Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

António Rolo Duarte: “Passa pela cabeça de alguém ir aprender para a Universidade de Évora?”

Publicações recomendadas

O tipo é um intrujão, um vendedor de banha da cobra, isto é, da sua imagem e de uma história falsa que o próprio inventou. Um pateta que vive fechadinho na sua bolha de privilégio e mediatismo (coisas que lhe deram só por ser filho de quem é) e que não tem a menor noção do mundo real.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que está a pedir dinheiro para motivos falsos e não está a enganar ninguém só porque não é um serviço? Fico tolo com isto. Então e se eu fizer um peditório para tratar um cancro que não tenho? Não é um serviço e, portanto, não estou a enganar ninguém?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

mas ele vai estudar para Inglaterra, de facto, ou não? Não está a inventar isto do nada. Não é a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

o motivo pelo qual ele está a pedir o dinheiro não é que vai estudar para a Inglaterra mas sim que, segundo ele, o governo atrasou-se a dar as bolsas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 11 minutos:

mas ele vai estudar para Inglaterra, de facto, ou não? Não está a inventar isto do nada. Não é a mesma coisa.

Ele diz que precisa do dinheiro porque os prazos foram adiados: é mentira. Só isto muda toda a história amigo. No filme que ele faz, ele é um gajo que foi f*dido pelo sistema e agora precisa de arranjar dinheiro num mês para conseguir pagar aquilo. Na realidade, ele achava que se safava com o pedido de bolsa pendente e agora que a Universidade lhe pediu provas de pagamento, ele não tem.

Se ele me pede dinheiro e me vende a primeira história, eu posso achar que merece. Não tem culpa, o cenário deu cabo de um gajo que só quer fazer investigação... Isto é a mesma coisa que o que se passa realmente?

Além de que temos extras: o gajo está a pedir mais do dobro do custo do doutoramento, por exemplo. Isso não fica muito claro em lado nenhum. Mesmo que assumamos que é numa lógica de alojamento e alimentação, acho caricato que o valor seja o que os doutoramentos lá vão ter para estudantes da UE a partir de 2021.

Compartilhar este post

Link para o post

o que ele diz:

- o estado atrasou-se com as bolsas, preciso de dinheiro para o doutoramento. ajudem

vs

o que o Ilídio vê:

- preciso dinheiro para o doutoramento. ajudem

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post

Link para o post

ok, mas ele vai estudar lá no sitio na mesma. Não me parece que seja caso para comparar com cancros inventados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

ok, mas ele vai estudar lá no sitio na mesma. Não me parece que seja caso para comparar com cancros inventados.

Man mas mente no processo!! É um burlão, não legitimes crl

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás partindo desse pressuposto, não devia ser um financiamento até receber a bolsa e posteriormente devolver? Que desonesto, isto quando nem sequer tem garantias de receber a bolsa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto:

Man mas mente no processo!! É um burlão, não legitimes crl

é isso que estou a fazer. Eu apareci aqui e disse "coitadinho do Rolão"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Agora:

é isso que estou a fazer. Eu apareci aqui e disse "coitadinho do Rolão"

Disseste que ele não estava a enganar ninguém porque não havia uma "troca". Está a enganar pessoas. É difícil reconhecer isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 13 minutos:

Diagnosticaram me um cancro e é preciso um tratamento mais agressivo de, vamos supor, 25k que é preciso que vá a análise no hospital para ver se o hospital comparticipa ou não. Entretanto, enquanto estão a tratar do processo, eu faço como o nosso António e crio um gofundme a pedir os 25k e digo que o hospital rejeitou a minha aplicação e não me vão comparticipar o tratamento.

Eu vou lá fazer o tratamento na mesma, agora de onde vem o dinheiro é outra história. 

Editado por Longineu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto:

Disseste que ele não estava a enganar ninguém porque não havia uma "troca". Está a enganar pessoas. É difícil reconhecer isso?

o que é dificil é alguns users reconhecerem onde uma pessoa se posiciona relativamente a este assunto e se coligando dois ou três me colocaram numa posição de defensor do Rolão. Por isso não. Não me vou por a fazer qualquer retorque relativamente aos vossos posts deturpantes, e assim assumindo esse papel que vocês reservaram para mim, ao arrepio total da minha opinião sobre o tema, que ficou bem clara na página anterior.. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 6 minutos:

Diagnosticaram me um cancro e é preciso um tratamento mais agressivo de, vamos supor, 25k que é preciso que vá a análise no hospital para ver se o hospital comparticipa ou não. Entretanto, enquanto estão a tratar do processo, eu faço como o nosso António e crio um gofundme a pedir os 25k e digo que o hospital rejeitou a minha aplicação e não me vão comparticipar o tratamento.

