Black Hawk Publicado 30 Julho 2019 (editado) Citação Zé Mário ajeitou o colarinho da camisa e olhou para a câmara, tentando manter-se imune à euforia que o envolvia. Centenas de populares saltavam e gritavam em êxtase, atroando os ares com cânticos e pontuando-os com gaitas, tambores e buzinas de automóveis que eram violentamente agitados enquanto procuravam furar pela multidão. Passava a mão pela franja enquanto aguardava pelo directo quando o som de uma vuvuzela quase lhe furou um tímpano. "Vuvuzelas", praguejou. Zé Mário já nem se lembrava do ruído infernal dessa praga. O operador de câmara, João Vítor, fez-lhe sinal; estava prestes a entrar no ar. Respirou fundo e tapou o ouvido onde o auricular se encontrava, de forma a tentar ouvir algo no meio do caos em que se encontrava. No estúdio, a entrevista estava a terminar. "E é por isso", dizia o convidado daquela noite, "que devem visitar a nossa feira". O pivot do telejornal agradeceu a presença do seu convidado e virou-se em busca da câmara para dar seguimento às notícias. "Fica o convite a todos os telespectadores para visitarem a 69a edição da Mostra Anual de Loiça das Caldas. E agora o desporto. O Amora Futebol Clube acabou de garantir a subida à Primeira Divisão, seis décadas depois da sua última presença entre os grandes. Na Amora encontra-se o repórter Zé Mário a testemunhar a festa dos amorenses. Zé Mário, festa rija como a loiça das Caldas, imagino. Zé Mário? Zé Mário?" Zé Mário mal o ouvia. Foi envolvido por uma avalanche de gente que o abalroou logo que perceberam que estava em directo, sendo empurrado e apalpado pela multidão. "Sim, muito... boa noooite... não está fácil, a euforia dos amorenses é visível. Centenas de pessoas..." "AMOOOOORA" "... saíram à rua para festejar o grande feito desta..." "ZENGBAO, FAZ-ME UM FILHO!" "... equipa, que atingiu um feito completamente inesperado..." "SEIXAL É m*rda!" "... vamos tentar falar com alguns adeptos. Este senhor, há pouco dizia-me que... "É o dia mais feliz da minha vida. Foi a única coisa boa que já me aconteceu na vida!", gritou um senhor de meia idade, já calvo e ostentando um bigode retorcido nas pontas. Zé Mário virou-se para o lado. "Imagino que sim, é um grande dia para os adeptos do Amora. Está aqui um jovem a chorar, é de felicidade?" "Não...", murmurou o jovem, apontando para o senhor do bigode. "É que sou o filho dele...", e desatou num pranto. Zé Mário procurou outras oportunidades de entrevista rápida, mas a confusão avolumou-se à sua volta e, entre encontrões e gritos, desistiu. "Bem, é este o ambiente aqui à beira da Baía do Seixal. Passo a emissão de volta". Terminado o direto, Zé Mário procurou de imediato sair daquela confusão. Estava esfomeado. Instintivamente, levou a mão ao bolso à procura da carteira para comprar uma bifana. Sentiu um aperto no coração. "A minha carteira?", praguejou. "Oh, porra, tenho de ligar já para... o meu telemóvel?!?" Olhou em volta, mas nem sinais de ambos. Uma ideia assomou-lhe de imediato à cabeça. "Oh João Vítor, gravaste a emissão, certo? Vê lá na gravação se vês alguém a roubar-me as coisas". Viraram-se ambos para trás, mas da câmara nem sinal. "Oh que 'loiça das Caldas'..." À sua volta, uma multidão continuava a festejar o grande feito da equipa de Zingbao Lin, atroando os ares com cânticos e pontuando-os com gaitas, tambores e buzinas de automóveis. Editado 30 Julho 2019 por Black Hawk 1 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 1 Agosto 2019 Citação de six_strings, Em 30/07/2019 at 17:13: Parabéns, grande temporada, a dominar a Liga. Para o ano é a doer. PEACE Estamos cá para ver se dói 8) Citação de Tuckius, Em 30/07/2019 at 17:58: Eras apontado à descida e acabas a subir com uma boa margem para o Aves que quebrou bastante depois da mudança de treinador. O Sintrense era pontado a estar na luta pela subida e acabam eles a descer Só demonstra que o pessoal de imprensa percebe muito pouco disto. Também condenaram o Sampedrense à descida ( que terminou na primeira metade da tabela ) e apontavam o Tondela ao 1º lugar e os homens quase desceram. Citação de cadete, Em 30/07/2019 at 18:29: varios empates mas muito bem ao venceres a Liga. que venha o convivio entre os grandes. Tivemos alguns empates sim, mas compensámos isso com o baixo número de derrotas Citação de Black Hawk, Em 30/07/2019 at 23:12: Epá ri-me muito Não podiam faltar os clássicos " faz-me um filho " e " Seixal é m*rda" . Não sabia é que a malta amorense também se dedica ao gamanço... Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 1 Agosto 2019 (editado) Expectativas As expectativas para este ano são bastante claras: tentar evitar o regresso à 2ª liga e manter-nos na primeira divisão. Não há grandes objetivos mais a ter em conta nesta nossa época de estreia na Liga NOS. Somos apontados ao penúltimo lugar pela imprensa, com as mesmas odd’s de descida de mais três equipas. As condições para este ano não foram as melhores. Tivemos zero euros para investir na equipa e ali na imagem aparece 40 mil euros de salários, mas quando os reforços chegaram ficamos com uma folha salarial de 73 mil euros, 11 mil acima do nosso teto, que foi mais uma preocupação que tive que ter em conta no mercado de transferências. Falando da Liga NOS, quero-vos mostrar o que tem acontecido nos últimos anos. O Porto reassumiu o domínio da Liga, já vai num penta-campeonato e foi a equipa que mais vezes ganhou desde que eu saí do SC Braga. SC Braga que ainda conseguiu conquistar mais dois títulos de campeão e nos últimos três anos fez três vezes o terceiro lugar. O Sporting