Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
FabioK

[FM2019] "Be the best, forever"

Publicações recomendadas

Perder para o Casa Pia deve ter doído muito. Na Champions a equipe foi muito irregular e ainda bem que pelo menos terminou em terceiro. No sorteio da Liga Europa a sorte sorriu e é possível conquistar a classificação para as oitavas de finais. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

esta complicado contra os grandes esta epoca. melhoraste na fase final e as Tacas foram para esquecer. Valeu pela experiencia na champs e curioso para te ver na Liga Europa

Compartilhar este post

Link para o post

Há muito, muito tempo, também fiz um percurso semelhante num save com uma equipa na altura do terceiro escalão, o Varzim, cheguei à Primeira e fui campeão, embora julgue que na segunda época.

Quando fui campeão, foi com uma estratégia algo defensiva para explorar as transições rápidas, e funcionou porque, bem, era o Varzim e ninguém me levava a sério.

Na época seguinte, as outras equipas já jogavam mais na expectativa contra mim e tornou-se difícil replicar a estratégia. Também não tinha meios para reunir a qualidade necessária para alterar a estratégia, a equipa continuava a ser o bando de cepos que vinha comigo da Segunda e, coitados, se lhes pedisse para jogarem em posse nem sabiam o que fazer.

Tive diversos empates a zero e vitórias tangenciais. Acabei em 4o ou 5o, não deu para mais.

Não sei se está a acontecer o mesmo contigo, mas imagino que passado o efeito surpresa já não te seja tão fácil surpreender os adversários. Se queres a minha opinião, já não estás a fazer grande coisa no Amora, não há aí mais margem para crescer.

O que fizeste já é notável, principalmente ao ritmo que foi. Tens aqui um save notável.

PS: não te habitues aos elogios, isto é uma vez sem exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TrafalgarLaw, Em 06/08/2019 at 12:05:

Plantel parece ser jeitoso para liga.

Começaste o ano da melhor maneira com o caneco das Supertaça.

A minha curiosidade está na Champions, quero ver essas prestações.

Edit:

Realmente este ano está mais complicado. Na Taça perder com o Casa Pia foi uma desgraça. Na Champions foi uma boa prestação. Reparei que sofres muitos golos, é problema da defesa não ser das melhores ou é mesmo devido às minha pergunta no PS?

PS: a jogares nesse esquema tático não tens problemas na perda de bola quando a equipa está a atacar? Parece-me um estilo muito ofensivo.

É um estilo realmente ofensivo, por norma marco sempre muitos golos mas também sofro, então neste caso em que a matéria prima até é boa, mas não é a melhor, isso nota-se. No entanto já houve uma altura que tentei tapar mais atrás e a equipa acabou por marcar menos golos, pelo que voltei à forma inicial. Afinal para ganhar é preciso marcar golos... 😄

Citação de JonasThern, há 23 horas:

Andaste bastante com isto. Amora campeão e na LC...falta o Corroios 🙂

Estás a demonstrar a tua capacidade como treinador, provavelmente deve ser o projeto mais difícil que tiveste e tem sido um sucesso.

A questão da moral do plantel é muito importante, há que saber gerir nos piores momentos, não é fácil. 

Este ano será mais difícil renovar o título, o ano passado foi um ano à Leicester. Infelizmente nas Taças também não tiveste felicidade.

Que planos tens para a tua estadia no Amora?

Completamente um ano à Leicester, reuniram-se os condimentos todos. Quanto aos planos, sinceramente nem sei. Tinha ideia clara de levar o Amora até ao título, mas nunca pensei que fosse tão cedo. O patamar seguinte seria tentar ser campeão europeu, mas para fazer isso teria que ficar cá muito mais épocas, pelo que não sei se irei atrás desse sonho ou não. 

Citação de LUIZ CESAR, há 22 horas:

Perder para o Casa Pia deve ter doído muito. Na Champions a equipe foi muito irregular e ainda bem que pelo menos terminou em terceiro. No sorteio da Liga Europa a sorte sorriu e é possível conquistar a classificação para as oitavas de finais. Boa sorte.

Batemo-nos em todos os jogos da Champions, para mim isso foi satisfatório olhando a qualidade dos meus jogadores e a qualidade dos jogadores das outras equipas. A eliminação da Taça contra o Casa Pia é que foi horrível.

Citação de cadete, há 14 horas:

esta complicado contra os grandes esta epoca. melhoraste na fase final e as Tacas foram para esquecer. Valeu pela experiencia na champs e curioso para te ver na Liga Europa

Valeu pela experiência e pelo dinheiro também, porque para além do prémio de entrada, ainda sacámos quase 5 milhões com os resultados desportivos. 

Citação de Black Hawk, há 13 horas:

Há muito, muito tempo, também fiz um percurso semelhante num save com uma equipa na altura do terceiro escalão, o Varzim, cheguei à Primeira e fui campeão, embora julgue que na segunda época.

Quando fui campeão, foi com uma estratégia algo defensiva para explorar as transições rápidas, e funcionou porque, bem, era o Varzim e ninguém me levava a sério.

Na época seguinte, as outras equipas já jogavam mais na expectativa contra mim e tornou-se difícil replicar a estratégia. Também não tinha meios para reunir a qualidade necessária para alterar a estratégia, a equipa continuava a ser o bando de cepos que vinha comigo da Segunda e, coitados, se lhes pedisse para jogarem em posse nem sabiam o que fazer.

Tive diversos empates a zero e vitórias tangenciais. Acabei em 4o ou 5o, não deu para mais.

Não sei se está a acontecer o mesmo contigo, mas imagino que passado o efeito surpresa já não te seja tão fácil surpreender os adversários. Se queres a minha opinião, já não estás a fazer grande coisa no Amora, não há aí mais margem para crescer.

