Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Televisão portuguesa

Publicações recomendadas

Esta conversa fez-me lembrar isto

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É muito fácil criticar os charlatões, mas a facilidade em acesso a terapêuticas alternativas/placebos começa nas farmácias e pelos próprios farmacêuticos/técnicos. Sinceramente não sei se ganham à comissão por venderem certo tipo de produtos, mas enquanto consumidor assíduo sou confrontado muitas vezes com conversas muito interessantes sobre produto x ou y. Um leigo facilmente cai na cantiga e gasta balúrdios em "vitaminas" ou noutras coisas que tais.

Mas isto acontece também com os próprios medicamentos, tudo serve para o lucro. Geralmente aviso sempre os meus doentes, a receita tem o preço MÁXIMO a pagar por aquilo que prescrevo. Se a farmácia não tem, vá a outra que tenha. A menos que haja uma grande indicação para um medicamento daquela "marca"/laboratório (ex. alguns anti-psicóticos ou se a pessoa tem alergias graves a determinada classe de medicamentos), é para comprar o genérico mais barato e ponto final.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 29 minutos:

A menos que haja uma grande indicação para um medicamento daquela "marca"/laboratório (ex. alguns anti-psicóticos ou se a pessoa tem alergias graves a determinada classe de medicamentos), é para comprar o genérico mais barato e ponto final.

Já que falas nisto, aproveito para fazer off-topic. Fui recentemente a uma consulta pós-COVID porque continuava com os pulmões lixados, e nessa consulta o médico receitou-me um antibiótico para as infeções e disse "sendo antibiótico, tem MESMO que ser o Clavamox, não compre genérico que não tem o mesmo efeito". Essa afirmação tem algum fundo de verdade ou fui burlado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 8 minutos:

Já que falas nisto, aproveito para fazer off-topic. Fui recentemente a uma consulta pós-COVID porque continuava com os pulmões lixados, e nessa consulta o médico receitou-me um antibiótico para as infeções e disse "sendo antibiótico, tem MESMO que ser o Clavamox, não compre genérico que não tem o mesmo efeito". Essa afirmação tem algum fundo de verdade ou fui burlado?

Evidência baseada na experiência... Vale o que vale. Como disse em cima, há raras excepções que justifiquem o medicamento de uma marca específica. Eu tomo diariamente o levetiracetam e quando chego a uma farmácia digo sempre que quero "o mais barato". Raras são as vezes que não me tentam convencer duma alternativa mais cara. A mim não me convencem, à minha avó de 80 anos que deixa na farmácia mais de 60€ por mês convenceriam... É triste, mas já escrevi num livro de reclamações por isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 3 minutos:

Evidência baseada na experiência... Vale o que vale. Como disse em cima, há raras excepções que justifiquem o medicamento de uma marca específica. Eu tomo diariamente o levetiracetam e quando chego a uma farmácia digo sempre que quero "o mais barato". Raras são as vezes que não me tentam convencer duma alternativa mais cara. A mim não me convencem, à minha avó de 80 anos que deixa na farmácia mais de 60€ por mês convenceriam... É triste, mas já escrevi num livro de reclamações por isso.

Curioso. Também tomo (2 por dia) e não me adapto ao genérico. Só o Keppra é que funciona. Imagina o dinheiro que fica lá por mês em medicação para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 1 hora:

Um leigo facilmente cai na cantiga e gasta balúrdios em "vitaminas" ou noutras coisas que tais..

Estás a dizer que os Centrums que tomo, religiosamente, todos os anos, não servem para nada? 😞

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, Agora:

Estás a dizer que os Centrums que tomo, religiosamente, todos os anos, não servem para nada? 😞

Ele disse que serve: para dar a ganhar aquele guito extra a alguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 19 horas:

Não, não tem mesmo que ser o clavamox lol. Vai tudo dar ao mesmo. É como o @lucho^ disse, o mais barato serve o mesmo propósito. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 7 horas:

O Cabeção anda todo comido há uns tempos. 

Não sabia que estava tão mal.

Até meteu pena. 

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado, mais um dos muitos que ficou famoso cedo e se perdeu completamente.

Compartilhar este post

Link para o post

2022 e a tvi volta a dar o teste de fidelidade do João Kleber lol

Editado por JackBauerPT

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JackBauerPT, Em 23/07/2022 at 00:18:

2022 e a tvi volta a dar o teste de fidelidade do João Kleber lol

A Cristina sabe que tudo o que é peixeirada dá audiências, seja fake ou não

Compartilhar este post

Link para o post

Dava sempre peixeirada.

Se fosse infiel era um c*brão. Se não fosse infiel era um pila murcha.

Compartilhar este post

Link para o post

Até o expresso já dá notícias de jornalistas como fossem jogadores de futebol?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, Em 04/06/2022 at 15:26:

@lucho^ tens alguma coisa a dizer disto ?

É triste como essa gente se aproveita do sofrimento.