conquistou três títulos, tendo sido o clube que mais vezes fez o 2º lugar, ao invés que o Benfica só conquistou um título e nos últimos anos fica sempre abaixo do TOP-3. Por curiosidade, o Cova da Piedade manteve-se quase sempre na primeira liga, desceram em 2037 mas subiram logo no ano a seguir, sendo uma equipa de meio da tabela. Mercado de Transferências Neste mercado estávamos bastante condicionados pela situação financeira, pelo que o foco estava essencialmente nas saídas. Abandonaram o clube 21 jogadores, onde fizemos um total de 500 mil euros. Para isto contribuíram essencialmente as vendas do Luís Lopes, Palomino, Itallo e Alex. Para além disto houve também a venda, contra minha vontade, do guarda-redes de apenas 16 anos, José Claro. Apareceu na fornada do ano passado, tinha planos para a curto prazo ficar no plantel, começou a ser assediado pelo Braga, com ofertas que rejeitei sempre, mas a direção acabou por aceitar a proposta do Marselha. Já são três os jovens que saem daqui com zero jogos nas pernas e que podiam ser opção. Para além destes, como tinha a questão dos salários, também emprestámos muita gente e no fim lá consegui pôr o orçamento no verde. Nas entradas temos 15 jogadores novos. Treze deles já estavam contratados, sendo que depois conseguimos mais três contratações quando conseguimos resolver a questão dos salários e abrir espaço para jogadores que pudessem ser mais-valias. Plantel Na baliza temos duas caras novas. O português João Carvalho, ex-Sporting e o argentino Aguirre, ex-Instituto. Acredito que irá haver uma competição saudável entre ambos, mas a minha aposta recai sobre o João Carvalho. No lado direito da defesa foi onde tive a maior dor de cabeça deste verão. Não tinha um reforço a custo zero e não havia nenhum negócio que parecesse possível, até que perto do fim de Agosto o Marselha listou o chileno Muñoz para empréstimo, ele que conta já com 8 internacionalizações pela seleção. Aceitou vir, “só” pagamos metade do empréstimo e mesmo assim é o jogador mais bem pago do clube, mas vai ser o titular de longe. Na esquerda temos também duas caras novas. O argentino Monzon que acabou contrato com o River Plate e o inglês Bem Williams que acabou contrato com o Everton. Deverei apostar no Williams porque conseguimos formar aqui uma armada inglesa engraçada.Armada essa que tem o seu ponto máximo Sean Higgins, ex-Manchester United. Centralão, vai ser o patrão da defesa. Deverá fazer dupla com Bruno França, ex-Casa Pia, também ele cara nova nesta equipa. No meio-campo, para a posição de médio área-a-área veio outro inglês, Smallwood. Vai ser o titular e terá ao seu lado o italiano Papangelo. Luis Afonso também é uma cara nova, mas será suplente. Nas alas e começando pela direita, numa primeira instância trouxe o italiano Graziano, por empréstimo do Inter. Não havia ainda espaço salarial para trazer ninguém e esta foi a opção que encontrei, mas depois de resolver o problema consegui contratar o André Costa, ex-Chaves, que deverá lutar com o Thomas pela titularidade. Para a esquerda também foi difícil arranjar alguém. Como tal mantive o Lanzini e vou usar lá o argentino Christian Suarez, ele que é avançado de raiz mas que iria ser suplente porque joga no papel do Ryan Moran. Na frente vou manter a dupla titular do ano passado, Moran-Dias, sendo que temos duas caras novas. O Lucas Costa será o concorrente do Moran, pelo que vai ser difícil ter oportunidades e o argentino Abraham será o concorrente do Paulo Dias. Convém o português dar à corda, porque se mantiver o nível pobre do ano passado dificilmente manterá a titularidade. Pré-época Tivemos uma pré-época 100% vitoriosa, mas também a verdade é que só o primeiro jogo frente ao Strasbourg é que foi de maior dificuldade. De resto os opositores não eram grande espingarda, mas foi propositado porque queria a equipa com a moral nos píncaros para o inicio do campeonato. Testes mais difíceis podiam ser mais proveitosos para nós, mas podiam custar caro quando começasse a competição. Tivemos também um jogo para a Taça da Liga, frente ao Marítimo. Fomos superiores à equipa da Madeira, sendo que o resultado ditou um 2-2 onde a figura foi Abraham, que marcou os dois golos. A vitória acabou por nos sorrir nos penalties e com isso conseguimos o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga. Não vou dar grande importância a esta competição, até porque acho difícil passar o grupo em que ficámos inseridos e a direção também não nos exigia nada, haverá jogos mais importantes para gastar a nossa energia. Finanças Mesmo com o saldo positivo de vendas, temos agora as finanças perto dos 700 mil euros negativos. Tive uma notícia no inicio da época que dizia que vamos receber mais de 3 milhões de euros pelas receitas televisivas, mas presumo que isso só aconteça perto do fim da época. É um valor essencial para nos ajudar a resolver esta situação, só espero que isto não nos traga dificuldades a renovar com os jogadores, pois todos os jogadores que assinaram, voltaram a fazê-lo apenas por um ano. Editado 1 Agosto 2019 por FabioK Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 1 Agosto 2019 Veremos se tens unhas para tocar a guitarra da primeira liga. O Plantel parece equilibrado. Para já segues em frente na Taça da Liga o que é um sinal positivo. Força PEACE Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 3 Agosto 2019 Citação de six_strings, Em 01/08/2019 at 12:45: Veremos se tens unhas para tocar a guitarra da primeira liga. O Plantel parece equilibrado. Para já segues em frente na Taça da Liga o que é um sinal positivo. Força PEACE É equilibrado sim senhor, não me posso queixar. Quanto às unhas.... parecemos uma guitarra de primeira categoria. Obrigado Six! 