O que fizeste já é notável, principalmente ao ritmo que foi. Tens aqui um save notável.

PS: não te habitues aos elogios, isto é uma vez sem exemplo.

Também tive bastantes vitórias tangenciais, são mais essas vitórias do que as vitórias folgadas, mas mesmo nas vitórias mais curtas tudo nos saía bem a época passada. O jogo estava apertado e do nada lá aparecia o 1-0 ou o 2-1 que nos levava em frente. Este ano não foi assim e também a prestação nas taças e na Champions condicionou um bocado o rendimento na liga porque nunca estávamos com a moral no top. Quanto há margem para crescer, eu acho que ainda há um bocado. No entanto, apontando por exemplo a um título europeu....ainda falta bastante para poder sequer sonhar com isso, é verdade. Pensei que querias ver o Amora campeão europeu 😎

Obrigado a todos pelos comentários! 🙂

Compartilhar este post

Link para o post

IcdMKx3.jpg

Mercado de transferências

Com a equipa a estar mais longe dos bons resultados, em comparação com a época passada, decidi fazer algumas mexidas no mercado de Inverno, de modo a melhorar a equipa. Nas saídas houve cinco jogadores a abandonar o clube, três avançados e dois médios. Abraham saiu a custo zero, Adrián Diáz saiu para Udinese por 850 mil euros, Papangelo rendeu 1,2 milhões de euros ao mudar-se para o Crotone e Ryan Moran rendeu praticamente dois milhões de euros ao ir para o Crewe. Josh Parker queria tempo de jogo e também era de meu interesse que ele jogasse, pelo que saiu por empréstimo para o Forest. Abriram-se assim vagas no centro do campo e principalmente na frente.

Contratámos apenas três jogadores no entanto, todos durante o mês de Dezembro. O Ndedi é um central de 18 anos camaronês que vai começar na equipa de sub-19. Depois fomos buscar o avançado espanhol Iribarren, que estava sem clube depois de ter saído do Espanhol de Barcelona e fomos buscar o brasileiro Gustavo Garcia. Ambos são internacionais pelas camadas jovens do seu país, mas este Gustavo parece-me que pode ser um jogador que dá aquele extra às equipas. Vou adaptá-lo para jogar na posição 8. Para além destes reforços decidi ainda subir o jovem Miguel Martins à equipa A, ele que é natural das escolas do Amora.

Liga Europa

TNxdMHc.png

Na Liga Europa tivemos então a eliminatória com os dinamarqueses e deixámos claro a nossa superioridade. Encaminhámos logo a eliminatória em casa ao vencer por 2-0 e na visita à Dinamarca acabámos por vencer novamente com o resultado final a fixar-se em 2-3. Destaque para o miúdo Miguel Martins que marcou um golo em cada um dos jogos, aproveitando bastante bem a oportunidade que lhe dei. O sorteio não foi o mais amigável e nos oitavos de final colocou-nos frente a frente com o Liverpool.

Aqui foram os ingleses a deixar claro a sua superioridade relativamente à nossa equipa. Perdemos por 3-0 na 1ª mão e até podia ter sido mais. Na 2ª mão já demos melhor réplica, estivemos até em vantagem, mas o Liverpool foi novamente mais forte e venceu o jogo por 2-3. No global fiquei satisfeito com a nossa prestação europeia. Foi a nossa estreia nestas andanças e conseguimos bater-nos de frente com todas as equipas que enfrentámos. O vencedor da prova acabou por ser o Atlético de Madrid.

Campeonato

DJjoAoX.png

A minha prioridade para esta segunda metade da temporada era claramente o campeonato e por isso também não fiquei propriamente chateado por só termos passado uma eliminatória na Liga Europa. Entrámos no ano de 2045 em grande, com duas vitórias sobre o Portimonense e o Boavista, que fazia uma sequência de quatro vitórias consecutivas no campeonato com as duas vitórias obtidas no final do ano de 2044. Depois veio o Braga e era um teste importante à nossa forma. O jogo acabou com um 0-0 bastante enganador, foi um jogo bastante interessante, com muitas oportunidades para os dois lados e onde até fomos ligeiramente superiores. A nossa boa forma estava de volta e somámos mais três vitórias consecutivas, frente a Feirense, Leiria e Rio Ave, antes de receber o Sporting.

A equipa leonina quebrou bastante nesta segunda volta e pairava no ar a questão de despedimento sobre o treinador. Não deve ter ajudado termos conquistado a nossa 4º vitória consecutiva e o 9º jogo consecutivo sem perder para a liga. E quando tudo está bem….aparece uma derrota do nada, completamente inexplicável. Foi no terreno do Paços, jogámos bastante bem, mas é daqueles jogos em que podíamos lá estar o dia todo que a bola não entrava, ou não tivéssemos nós terminado o jogo com 30 remates. Para piorar, o Paços marcou em alturas cruciais do encontro, fazendo o 1-0 perto do intervalo e o 2-0 perto do fim do jogo. Recebemos o Cova para afastar os fantasmas desta derrota e logo aos 5 minutos, o Cova da Piedade fez o 0-1. No entanto a nossa resposta foi fortíssima e virámos o jogo ainda na primeira parte com dois golos de Nigro e um de Paulo Dias. Coube ao suíço Thomas fixar o resultado em 4-1 já na segunda parte.

