Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Diogo_CFB

[Liga Portugal Betclic] Todas as jornadas

Publicações recomendadas

Citação de BrunoCardoso, Agora:

Apesar de eu respeitar todas as visões e saber que existe várias estratégias para se ganhar um jogo, o futebol do João Henriques não é para o contexto Vitória. Daí a contestação.

O que é o futebol do Vitória? Jogar com 3 avançados e pressão nos 90 minutos? 

Há treinadores que gostam de construir as equipas de trás para a frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

O que é o futebol do Vitória? Jogar com 3 avançados e pressão nos 90 minutos? 

Há treinadores que gostam de construir as equipas de trás para a frente.

Olhas para a massa associativa e consegues ver qual o contexto Vitória. E não estou a dizer que o Vitória tem de jogar com 3 avançados e pressão nos 90 minutos. Em jeito de comparação, o futebol de Ivo Vieira é futebol para contexto Vitória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 56 minutos:

E quando saíram os audios do Ivo Vieira?

Os treinadores precisam de tempo para por as suas ideias em prática. Tanto o Ivo Vieira como o João Henriques apresentaram bons trabalhos noutros clubes, mais do que 1 época, portanto qualidade existe. Paulos Fonsecas, Rúbens Amorins, etc, não aparecem todos os dias.

O próprio Carvalhal, que é bom treinador, flopou no Sporting. Claro que evoluiu, mas lá está, o contexto não o ajudou. E o contexto do Vitória é quererem resultados para anteontem com jogadores duvidosos. O que não quer dizer, obviamente, que o João Henriques e outros que passaram por aí, estejam isentos de culpas.

Comparar a postura, ideias e futebol do Ivo com o JH é como confundir talento com tá lento.

Não adianta insistir com um treinador quando ele não tem qualidade e postura para o nível em que está ( ou que seria suposto o Vitória estar).

O Ivo no final teve algumas posturas menos profissionais (visto agora, percebo que já muito aguentou ele), mas para mim foi o melhor treinador que vi por cá nos últimos 20 anos. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 12 horas:

O mal do Vitória é não criar projetos, basicamente todos os treinadores são criticados, seja por resultados, por as exibições não serem fantásticas, mesmo que o plantel não dê para isso, enquanto não aguentarem um treinador bom (o próprio João Henriques é bastante competente, não sei se manteve a equipa técnica que tinha no Santa Claro, estava muito bem rodeado) por mais que uma época, nunca passarão disto, porque o plantel também não dá para muito mais, se não deixam um treinador fazer a época, desde que não seja um grande descalabro e continuar o projeto com jogadores que ele ache essenciais para melhorar a equipa, vão estar sempre a refazer tudo.

o mal do Vitória SC é só um: os adeptos. 

Epá e conheço muito, tenho bons amigos em Guimarães e estou a falar de experiência própria. Na minha sobranceria de adepto de um grande, volta e meia com paternalismo inevitável - como agora, assumo - digo a uma amigo vimaranense "Epá o Vitória está bem este ano pá, hein? O ___________ está a fazer um bom trabalho".

A resposta é quase que invariavelmente negativa. Nunca chega. Se estão a lutar pela Europa, não chega. Se estão a jogar bem, não chega. Se estão a fazer a duas coisas, então têm falta de ambição de elevar o Vitória para outro patamar. Nunca ninguem é bom o suficiente para o Vitória; nunca ng por mais 5ºs lugares que consiga está a fazer um trabalho bom para os adeptos, de modo geral, no fim e ao cabo.

A paixão entusiasmante que os vitorianos e a cidade de Guimarães tem pelo clube local - exemplo singelo no país, e que muito admiro - tem vezes em que é tóxica. Detrimental. Porque uma massa associativa tão grande e tão envolta na vida do clube, deixa pouco espaço para respirar. 3 derrotas e vão aos arames. Se está o treinador está bem mas perde contra o Braga, pronto fica logo o caldo entornado.

É muito dificil manter um projecto coerente e de vários anos. Mesmo o Rui Vitória que fez três anos que acho que universalmente se podem considerar bons, não era consensual. O Manuel Machado levou o Vitória à Europa e foi despedido no início do ano seguinte. Parecem todos ficar sempre aquém. O último que eu não ouvi os meus amigos vitorianos falar mal foi o Cajuda, há mais de dez anos. Daí para cá, há sempre qualquer coisa que não está bem. Se calhar, têm toda a razão.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

Esse post é todo ao lado e completamente alheado da realidade, mas destaco esta barbaridade.

