Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

Rui Veloso sobre o hip-hop: “Fico baralhado quando chamam música àquilo. É poesia de rua”

Publicações recomendadas

Rui Veloso sobre o hip-hop: “Fico baralhado quando chamam música àquilo. É poesia de rua”

Em entrevista ao programa “Maluco Beleza”, de Rui Unas, Rui Veloso deu o seu parecer sobre o hip-hop

Na entrevista que recentemente deu a Rui Unas, no programa “Maluco Beleza”, Rui Veloso pronunciou-se sobre o hip-hop.

“Não sou muito fã de hip-hop”, começou por dizer. “Fico baralhado quando chamam música àquilo, porque geralmente não tem música. Tem uns ruídos, uns acordes, uns grooves muito repetitivos”.

“Eu chamaria ao rap street poetry, poesia de rua”, afirma.

À conversa com Rui Unas, que salienta a existência de diversos tipos de hip-hop, Rui Veloso afirma ainda que, neste género musical, “há muita coisa que representa tudo aquilo que eu abomino no mundo: a exibição, a ostentação, a violência - a violência contra as mulheres, por exemplo”.

Sobre Kendrick Lamar, Rui Veloso reconhece: “é um gajo do rap com umas coisas mais evoluídas. O gajo fala muito, podia calar-se um bocadinho para se ouvir um bocado da música. Ele nem canta! Tem uns pedaços de música interessantes, nota-se logo que há ali dinheiro…”, diz.

“Há assédio, perseguição e violência personificados por um certo tipo de hip-hop e de rap, às claras. A glorificação da violência, as armas”, conclui Rui Veloso, que na mesma entrevista falou sobre a ascensão de Salvador Sobral na sequência do Festival da Eurovisão e a importância deste certame.

Pode ver aqui esta sequência da entrevista de Rui Veloso a Rui Unas.

Blitz

Compartilhar este post

Link para o post

Também fico baralhado quando o chamam de Pai do Rock Português. Coisa que ele sabe que não é mas que nunca recusou.

Falou bem sobre a questão do plágio e da m*rda que é a SPA.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo reclama que o rap atual comercial (provavelmente refere-se ao trap) é excessivamente focado na ostentação e ego trips, mas depois queixa-se que o Kendrick fala demasiado nas músicas :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Devia ouvir o Kendrick com mais atenção então.

Compartilhar este post

Link para o post

calma, amigos

o senhor já tem 60 anos e fez musica num tempo completamente diferente

a opinião dele e até um pouco de desconhecimento são compreensíveis

Compartilhar este post

Link para o post

Que ele não aprecie o estilo, está no seu perfeito direito. Escusava era de disparar tanta baboseira.

Compartilhar este post

Link para o post

Os catedráticos musicais todos indignados porque o Rui Veloso disse que não considera o hip-hop música...:lol:

Eu, no vosso lugar, recusar-me-ia a ouvir mais uma vez que fosse o Chico Fininho ou o Porto Sentido...:mrgreen:

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Na parte da imitação até é mais ou menos legítimo, apesar de algum exagero. Mas é pena, sendo um gajo que até foi muitas vezes elogiado por rappers e citado como inspiração, que seja tão retrógrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Chamem-me retrogrado mas eu partilho grande parte da opinião dele... O hip hop regra geral e hoje em dia, está bem distinto da sua génese e poucos são os que tentam inovar o estilo de maneira positiva. Não achei que ele estivesse a criticar por exemplo o Kendrick ou fazer dele menos artista por falar mais do que aquilo que canta, segundo a opinião dele... O que interessa no hip hop é e sempre será a mensagem, seja a cantar ou a falar wtv e é perfeitamente normal ele considerar que eles não cantam, prq há imensos cantores que rimam sem técnicas de canto etc, isso é o menos neste estilo de musica, se fossem bons cantores iam cantar opera. :mrgreen:

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post

Chamem-me retrogrado mas eu partilho grande parte da opinião dele... O hip hop regra geral e hoje em dia, está bem distinto da sua génese e poucos são os que tentam inovar o estilo de maneira positiva. Não achei que ele estivesse a criticar por exemplo o Kendrick ou fazer dele menos artista por falar mais do que aquilo que canta, segundo a opinião dele... O que interessa no hip hop é e sempre será a mensagem, seja a cantar ou a falar wtv e é perfeitamente normal ele considerar que eles não cantam, prq há imensos cantores que rimam sem técnicas de canto etc, isso é o menos neste estilo de musica, se fossem bons cantores iam cantar opera. :mrgreen:

Logo nesta década onde têm o hip hop teve quase uma ressurreição e aparecem ideias novas constantemente, até têm aparecido artistas como Brockhampton, Migos, Thundercat, que quer se goste ou não, têm trazido coisas diferentes ao género.