Vm2yjA5.png

Uma visita ao Dragão era tudo o que não me apetecia enfrentar nesta altura, mas ela lá chegou e praticamente com selo de derrota carimbada. O Porto está a fazer um campeonato fantástico, tendo cedido apenas dois empates e uma derrota até então. Perdemos por 3-1, mas também acabaria por ser a última derrota neste campeonato. Respondemos ao vencer por 3-0 o Vitória de Guimarães e depois sacámos um empate que me soube a vitória. O Chaves estava na luta connosco pela Europa e foram superiores a nós nos 90 minutos, pelo que sair daqui com um ponto foi extremamente importante. Na jornada seguinte batemos o Nacional por 2-1 e a cinco jogos do fim o Porto sagrou-se campeão, estando no entanto a tabela aberta entre o 2º e o 6º com cinco equipas a discutir as vagas europeias: Benfica tinha 59 pontos, , o Braga, o Chaves e nós tínhamos 57 pontos, enquanto Rio Ave e Sporting vinham já um pouco mais atrás com 53 pontos.

Na 30 º jornada batemos o Famalicão por 2-0 sem grande dificuldade, antes do jogo mais complicado e importante que tínhamos até final: a receção ao Benfica. Adiantamo-nos logo aos 7 minutos por Nigro, mas aos poucos o Benfica foi tomando conta do encontro, chegou ao 1-1 com um auto-golo de Sofiani e virou o resultado na 2ª parte. O tempo ia passando e as perspetivas não eram boas, mas nestas horas de aperto aparecem sempre os ingleses a safar o Amora. Por norma é Smallwood, mas aqui foi Ellis Slade. Aos 75 minutos, na ressaca de um canto encheu o pé à entrada da área e fez o 2-2 e aos 85 minutos quase na zona de penalty sacou um remate rasteiro para fazer o 3-2 e dar-nos uma tremenda vitória. O calendário até final era acessível, batemos a Académica por 2-0, o Gil Vicente por 2-1 e o Portimonense por 3-0 para acabar o campeonato com uma sequência de seis vitórias consecutivas.

Classificação

PoenSCQ.png

O Porto foi campeão de forma incontestável, fazendo 87 pontos e voltando aquilo que era comum antes do lapso do ano passado. Fun fact: Fizemos exatamente os mesmos 72 pontos que a época passada. A nossa segunda volta foi muito melhor que a primeira e vamos voltar a marcar presença na Liga dos Campeões, sem precisar de ir a um playoff de apuramento. Facto curioso também que somámos menos derrotas este ano (6) do que ano passado quando fomos campeões nacionais (8). Os grandes derrotados acabaram por ser o Sporting, que mais uma vez fica sem acesso às competições europeias e também o Braga que só acabou por garantir uma vaga na Liga Europa porque o Porto bateu o Paços de Ferreira na final da Taça de Portugal

Estatísticas

Pelas estatísticas dos jogadores dá para perceber uma ligeira quebra neste ano. A média exibicional de todo o plantel não é nada demais, havendo poucos jogadores que obtiveram uma nota maior a 7. Aí, o central Sean Higgins continua a ser uma máquina de regularidade. Smallwood este ano acabou por se destacar mais nas assistências do que nos golos. O nosso melhor marcador foi o italiano Nigro, com André Costa a ter um rendimento muito interessante também com os 11 golos. Paulo Dias voltou a chegar à dezena de golos, mas começa a perder algum gás (um pouco à imagem de Ryan Moran, que acabou vendido a meio da época).

Finanças

usNRnlS.png

Patrocínios, contratos de TV, presença na Champions: Estamos com um saldo positivo de 25 milhões de euros. Vamos voltar a melhorar as infraestruturas. Mais complicado está a questão do estádio. Pedi duas vezes para que se avançasse com a construção de um estádio em vez de continuarmos a arrendar o Estádio Alfredo da Silva, mas o pedido foi-me negado.

Editado por FabioK

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo excelente resultado. A Ida è Champions é um prémio. A direcção está armada em abrolha. Enfim

PEACE

Compartilhar este post

Link para o post

Grande segunda metade sim senhor 🤩

Até dá pena ver o Benfica em terceiro xD Porto foi implacavél sem duvida alguma conseguiu ser o melhor ataque e defesa do campeonato sem falar que apenas perdeu um jogo ahahahah

O que interessa é que mesmo não sendo campeão conseguiste um enorme segundo lugar para mais uma ida à Champions e mais uns milhões a entrar nos cofres.

Aqueles reforços de Janeiro parecem interessantes. Só a ss do Miguel Martins é que não dá para ver, clicas e volta para a página do save xD

Essa cena do estádio é chata 😕 Qual a assistência média?

Abreijos!!!

Editado por TrafalgarLaw

Compartilhar este post

Link para o post

melhoria enorme na liga e acabas merecendo o segundo lugar. muito bem na LE e ainda deste luta em casa ao gigante Liverpool

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Em 07/08/2019 at 14:20:

Boa cena. Qual a tua assistência média?

10,754

Para este número muito contribuiu os jogos com o Sporting onde temos sempre casa cheia e vamos batendo o recorde de bilheteira. Creio que no último jogo rendeu 275 mil euros.

Citação de six_strings, Em 07/08/2019 at 16:10:

Parabéns pelo excelente resultado. A Ida è Champions é um prémio. A direcção está armada em abrolha. Enfim

PEACE

Pois está, mas não devia.... o clube vai precisar de um estádio, eventualmente

Citação de TrafalgarLaw, Em 07/08/2019 at 16:53:

Grande segunda metade sim senhor 🤩

Até dá pena ver o Benfica em terceiro xD Porto foi implacavél sem duvida alguma conseguiu ser o melhor ataque e defesa do campeonato sem falar que apenas perdeu um jogo ahahahah

O que interessa é que mesmo não sendo campeão conseguiste um enorme segundo lugar para mais uma ida à Champions e mais uns milhões a entrar nos cofres.

Aqueles reforços de Janeiro parecem interessantes. Só a ss do Miguel Martins é que não dá para ver, clicas e volta para a página do save xD

Essa cena do estádio é chata 😕 Qual a assistência média?

Abreijos!!!