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 3 Agosto 2019 Campeonato Entrámos no campeonato com uma visita ao terreno do Portimonense num jogo bastante interessante, em que acabamos por nos colocar em vantagem aos 34 minutos por Ryan Moran. O Portimonense mostrou a sua qualidade e chegou ao empate, no entanto qualquer ponto arrancado fora é uma boa notícia para mim. Na 2ª jornada recebíamos o Marítimo e estava confiante por jogarmos em casa e já sabermos o que é bater a equipa da Madeira. O Marítimo acabou por chegar ao 0-2, no entanto Abraham repetiu o que fez na taça da liga e bisou, colocando o resultado em 2-2. Não me retraí, fui à procura da vitória e acabámos por perder por 2-4. Na terceira jornada empatámos novamente a uma bola, desta vez no terreno do Famalicão. Imerecido diga-se, a equipa da casa dominou, esteve a ganhar e só com um penalty de Papangelo é que conseguimos marcar. À 4ª jornada chegou finalmente a primeira vitória com um golo solitário de Paulo Dias aos 19 minutos. Voltámos a não ganhar fora na jornada seguinte, tendo levado um aplicativo do Vitória de Guimarães com a derrota por 4-1. De seguida vencemos o Leiria por 3-0, naquele que foi de longe o nosso melhor jogo nesta fase inicial campeonato e nos afastou um pouco da zona baixa da tabela, porque até aqui só tínhamos uma vitória em cinco jogos. Grant Smallwood foi a figura da partida ao fazer dois golos. Na jornada seguinte fomos ao terreno do tetra-campeão e só esperava não levar outra goleada no bucho. Só que logo aos 2 minutos já perdíamos por 1-0. Respondemos rápido com Paulo Dias a fazer o 1-1 e entre os 35 e os 38 minutos, Smallwood bisou na partida e colocou o resultado em 1-3. O Porto reduziu para 2-3 a um minuto do intervalo e sabia que seria difícil manter a vantagem. Aos 70 minutos, depois de muito dominar, o Porto fez o 3-3 e pensei que o jogo tivesse acabado para nós. No minuto seguinte tivemos um livre e Suarez apareceu sozinho na área fazendo o 3-4. O Porto empatou de novo aos 81 minutos e aqui mandei recuar toda a gente na esperança de guardar um ponto. Aos 89 minutos contudo, numa bola despachada para a frente, Moran isolou Paulo Dias e o jovem avançado português atirou para o fundo das redes fazendo o 4-5 e gelando o Dragão. Foi uma vitória inacreditável, não tenho palavras para este jogo. Ficámos com a confiança lá no cimo e prova disso é que na jornada seguinte goleámos o Feirense por 5-1. Estávamos com a corda toda e obtivemos mais duas vitórias, frente a Nacional e Aves, fazendo um total de cinco vitórias consecutivas. Estávamos bem melhor do que podia imaginar, nem por sombras esperava ver a equipa a render isto. Esta série teve fim na receção ao Braga. Foi um jogo equilibrado mas no último minuto da primeira parte decidimos deitar tudo a perder e sofrer dois golos. Na segunda parte a maior qualidade individual do Braga veio ao de cima e o resultado acabou num 0-3, bastante injusto. Não espelha nada o que se passou em campo. Pensei que seria altura de irmos por aí abaixo, mas enganei-me. Vencemos no terreno do Cova da Piedade por 2-0 e empatámos no terreno da Académica antes de duas vitórias por 1-0 que foram duas enormes vitórias. Frente ao Chaves, que era líder, Paulo Dias deu a vitória enquanto frente ao Sporting foi Yohan Thomas a ser o homem que nos deu três pontos. Depois do Porto, também o Sporting caiu a nossos pés. Classificação Pois, é isso. Somos líderes. Está um campeonato altamente esquisito, mas não posso deixar de salientar a extraordinária primeira volta que fizemos. São apontados 35 pontos como os necessários para garantir a manutenção e já temos 30. Benfica e Sporting estão na segunda metade da tabela. O Porto não lidera confortavelmente porque não quer. O Chaves liderou até aqui durante 80% do tempo e o Braga não é líder porque está sempre com menos 3/4 jogos que todas as outras equipas. Taças Já tinha dito que a Taça da Liga não ia ser a minha prioridade e acabei por rodar sempre a equipa. Empatámos o primeiro jogo a um golo no terreno do Cova, bastante injusto diga-se pois a equipa da casa merecia ganhar. No segundo jogo perdemos com o Chaves em casa, resultado que ditou o nosso afastamento e a passagem do Chaves às meias-finais. No último jogo voltámos a empatar, desta vez com a Olhanense e despedimo-nos desta fase de grupos sem qualquer vitória Na Taça de Portugal começámos a caminhada com uma vitória fácil de 4-1 no terreno do Oleiros. Não tão fácil acabou por ser o encontro com o Fafe. A equipa visitante aguentou o 0-0 durante 90 minutos e só no prolongamento é que Paulo Dias fez balançar as redes da equipa adversária e carimbar a nossa passagem. O sorteio não foi amigo e recebemos o Porto. Porto esse que estava avisado para o perigo depois do jogo do campeonato. Entraram com tudo e logo aos 5 minutos o Porto fez o 0-1. Empatámos ainda na primeira parte por Papangelo, mas na segunda parte o Porto voltou a adiantar-se. No entanto a nossa taxa de acerto frente ao Porto é bastante alta e aos 71 minutos voltámos a empatar o jogo quando Ryan Moran fez o 2-2. O jogo parecia destinado a prolongamento até que aos 90+2, após um canto, a equipa do Porto fez o 2-3 e selou a passagem. Derrota difícil de digerir mas mais uma exibição extremamente satisfatória frente a uma equipa grande. Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 3 Agosto 2019 excelente ate ao momento e aproveitar epocas desastrosas dos grandes de Lisboa. Vitoria fantastica no Dragao mas eles la se vingaram na Taca. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 3 Agosto 2019 Tirando o facto excelente da tua classificacao, essa tabela esta bem esquesita... Pena nas tacas...o Porto da te muito trabalho, tens de charmar as gentes da Amora para bater nos morcoes! Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 4 Agosto 2019 Citação de cadete, Em 03/08/2019 at 09:56: excelente ate ao momento e aproveitar epocas desastrosas dos grandes de Lisboa. Vitoria fantastica no Dragao mas eles la se vingaram na Taca. A vitória no campeonato acabou por alertá-los para a taça, mesmo assim só nos conseguiram derrotar nos descontos. Citação de Burkina2008, há 18 horas: Tirando o facto excelente da tua classificacao, essa tabela esta bem esquesita... Pena nas tacas...o Porto da te muito trabalho, tens de charmar as gentes da Amora para bater nos morcoes! Bem esquisita mesmo, tendo em conta aquilo que tem sido o top-3 recente da 1ª liga ( pelo menos ) não estava nada à espera desta salganhada. Nós é que damos trabalhos ao Porto, mas posso chamar as gentes de Amora na mesma para lhes bater! Obrigado aos dois pelos comentários! 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 4 Agosto 2019 Mercado de Transferências Neste mercado de Inverno só houve saídas. A meio de Dezembro saiu Mociulsky que estava apenas a ocupar espaço na equipa de sub-23 e queria livrar-me do salário dele. Depois foi Sebastian Aguirre. O argentino não lidou bem com o papel de suplente e foi o único jogador de todo o plantel com quem não consegui renovar contrato. Aproveitei por isso para o despachar mais cedo, livrando-me também do salário dele. Foi substituído para a segunda metade da época por um guarda-redes dos sub-19. Por fim a venda de Yohan Thomas. Havia vários clubes franceses interessados no suíço e vi aqui uma boa oportunidade para ajudar as nossas finanças. Inicialmente pedi só 500 mil euros e choveram propostas pelo rapaz. Decidi ser mais ambicioso e pedir 2,5 milhões. Por esse preço não apareceu ninguém, acabei por negociar com as equipas e cinco delas chegaram a acordo comigo pelo preço de 1,5 milhões de euros. O rapaz acabou por escolher o Rennes e resolveu os nossos problemas financeiros até final da época, pois ficámos com 500 mil euros positivos com esta venda. Campeonato Abrimos o novo ano com visita à Luz e foi preciso esperar pela segunda parte para ver ação. O Benfica ganhou vantagem aos 52 minutos, mas tivemos uma resposta fortíssima, fazendo o 1-1 por Moran apenas cinco minutos depois. Passamos para a frente por Higgins aos 76 minutos e 85, Lucas Costa colocou o resultado em 1-3. O Benfica ainda reduziu mas não impediu a nossa vitória. Em ano de estreia na Liga NOS batemos Porto, Sporting e Benfica na primeira volta. Não sei se voltamos a fazer outra destas. Depois desta vitória acabamos por borrar a pintura com uma derrota em casa frente ao Portimonense por 1-2. Conseguimos três vitórias consecutivas por 2-1 depois disto, frente a Marítimo, Famalicão e Leira e recebíamos o Porto novamente na liderança da liga. Desta vez o Porto não se deixou surpreender. Entrou fortíssimo no encontro, à meia hora de jogo ainda não tínhamos rematado à baliza e eles já ganhavam por 1-0 com um golo aos 4 minutos. Não arrisquei muito na 2ª parte mas acabamos por sofrer o 0-2 através de um penalty. Golo que me deixou irritado, perdendo apenas por 1-0 tínhamos vantagem no confronto direto sobre o Porto. Respondemos vencendo o Paços em casa por 2-1, mas na jornada seguinte voltámos a perder, desta vez em Alvalade. O Sporting tinha que ganhar este jogo se queria sonhar em chegar ao top-3 e não nos deu qualquer hipótese. Voltámos a responder logo na jornada seguinte e vencemos o Feirense por 2-0. Voltámos a entrar num bom momento e pela 2ª vez esta época, conseguimos uma série de cinco vitórias consecutivas. Batemos o Rio Ave por 4-1 num jogo fantástico, o Nacional por 1-0, o Aves por 4-3 num jogo bastante apertado e o Cova por 3-0 numa vitória sem contestação. Tal como na primeira volta, esta série vitoriosa teve fim frente ao Braga. A equipa da casa foi bastante superior, mas só aos 63 minutos conseguiu desatar o nó e chegar à vitória. A cinco jogos do fim ainda éramos líderes, com dois pontos de avanço para o Porto e três para o Braga. Na jornada seguinte batemos a Académica por 1-0, com um golo solitário de Smallwood já aos 78 minutos. Depois veio aquele que é para mim o jogo do título, em Chaves. O Chaves fez uma péssima segunda volta, mas jogou sem pressão e num jogo com muitas oportunidades para os dois lados, chegou ao 1-0 aos 71 minutos. Achei que o nosso sonho morria aqui quando aos 90 minutos estávamos a perder por 1-0. Aos 90+1 apareceu Deus Smallwood com uma bomboca fora da área a fazer o 1-1. Três minutos depois, após um canto um auto-golo deu-nos a vitória e garantiu a nossa continuidade no topo da liga. Vencemos o Vitória por 2-0 com uma excelente exibição e depois o Paços por 3-1. Nesta jornada o Porto perdeu em casa frente ao Sporting e com isso o impensável aconteceu e sagramo-nos campeões da Liga NOS. O campeonato não acabou contudo sem seguirmos um padrão. Depois de vencer os três grandes na primeira volta, perdemos com os três grandes na segunda volta e fechamos o campeonato com uma derrota em casa frente ao Benfica por 3-1. Classificação Surreal. Simplesmente surreal. Fizemos um excelente campeonato e uma excelente pontuação para primeiro ano na primeira liga, mas este campeonato não existe. Tivemos oito derrotas e