nopla Publicado 21 Julho 2018 Olá, pessoas. Resolvi criar este tópico depois de algumas perguntas no tópico "Viagens", pode ser que seja útil para alguns. Como alguns sabem, ingressei no mundo da aviação - como comissário de bordo - há mais de 7 meses. Este tópico não vai ser um EMEM, ou seja, não vai ser as "Aventuras do Nopla a 35 mil pés", vai servir, sim, para quem já trabalhou na área esclarecer algumas coisas, desmistificar outras, contar peripécias e partilhar histórias; vai servir também para quem quiser entrar na área tirar dúvidas, colocar questões e perceber desde cedo que isto nunca será a PANAM. No fundo, também vou partilhar histórias destes mais de 80 voos a operar e de coisas que se vêem lá em cima, onde não há como escapar. Resumidamente tem de saber umas coisas: o trabalho primordial de um comissário de bordo nunca será servir comida, será sempre zelar pela segurança das pessoas que estão a bordo. É para isso que há cursos intensivos, onde se aprende de tudo, menos a servir cafés e a aquecer comidas. Posto isto de parte, podemos passar à parte em que as pessoas têm de se saber comportar. Se isto é um problema em terra, imaginem a quilómetros do chão, em que não há escapatória possível. Achega importante: exceptuando a vertente psicológica e física, é legítimo dizer que até um babuíno faria este trabalho. É também importante saberem que a aviação não tem glamour nenhum. As pessoas apanham lixo do chão com as mãos quando não têm outra possibilidade, há quem rape comida dos fornos que são mais sujos que um aterro sanitário, há quem toque com os dedos na comida para saber se está quem e quem dê água das garrafas que está a beber a passageiros, entre mil outras coisas que terão de morrer no avião. O tipo de aviação que faço é wet lease (resumindo: a minha companhia disponibiliza aviões e tripulação para outras companhias que necessitem. Seja devido a que razão for), logo, permite-me conhecer o mundo muito melhor do que se tivesse numa companhia regular. No entanto, há o outro lado da moeda, as pessoas são tratadas "de uma forma diferente" (digamos assim) do que em companhias regulares. Pros: o salário é bom, conhecem o mundo e podem viver os romances que quiserem viver. Contras: nunca estão em casa, os vossos ritmos circadianos estão sempre trocados, vivem em constante desgaste emocional, físico e isso faz com que percam a noção e alguns neurónios. É um trabalho com pouca vertente intelectual e muito físico. É desgastante e esqueçam qualquer tipo de relação que queiram manter. (Isto falando deste tipo de aviação, claro). Qualquer dúvida que tenham, não hesitem em perguntar. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 21 Julho 2018 1- Esses aviões são descaracterizados? É que já apanhei da Star Alliance, suponho que seja wet lease para as companhias desse grupo, certo? 2- E a nível físico, dos constantes vôos, podes ter algum tipo de sequelas a longo prazo? Algo a nível de ouvidos. 3- Que fenómeno do ser humano é aquele quando um avião chega, muitas pessoas se levantam para se despacharem mesmo que fiquem 20 minutos em pé todos marrecos? É mundial? (não falemos das palminhas) Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 21 Julho 2018 Os pilotos comem as comissárias. Os comissários comem o quê? Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 21 Julho 2018 Dá para conhecer realmente os locais de destino ou é só para a pausa de descanso e o verdadeiro descanso é na cidade base (supondo que todos tenham uma)? Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 21 Julho 2018 Ou seja, um degredo de emprego. Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 22 Julho 2018 (editado) Bom tópico. Também posso ajudar caso as dúvidas tenham a ver com o trabalho em companhias aéreas regulares. 2- E a nível físico, dos constantes vôos, podes ter algum tipo de sequelas a longo prazo? Algo a nível de ouvidos. A nivel de ouvidos penso que seja uma das mais comuns. Outra comum é problemas a nivel das veias nas pernas. Editado 22 Julho 2018 por pedrituh_9 Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 22 Julho 2018 1- Esses aviões são descaracterizados? É que já apanhei da Star Alliance, suponho que seja wet lease para as companhias desse grupo, certo? 2- E a nível físico, dos constantes vôos, podes ter algum tipo de sequelas a longo prazo? Algo a nível de ouvidos. 3- Que fenómeno do ser humano é aquele quando um avião chega, muitas pessoas se levantam para se despacharem mesmo que fiquem 20 minutos em pé todos marrecos? É mundial? (não falemos das palminhas) 1 - Depende. Usualmente são, mas se as companhias decidirem que os querem caracterizados, elas é que mandam, elas são o cliente. 2 - A nível de ouvidos e não só. A falta de descanso afecta a vários níveis, a perda de memória é um deles. Isto a título de exemplo. 