Pior que o Benfica está o Sporting, que costumava ser sempre 2º atrás do Porto e agora fica dois anos seguidos fora da Europa. 

A questão da SS do Miguel Martins já está resolvida, obrigado pelo reparo. A assistência média é de 10,754 pessoas.

Citação de cadete, Em 07/08/2019 at 17:33:

melhoria enorme na liga e acabas merecendo o segundo lugar. muito bem na LE e ainda deste luta em casa ao gigante Liverpool

Só em casa mesmo, porque em Inglaterra fomos completamente massacrados.

Compartilhar este post

Link para o post

IcdMKx3.jpg

Expectativas

zQ2kPO9.png

Depois de duas qualificações seguidas para a Champions, este ano não penso noutro cenário que não seja uma nova qualificação. Assumi isso aos meus jogadores e todos reagiram bem. No entanto à direção decidi baixar um pouco a fasquia e apontei à Liga Europa. Por norma não gosto muito de aumentar as expectativas, porque acaba por colocar pressão na equipa. O ano passado fi-lo e andámos quase meia época a tentar encontrar-nos. Já começa a haver algum dinheiro para os lados de Amora, com a direção a dar-nos um orçamente de transferências na ordem dos 7 milhões de euros.

Mercado de Transferências

Depois de dois anos a não gastar um único euro no reforço da equipa, decidi que este ano deveria dar mais profundidade e qualidade ao plantel e para isso iria gastar dinheiro, sempre sem entrar em loucuras. Saíram nove jogadores do clube, onde Mazzucco e Iribarren foram quem mais renderam, sendo que no total ainda encaixámos 4,5 milhões de euros. Nas entradas temos oito jogadores novos, a maioria a custo zero, sendo que ainda gastámos 3,7 milhões de euros em duas transferências. Apesar de ter investido, acabámos este período de transferências com um saldo positivo de 800 mil euros.

Plantel

zPZ1RQ8.png

Para a nova época decidi que queria dar um passo em frente e subir o nível da equipa e aí geralmente a minha abordagem é sempre a mesma: tentar vender os suplentes, quem é titular passa a suplente e vamos buscar titulares melhores. Foi o que aconteceu desde logo na baliza. João Carvalho irá passar para suplente e o titular será Goran Igrac, guarda-redes internacional sérvio. Estava avaliado em quase 9 milhões de euros mas tinha uma cláusula de 2,2 milhões para equipas na Champions. Uma pechincha.

Na defesa, tivemos no lado direito o outro investimento. Muñoz continuará como titular mas agora terá uma concorrência mais séria do jovem de 18 anos, Filipe Cunha. Custou 1,5 milhões de euros, mas tem um potencial muito engraçado. Na esquerda mantém-se Monzón e temos Adalberto Acosta como cara nova. Gosto muito das características do brasileiro, é um lateral muito ofensivo e tecnicista. No centro mantém-se tudo igual à época passada, embora não por minha vontade. Queria vender o Soufiani e comprar um centralão para fazer dupla com o Higgins. Infelizmente não foi possível.

No meio-campo vamos ter este ano Smallwood e Ellis Slade a jogar na mesma posição. Na posição de médio mais criativo continua Gustavo Garcia e temos muito provavelmente “a” contratação desta época. Senhoras e senhores, apresento-vos Pablo Leiva. Joga originalmente na posição 10, mas como não uso essa posição, vou adapta-lo a número 8. Nas alas também temos novidades. André Costa e Christian Suárez, os titulares da época passada, deverão passar para o banco. Na direita conseguimos por empréstimo o italiano Gabrielli. Já queria o empréstimo deste chavalo o ano passado, quando estava no Brescia, mas o jogador rumou ao Watford por mais de 15 milhões de euros. Ainda não se afirmou em Inglaterra e tem aqui a possibilidade de se mostrar.

Na esquerda, contratámos o internacional português Rodrigo Marcelo. Não sou muito apologista de comprar trintões, no entanto o meu principal alvo acabou por preferir rumar ao Hanover e esta foi a melhor opção que encontrei. Já tem 34 anos mas continua aí para as curvas, mesmo fisicamente está muito bem e estamos a falar de alguém com uma carreira invejável, que saiu do Sporting para o Bayern em 2030/2031 por 50 milhões de euros. Esteve doze anos na equipa alemã e depois esteve três anos no Sevilha antes de agora aterrar em Amora.

Na frente temos duas caras novas, com funções diferentes. Nigro deverá manter a titularidade como segundo avançado e terá a concorrência do prodígio Diego Bazan, ex-Newell’s. É também um número 10 de origem, mas vou adaptá-lo a segundo avançado. Como avançado de área mantive o Paulo Dias e o Miguel Martins, pese embora o primeiro comece a perder algum do potencial que evidenciava e até parte atrás do produto da nossa formação. Como titular teremos o italiano Marco D'Elena. Uma autêntica bomba, a melhor contratação a par do Pablo Leiva. Depois da armada inglesa, temos agora também a armada italiana com o nosso extremo direito e os dois avançados.

Pré-época

7z86xfw.png

Seis amigáveis, quatro vitórias, um empate e uma derrota. Demonstrámos bons índices nesta pré-época, apesar da derrota com o Sevilha. Acho que estamos melhores defensivamente e ofensivamente também me parecemos mais bem armados. Não sei bem porque é que o Atlético continua a aceitar amigáveis contra nós. Saem sempre de cá com um tratamento que nem é bom.

Deixo-vos também com o nosso grupo da Champions para este ano. Este ano estávamos no pote 4, mas acho que enfrentamos um grupo bem mais acessível que o ano passado. Atalanta e Bordéus são boas equipas, são melhores equipas que nós, mas acho que temos mais possibilidades de lhes fazer frente este ano. O Spartak é uma equipa de um campeonato periférico, pelo que se quisermos passar, temos obrigatoriamente que fazer seis pontos.