Compartilhar este post

Link para o post

dá toda a impressão que esta foi a opiniao que ele formou ha 15 anos e não se preocupou em informar sobre o que se passa no momento, mas prontos é a opinião dele e tem todo o direito de a ter, mas a verdade é que, ao ver o video, este é daqueles que nem me daria ao trabalho de discutir o assunto

Editado por Kendrick Lmao

Compartilhar este post

Link para o post

Retrogrado, não. É mais ignorância em relação ao género.

Podes achar que não é música, mas dizer que o hip-hop não inova... O Hip-Hop explodiu nos últimos anos exactamente por causa uma mão cheia de novas sonoridades. Até em Portugal isto é exemplo.

Ele não considerou que eles não cantam - isso não seria surpresa nenhuma porque nunca se cantou no hip-hop (a isso chama-se rnb, por exemplo) - ele disse que não era música porque não cantavam e não havia instrumentos (o que é falso). Ou seja, para o Rui Veloso música só é música se for cantada e acompanhada por um ou mais instrumentos. A isto, sim, podemos chamar retrógrado.

O bold é óptimo. Não sei onde é que querias chegar, mas é óptimo.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Chamem-me retrogrado mas eu partilho grande parte da opinião dele... O hip hop regra geral e hoje em dia, está bem distinto da sua génese e poucos são os que tentam inovar o estilo de maneira positiva

Isso é mentalidade de quem só olha para o que é popular nas rádios e tendências do youtube. Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvi toda a entrevista do Rui - como quase todas as que passam pelo Maluco Beleza - e dá para perceber que ele é um pouco "radical" nas suas opiniões. Em relação a este tópico em particular, percebo-o, entendo-o mas não concordo. Há muita m*rda em qualquer estilo musical, tal como existem coisas muito boas. Mas compreendo-o na parte em que fala de "uma batida em loop e um gajo a falar por cima".

Compartilhar este post

Link para o post

Está visto que aqui todos percebem mais de música do que o Rui Veloso.

O problema é que aqui nem está em causa o que ele percebe de música, está mais em causa a ignorância e preconceito que revela em relação a um estilo musical.

Mas mesmo que estivesse em causa o quanto ele percebe de música, não percebo no que é que influencia o facto de ele ser o Rui Veloso, o Tony Carreira ou o Pedro Burmester. O estatuto que ele tem, o que ele sabe tocar ou quem ele já tocou, pouco influi no que ele entende do panorama musical. Até podia ser o melhor guitarrista do Mundo e viver numa bolha em que tudo o resto lhe interessava zero.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Logo nesta década onde têm o hip hop teve quase uma ressurreição e aparecem ideias novas constantemente, até têm aparecido artistas como Brockhampton, Migos, Thundercat, que quer se goste ou não, têm trazido coisas diferentes ao género.

Retrogrado, não. É mais ignorância em relação ao género.

Podes achar que não é música, mas dizer que o hip-hop não inova... O Hip-Hop explodiu nos últimos anos exactamente por causa uma mão cheia de novas sonoridades. Até em Portugal isto é exemplo.

Ele não considerou que eles não cantam - isso não seria surpresa nenhuma porque nunca se cantou no hip-hop (a isso chama-se rnb, por exemplo) - ele disse que não era música porque não cantavam e não havia instrumentos (o que é falso). Ou seja, para o Rui Veloso música só é música se for cantada e acompanhada por um ou mais instrumentos. A isto, sim, podemos chamar retrógrado.

O bold é óptimo. Não sei onde é que querias chegar, mas é óptimo.

Isso é mentalidade de quem só olha para o que é popular nas rádios e tendências do youtube.

Calma Gucci Gang, eu adoro o género e ouço desde que me lembro, não disse que o hip hop não é musica, nem disse que o hip hop não inova, apenas disse que poucos o faziam. E já agora Mayday, se dizes que o HH explodiu nos últimos anos por causa de novas sonoridades, concordas cmg quando eu digo que está diferente da sua génese, certo? Não disse mentira nenhuma, regra geral dá para perceber bem o que é new school.

Acho que vocês se tocaram muitos na defesa do estilo musical e vêm-me falar de bons exemplos quando eu estou precisamente a falar no geral, ou seja, a criticar precisamente as tendenciais do youtube e a facilidade em que um single se torna viral e o conteúdo da musica na grande maioria é banal, os gajos não cantam nada, apenas têm boas produções etc, é por ai que eu apanho a ideia dele, afinal ele referia-se a quê mesmo? Não era às grandes massas e à nova geração de publico e a toda a industria que se criou com esta cena da ostentação etc?Já não me lembro bem da entrevista vou ser sincero, vi logo mal saiu mas acho que não fui só eu que percebi que ele estava a criticar essa quota de gente.Depois se ele acha que o Kendrick podia cantar mais ou menos isso já é pessoal, no entanto não fiquei com a ideia dele o criticar como artista nem como musico, nem tem como né? Se ele é radical no que diz, não sejam vocês tão radicais a interpretar as palavras dele.

