita, Grécia, Emirados Árabes Unidos, Egito e Roménia.

É, pelo menos, um homem muito viajado, versátil e bastante experimentado, mas também é um profissional que ganhou objetivamente pouco: campeão da segunda divisão portuguesa, uma liga egípcia pelo clube que nos últimos 30 anos conquistou 19, e a Taça da Liga pelo SC Braga.

Dito isto, Peseiro chegou a estar numa shortlist para o lugar de Paulo Bento na seleção e foi sendo contratado por bons (Braga, duas vezes) e grandes clubes (FC Porto e Sporting, em duas ocasiões, é importante sublinhar) cá em Portugal, aqui e ali, em circunstâncias especiais.

Por exemplo, Pinto da Costa foi buscá-lo para substituir Julen Lopetegui a meio da época e despachou-o no final da mesma quando perdeu a Taça de Portugal para o Braga. E Sousa Cintra contratou-o como remendo, apresentando-o como um bom amigo, criticando-o posteriormente numa entrevista e deixando para Varandas o embrulho final - o despedimento.

Peseiro era obviamente um treinador a prazo e fora uma escolha possível no meio daquele folclore pré-eleitoral. Toda a gente sabia disso, até Peseiro sabia disso, e ele aceitou as regras do jogo inscrevendo-se voluntariamente para outro exame perante sportinguistas que, na generalidade, desconfiavam dele desde o verão de 2005. Sim, foi recebido por eles, sem grandes alaridos públicos, mas convém recordar que depois da loucura pós-ataque de Alcochete qualquer sinalzinho de estabilidade traria consigo o alívio.

E é isto que me intriga: porque é que Peseiro aceitou o convite do presidente interino para ser o treinador temporário num clube em transição com sete candidatos à liderança que se esconderam no protocolarmente correto “é o meu treinador” para serem acusados de motineiros.

Há algumas possibilidades: Peseiro é, apesar de tudo, um tipo excepcionalmente confiante (otimista já percebemos que é) e acha que vai finalmente provar que a maldição do perdedor é coisa para supersticiosos; Peseiro tem uma péssima memória a longo prazo e esquece-se facilmente de como a vida de treinador é uma complicação; Peseiro tem bom mercado em ligas distantes e sabe que a elas sempre voltará; ou Peseiro gosta de dinheiro, e isso é legítimo.

Porque as outras teorias futebolísticas – nunca se diz não a um clube grande, um comboio não passa duas vezes – são constantemente destruídas pela realidade dos factos. Leonardo Jardim disse não ao Sporting e Peseiro é a prova trágica de que a vida nos dá várias oportunidades.

Resta saber até quando.

Expresso

Compartilhar este post

Link para o post

Despedir um treinador quando está a 2 pontos do primeiro lugar e em todas as competições não faz sentido nenhum, independentemente da forma como a equipa joga. Venha quem vier vai ter uma tarefa complicada, não era eu que me metia ali.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 1 minuto:

Despedir um treinador quando está a 2 pontos do primeiro lugar e em todas as competições não faz sentido nenhum, independentemente da forma como a equipa joga. Venha quem vier vai ter uma tarefa complicada, não era eu que me metia ali.

A não ser que o treinador seja o Peseiro. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 5 minutos:

Prefiro arriscar esta temporada mas ter um treinador que fique e comece o projecto que se quer para a equipa do que ter este banana que não faz nada de nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 4 minutos:

Por outro lado, está em 5o lugar, com apenas o 5o melhor ataque e a 5a melhor defesa do campeonato, já tendo perdido em 8 jogos 1/3 dos pontos que perdemos no ano passado. E no ano passado nem perto estivemos de lutar pelo título.

Dá para interpretar os números como der jeito. Podemos é analisar as coisas de outra forma: o Peseiro está desgastado junto dos adeptos, nunca iria revitalizar a imagem, a equipa está a piorar progressivamente a sua qualidade exibicional e os resultados também estão em claro declínio. Qualquer pessoa com dois dedos de testa vê que não há futuro aqui com o Peseiro e estar a prolongar isto seria prejudicial para todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 9 minutos:

Parece mesmo que somos sérios candidatos. Depois de tudo o que se passou, esta época tem de ser um reset de ideais. 

Compartilhar este post

Link para o post

Andar em resultados tremidos e a ser comidos futebolisticamente por 2/3 das equipas da primeira (e algumas da segunda..) para em dezembro ja tarmos arredados de tudo, era isto que o Pesseiro oferecia....realmente fez-se mal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 7 minutos:

Convém analisar o contexto... O Sporting nos últimos 5 jogos ganhou por 2-1 a uma equipa da 3 divisão, perdeu por 4-2 com o Portimonense, perdeu 2-1 com o Estoril da segunda liga, perdeu 1-0 para a Liga Europa e ganhou 3-0 em casa ao Boavista.

Está a 2 pontos do primeiro sim mas porquê as outras equipas têm sido extremamente incompetentes porque o Sporting neste momento está em 5 lugar e com uma pontuação digna de um Rio Ave. Ao fim de 8 jornadas o Sporting já perdeu 8 pontos, dá uma média de 1 ponto perdido por jogo. Além disso convém medir o pulso aos Sportinguistas. O Peseiro entrou como margem zero e treinador de transição, decidiu assumir uma postura de confronto com jogadores publicamente, decidiu fazer uma gestão da equipa horrível e não apresentar resultados.

