Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

Casamentos

Publicações recomendadas

Nem toda a gente é assim. Não generalizem.

Eu esperei 2 anos e tal depois do pedido para casar. Ou tinha o dinheiro para pagar até ao último cêntimo, mais mobilar a casa e mais outras coisas necessárias, ou não casava. Ponto. 

Obviamente que tinha prendas monetárias e não disse que não, mas nunca sequer dei a entender que queria ou precisava. Aliás, por acaso até disse que não a um amigo antes do casamento, conversei com ele e disse-lhe que não ia aceitar qualquer tipo de prenda da parte dele. Para contextualizar: ele teve um acidente de mota, está em recuperação e acabou por ser despedido do emprego devido a estar de baixa. 

Btw sei de pessoas que colocam à frente da mesa dos noivos uma caixa tipo mealheiro lol absolutamente ridículo 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Isso e dar o nib antes, criar lista de prendas etc. EM todo o lado q fui, agencia de viagens etc nos perguntavam se tinhamos isso...

Ah, e vou pagar cerca de 80€/pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de mealheiros e NIB's é um bocado estúpido.

Mas e se a família (pais e avós ou o próprio casal) não tiver possibilidades financeiras de arcar com as despesas de um casamento? Não pode casar por isso? 

Tudo bem, pode fazer uma cerimónia mais simples, pelo civil ou assim, nada contra.

Não vejo é o problema de esperar "retorno" (não é bem esta palavra, porque soa mal) dos convidados. As coisas custam dinheiro. Eu já recusei ir a casamentos porque ficavam longe da minha cidade e não tinha possibilidades de "pagar". Iria sentir-me mal se fosse de borla.

edit: @trz nessa situação do teu amigo tinha a mesma atitude. Fizeste bem, parabéns.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 14 minutos:

Isso de mealheiros e NIB's é um bocado estúpido.

Mas e se a família (pais e avós ou o próprio casal) não tiver possibilidades financeiras de arcar com as despesas de um casamento? Não pode casar por isso? 

Tudo bem, pode fazer uma cerimónia mais simples, pelo civil ou assim, nada contra.

Não vejo é o problema de esperar "retorno" (não é bem esta palavra, porque soa mal) dos convidados. As coisas custam dinheiro. Eu já recusei ir a casamentos porque ficavam longe da minha cidade e não tinha possibilidades de "pagar". Iria sentir-me mal se fosse de borla.

Não há dinheiro não há vicios, neste caso luxos. 

Algum dia cabe na cabeça de alguém, fazer um casamento, porque quer, mas os outros que paguem? peloamor

Se não há dinheiro para vestidos, igrejas, cerimónias, comer e beber etc...é assinar papéis e siga, ou o amor é material? 

Quem se quer casar, casa. Seja do bolso dos pais, dos sogros, do próprio. Agora dos convidados? Acho uma falta de noção enorme.

Falo por mim, que sempre fui a baptizados e casamentos e nunca assisti a uma fantochada do género. 

#abençoado

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também vou casar em breve e vai sair tudo do nosso bolso e não estamos à espera que os convidados nos paguem.

No entanto, a festa de casamento além de ser um dia de partilhar com os amigos e familiares, também é algo que custa muito dinheiro e eu como convidado sempre reconheci isso e dei prendas que não daria num aniversário, por exemplo. Na perspectiva de convidado, sabes que o próximo passo na vida do casal é importante e se puderes dar uma boa ajuda, dás. 

Se eu quando vou a uma jantarada a casa de um amigo sinto que devo levar um tintol para "agradecer" a comida, porque não achar que devo levar alguma coisa a uma jantarada em esteróides?

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 8 minutos:

Não há dinheiro não há vicios, neste caso luxos. 

Algum dia cabe na cabeça de alguém, fazer um casamento, porque quer, mas os outros que paguem? peloamor

Se não há dinheiro para vestidos, igrejas, cerimónias, comer e beber etc...é assinar papéis e siga, ou o amor é material? 

Quem se quer casar, casa. Seja do bolso dos pais, dos sogros, do próprio. Agora dos convidados? Acho uma falta de noção enorme.

Falo por mim, que sempre fui a baptizados e casamentos e nunca assisti a uma fantochada do género. 

#abençoado

É uma opinião.

Para mim falta de noção é uma pessoa ir comer à grande e à francesa e não ajudar em nada.

Mas isto sou eu, que me sinto mal se não comparticipar. E quem fala em casamentos fala noutra situação qualquer do quotidiano. Não gosto de viver à custa dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

ir comer à grande e à francesa

Também é mito. 

Já dei prendas que superavam os comes e bebes. Tenho o direito de me sentir injustiçado? De exigir que tragam comida de melhor qualidade e mais quantidade de acompanhamentos? Afinal, eu contribuí para esta cerimónia...

Já vi situações de diferentes tipos, e essa ladaínha de não gostar de viver à conta dos outros é conversa de gentinha. 

São aquele tipo de pessoas que tem um mealheiro ou o nib para ajudar à festa. 

É exactamente o tipo de hipocrisia que se vive.

Não gosto de viver à custa dos outros, mas quando me casar paguem vocês que isto sai caro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 27 minutos:

Para mim falta de noção é uma pessoa ir comer à grande e à francesa e não ajudar em nada.