É curioso que num ano onde esse mal não está nas bancadas, estamos à beira de bater o record de derrotas em casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Frank, há 26 minutos:

Esse post é todo ao lado e completamente alheado da realidade, mas destaco esta barbaridade.

É curioso que num ano onde esse mal não está nas bancadas, estamos à beira de bater o record de derrotas em casa.

É obvio que o @IlidioMA não queria dizer que o único mal são os adeptos do Vitória. Eu percebi onde ele quis chegar e ri-me um bocado ao ler porque de facto tem muita verdade. 

@IlidioMA A exigência aqui é enorme e há sempre algo que está mal. Lá está, massa associativa muita emotiva, vive em torno do clube, é inevitável. E como em tudo, tem o lado bom e mau. É como aqueles adeptos que comem tudo o que lhes dão e tens presidentes só a f*der clubes. Não quero especificar ninguém, mas é só para dar um exemplo do outro lado da moeda. E na minha opinião, a exigência é o que faz as pessoas que lá trabalham a todos os dias fazerem melhor e não é por nada que muita gente diz que se queres subir a um patamar alto na carreira tens de ir para Guimarães, por causa dessa pressão, que é de equipa grande. O comodismo nunca levou alguém ao sucesso.

Editado por BrunoCardoso
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 2 minutos:

É obvio que o @IlidioMA não queria dizer que o único mal são os adeptos do Vitória. Eu percebi onde ele quis chegar e ri-me um bocado ao ler porque de facto tem muita verdade. 

Tem muita verdade visto por um adepto de clube grande a falar dos coitadinhos, que já deviam era estar contentes com o que têm.

Também acho que os Benfiquistas deviam estar contentes com o Rui "bombo" Vitoria e acreditar no projeto do Vieira. São logicas da batata.

Em todos os clubes onde existam adeptos, por norma há exigência. O Vitor Pereira foi corrido do Porto depois de ter ganho dois campeonatos, e não é por isso que o mal do Porto são os adeptos. O Conceição é tratado como é mesmo ganhando, etc, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu admiro imenso os adeptos do Vitória (e não sou um eucalipto a olhar para isso num tom paternalista), sei bem a paixão que todos têm pelo Clube, mas nalguns casos essa paixão pode tornar-se "tóxica" na exigência. O Vitória tem tido treinadores competentes nos últimos anos e todos, sem exceção, acabaram contestados: Rui Vitória, Pedro Martins, Luís Castro, Ivo Vieira. 

A paixão tem o lado bom, que é o apoio tremendo que os jogadores têm (e que sentem falta do Inferno do Afonso Henriques, esta época), mas depois são "cobrados" em dobro, à segunda ou terceira derrota. A exigência é o que faz ir lá todos os dias dar o máximo e continuar a trabalhar para dar o passo em frente, nunca ninguém foi conformado até ao topo, concordo, mas por outro lado essa exigência põe em causa a estabilidade e a sustentabilidade dos projetos. Veja-se que já vejo várias pessoas nas redes sociais a pedirem a saída do Carlos Freitas (além da do João Henriques, claro), há poucos meses amplamente elogiado pela política de contratações (que me parece uma boa política). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Frank, há 8 minutos:

Tem muita verdade visto por um adepto de clube grande a falar dos coitadinhos, que já deviam era estar contentes com o que têm.

Também acho que os Benfiquistas deviam estar contentes com o Rui "bombo" Vitoria e acreditar no projeto do Vieira. São logicas da batata.

Em todos os clubes onde existam adeptos, por norma há exigência. O Vitor Pereira foi corrido do Porto depois de ter ganho dois campeonatos, e não é por isso que o mal do Porto são os adeptos. O Conceição é tratado como é mesmo ganhando, etc, etc.