Finanças

Ra5pVcI.png

Voltámos a melhorar as instalações de treino e as instalações jovens e mesmo assim as finanças não param de subir. Já ultrapassámos os 30 milhões de euros positivos. Voltei a pedir a construção de um estádio novo, algo que me foi negado. Não sei bem ao certo com que situação financeira é que isso irá ser aceite.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso que fizeste a mesma pontuação nas duas temporadas e com melhor registo defensivo na segunda em que não foste campeão. Foi mesmo a prova que o titulo foi num ano atípico. Mérito em aproveitar esse ano. Muitos parabéns! 

Compartilhar este post

Link para o post

E esses sentimentos de jogares contra o Piedade?

Estás para mim a realizar o grande projecto da tua carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Contratou pontualmente, fez uma pré época sólida e levou sorte no sorteio continental. Tudo pronto para surpreender alguns grandes!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tuckius, Em 11/08/2019 at 14:04:

Curioso que fizeste a mesma pontuação nas duas temporadas e com melhor registo defensivo na segunda em que não foste campeão. Foi mesmo a prova que o titulo foi num ano atípico. Mérito em aproveitar esse ano. Muitos parabéns! 

Sim, referi isso mesmo. Foi um ano atípico em todos os aspetos, mas principalmente do Porto que faz quase sempre mais de 80 pontos e nessa época só fez 68. Acredito que o nosso sucesso andará sempre um pouco de braço dado com o insucesso do Porto, mas acho que aos poucos vamos criando condições para não depender disso.

Citação de JonasThern, Em 11/08/2019 at 14:18:

E esses sentimentos de jogares contra o Piedade?

Estás para mim a realizar o grande projecto da tua carreira.

É bastante engraçado, na CI antes do jogo falam sempre disso e teimam em afirmar que tenho algum problema com eles ( e com o Braga também ) 😄 Sim, sem dúvida, todos os clubes por onde passei me têm dado um gozo enorme, mas este está a ser diferente, sabe ainda melhor.

Citação de Burkina2008, Em 11/08/2019 at 16:23:

Epa que feio a dar 13 no Atletico...ja nao sigo mais! :11_blush:

O Atlético tem que começar a rejeitar os amigáveis de pré-época connosco... 😄

Citação de UltraMario, Em 11/08/2019 at 19:17:

Ansiosa para ver o que sairá daí esta época 😄

És tu e eu ! 😄

Citação de El Prof, Em 12/08/2019 at 03:46:

Contratou pontualmente, fez uma pré época sólida e levou sorte no sorteio continental. Tudo pronto para surpreender alguns grandes!

Sem dúvida, acredito que esta pode ser a nossa época de afirmação na primeira liga.

Citação de six_strings, Em 12/08/2019 at 09:30:

Tudo a postos para uma temporada de sucessos.

Tadinho do Atlético.

PEACE

Tudo a postos, a ver se o treinador não pipoca 😎

Compartilhar este post

Link para o post

IcdMKx3.jpg

Campeonato

bAOt8AT.png

Entrávamos no campeonato com uma visita a Alvalade e não podia ter pedido melhor estreia no campeonato deste ano. Dominámos o jogo, estivemos sempre em cima do Sporting e vencemos com o resultado de 0-3 com a dupla italiana do ataque em destaque, tendo D’Elena feito um golo e Nigro bisado na partida. Demos seguimento com uma vitória em Setúbal por 0-1 com um golo de D’Elena e de seguida batemos o Rio Ave por 2-0, com golos nos últimos de 20 minutos de André Costa e Paulo Dias. Estávamos uma muralha defensiva e isso continuou na 4ª jornada frente ao Famalicão, contudo pecámos no aspeto ofensivo desta vez e perdemos os primeiros pontos.

Na 5ª jornada veio a primeira derrota. O Nacional estava bem, encontrando-se em 2º lugar e nós em 3º e acabou por ser um jogo bastante equilibrado, com um resultado injusto. O Nacional adiantou-se aos 26 minutos e nós chegámos ao empate em cima do intervalo com um golo de André Costa. Pensei que isto nos fosse dar superioridade para a 2ª parte, mas a verdade é que foi a equipa da Madeira a entrar melhor e chegaram ao 1-2 aos 60 minutos. No fim dominámos, criámos oportunidades, até atirámos uma bola ao poste, mas tivemos que viver com a derrota. Respondemos com uma vitória em Leiria por 1-2 com golos de D’Elena e Gabrielli.

Tl8lqjA.png

A vitória sobre o Leiria foi importante porque tínhamos logo de seguida dois jogos contra dois grandes. Primeiro recebemos o Porto, que está outra vez longe daquilo que costuma fazer numa época “normal” e demonstrámos toda a nossa superioridade. Bruno França abriu o marcador aos 3 minutos após um canto, Nigro aumentou para 2-0 aos 14 minutos e depois para 3-0 já aos 76 minutos na conversão de um penalty, tendo o Porto marcado o golo de honra já aos 88 minutos. Na Luz foi uma história parecida. Entrámos muito bem e a impor o nosso jogo tendo construído um resultado de 0-3 com dois golos de D’Elena e um de Nigro (esta dupla italiana é terrível, autêntico ouro que tenho na frente) antes de adormecermos à sombra da bananeira nos últimos 10 minutos em que sofremos dois golos. Mas o mais importante, que era a vitória, estava conseguido.