Neste momento o Varandas só tinha duas hipóteses ou despedia o Peseiro e desmarcava-se da posição que ele teve enquanto treinador ou mantinha e corria o risco de poder ser arrastado para um buraco negro com ele começando a ser ele alvo de toda a ira por ser um manso que não tem coragem de agir.

Para mim tomou a decisão certa, além de se despachar alguém que não mostrou resultados, despacha-se alguém que está claramente a mais no clube. A crispação é real, a tolerância é pouca e a equipa continuaria sempre a estar debaixo de brasas enquanto o Peseiro fosse treinador.

Já o tinha dito no início de Outubro, o Peseiro foi a pior escolha que poderia existir para este período de transição pós-BdC. A incompetência e inoperância dele só permitiram e iam permitir que os fantasmas do passado voltassem a crescer e que toda a gente ponderasse que realmente o clube não era nada sem o lunático.

E o Peseiro é uma máquina de fazer dinheiro. Incompetente em todo o sítio que passa mas sempre a encher os bolsos por causa dos despedimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Peseiro desde 2015(salvo erro) já foi despedido 5 vezes. Que artista fodase 🤣🤣 que embuste de treinador. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava a contar que o Peseiro tivesse tantos anticorpos no Sporting. Parece que o Varandas estava só à espera de uma desculpa para o mandar embora. E não o censuro, na verdade.

Se este é um "ano zero" para o clube, é também a altura certa para arrumar a casa e correr todos os riscos.

No entanto, o sucesso do próximo treinador, assumindo que será a escolha para as próximas temporadas, vai ficar intimamente ligado ao do próprio presidente.

Escolham bem!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse deve estar a fazer tempo do santolas sair da seleção A. E faz ele bem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 16 minutos:

José Peseiro sublinhou importância de criar "clima de serenidade, estabilidade e confiança". Sousa Cintra pediu-lhe o campeonato e assumiu a contratação: "Se coisas correrem mal assumo essa despesa".

https://observador.pt/2018/07/01/sousa-cintra-pede-campeonato-a-peseiro-desta-vez-nao-pode-falhar-o-jose-peseiro/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 14 minutos:

José Peseiro sublinhou importância de criar "clima de serenidade, estabilidade e confiança". Sousa Cintra pediu-lhe o campeonato e assumiu a contratação: "Se coisas correrem mal assumo essa despesa".

https://observador.pt/2018/07/01/sousa-cintra-pede-campeonato-a-peseiro-desta-vez-nao-pode-falhar-o-jose-peseiro/

Sendo assim porque razão é que os candidatos a Presidente do Sporting mantiveram o apoio tácito no Peseiro (excepto o PMR)? Basicamente era ganhar, pedir ao Sousa Cintra para "bancar a grana", despedir o Peseiro e contratar um treinador decente e não manter um a prazo como toda a gente (incluindo Varandas) sabia que era o caso do Peseiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro da estrutura atual a escolha de imediato para treinador interino seria tipo Zidane/Solari, pois indo embora o Peseiro também vai o seu adjunto, ficando o Tiago Fernandes no cargo e a meu ver não há razões para tacho ou clima de desconfiança, simplesmente já conhece o plantel e a dinâmica da instituição. É quase seguro que será ele a orientar a equipa nos Açores pois não vejo anúncio de treinador até ao final desta noite e não teria lógica nenhuma anunciarem o treinador amanhã à tarde/noite ou no Sábado e ser o "novo" a orientar o jogo no Domingo sem ter tido treinos antes com a equipa.

Se dizem que o Paulo Sousa foi assistir ao Arsenal, e não tendo ele ligações com os gunners, é porque vai ser ele o próximo treinador do Sporting Clube de Portugal e a sua viagem até Londres teve o propósito de estudar o adversário da Liga Europa para 2feira começar com o plantel leonino a preparar o jogo.

Agora a saída do Peseiro. Meh, a 2 pontos do 1o - Porto perdeu contra o Guimarães, Benfica perdeu com o Belenenses do Jamor o que atenua a diferença - e conseguiu um inacreditável empate na Luz para além de ter aguentado 80' com o Arsenal. Não têm lógica a saída, mas compreendesse, os adeptos são quem mandam no clube, em vez de apoiar os seus estão desejosos de os ver por trás das costas.

Editado por Genzo

Compartilhar este post

Link para o post

A mim pareceme obvio que o treinador vai ser o Jardim... a derrota com o estoril foi so uma desculpa para se vrem lires do Peseiro e ir buscar o Jardim antes que ele esteja comprimetido com alguem. Para ser sincero o Sporting nao estava assim tao mal. Ou entao simplesmente nao gostam dele porque e um treinador de m*rda.. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 13 minutos:

A mim pareceme obvio que o treinador vai ser o Jardim... a derrota com o estoril foi so uma desculpa para se vrem lires do Peseiro e ir buscar o Jardim antes que ele esteja comprimetido com alguem. Para ser sincero o Sporting nao estava assim tao mal. Ou entao simplesmente nao gostam dele porque e um treinador de m*rda.. 

Eu também acho que o Sporting não estava assim tão mal, mas eu sou do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

O sporting ta a 1 ponto do Benfica... E com melhores condicoes para seguir em frente na Europa que o Benfica.. com um plantel claramente inferior... Se o Sporting esta mal comparativamente com o Benfica, entao o Benfica esta pessimo comparativamente com o Porto... 

Mas isso sou eu para ser sincero encaro o Sporting como um Braga, nao sao candidatos a ganhar nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o estado do Sporting é avaliado a partir de análise comparativa com o do Benfica? 😕

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...