3 - :lol: é das coisas que mais odeio, ainda não consegui perceber esse fenómeno e a cada dia me irrita mais, sobretudo quando às vezes o táxi é longo e eles começam a mandar vir connosco, como se a culpa fosse nossa. Os pilotos comem as comissárias. Os comissários comem o quê? Comem as assistentes de bordo, as "comissárias", como lhes chamaste. Aqui marcha tudo, acredita. O mundo mais promíscuo que já vi. :mrgreen: Dá para conhecer realmente os locais de destino ou é só para a pausa de descanso e o verdadeiro descanso é na cidade base (supondo que todos tenham uma)? De todos os destinos onde fui, só houve um em que não saí do hotel: Paris. Isto porque já conhecia bem. Todos os outros fiz por isso, mesmo que tenha só uma noite lá. Depende sempre da postura e do objectivo de cada um. Eu prefiro sempre conhecer a descansar. Ou seja, um degredo de emprego. Basicamente. Não vou continuar aqui muito tempo, mas uma vez que entras, é difícil sair. O teu subconsciente vai sempre dizer-te que a ganhar o que ganhas e a viajar tanto, muito dificilmente encontrarás algo igual, mas terei de o combater. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Julho 2018 (editado) A minha namorada é comissária de bordo e sim, é uma vida complicada a nível físico, e muito verdade em relação aos ciclos circadianos. Tens os seus perks, ela viaja imenso, eu acabo por viajar muito também devido aos valores baixos que pago para viajarmos juntos. Eu comparo essa vida, a nível de horários e "presença em casa" ao de um médico por exemplo. São horários complicados, às vezes bem longos, mas dá para fazer a coisa funcionar, sem dúvida. Btw, não tens nenhum contacto de um/uma comissário da TAP? Queria tirar algumas dúvidas sobre a forma de trabalhar deles e da empresa em si. Dá para conhecer realmente os locais de destino ou é só para a pausa de descanso e o verdadeiro descanso é na cidade base (supondo que todos tenham uma)? Pelo que vejo dela e dos colegas dela, depende muito da pessoa. Há quem prefira ficar no hotel a descansar, há quem vai sair e passear, há quem saia à noite. No caso que conheço, em vôos internacionais, normalmente ficam 1 dia/noite ou às vezes 1 a 2 dias no local, portanto dá para fazer coisas, tudo depende da energia e o que se quer sacrificar (descanso ou "viajar") Editado 22 Julho 2018 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 22 Julho 2018 A minha namorada é comissária de bordo e sim, é uma vida complicada a nível físico, e muito verdade em relação aos ciclos circadianos. Tens os seus perks, ela viaja imenso, eu acabo por viajar muito também devido aos valores baixos que pago para viajarmos juntos. Eu comparo essa vida, a nível de horários e "presença em casa" ao de um médico por exemplo. São horários complicados, às vezes bem longos, mas dá para fazer a coisa funcionar, sem dúvida. Btw, não tens nenhum contacto de um/uma comissário da TAP? Queria tirar algumas dúvidas sobre a forma de trabalhar deles e da empresa em si. Pelo que vejo dela e dos colegas dela, depende muito da pessoa. Há quem prefira ficar no hotel a descansar, há quem vai sair e passear, há quem saia à noite. No caso que conheço, em vôos internacionais, normalmente ficam 1 dia/noite ou às vezes 1 a 2 dias no local, portanto dá para fazer coisas, tudo depende da energia e o que se quer sacrificar (descanso ou "viajar") Se precisares de saber algo da TAP, podes mandar MP para mim. Ajudarei no que puder :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Julho 2018 É que já apanhei da Star Alliance, suponho que seja wet lease para as companhias desse grupo, certo? A Star Alliance obriga a que as companhias que pertencem à aliança tenham determinado número de aviões pintados não com as cores da companhia, mas com as cores da Star Aliiance. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 22 Julho 2018 Desligar os aparelhos electrónicos: há mesmo uma razão para isso ou é mito? Vocês também passam pela segurança e customs ou têm free pass? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Julho 2018 Comem as assistentes de bordo, as "comissárias", como lhes chamaste. Aqui marcha tudo, acredita. O mundo mais promíscuo que já vi. :mrgreen: A minha namorada é comissária de bordo e sim, é uma vida complicada a nível físico, e muito verdade em relação aos ciclos circadianos. Tens os seus perks, ela viaja imenso, eu acabo por viajar muito também devido aos valores baixos que pago para viajarmos juntos. Eu comparo essa vida, a nível de horários e "presença em casa" ao de um médico por exemplo. São horários complicados, às vezes bem longos, mas dá para fazer a coisa funcionar, sem dúvida. Btw, não tens nenhum contacto de um/uma comissário da TAP? Queria tirar algumas dúvidas sobre a forma de trabalhar deles e da empresa em si. Pelo que vejo dela e dos colegas dela, depende muito da pessoa. Há quem prefira ficar no hotel a descansar, há quem vai sair e passear, há quem saia à noite. No caso que conheço, em vôos internacionais, normalmente ficam 1 dia/noite ou às vezes 1 a 2 dias no local, portanto dá para fazer coisas, tudo depende da energia e o que se quer sacrificar (descanso ou "viajar") :- Compartilhar este post Link para o post