Foi por isso com grande surpresa que acabámos por perder em Portimão. Durante meia hora massacrámos a equipa da casa que não saía para o ataque, mas a bola não entrou. Saíram para o ataque pela primeira vez aos 30 minutos e fizeram o 1-0. Voltaram a sair aos 38 minutos e fizeram o 2-0. A partir daqui perdemo-nos. Um jogo que era de sentido único e de repente estávamos a perder por 2-0. Reduzimos apenas aos 84 minutos, por Christian Suarez, insuficiente para tirar algo deste jogo no entanto. Respondemos com uma vitória categórica sobre o Gil Vicente por 3-0 mas voltámos a claudicar na jornada seguinte, perdendo em Chaves por 2-0. Felizmente voltámos a responder bem e vencemos o Paços de Ferreira por 1-0 e o Académica por 4-0.

Classificação

ESNh3HI.png

Por razões que me escapam a tabela não vai certa em termos de jogos, sendo que nós vamos com 2 e 3 jogos de atraso em relação a outras equipas. Mesmo assim somos líderes e esta foi claramente a melhor metade de campeonato que fizemos desde que chegámos à primeira liga. Não só em termos de resultados, como em termos exibicionais. Não somos o melhor ataque, embora tenhamos marcado 24 golos em 13 jogos, mas mostrámos uma defesa quase de betão tendo sofrido apenas 10 golos.

Só me deixa um pouco incrédulo termos novamente conseguido bater Porto, Benfica e Sporting numa volta e depois as derrotas são com o Nacional, o Portimonense e o Chaves. O Braga está um pouco mal, pese embora só tenham feito 12 jogos até aqui, Sporting e Benfica estão um pouco na mesma onde dos dois últimos anos, sendo que o Porto é quem piorou. O ano passado perderam 11 pontos em todo o campeonato e este ano já perderam 18. É claramente uma oportunidade de ouro para sermos campeões nacionais, num contexto muito parecido ao que aconteceu há dois anos.

Taças

hOlaxOp.png

Para este ano decidi que não iria descartar totalmente as prestações nas taças, uma vez que já temos plantel para rodar mais a equipa sem perder a qualidade. Na Taça da Liga recebíamos o Sporting na 1ª jornada e como sabia que uma vitória aqui poderia praticamente selar a nossa passagem, decidi apresentar um onze misto entre titulares e suplentes. Entrámos muito bem no jogo e aos 20 minutos já vencíamos por 2-0 com dois golos de Nigro. O Sporting respondeu rápido, reduzindo para 2-1 aos 27 minutos. No entanto estivemos sempre por cima, tivemos o dobro das oportunidades da equipa leonina, sendo que o resultado acabou por não mexer.

Na segunda jornada fomos ao terreno do Vianense e vencemos por 5-1, sem apelo nem agrado, selando praticamente a passagem. Na última jornada bastava-nos um empate para seguir em frente e parece que isso pesou na cabeça da equipa, fizemos o 0-1 por Miguel Martins, o Paços empatou ainda na primeira parte, mas depois não chegámos à vitória. Contudo, ficámos com o 1º lugar do grupo e marcámos lugar na meia-final…frente ao Feirense. Somos amplamente favoritos e temos tudo para marcar presença na final da Taça da Liga.

jojPDYJ.png

Na Taça de Portugal começámos por vencer o Tondela, fora de casa, por 1-0, com um golo de André Costa aos 75 minutos. Foi um jogo mais complicado do que o esperado, principalmente porque o Soufiani levou um vermelho direto aos 24 minutos. Mesmo assim o jogo foi todo nosso, o Tondela só teve dois remates, enquanto nós tivemos 31. Na eliminatória seguinte voltámos a jogar fora e batemos o Vitória por 3-1. O Vitória fez o 1-0 aos 37 minutos e a coisa podia ter complicado aos 42 minutos quando tiveram um penalty a favor, que acabaram por desperdiçar. Na segunda parte demos a volta ao texto, André Costa fez o 1-1 aos 53 minutos, Bazan colocou-nos em vantagem aos 80 minutos e dois minutos depois D’Elena fechou o resultado com o 1-3.

Na 5ª eliminatória fomos a Chaves. Suárez abriu o marcador aos 16 minutos e logo no primeiro minuto da segunda parte, Bazan aumentou para 0-2. As coisas pareciam encaminhadas mas três minutos depois, Soufiani fez um auto-golo e devolveu a indecisão ao resultado. No entanto estivemos sempre mais perto do golo, tendo até falhado um penalty por Paulo Dias. Segurámos a vitória e vamos para os quartos de final, onde finalmente vamos jogar em casa, sendo que o nosso adversário será o Sporting.

Liga dos Campeões

SeVWO6c.png

Na Champions, abríamos com uma deslocação a França para enfrentar o Bordeaux. Deslocação especial, ao entrar num estádio onde estive regularmente durante quase quatro anos e em que ajudei a construir a realidade em que o Bordeaux se encontra hoje em dia. Começámos o jogo praticamente a ganhar, com o 0-1 por Nigro aos 6 minutos. Aos poucos o Bordeaux tomou conta do jogo e acabou por ser superior, mas fomos segurando a vantagem e aos 83 minutos, num contra-ataque, Suarez fez o 0-2 e fechou a nossa vitória. Seguimos com a receção ao Spartak que era claramente a equipa mais frágil deste grupo. Dois golos de D’Elena deram-nos a segunda vitória consecutiva e deixavam-nos bem posicionados para garantir a passagem.

Seguiram-se dois jogos frente à Atalanta, claramente a equipa mais forte do grupo. Em Itália tivemos poucas hipóteses e perdemos por 2-0. Em casa o jogo foi mais repartido, a Atalanta também não deu tudo de si e o jogo acabou com um 0-0. Veio a 5ª jornada com a receção ao Bordeaux, que era decisivo. Vencendo qualificávamo-nos, perdendo éramos ultrapassados pela equipa francesa. Se em França a equipa girondina até foi melhor, em casa fomos claramente nós a estar melhor e selámos a vitória com dois golos do extremo internacional português, Rodrigo Marcelo. Os primeiros dois golos da época, que vieram em boa altura. Estávamos por isso qualificados, sendo que ainda havia a possibilidade de chegar ao primeiro lugar.