sofremos 43 golos e mesmo assim fomos campeões. Fizemos 72 pontos e até aqui, desde o inicio do save, o campeão com menos pontos tinham sido o Benfica (no único título dos encarnados) em 2035/2036 e o Porto no ano de 2038/2039…que fizeram 75 pontos. Que é como quem diz, em nenhuma das outras 25 épocas do save esta pontuação daria para ser campeão. Mais, se olharmos por exemplo para o registo do Porto, a pontuação mais baixa que tinham obtido até hoje tinha sido em 2034/2035 em que fizeram 69 pontos. Este ano só fizeram 68. Tudo se conjugou para que este nosso título fosse possível. Sporting e Benfica fizeram épocas horríveis, sendo que o Benfica acabou por vencer a Taça de Portugal (ao Sporting) e mandou inclusive os leões para fora das competições europeias. Deixo-vos o gráfico do desenrolar da liga para verem que mais ou menos a partir de meio nunca mais saímos da zona dos três primeiros lugares. Já conquistei muita coisa neste save mas este título de campeão é de longe o meu maior feito até aqui. Estatísticas As estatísticas dos novos heróis do Amora. Apesar dos muitos golos sofridos, as nossas maiores figuras estiveram lá atrás. João Carvalho na baliza foi um deus. Higgins foi mesmo o patrão da defesa. Papangelo e Smallwood fizeram uma dupla de meio-campo fortíssima, sendo que Smallwood destacou-se pelos golos e Papangelo pelas assistências. Moran e Paulo Dias voltaram a fazer uma bela dupla na frente. O inglês reduziu o número de golos, mas Paulo dias aumentou o seu e portanto ficou tudo em equilíbrio. Finanças Finalmente umas finanças decentes. E nem perdi tempo e pedi tudo e mais alguma coisa à direção. Melhorámos o departamento de análises, as condições de treino jovens, as condições de treino gerais, aumentámos o recrutamento jovem e também o orçamento de treino das camadas jovens. No final acabámos por voltar a ficar ali no milhão positivo, mas estas melhorias eram extremamente necessárias para o clube continuar a evoluir, bem mais necessárias do que contratações de jogadores novos. E assim vamos partir para a próxima época! Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 4 Agosto 2019 parabens pela excelente conquista do titulo. curioso como vences no dragao e na luz e depois perdes em casa. Benfica e Maritimo foram as grandes desilusoes. Compartilhar este post Link para o post
LUIZ CESAR Publicado 4 Agosto 2019 Parabéns pela conquista do título. Foi merecido. Que decepção com o Sporting. Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 4 Agosto 2019 Parabéns. Grande Amora. Excelente trabalho. PEACE Compartilhar este post Link para o post
TrafalgarLaw Publicado 5 Agosto 2019 Grande feito sim senhor. Tens de me ensinar a ser um treinador como tu Vamos ver como corre o próximo ano no campeonato e na Champions xD Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 5 Agosto 2019 Citação de cadete, há 23 horas: parabens pela excelente conquista do titulo. curioso como vences no dragao e na luz e depois perdes em casa. Benfica e Maritimo foram as grandes desilusoes. Na primeira volta vencemos os três grandes e na segunda perdemos.... tem muito mais lógica o que aconteceu na segunda volta do que o que aconteceu na primeira sinceramente. Citação de LUIZ CESAR, há 22 horas: Parabéns pela conquista do título. Foi merecido. Que decepção com o Sporting. Foi merecido sim, mas totalmente surpreso também. Citação de six_strings, há 16 horas: Parabéns. Grande Amora. Excelente trabalho. PEACE Obrigado Six. Nunca imaginei ser campeão no primeiro ano. Citação de TrafalgarLaw, há 22 minutos: Grande feito sim senhor. Tens de me ensinar a ser um treinador como tu Vamos ver como corre o próximo ano no campeonato e na Champions xD Este FM está mais fácil do que os anteriores e já reparei que aqui para as coisas correrem bem depende muito também da moral com a equipa está. Se vamos vencendo dois ou três jogos seguidos, é o suficiente para se alcançar boas classificações. Quanto à próxima época, não vai ser nada fácil. Obrigado a todos pelos comentários 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 5 Agosto 2019 Expectativas Por lapso esqueci-me de tirar SS das expectativas para este ano, mas aquilo que apresentei à direção e que propus aos meus jogadores, foi uma qualificação para a Liga Europa. Tenho ciente que o ano passado fizemos história, mas não me parece que se repita tão cedo o conjunto de factores que nos levou ao título. Importante agora é manter o Amora no panorama europeu. A qualificação para a Champions era ouro sobre azul, mas para conseguir isso temos sempre que ficar à frente de duas grandes equipas, portanto sei que não será fácil. Garantir o top-5 é mais ou menos para onde aponto, até porque o 6º lugar só dá acesso à Europa dependendo da Taça de Portugal. Foi-me dado um orçamente de 100 mil euros para transferências e outros 100 mil euros para salários. Uma ninharia portanto. A imprensa aponta-nos a um tranquilo 10º lugar a meio da tabela. Mercado de Transferências Tal como disse no final da época passada, era mais importante a melhoria das infraestruturas do que outra coisa qualquer e portanto foi para aí que foi canalizado o nosso dinheiro, não entrando em loucuras nas transferências. Saíram apenas seis jogadores nesta janela de transferências, nenhum deles era titular e ainda conseguimos lucrar 825 mil euros. Nas entradas temos 10 jogadores novos, nos quais não gastámos um único euro. Foram nove transferências a custo 0 e um empréstimo de um jogador bem conhecido. Plantel Aqui está o plantel para a próxima época. Na baliza o titular indiscutível é João