Eu não levei a mal, nem tão pouco interpretei aquilo como se a única culpa são os adeptos, até achei engraçado porque de facto muitas alturas é assim. Ele até usou exemplos e é verdade, ainda há pouco o Vitória estava com possibilidades de chegar ao 3º lugar e vinhas para aqui criticar o futebol. E, outro exemplo, o Vitória o ano passado jogava muito futebol e no entanto não faltavam adeptos que queriam o Ivo fora daqui porque não estava a conseguir alcançar os lugares Europeus. E toda a gente tem legitimidade para criticar como é obvio. Mas Guimarães é e será sempre um caso muito singular, porque não tem metade do tamanho de Lisboa ou Porto, logo a forma como é vivida é mais intensa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 30 minutos:

@IlidioMA A exigência aqui é enorme e há sempre algo que está mal. Lá está, massa associativa muita emotiva, vive em torno do clube, é inevitável. E como em tudo, tem o lado bom e mau. É como aqueles adeptos que comem tudo o que lhes dão e tens presidentes só a f*der clubes. Não quero especificar ninguém, mas é só para dar um exemplo do outro lado da moeda. E na minha opinião, a exigência é o que faz as pessoas que lá trabalham a todos os dias fazerem melhor e não é por nada que muita gente diz que se queres subir a um patamar alto na carreira tens de ir para Guimarães, por causa dessa pressão, que é de equipa grande. O comodismo nunca levou alguém ao sucesso.

O problema dessa pressão é que o Vitória não consegue criar um projeto, não consegue manter um treinador, e treinadores bem competentes...quando a exigência está desadequada à realidade do clube, só prejudica o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compreendo perfeitamente os adeptos do Vitória. Ao contrário da grande maioria dos clubes, o sentimento generalizado não é o de conformismo pela posição onde estão, e isso é óptimo. O Vitória tem dimensão para fazer mais, logo faz sentido que se exija mais. Não vejo problema nenhum nisso. A única coisa errada aqui é o facto de me parecerem um clube muitas vezes governado de fora para dentro mas pronto, presidentes passam e o clube fica, e pode ser que isso também mude a médio-prazo.

Aparte disto, acho também que o Ivo Vieira foi mesmo o único bom treinador que tiveram nos últimos anos, porque foi o único que pareceu pelo menos criar bases para que o Vitória pudesse defrontar de forma mais corajosa e confiante os 3 grandes e o Braga. E sem essa capacidade e postura, dificilmente o Vitória poderá crescer muito mais no plano desportivo. Ficar em 5º não será nunca algo de extraordinário para um clube que, realisticamente, fecha esse top-5 português neste momento. É bom, dá Europa, mas não é um feito milagroso.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 41 minutos:

O problema dessa pressão é que o Vitória não consegue criar um projeto, não consegue manter um treinador, e treinadores bem competentes...quando a exigência está desadequada à realidade do clube, só prejudica o mesmo.

Desculpa-me, mas isso já é um bocado relativo. Realidade em relação ao quê ? Ao Braga? Atualmente, concordo. Mas, em relação ao Paços ? Ou aos 4 pontos que o St Clara já esta ? Ou ao Vitória ter conseguido o apuramento Europeu na ultima jornada contra o Moreirense ? Os adeptos dos outros que não me levem a mal, mas historicamente e estruturalmente o Vitória está à frente desses clubes. 

A pressão duma massa associativa terá sempre um lado bom e mau. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 17 minutos:

Eu compreendo perfeitamente os adeptos do Vitória. Ao contrário da grande maioria dos clubes, o sentimento generalizado não é o de conformismo pela posição onde estão, e isso é óptimo. O Vitória tem dimensão para fazer mais, logo faz sentido que se exija mais. Não vejo problema nenhum nisso. A única coisa errada aqui é o facto de me parecerem um clube muitas vezes governado de fora para dentro mas pronto, presidentes passam e o clube fica, e pode ser que isso também mude a médio-prazo.

Aparte disto, acho também que o Ivo Vieira foi mesmo o único bom treinador que tiveram nos últimos anos, porque foi o único que pareceu pelo menos criar bases para que o Vitória pudesse defrontar de forma mais corajosa e confiante os 3 grandes e o Braga. E sem essa capacidade e postura, dificilmente o Vitória poderá crescer muito mais no plano desportivo. Ficar em 5º não será nunca algo de extraordinário para um clube que, realisticamente, fecha esse top-5 português neste momento. É bom, dá Europa, mas não é um feito milagroso.

IMG_20210316_194416.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 6 minutos:

Desculpa-me, mas isso já é um bocado relativo. Realidade em relação ao quê ? Ao Braga? Atualmente, concordo. Mas, em relação ao Paços ? Ou aos 4 pontos que o St Clara já esta ? Ou ao Vitória ter conseguido o apuramento Europeu na ultima jornada contra o Moreirense ? Os adeptos dos outros que não me levem a mal, mas historicamente e estruturalmente o Vitória está à frente desses clubes. 