Na última jornada batemos facilmente o Spartak Moscovo por 5-1, mas a Atalanta também bateu o Bordeaux e como tal ficámos no 2º lugar do grupo, com uma classificação respeitável de 13 pontos. O sorteio dos Oitavos de Final ditou outro reencontro com uma ex-equipa minha, colocando o Milan no caminho. É bom relembrar que eu saltei do Milan, campeão italiano, para o Amora no CPP e agora encontramo-nos nos Oitavos de Final da Liga dos Campeões. O futebol é fantástico. O Milan é o favorito, mas acho que temos possibilidades de discutir a eliminatória com eles.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente a todos os níveis. Na Liga, Champions e taças, dominas. Apenas o Atalanta te fez frente. Estão muito fortes.

PEACE

Compartilhar este post

Link para o post

Nem me parece que estejas muito melhor no campeonato mas a verdade e que na Europa vais bem e as outras equipas do campeonato tambem nao estao perfeitas! Que sigas assim!

Compartilhar este post

Link para o post

estas muito bem a nivel interno. Na champs la vem o teu conhecido Milan dificultar a tarefa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, Em 13/08/2019 at 11:24:

Excelente a todos os níveis. Na Liga, Champions e taças, dominas. Apenas o Atalanta te fez frente. Estão muito fortes.

PEACE

É verdade, a Atalanta foi um osso duro de roer, nem nos deixaram marcar um golo.

Citação de Burkina2008, há 16 horas:

Nem me parece que estejas muito melhor no campeonato mas a verdade e que na Europa vais bem e as outras equipas do campeonato tambem nao estao perfeitas! Que sigas assim!

Mas estamos, principalmente a nível exibicional. As três derrotas parvas contra o Nacional, o Portimonense e o Chaves é que podem dar um pouco essa ideia. Na Europa melhorámos bastante em relação ao ano passado.

Citação de cadete, há 5 horas:

estas muito bem a nivel interno. Na champs la vem o teu conhecido Milan dificultar a tarefa

No Amora já tive reencontros com o Stuttgart, o Bordeaux e agora o Milan. São sempre situações engraçadas.

Obrigado aos três pelos comentários 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post

IcdMKx3.jpg

Mercado de Transferências

Neste mercado não eram esperadas muitas mexidas, mas como disse na altura do mercado de verão, andava à procura de um defesa central com mais qualidade para titular. Com tal, nas saídas, apenas houve a venda do Soufiani por 4,5 milhões de euros para o Estrela Vermelha. Rendeu-nos tanto dinheiro como todas as vendas que fizemos durante o mercado de verão.

Nas entradas acabámos por ter duas novidades. Senti necessidade de ter mais um avançado que pudesse garantir golos. O Bazan está a surpreender mas joga mais como 2º avançado. Para avançados de área, que possam substituir o D’Elena, tenho o Paulo Dias que claramente já não tem nível para isto e o Miguel Martins que mantém o seu potencial intacto mas ainda está verdinho. Como tal, consegui o argentino Timpanaro, que veio por empréstimo do Chelsea. Para central pulverizámos o nosso record de compras com a vinda do brasileiro Luiz Cláudio. Custou 8,75 milhões de euros, que era o valor da cláusula, mas até é um valor baixo para a qualidade que o brasileiro apresenta. Espero que, juntamente com Higgins, formem uma dupla de centrais bastante segura.

Liga dos Campeões

BIPZbF1.png

Veio a Champions e tínhamos o primeiro jogo em casa. Era importante conseguir um resultado que nos desse logo alguma margem para a segunda mão. O Milan também veio à procura de pouco, pois apresentou num 4-5-1 com os extremos a serem quase alas defensivos. Bem sei que é próprio da cultura italiana, mas ver uma equipa grande a vir jogar assim ao nosso estádio… deixa-me satisfeito. No entanto quem acabou por ser uma equipa cínica, fomos nós. O Milan apresentou-se com mais bola, mas fomos nós a adiantar-nos no marcador aos 23 minutos, com um auto-golo. Pensei que o golo nos soltasse, mas o Milan carregou e chegou ao empate aos 38 minutos. O intervalo fez-nos bem, voltámos para a segunda parte bem melhores e mais à nossa imagem. Foi sem surpresas por isso que aos 59 minutos passámos para a frente do marcador com um golo de Smallwood. Até final do jogo a melhor oportunidade de marcar outro golo, foi nossa, mas Nigro falhou na cara do guarda-redes e não nos deu uma margem mais confortável.

Estava assim tudo em aberto para a segunda mão e o jogo teve um início completamente louco. O Milan fez o 1-0 aos 9 minutos e nem 30 segundos depois, chegámos ao empate por D’Elena. A equipa italiana voltou a colocar-se em vantagem aos 19 minutos, através de um penalty, mas no minuto seguinte fizemos o 2-2 fruto de um auto-golo. Aos poucos o Milan tomou conta do jogo, afinal eram eles quem precisavam de correr atrás. Na segunda parte fizeram o 3-2 aos 68 minutos e daqui até final foi só sofrer, com Igrac em grande na baliza a segurar o resultado que nos permitiu a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões! Voltámos a ter alguma sorte no sorteio e vamos defrontar o Schalke 04. Os alemães têm boa equipa, mas a par do Espanhol eram claramente as únicas opções com quem eu penso que podemos ombrear.