Compartilhar este post

Link para o post

E breakdancing é ginástica rítmica de rua. Redundâncias.

Concordo com a questão da Eurovisão.

Compartilhar este post

Link para o post

O hip-hop tem crescido e tem vindo a ser o principal género musical e isso acaba por trazer consequências para quem se quer manter na ignorância e exprimir opiniões sem conhecimento. Qualquer género de música que se torna comercial acaba sempre por atrair músicas vazias, em que a batida muitas vezes é o que mais interessa e a qualidade é duvidosa. Mas duvido que sejam essas músicas que venham a perdurar e a figurar na história do género em causa.

Alias, qualquer género, seja pop, rock, indie, eletrónica, etc., tem sempre músicas que tocam mais e que mais gente conhece mas não é por isso que o género não tem qualidade. Eu não acho que o pop rock se defina a singles recentes de Coldplay nem a eletrónica se defina a hits do David Guetta. O que não falta por aí é qualidade no hip-hop e, sinceramente, há mais variedade, qualidade e estilos que agradem a quem realmente gosta.

Anw, tem todo o direito de não gostar, como qualquer pessoa. Mas cingir-se ao hip-hop que passa na rádio e que aparece nas tendências para formar a sua opinião, só demonstra desconhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Gucci Gang, eu adoro o género e ouço desde que me lembro, não disse que o hip hop não é musica, nem disse que o hip hop não inova, apenas disse que poucos o faziam. E já agora Mayday, se dizes que o HH explodiu nos últimos anos por causa de novas sonoridades, concordas cmg quando eu digo que está diferente da sua génese, certo? Não disse mentira nenhuma, regra geral dá para perceber bem o que é new school.

Acho que vocês se tocaram muitos na defesa do estilo musical e vêm-me falar de bons exemplos quando eu estou precisamente a falar no geral, ou seja, a criticar precisamente as tendenciais do youtube e a facilidade em que um single se torna viral e o conteúdo da musica na grande maioria é banal, os gajos não cantam nada, apenas têm boas produções etc, é por ai que eu apanho a ideia dele, afinal ele referia-se a quê mesmo? Não era às grandes massas e à nova geração de publico e a toda a industria que se criou com esta cena da ostentação etc?Já não me lembro bem da entrevista vou ser sincero, vi logo mal saiu mas acho que não fui só eu que percebi que ele estava a criticar essa quota de gente.Depois se ele acha que o Kendrick podia cantar mais ou menos isso já é pessoal, no entanto não fiquei com a ideia dele o criticar como artista nem como musico, nem tem como né? Se ele é radical no que diz, não sejam vocês tão radicais a interpretar as palavras dele.

Consegues dizer-me qual é a génese do hip-hop? É que pelo que percebi estás a falar da mensagem, e isso só surgiu com o passar dos anos e com o desenvolvimento do género.

É que se formos pelo sentido literal de génese, quando o hip hop surgiu o foco geralmente recaia sobre o dj e não sobre o MC. Até mesmo a questão que se coloca hoje em dia sobre ghostwriting não era posta quando os MC começaram a aparecer porque muitas das vezes as rimas eram escritas por apenas um dos membros das crews.

Se formos olhar para o início do género as grandes figuras eram o Grandmaster Flash, o Kool Herc ou o Afrika Bambaataa, e olhando para o que acontece hoje em dia diria mesmo que é dos períodos mais semelhantes no que toca à importância que se dá a quem produz.

Concordo quando dizes que no mainstream muito do que aparece não apresenta grande mensagem, mas diria que isso é algo normal no género. Se formos olhar para a história do género vemos que em todas a eras tivemos sempre músicas com mais ou menos conteúdo, quanto muito nesta era como é o género mais consumido no momento a quantidade de rappers aumentou e com isso o número de rappers com músicas com menor conteúdo aumenta. No entanto, o número de rappers que apresentam trabalhos com o tipo de mensagem que procuras não diminuiu. Quanto muito passaram a ser menos mainstream, ou então não passou tempo suficiente para serem considerados realmente relevantes no panorama do género. Mas se tiveres efectivamente curiosidade para procurar artistas desse estilo de certeza que vais encontrar alguma coisa do teu agrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...