A pressão duma massa associativa terá sempre um lado bom e mau. 

Claro que vocês são facilmente a 5º melhor equipa de Portugal, mas têm deixar que se crie um projeto, o problema é que ano após ano o projeto é criado de novo, basicamente são projetos de 1 ano, pode correr bem num ano, mas mal no ano a seguir, até têm tido bons treinadores, têm de deixar que um treinador que demonstre competência que continue, mesmo que não consiga nada de extraordinário, agora claro, se falhar na 1º época e voltar a falhar na época seguinte, e se o treinador esteve de forma ativa dentro desse projeto, aí sim, devem despedir (a não ser que exista algum descalabro, o que não está a acontecer), mas atenção que o problema não é único ao Vitória, mas destaco mais no Vitória porque tem uma dimensão maior as outras equipas, e bem orientada, tinha tudo para ser melhor que o Braga, apesar de este ser de uma cidade maior.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 horas:

fodase lol

Compartilhar este post

Link para o post

É normal que os adeptos sintam alguma frustração e tenham menos paciência quando os resultados não correspondem às expetativas, ano após ano - até falando por experiência própria. O Vitória é um bom exemplo disto, mas o Sporting também o é. Quando não se sai da cepa torta, salvo seja, é difícil acreditar em projetos. 

Editado por Simeone

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Frank, há 2 horas:

Citação de BrunoCardoso, há 1 hora:

Eu não levei a mal, nem tão pouco interpretei aquilo como se a única culpa são os adeptos, até achei engraçado porque de facto muitas alturas é assim. Ele até usou exemplos e é verdade, ainda há pouco o Vitória estava com possibilidades de chegar ao 3º lugar e vinhas para aqui criticar o futebol. E, outro exemplo, o Vitória o ano passado jogava muito futebol e no entanto não faltavam adeptos que queriam o Ivo fora daqui porque não estava a conseguir alcançar os lugares Europeus. E toda a gente tem legitimidade para criticar como é obvio. Mas Guimarães é e será sempre um caso muito singular, porque não tem metade do tamanho de Lisboa ou Porto, logo a forma como é vivida é mais intensa.

só para esclarecer, eu assumi logo no inicio do post que o estava a fazer de uma perspeciva externa, e, pior, de quem é adepto de um grande, logo com paternalismo evidente.

Claro que quem está por dentro e vive o clube, tem outra persepectiva. Eu de fora tenho essa sensação perpétua: nunca nada é suficiente para os adeptos vitorianos. Se calhar têm razão nas criticas e estão certos em terem essa fome permanente, mas a páginas tantas também torna o trabalho dos profissionais do clube difícil, se não até pointless.

Agora de outro modo, essa é a grande marca do clube, ser praticamente o único em Portugal que congrega atrás de si a sua cidade. Isto é inaudito cá. Até digo mais, conheço dois gajos não são de Guimarães, cresceram a ser adeptos de outros clubes, mas indo fazer vida em Guimarães enquanto adultos, tornaram-se fervorosos adeptos do Vitória! Isso não existe em mais lado nenhum, esta paixão, esta simbiose entre cidade e clube. Portanto, you couldn't have it any other way. Mas atentem para esse abraço que dão ao clube, não se tornar num mata-leão aos seus profissionais.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 2 horas:

Eu admiro imenso os adeptos do Vitória (e não sou um eucalipto a olhar para isso num tom paternalista), sei bem a paixão que todos têm pelo Clube, mas nalguns casos essa paixão pode tornar-se "tóxica" na exigência. O Vitória tem tido treinadores competentes nos últimos anos e todos, sem exceção, acabaram contestados: Rui Vitória, Pedro Martins, Luís Castro, Ivo Vieira. 

A questão é que contestação vai existir em todos os clubes quando aparecem maus resultados. Sobresai, mais em clubes onde a massa adepta existe e é ativa.

Há tantos exemplos, os 3 eucaliptos todos os anos, no Braga, onde foram vandalizar a casa do Salvador depois da venda do Paulinho, até em Inglaterra, onde no Liverpool já há adeptos a pedir a demissão do Klopp!