Eu vou lá fazer o tratamento na mesma, agora de onde vem o dinheiro é outra história. 

E faltou acrescentar que o tratamento afinal não custa os 25k pedidos mas sim menos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

o que é dificil é alguns users reconhecerem onde uma pessoa se posiciona relativamente a este assunto e se coligando dois ou três me colocaram numa posição de defensor do Rolão. Por isso não. Não me vou por a fazer qualquer retorque relativamente aos vossos posts deturpantes, e assim assumindo esse papel que vocês reservaram para mim, ao arrepio total da minha opinião sobre o tema, que ficou bem clara na página anterior.. 

Man, tu disseste literalmente que ele não estava a enganar ninguém. É só isso que eu te exijo que corrijas, dado que isto só é um "assunto" porque o gajo está a enganar as pessoas.

E deixa-te de filmes, ninguém te disse que o estavas a defender. Disse-te eu, e volto a dizer, que o estavas a legitimar. Dizer que ele não está a enganar ninguém legitima isto. Até podes não concordar ou não querer dar, mas se o gajo fosse honesto com tudo, era legítimo!

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

não sei quem é mais coitadinho, se o rolo duarte, se o ilidio

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Até podes não concordar ou não querer dar, mas se o gajo fosse honesto com tudo, era legítimo!

mas esse é que é o ponto. Não era. Na minha opinião, não seria legítimo, mesmo que fosse honesto. Este é que é o ponto.Há um benzoca filhinho de papá da Linha de Cascais que usa lenço por dentro da camisa a pedir dinheiro na net e chama a isso empreendedorismo. Essa é que é a maior burla aqui presente. Não a burla a quem deu dinheiro, mas a burla a toda a sociedade, quando estes gajos aparecem a dizer o que dizem sobre os pobres, sobre o povo, sobre o bater punho, e a zona de conforto esse jargão neo liberal e depois têm os desplante de acharem que podem pedir dinheiro a troco de nada e chamar a isso de empreededorismo. 

Digo-te o mesmo: pára de branquear a situação, como se isto se tratasse de mero caso de burla aos doadores. Não é. Se fosse, nem notícia era. Aliás, essa hipotética burla só se descobre depois da noticia rebentar. E a noticia rebenta pelo desplante de um filho da p*ta de um betolas destes vir pedir um café, dizendo-se empreendedor. Este sim é o fulcro. Se quiserem limitar  conversa à  burla aos doadores, don't @ me porque eu não vejo sequer interesse em participar nessa discussão, de tão menor que é face à gravidade do caso no global.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

mas esse é que é o ponto. Não era. Na minha opinião, não seria legítimo, mesmo que fosse honesto. Este é que é o ponto.Há um benzoca filhinho de papá da Linha de Cascais que usa lenço por dentro da camisa a pedir dinheiro na net e chama a isso empreendedorismo. Essa é que é a maior burla aqui presente. Não a burla a quem deu dinheiro, mas a burla a toda a sociedade, quando estes gajos aparecem a dizer o que dizem sobre os pobres, sobre o povo, sobre o bater punho, e a zona de conforto esse jargão neo liberal e depois têm os desplante de acharem que podem pedir dinheiro a troco de nada e chamar a isso de empreededorismo. 

Digo-te o mesmo: pára de branquear a situação, como se isto se tratasse de mero caso de burla aos doadores. Não é. Se fosse, nem notícia era. Aliás, essa hipotética burla só se descobre depois da noticia rebentar. E a noticia rebenta pelo desplante de um filho da p*ta de um betolas destes vir pedir um café, dizendo-se empreendedor. Este sim é o fulcro. Se quiserem limitar  conversa à  burla aos doadores, don't @ me porque eu não vejo sequer interesse em participar nessa discussão, de tão menor que é face à gravidade do caso no global.

Tá certo, percebo o que queres dizer (como já tinha percebido, de tal modo que não tinha comentado essa parte do teu post porque não vejo grande valor em andar aqui a dizer "sim senhor"). Ainda assim, e concordando na generalidade, discordo no caso concreto. É um crowdfunding. Se, no limite, ele explicasse tudo, era legítimo. Ninguém é obrigado a dar dinheiro e não é beneficiado por meios públicos.