pedrituh_9 Publicado 22 Julho 2018 Desligar os aparelhos electrónicos: há mesmo uma razão para isso ou é mito? Vocês também passam pela segurança e customs ou têm free pass? :mrgreen: Por acaso, nunca explorei essa questão a fundo, mas penso que seja para não interferir com as comunicações. Passam pela segurança, mas não ficam nas filas :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Julho 2018 Desligar os aparelhos electrónicos: há mesmo uma razão para isso ou é mito? Vocês também passam pela segurança e customs ou têm free pass? :mrgreen: Toda a gente que trabalha num aeroporto e que tenha que passar a zona do raio-x para trabalhar (tripulações, pessoal de handling, seguranças, funcionários de lojas, etc.) tem que passar a segurança. Há é canais próprios. No Porto, há um desses canais no piso da chegadas, quem entra do lado esquerdo mesmo ao fundo. Já passei por lá para ir buscar uma mala que ficou perdida algures pelo mundo. Compartilhar este post Link para o post
Revolution_07 Publicado 22 Julho 2018 Desligar os aparelhos electrónicos: há mesmo uma razão para isso ou é mito? Vocês também passam pela segurança e customs ou têm free pass? :mrgreen: A principal razão não é por causa da interferência com os aviões. Isso é feito sobretudo para o passageiro não estar distraído quando é demonstrado o procedimento de segurança. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 22 Julho 2018 Toda a gente que trabalha num aeroporto e que tenha que passar a zona do raio-x para trabalhar (tripulações, pessoal de handling, seguranças, funcionários de lojas, etc.) tem que passar a segurança. Há é canais próprios. No Porto, há um desses canais no piso da chegadas, quem entra do lado esquerdo mesmo ao fundo. Já passei por lá para ir buscar uma mala que ficou perdida algures pelo mundo. Pois, sempre assumi que seria algo desse género.. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 22 Julho 2018 A principal razão não é por causa da interferência com os aviões. Isso é feito sobretudo para o passageiro não estar distraído quando é demonstrado o procedimento de segurança. Essa argumentação cai por terra quando podes usar tudo no modo de Voo à vontade. Eles na demonstração de segurança dizem para toda a gente tirar os fones e prestar atenção mas olhas para o lado e pouca gente está atenta. A proibição é mais uma medida "better safe than sorry", acho que nunca se provou que podem ter interferências nas comunicações rádio do cockpit. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 22 Julho 2018 Essa argumentação cai por terra quando podes usar tudo no modo de Voo à vontade. Eles na demonstração de segurança dizem para toda a gente tirar os fones e prestar atenção mas olhas para o lado e pouca gente está atenta. A proibição é mais uma medida "better safe than sorry", acho que nunca se provou que podem ter interferências nas comunicações rádio do cockpit. Basicamente é isso. Não faz diferença nenhuma, não há provas de que faça, mas tendo em conta as possiveis consequências... Bettter safe than sorry. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 22 Julho 2018 Eu faco a volta de 100 voos por ano...maiores problemas e mesmo garganta seca do ar de m*rda dentro das cabines, especialmente em voos de mais de 8 horas e a quantidade de gente idiota que deixam entrar em avioes... Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Julho 2018 Adoro os bimbos nas passadeiras a gritar quando vêm as suas malas :lol: Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 22 Julho 2018 Eu faco a volta de 100 voos por ano...maiores problemas e mesmo garganta seca do ar de m*rda dentro das cabines, especialmente em voos de mais de 8 horas e a quantidade de gente idiota que deixam entrar em avioes... :estrelas: grande número Burkina, isso a nível de sonos deve ser complicado. Nopla, lembro de dizeres que tinhas alguns problemas de ansiedade. Com esses horário isso não piorou? Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 22 Julho 2018 Adoro os bimbos nas passadeiras a gritar quando vêm as suas malas :lol: que? lol Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Julho 2018 que? lol Nunca viste o pessoal todo contente a berrar para as suas malas, todos contentes, quando elas aparecem no tapete? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 22 Julho 2018 (editado) Ainda bem que não :mrgreen: Editado 22 Julho 2018 por kareca Compartilhar este post Link para o post