O problema do Vitória não são os adeptos, ou melhor, indiretamente são, porque elegem sucessivamente presidentes e direções que são uns perfeitos incompetentes. As contas do clube metem medo, somos o clube que em percentagem mais comissões paga e ainda à dias adiantaram 3 épocas de direitos televisivos!

Isto leva a que ao mínimo de contestação, os treinadores sirvam de barreira e ficam abandonados pela direção. Aconteceu com o Conceição, com Pedro Martins, com o Ivo e vai acontecer com o JH.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ace, há 2 horas:

IMG_20210316_194416.jpg

Confesso que me esqueci dele, mas não sei até que ponto será um bom exemplo. Acho que é um treinador competente e que monta equipas competitivas com algum tempo de trabalho, mas diria que - estilos à parte - essa é uma descrição onde o Rui Vitória ou o Pedro Martins também poderiam encaixar.

O caso do Ivo é diferente. O Vitória tinha alguns defeitos no plano defensivo que se tornavam obviamente mais visíveis nos jogos mais complicados (contra os 3 grandes), mas era uma equipa que procurava assumir o jogo e ferir o adversário. É verdade que depois faltou alguma consistência, os resultados não foram perfeitos, episódios como os áudios do Ivo aconteceram e pronto, o resto já se sabe.

Não estou aqui a querer dizer que o Ivo lá fez um grande trabalho, porque não fez. Se tivesse feito, ainda lá estava. Mas o caminho parecia-me ser o mais correcto. E acho que esta época deram um passo atrás, com o Tiago e com o Henriques. Creio que podem almejar melhor.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Frank, há 2 horas:

A questão é que contestação vai existir em todos os clubes quando aparecem maus resultados. Sobresai, mais em clubes onde a massa adepta existe e é ativa.

Há tantos exemplos, os 3 eucaliptos todos os anos, no Braga, onde foram vandalizar a casa do Salvador depois da venda do Paulinho, até em Inglaterra, onde no Liverpool já há adeptos a pedir a demissão do Klopp!

O problema do Vitória não são os adeptos, ou melhor, indiretamente são, porque elegem sucessivamente presidentes e direções que são uns perfeitos incompetentes. As contas do clube metem medo, somos o clube que em percentagem mais comissões paga e ainda à dias adiantaram 3 épocas de direitos televisivos!

Isto leva a que ao mínimo de contestação, os treinadores sirvam de barreira e ficam abandonados pela direção. Aconteceu com o Conceição, com Pedro Martins, com o Ivo e vai acontecer com o JH.

Eu percebo, basta olhar para o meu Clube onde o nosso treinador tem 60 vitórias em 68 jogos e é frequentemente contestado, porque isto é o Belenenses e é inaceitável perder contra qualquer outro clube da distrital de Lisboa.

A exigência é normal e boa, o que não é natural é a forma como isso sobressai, mas enquanto que nos exemplos que referiste a "estrutura", seja lá o que isso for, aguenta as críticas e segura o barco, em Guimarães parece que é sempre o treinador que é atirado aos lobos, como dizes e resulta em situações como os áudios do Ivo. Parece uma gestão de fora para dentro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 2 horas:

Eu percebo, basta olhar para o meu Clube onde o nosso treinador tem 60 vitórias em 68 jogos e é frequentemente contestado, porque isto é o Belenenses e é inaceitável perder contra qualquer outro clube da distrital de Lisboa.

A exigência é normal e boa, o que não é natural é a forma como isso sobressai, mas enquanto que nos exemplos que referiste a "estrutura", seja lá o que isso for, aguenta as críticas e segura o barco, em Guimarães parece que é sempre o treinador que é atirado aos lobos, como dizes e resulta em situações como os áudios do Ivo. Parece uma gestão de fora para dentro. 

Por falar em Belenenses, o campenato está parado, não está? Como vão fazer para terminar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 5 horas:

Por falar em Belenenses, o campenato está parado, não está? Como vão fazer para terminar?

Está. O objetivo é acabar a 1ª volta, já estava previsto inicialmente que conseguindo isso, o campeonato seria homologado. Sendo assim faltam 10 jornadas para jogar em pouco mais de dois meses, continua muito apertado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo entre Santa Clara e Tondela, na ilha de São Miguel, já não terá público. A decisão foi tomada pelas autoridades de saúde.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...