No entanto, é muito importante para o caso se ele está a enganar pessoas ou não. Se calhar podemos falar de crime. Ou até não. No entanto, volto-te a perguntar: ele engana ou não pessoas? É resposta simples, não compliques, por favor, e seguimos todos no nosso caminho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nesta acabo por tender mais para o lado do Ilídio, mas só porque acho que, neste caso específico, só se deixa enganar quem quer. Como se viu facilmente, a mentira tem perna curta e tenho sérias dúvidas em acreditar que alguém fora do meio das elites portuguesas tenha doado seja o que for.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 8 minutos:

Tá certo, percebo o que queres dizer (como já tinha percebido, de tal modo que não tinha comentado essa parte do teu post porque não vejo grande valor em andar aqui a dizer "sim senhor"). Ainda assim, e concordando na generalidade, discordo no caso concreto. É um crowdfunding. Se, no limite, ele explicasse tudo, era legítimo. Ninguém é obrigado a dar dinheiro e não é beneficiado por meios públicos.

No entanto, é muito importante para o caso se ele está a enganar pessoas ou não. Se calhar podemos falar de crime. Ou até não. No entanto, volto-te a perguntar: ele engana ou não pessoas? É resposta simples, não compliques, por favor, e seguimos todos no nosso caminho.

para mim, não é. é bem simples a minha posição. até simplista, quiçá. Eu não quero saber para o que é que ele pede o dinheiro, se é tudo correcto, se engana nos pretextos, se não. A burla maior existe independentemente de ele enganar os doadores. Esta burla aos doadores é "importante" por poder se "tratar de um crime"? Sim, mas isso seria uma notícia.

A outra notícia que está detrás dessa é a burla maior: um benzoca que é contra os handouts, pede um handout. Mas hey, não é handout, é empreendedorismo. Isto sim é a burla a montante. Quanto à burla a jusante, o crime, epá não me interessa, não sou polícia nem juiz, não estou a analisar isto desse ponto de vista, estou a analisar do ponto de vista de quem é frontalmente contra - por asco profundo - os neo-liberais.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

É dificil reconhecer o erro, o orgulho faz malabarismos tristes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

para mim, não é. é bem simples a minha posição. até simplista, quiçá. Eu não quero saber para o que é que ele pede o dinheiro, se tudo correcto, se engana nos pretextos, se não. A burla maior existe independentemente de ele enganar os doadores. Essa é "importante" por poder se "tratar de um crime"? Sim, mas isso seria uma notícia.

A outra notícia que está detrás dessa é a burla maior: um benzoca que é contra os handouts, pede um handout. Mas hey, não é handout, é empreendedorismo. Isto sim é a burla a montante. Quanto à burla a jusante, o crime, epá não me interessa, não sou polícia nem juiz, não estou a analisar isto desse ponto de vista, estou a analisar do ponto de vista de quem é frontalmente contra - por asco profundo - os neo-liberais.

Não perdes a tua posição macro por aceitares que o gajo está a mentir, caso não saibas.

Não percebo porque rejeitas dizer que alguém que mentiu está a mentir. A posição simplista extingue-se numa pergunta simples. O problema de querer analisar meramente como exemplo para a generalização é que estás a falar do dinheiro de pessoas que merecem sempre justificação. E culpar quem dá o dinheiro não é coisa que me agrade, portanto eu quero justificações deste caso concreto também.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos tentar uma perspectiva diferente.

Imaginem a seguinte notícia/escândalo:

Lenine Marques, destacado dirigente Comunista e autor de obra vária em que faz o proselitismo da ideologia marxistas, afinal é grande capitalista, detém um quantos fundos abutres que destroem empresas e empregos pelo lucro rápido, é dono de empresas de trabalho temporário que perpetuam a precariedade laboral desenfreada e tem tudo registado num Paraíso Fiscal.

E imaginem, de repente, o tópico no qual o CMPT discutiria esse caso, se transformasse num tópico em que apenas se discutisse um único tema: "epá, a cena das contas nas Ilhas Caimão pode ser evasão fiscal, é grave, pode ser crime". 

Pronto, é o que eu vejo neste tópico. Branqueou-se completamente a notícia maior, a notícia da hipocrisia suprema deste cidadão, e prol de uma notícia mais pequena de um potencial crime.

É que reparem, quer no caso de Rolo Duarte, quer no caso - fictício - de Lenine Marques, as actividades subjacentes são perfeitamente legais. O problema é que há certas pessoas que por escolhas que fazem para a sua vida, e que com proselitismo as pretendem impor aos demais, deixam de ter direito a praticar certas actividades, ainda que legais. O tal Lenine Marques do exemplo, por ser Comunista e teórico marxista não pode deter hedge funds, e o Rolo Duarte, por ser liberal e ter historial de fazer apologia anti handouts, não pode vir pedir esmolas. E ter hedge funds e pedir esmolas, em si, são actividades perfeitamente legais. Mas não para os casos em análise, pq a notícia não é o crime que haja lá para o meio, é a monumental hipocrisia. E, somehow, o CMPT consegue ignorar a monumental hipocrisia e cingir-se ao "então e o crime pá?" 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...