Carvalho, ele que foi nomeado o guarda-redes do ano na época passada. Com suplente veio o jovem argentino de 22 anos, Facundo Próspero. Não cometi o mesmo erro do ano passado e o argentino vem com o papel de suplente claramente bem definido. Na defesa temos os mesmos laterais do ano passado. Muñoz assinou a custo zero depois de uma época fantástica do ano passado. É um lateral bem acima da média para a nossa realidade, titular da seleção chilena. Para suplente continua Jorge Queiroz. Podia ter tentado uma alternativa melhor, mas na tal ótica de não valer a pena investir à bruta, optei pela sua continuação. Na esquerda continuam Monzon e Williams, com o argentino na titularidade. No centro da defesa também só há uma novidade: o marroquino Soufiani. Internacional pela sua seleção é uma excelente adição que põe em causa a titularidade de Bruno França. Higgins permanece intocável. No meio-campo há algumas novidades. Consegui manter a dupla Smallwood-Papangelo, embora a grande custo dado que Smallwood recebeu propostas de 5 milhões de alguns clubes ingleses, mas rejeitou sair. As propostas foram aceites pela direção, o jogador entendeu que estava a ser empurrado e agora não quer renovar quando só tem um ano de contrato. Situação bicuda. É por isso que há dois reforços para este lugar: o ganês Parker e o italiano Mazzucco. No entanto Smallwood será o titular. Mas terá um companheiro novo, alguém que até fala a sua língua. Papangelo foi fantástico a época passada mas Ellis Slade será o novo dono do lugar. Nas alas é provavelmente está o nosso calcanhar de Aquiles. Na esquerda Christian Suarez será o titular pois adaptou-se às mil maravilhas e até já é natural na posição. Para suplente contratámos a custo zero o português Bruno Goiás, que estava no Feirense na época passada. Pior cenário é o da direita. André Costa fez uma boa segunda metade da temporada mas queria um extremo para elevar o nível. Encontrei um italiano de 19 anos no Brescia, que viria por empréstimo, mas rejeitou essa possibilidade. Acabou no Watford por mais de 16 milhões de euros. Sem grandes opções recorri a alguém que já conhecia e consegui o empréstimo de Yohan Thomas. O rapaz não está a ser feliz em Rennes e vem aqui tentar encontrar-se. Contudo, com a condição de emprestado vai ser um pouco complicado pois a titularidade recairá sobre André Costa. Na frente de ataque temos algumas novidades. Conseguimos manter Moran e Paulo Dias, embora estejamos com problemas com Dias. O Benfica andou a cheirá-lo e o miúdo fez pressão para sair, mas não cedi. Problema é que, tal como Smallwood, está no último de contrato e corremos o risco de o perder a custo zero. Mas até lá vai ser titular na frente de ataque. Já Moran vê o seu lugar ameaçado. Está com menos potencial e fomos buscar o italiano Alberto Nigro, ex-Milan. Contratação do caraças. Veio também o Adrián Diaz, argentino de 24 anos que será o concorrente de Paulo Dias. Ainda há o Abraham, que se lesionou por 5 meses e por isso é que tivemos que ir buscar o Díaz. Está no último de contrato, portanto irá acabar por sair. Se o conseguir vender no mercado de Inverno, muito bem, senão acabará por sair a custo zero. Pré-época Para a pré-época deste decidi alterar ligeiramente as coisas relativamente ao ano passado. Inicialmente marquei jogos fortes e depois jogaríamos então com os trambolhos. Não é por isso de estranhar que não tenhamos ganho os três primeiros jogos, mas foram testes muito interessantes frente a Lille, Wolves e Ajax. Depois foi bater em marrecos para chegar ao inicio da época com a moral bem lá no alto Supertaça época 2044/2045 No primeiro jogo oficial da época tínhamos um troféu em causa. Na edição da Supertaça deste ano, apresentavam-se Amora como campeão nacional e Benfica como vencedor da Taça de Portugal. Soa algo estranho, mas é a realidade. Contudo o favoritismo estava do lado Benfica, pese embora o resultado no frente a frente tenha sido uma vitória para cada lado, no que à época passa diz respeito. Os primeiros 15 minutos do jogo foram bons, com as duas equipas a tentar ter bola e a chegar rápido à baliza da equipa adversária. Por essa altura Muñoz sacou um cruzamento da direita que foi na direção de Paulo Dias, o avançado não chegou à bola e esta sobrou para Christian Suárez que apareceu isolado a atirar para o fundo das redes e a fazer o 1-0. Os restantes 75 minutos de jogo foram bastante chatos. O Benfica nunca apresentou soluções de perigo para chegar à nossa baliza e nós fomos gerindo o encontro, deixando-o correr sem tomar grandes riscos. Mantivemos o 1-0 até final e conquistámos o nosso segundo título, a Supertaça de Portugal! Finanças Entrou o prémio da Champions. Parece que já imagino o meu presidente juntamente com o nosso contabilista: Aproveito também para vos deixar o nosso grupo da Champions. Em condições normais seria um grupo interessante para um primeiro cabeça de série, como foi o nosso caso. Só que este não é um caso normal, nós somos o primeiro cabeça de série ao mesmo tempo que o mais provável é acabarmos em último neste grupo com Chelsea, Real Sociedad e Stuttgart. Bom rever os alemães por aqui, já agora. Compartilhar este post Link para o post
six_strings Publicado 5 Agosto 2019 Inicio excelente já com um caneco no bolso. Força para a época que aí vem PEACE Compartilhar este post Link para o post