Taça de Portugal

xbpP2kO.png

Na taça de Portugal veio os quartos de final em casa, frente ao Sporting. Estava extremamente confiante dado a diferença que atualmente existe entre nós e os leões. Foi um jogo muito bom, de cariz ofensivo das duas equipas, com oportunidades, umas atrás das outras. O jogo acabou por ir para prolongamento e aí surgiu o golo de Rodrigo Marcelo que nos qualificou para as meias-finais da taça. Fica a nota de, mais uma vez, um jogo frente ao Sporting ter batido recorde de bilheteira.

Na meia final calhou-nos em sorte o Braga, que é claramente a equipa que nos dá mais trabalho. Por todos os lados onde passei há sempre uma destas e no caso do Amora, é o Braga a equipa mais difícil de vencer, independentemente da forma em que estejam. Estava confiante para este jogo pois o Braga está a fazer uma época para esquecer e mais ajudou a minha confiança quando dominámos toda a primeira parte, embora o 0-0 não tenha saído do marcador. Quem não marca, sofre e o Braga acabou por fazer dois golos na segunda parte, no espaço de seis minutos, que deu um ar bastante feio à situação. Conseguimos chegar ao 2-1 já aos 87 minutos, por Diego Bazan e assim diminuir um pouco o efeito desta derrota e aumentar as nossas possibilidades de chegar à final da Taça. A 2ª mão é só daqui a dois meses, mas espero que sejamos capazes de ultrapassar este obstáculo.

Taça da Liga

uSSjHBm.png

Na taça da liga tínhamos a meia-final frente ao Feirense. Éramos amplamente favoritos e não aceitava outra coisa que não fosse a vitória, mas a verdade é que apesar de sermos superiores, o Feirense foi-se aguentado e a minha equipa foi ficando nervosa. Foi preciso esperar pelo minuto 74 para ver as redes abanar, pelo italiano Gabrielli que já tinha saltado do banco nesta 2ª parte. O extremo acabou por borrar a pintura e ver um cartão vermelho direto aos 86 minutos por uma entrada a pés juntos e assim ficou automaticamente excluído da final da Taça da Liga.

Final Taça da Liga época 2045/2046

2TxMw3x.png

Primeira final de uma taça (Se excluirmos daqui a Supertaça por não ser num sistema de eliminatórias) e que outro adversário seria possível se não o Porto? É a única equipa em Portugal que é capaz de ombrear connosco neste momento e acho que tinham aqui mais responsabilidades para vencer este troféu, do que nós. Do onze que agora é habitual, tirei Adalberto Acosta e coloquei Monzón, porque o argentino é melhor no aspeto defensivo e André Costa apresentou-se a titular na direita em virtude do castigo de Gabrielli.

sgtwX68.png

O Porto entrou melhor no encontro e logo aos 7 minutos fez o 1-0, de penalty. Nós acabámos por ser frios a responder e aos 12 minutos André Costa fez o 1-1 após um cruzamento de…. Monzon. Os dois habituais suplentes a combinarem para o golo. Passámos para a frente aos 26 minutos, com um golo de Nigro e com um erro incrível do guarda-redes do Porto que deixou que o italiano lhe tirasse a bola. Na 2ª parte o Porto assumiu o comando do jogo, indo atrás do prejuízo. Aguentámos as investidas portistas e aos 82 minutos André Costa fez o 1-3 num remate de recarga e praticamente selou a nossa vitória. O castigo do italiano Gabrielli acabou por ser uma bênção. O Porto não desistiu e reduziu para 2-3 perto dos 90 minutos, mas houve pouco tempo depois disso e assim ganhámos a nossa primeira Taça da Liga!

Campeonato

utjAFFx.png

Voltámos ao campeonato e entrámos a golear o Vitória de Guimarães por 4-1. Na jornada seguinte fomos a Braga e deixámos escapar dois pontos de forma inglória. Estivemos a vencer por 0-2 e nada fazia prever que íamos deixar escapar a vitória, mas entre os 75 e os 77 minutos o Braga fez dois golos e conseguiu mais uma vez colocar-nos um travão. Voltámos às vitórias no terreno do Rio Ave, que é para mim a vitória que acaba por marcar o nosso bom momento de forma.

O Rio Ave fez o 1-0 aos 2 minutos e nós empatámos por D’Elena aos 6. A equipa da casa voltou a adiantar-se aos 32 minutos e podia ter chegado ao 3-1 ainda na primeira parte, mas falharam um penalty. Na segunda parte Diego Bazan entrou para fazer miséria e fez o 2-2 aos 51 minutos. O tempo foi passando e o 2-2 não saía do marcador, até que já aos 90+1 minutos apareceu novamente o italiano Marco D’Elena a colocar a bola nas redes após um canto e a dar-nos a vitória. Seguiram-se duas vitórias tranquilas de 2-0 sobre o Sporting e sobre o Vitória de Setúbal.

3jdmiXH.png

E arrancámos para uma série de oito vitórias consecutivas, com bom futebol e com golos. Batemos o Cova da Piedade por duas vezes no espaço de apenas cinco dias, com vitórias de 4-0 e 3-1. Vulgarizámos o Famalicão também por 3-0, eles que eram o 3º classificado nesta jornada e finalmente conseguimos bater o Braga. Apesar de toda a superioridade no encontro, apenas um golo de Nigro no inicio da segunda parte conseguiu resolver a questão. Por fim, terminámos a golear a União de Leiria por 4-1.

Classificação

dQpJtux.png

Somos líderes isolados com mais três pontos que o Porto e com menos dois jogos disputados. Virtualmente pode-se dizer que estamos nove pontos de vantagem, portanto vamos bem direcionados para voltar a ser campeões nacionais. No entanto, isto ainda não acabou. Está perto uma dupla jornada com visita ao terreno do Porto, seguido de uma receção ao Benfica, portanto convém não embandeirarmos em arco para as coisas não correrem mal.  

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...