A minha mãe, que faleceu há 19 anos de cancro da mama, mais para o final leu algures que um batido de aloé-vera ajudava, então desata-se a plantar aloé-vera e ela a beber batidos daquela treta. Claro que não fez nada e morreu igual. No caso dela, os batidos não substituíram os tratamentos convencionais e parece-me (era miúdo na altura, 11 anos) que foi mais na base do desespero, algo que ninguém pode criticar, nem eu.

Mas não duvido, e nisto o @lucho^ saberá melhor do que eu, que haja gente tipo Steve Jobs que adia os tratamentos convencionais para dar prioridade a estas tretas que, a meu ver, deviam ser como o tabaco: não criminalizadas, mas com avisos claros de que nada daquilo tem fundo científico e que portanto as pessoas vão por sua conta em risco.

Citação de SAS_Robben, Em 05/06/2022 at 14:59:

Eu tenho um problema crónico de coluna e o ortopedista que me viu sugeriu reiki.

Vi logo que tenha de o largar. E ainda mais tive a certeza de que o devia fazer quando percebi que a mulher dele fazia sessões de reiki. Gajo esperto.

Há uns anos torci um tornozelo e fui a uma clínica de fisioterapia absolutamente normal. Na primeira sessão, a fisioterapeuta faz-me lá o tratamento (espero eu) correcto e depois pergunta-me se podia passar para a acupuntura. Ora, além de ser um céptico absoluto por natureza, também tenho uma enorme curiosidade científica, portanto decidi experimentar.

Lá espetou as agulhas, umas na cabeça, outras nas mãos, e a maioria no sítio da lesão. Depois de 20" tirou, e a que espetou na testa fez um bocado de sangue quando ela tirou. Diz ela: "Ui, o senhor está com alguma preocupação? É que aqui é o centro das [não me lembro ao certo do nome], dá sinal quando estamos preocupados, com stress, etc.". Claro que me apeteceu dizer-lhe que, se calhar, o sangue era porque ela me espetou uma agulha na xixa, mas respondi com um simples "não, está tudo bem".

No final fiquei com o tornozelo direito, mas certamente que foi mais (senão 100%) por causa do trabalho de fisioterapia que ela aplicou na lesão durante as várias sessões, e não por causa das agulhas (que usou novamente mais 2 ou 3 vezes).

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post

Oh, iam iludidos que isto ia ter mesmo mais de CNN que apenas o grafismo?. 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 02/08/2022 at 10:01:

Há uns anos torci um tornozelo e fui a uma clínica de fisioterapia absolutamente normal. Na primeira sessão, a fisioterapeuta faz-me lá o tratamento (espero eu) correcto e depois pergunta-me se podia passar para a acupuntura. Ora, além de ser um céptico absoluto por natureza, também tenho uma enorme curiosidade científica, portanto decidi experimentar.

Lá espetou as agulhas, umas na cabeça, outras nas mãos, e a maioria no sítio da lesão. Depois de 20" tirou, e a que espetou na testa fez um bocado de sangue quando ela tirou. Diz ela: "Ui, o senhor está com alguma preocupação? É que aqui é o centro das [não me lembro ao certo do nome], dá sinal quando estamos preocupados, com stress, etc.". Claro que me apeteceu dizer-lhe que, se calhar, o sangue era porque ela me espetou uma agulha na xixa, mas respondi com um simples "não, está tudo bem".

No final fiquei com o tornozelo direito, mas certamente que foi mais (senão 100%) por causa do trabalho de fisioterapia que ela aplicou na lesão durante as várias sessões, e não por causa das agulhas (que usou novamente mais 2 ou 3 vezes).

muito dessa cena da medicina alternativa funciona assim. Aliás, alguns até são mais espertos, que a tua fisioterapeuta, pois o que fazem é começar com o normal e depois para o fim é que começam a meter as medicinas alternativas. Ou seja, quando começas a melhorar metem o alternativo de modo a passar a ideia que a melhoria é por causa disso e não da continuidade do normal.

No hospital de faro andam com essa conversa do reiki há uns anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

muito dessa cena da medicina alternativa funciona assim. Aliás, alguns até são mais espertos, que a tua fisioterapeuta, pois o que fazem é começar com o normal e depois para o fim é que começam a meter as medicinas alternativas. Ou seja, quando começas a melhorar metem o alternativo de modo a passar a ideia que a melhoria é por causa disso e não da continuidade do normal.

No hospital de faro andam com essa conversa do reiki há uns anos.

Pois, mas "surpreendentemente" ninguém faz tratamento só com reiki, ou só com acupuntura. 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, Em 02/08/2022 at 06:37:

Expresso | Judite de Sousa e Pedro Mourinho abandonam a CNN Portugal

Judite de Sousa não é a única 'baixa' na CNN Portugal. O jornalista Pedro Mourinho, que chegou a integrar a direção da estação de televisão, também está de saída e estará a negociar a integração na CMTV.

Citação de Almeno, Em 02/08/2022 at 08:16:

WTF Pedro Mourinho para a CMTV?

Parece que se confirma mesmo.

A Sandra Felgueiras, que tinha ido para a CMTV, vai para a TVI. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...