LUIZ CESAR Publicado 5 Agosto 2019 fez bons amistosos e já começa a temporada com um título. Essa temporada promete ser espetacular. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Agosto 2019 No fuckin' way 🤣 Foste campeão com o Amora? Ahahah Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado 5 Agosto 2019 (editado) e ja venceste mais um caneco. viva o premio da champions...party all night Editado 5 Agosto 2019 por cadete Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 5 Agosto 2019 Apesar de algumas derrotas aqui e ali, no final ficaste por cima e isso é o que interessa! Grande prestacao do Amora...hoje Portugal, amanha a Europa, depois de amanha o mundo! Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 6 Agosto 2019 Citação de six_strings, há 23 horas: Inicio excelente já com um caneco no bolso. Força para a época que aí vem PEACE Bem preciso de força... Citação de LUIZ CESAR, há 20 horas: fez bons amistosos e já começa a temporada com um título. Essa temporada promete ser espetacular. O título foi bom, mas a época vai ser complicada. Citação de Black Hawk, há 18 horas: No fuckin' way 🤣 Foste campeão com o Amora? Ahahah Na época de estreia, só para mostrar quem manda 😎 Agora a sério, fizemos uma grande época e todos os outros claudicaram, principalmente o Porto. Não vai ser fácil voltar a ser campeão tão cedo. Citação de cadete, há 17 horas: e ja venceste mais um caneco. viva o premio da champions...party all night O prémio da Champions foi para encher os bolsos às gentes de Amora Citação de Burkina2008, há 16 horas: Apesar de algumas derrotas aqui e ali, no final ficaste por cima e isso é o que interessa! Grande prestacao do Amora...hoje Portugal, amanha a Europa, depois de amanha o mundo! O plano era esse.... Portugal, depois Europa e depois o Mundo. No entanto, Portugal acabou por chegar um pouco mais cedo do que era suposto... Obrigado a todos pelos comentários 🙂 Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 6 Agosto 2019 Campeonato Abrimos o campeonato deste ano com uma vitória tranquila sobre o Boavista, com golos de Nigro e Higgins. Na 2ª jornada fomos até à Pedreira e era já um bom teste para ver do que éramos capazes. Não correu lá muito bem. Com 0-0 falhámos um penalty por Paulo Dias e depois o Braga acabou por ser bem mais eficaz, apesar de termos sido superiores nos 90 minutos. No entanto a superioridade conta pouco quando o resultado final é uma derrota de 3-0. Acabámos por sentir esse resultado e cedemos um empate em casa frente ao Feirense, com Paulo Dias a ser o autor dos nossos dois golos. Fechámos Agosto com uma vitória por 2-1 em Leiria, onde Paulo Dias e Nigro foram os marcadores dos golos. Bom inicio de temporada dos dois homens da frente. Setembro abriu com a receçao ao Rio Ave e acabámos por ceder mais dois pontos de forma bastante parva. Estivemos a ganhar 3-1 e deixamo-nos adormecer na parada. De seguida fomos a Alvalade perder por 1-0. O Sporting este ano está mais à imagem daquilo que tem sido o Sporting nos últimos anos, portanto não é de admirar. Dominaram o jogo todo até. Vencemos o Paços por 2-0 antes de abrir Outubro com um nulo no terreno do Cova. Acabámos por perder mais pontos do que era esperado nestes primeiros oito jogos, mas tendo em conta aquilo que foi o panorama nestes meses, nem me posso queixar. Não estávamos a passar por um bom momento quando recebemos o Porto e portanto era o último jogo que queria ter neste momento. Foi um jogo que acabou por ser uma fotografia quase exata daquilo que se passava neste momento: jogávamos bem mas tínhamos dificuldades em marcar, enquanto os adversários faziam golos de todas as maneiras e feitios. Nós tivemos 12 remates enquadrados com a baliza neste jogo e o Porto teve 5. Quatro resultaram em golo. Fomos a Guimarães tentar dar um pontapé na crise, mas continuava a saga. Logo aos 3 minutos fizemos o 0-1, por Paulo Dias de penalty, mas no primeiro remate que o Vitória fez, chegou ao 1-1. Dias voltou a colocar-nos em vantagem aos 18 minutos e no minuto seguinte o Vitória fez o 2º remate no jogo e chegou ao 2-2. Fomos cavando a diferença para o Vitória, mas quando conseguimos o controlo do jogo, começaram as dificuldades em marcar. O tempo foi passando e já estava resignado com o empate, até que aos 90+1 minutos Muñoz sacou um cruzamento venenoso entre o guarda-redes e o central, ao qual Paulo Dias correspondeu para fazer o 2-3. Vitória fantástica, estávamos a precisar de algo assim! Contudo íamos deitando tudo a perder na jornada seguinte. Fizemos 45 minutos horríveis e o Chaves colocou-se a ganhar por dois golos. Pensei que íamos voltar ao mesmo, mas na segunda parte colocámos o resultado em 2-2, no espaço de apenas quatro minutos, com golos de Bruno Goiás e Nigro. Até ao fim massacrámos o Chaves, que se pode dar por satisfeito em ter saído com um empate. Somámos duas vitórias, sobre Nacional e Famalicão, para fechar o mês de Outubro, mas mais importante que isso foi que voltámos a exibições bastante boas. Merecíamos mais quando fomos à Luz, mas o Benfica também está mais forte este ano e sucumbimos a uma derrota pela margem mínima. Fechámos Dezembro com vitórias sobre Académica e Gil Vicente que comprovaram a nossa melhoria nesta fase, relativamente aos oito jogos anteriores. Classificação Pois é, batemos de frente com a realidade. No que ao nosso desempenho diz respeito, nem estamos muito longe da época passada. Temos por esta altura mais um jogo e menos dois pontos. Só que os grandes já acordaram e como sempre há equipas a estarem acima das expectativas e a baralhar as contas por aqui. Até ao Famalicão, que é 9º, todos têm possibilidade de garantir um lugar europeu. Tinha ambição de tentar um top-3 para voltar à Liga dos Campeões, mas acho que vai ser impossível, mas vamos ter que fazer uma boa segunda volta para chegar ao top-5 e garantir a Europa sem depender do vencedor da Taça. Taças Se houve algo que agudizou esta primeira metade da temporada, foi a prestação nas taças. Entrámos na Taça da Liga a perder por 4-1 para o Sporting e portanto aí fechámos logo praticamente a possibilidade de uma qualificação. O jogo com o Moreirense era importante porque estávamos a passar uma má fase e a verdade é que pensei que íamos recuperar aí, pois fizemos uma bela parte e estávamos a ganhar por 0-1 com um golo de Adrian Díaz. Só que na segunda parte o Moreirense entrou bem, fez dois golos em dois remates e prolongou um pouco o nosso sofrimento. Para nos despedirmos da prova ainda levámos 4-1 do Chave e terminámos portanto o grupo com zero pontos. Mas pior que a Taça da Liga, foi a Taça de Portugal. Calhou-nos ir a Pinamanique defrontar o Casa Pia e a equipa da casa esteve bem na primeira meia hora e facilmente fez dois golos. De resto dominámos o jogo, mas estávamos naquela fase em que nada saía bem, terminámos o jogo com um total de 23 remates, 10 deles enquadrados com a baliza e nenhum terminou em golo. Liga dos Campeões Na liga milionária acabámos por fazer pela vida. Entrámos com um empate a um golo frente ao Stuttgart, que foi ouro. Na 2ª jornada fomos até Inglaterra, não esperava muito do jogo e o Chelsea provou a sua superioridade, mas só venceram por 1-0. Na terceira jornada fomos ao País Basco e perdemos novamente pela margem mínima. Já não tinha esperanças de passar, mas houve possibilidade disso. Na receção à Real Sociedad fizemos o melhor jogo até aqui, foi um jogo bastante equilibrado com emoções fortes perto do fim. A equipa basca adiantou-se aos 62 minutos, mas respondemos muito bem e aos 81 minutos chegámos ao empate num golaço de Ryan Mora, que se estreou a marcar na presente temporada com um remate em arco ao ângulo. Levámos um murro no estômago autêntico quando os espanhóis fizeram o 1-2 aos 90+1, mas depois ainda chegámos ao 2-2 aos 90+4 por Bruno Goiás e demos alguma justiça ao resultado. Na 5ª jornada veio a nossa primeira vitória, de forma totalmente surpreendente. Na visita à Alemanha fizemos o 0-1 por André Costa logo aos dois minutos, sendo que o Stuttgart empatou logo aos quatro. No entanto estivemos muito bem na primeira parte, Paulo Dias voltou a colocar-nos em vantagem após a marcação de um penaty e já nos descontos, Soufiani fez o 1-3. Na segunda parte só deu Stuttgart, que simplesmente não chegava ao golo. Conseguiram reduzir para 2-3 já aos 90 minutos, mas foi tarde para evitar a nossa vitória. Vitória essa que nos catapultou para o 2º lugar, em igualdade pontual com o Stuttgart e com vantagem no confronto direto. Também nos garantiu a continuidade na Europa, dado que não podíamos ser ultrapassados por Stuttgart e Real Sociedad ao mesmo tempo. Acabámos no entanto por ter que nos contentar com o 3º lugar do grupo, pois fomos batidos pelo Chelsea em casa por 1-2, sendo que a equipa inglesa não tinha nenhum golo sofrido até esta jornada. O Stuttgart venceu e seguiu em frente com oito pontos. No sorteio da Liga Europa calhou-nos em sorte o Copenhaga. Acho que temos boas possibilidades de ultrapassar os dinamarqueses, vamos ver o que esta Liga Europa nos reserva. Num resumo muito rápido, tenho sentimentos contraditórios relativamente a esta primeira metade de temporada. Passámos tempos difíceis, conseguimos dar a volta por cima e isso deixa-me satisfeito. Pecámos claramente nas prestações das Taças, principalmente da Taça de Portugal, contudo foi no período mais conturbado até agora. Em Setembro e Outubro fizemos um total de 12 jogos e apenas ganhámos dois. São duas vitórias contra dez não vitórias e não é fácil gerir a moral dos jogadores, ao contrário do ano passado onde ganhávamos mais vezes do que perdíamos e isso levou-nos a um título inédito. A vitória sobre o Guimarães acabou por ser bastante importante para darmos a volta por cima. E estou orgulhoso da campanha que fizemos na Champions. Batemo-nos em todos os jogos e chegámos à ultima jornada com possibilidade de seguir em frente. Tendo em conta a diferença clara de qualidade nos plantéis, é para mim uma vitória. Agora na 2ª metade da temporada só vamos ter a Liga e a Liga Europa, mas darei prioridade ao campeonato para tentarmos terminar dentro do top-5. Compartilhar este post Link para o post
TrafalgarLaw Publicado 6 Agosto 2019 (editado) Plantel parece ser jeitoso para liga. Começaste o ano da melhor maneira com o caneco das Supertaça. A minha curiosidade está na Champions, quero ver essas prestações. Edit: Realmente este ano está mais complicado. Na Taça perder com o Casa Pia foi uma desgraça. Na Champions foi uma boa prestação. Reparei que sofres muitos golos, é problema da defesa não ser das melhores ou é mesmo devido às minha pergunta no PS? PS: a jogares nesse esquema tático não tens problemas na perda de bola quando a equipa está a atacar? Parece-me um estilo muito ofensivo. Editado 6 Agosto 2019 por TrafalgarLaw Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 6 Agosto 2019 Andaste bastante com isto. Amora campeão e na LC...falta o Corroios 🙂 Estás a demonstrar a tua capacidade como treinador, provavelmente deve ser o projeto mais difícil que tiveste e tem sido um sucesso. A questão da moral do plantel é muito importante, há que saber gerir nos piores momentos, não é fácil. Este ano será mais difícil renovar o título, o ano passado foi um ano à Leicester. Infelizmente nas Taças também não tiveste felicidade. Que planos tens para a tua estadia no Amora? Compartilhar este post Link para o post