Mas isto sou eu, que me sinto mal se não comparticipar. E quem fala em casamentos fala noutra situação qualquer do quotidiano. Não gosto de viver à custa dos outros.

Não ajudar em nada? Mas se tu estás a organizar uma festa para as pessoas que mais gostas, estás à espera de retorno de capital?
Tens a noção da hipocrisia que isso é?

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 25 minutos:

Também é mito. 

Já dei prendas que superavam os comes e bebes. Tenho o direito de me sentir injustiçado? De exigir que tragam comida de melhor qualidade e mais quantidade de acompanhamentos? Afinal, eu contribuí para esta cerimónia...

Já vi situações de diferentes tipos, e essa ladaínha de não gostar de viver à conta dos outros é conversa de gentinha. 

São aquele tipo de pessoas que tem um mealheiro ou o nib para ajudar à festa. 

É exactamente o tipo de hipocrisia que se vive.

Não gosto de viver à custa dos outros, mas quando me casar paguem vocês que isto sai caro. 

Não percebo o porquê de tanta presunção, mas vou tentar ignorar essa parte.

Um casal jovem, por norma, precisa de ser ajudado. Está em início de vida. Não é por acaso que os pais e os avós e a tia não sei de onde, vão oferecendo coisas para o enxoval. O enxoval por acaso é uma coisa um bocado em desuso, mas dá para perceber a ideia. 

Nem todos têm empregos estáveis ou bem remunerados, mas se calhar também têm direito à vida e a ser felizes. Se têm poucas possibilidades, têm que ajustar a despesa ao que conseguem cobrir. Não percebo qual é o problema de contar com as ajudas dos convidados. Se são convidados é porque significam algo para os noivos e o inverso possivelmente também. Se calhar é mais fácil para uma família suportar 150 ou 200€ como prenda do que para um casal jovem arcar com 5000€ ou mais. Os convidados não são obrigados a dar nada, mas cabe na consciência de cada um. Eu se não tiver possibilidades de ajudar, não vou fazer despesa.

Citação de kareca, há 4 minutos:

Não ajudar em nada? Mas se tu estás a organizar uma festa para as pessoas que mais gostas, está à espera de retorno de capital?
Tens a noção da hipocrisia que isso é?

Já respondi sobre isso.

Se são convidados é porque são pessoas que se gosta. Não vejo que mal é que tem ajudar os noivos, mas não vale a pena. Felizmente ainda existe muita gente que nasceu com o dito virado para a Lua.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 8 minutos:

Se são convidados é porque são pessoas que se gosta. Não vejo que mal é que tem ajudar os noivos, mas não vale a pena. Felizmente ainda existe muita gente que nasceu com o dito virado para a Lua.

Tu estás a bater na tecla de não ter dinheiro e de precisar de ajuda. São princípios muito errados.

Se não podes agora, esperas até poderes e não contes com a suposta ajuda. No final do dia do casamento vais pegar no saco das prendas para saber se vais para o México ou Seychelles?

Fora o dinheiro que os convidados vão gastar em roupa (e a f*der a cabeça a um gajo para ir com ela a todo o ladooooo), gasolina, as gajas no cabelereiro.

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Anyway, estão todos convidados cmpt cada um bota 20€ e dá para o bug se casar. 

Aceito ser o padre em pro-bono.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Tu estás a bater na tecla de não ter dinheiro e de precisar de ajuda. São princípios muito errados.

Se não podes agora, esperas até poderes e não contes com a suposta ajuda. No final do dia do casamento vais pegar no saco das prendas para saber se vais para o México ou Seychelles?

Vamos partir do princípio que só vão ao casamento convidados importantes para as pessoas em questão, e não tudo o que mexe, como colegas de trabalho, etc.

Mesmo sendo selectivo é bastante fácil chegar às 100/150 pessoas. A 50€ cada uma (contas feitas por baixo...) dá 7500€. Achas que é fácil para um casal jovem juntar esse dinheiro? Com o nível de vida que os portugueses têm, muitas vezes com trabalhos precários, e mal remunerados? Podemos por na equação o empréstimo da casa (se conseguirem garantias para o crédito). Se já tiverem um bebé, é sempre a somar.

Por terem uma vida com dificuldades (e estou-me a guiar por este padrão porque são mais as pessoas que vivem assim do que as que têm uma vida confortável) não podem casar? Têm que esperar até aos 40 para juntar dinheiro? Isto se o conseguirem...

Eu não vejo as coisas dessa forma. Como referi nenhum convidado é obrigado a oferecer nada. Mas a meu ver, ser solidário e ajudar quem precisa (ok que casar de não é uma prioridade básica) não tem assim tanto de errado. Provavelmente também existirão famílias em que despender de 200€ para prendas, mais roupa para os putos que estão sempre a crescer, é um esforço enorme... mas é mais fácil de atenuar do que arranjar verba para pagar um casamento. 

Em relação à lua de mel, conheço casos em que nem saíram do país, portanto não percebo porque é que tem que ser para sítios paradisíacos.

Citação de Catota, há 3 minutos:

Anyway, estão todos convidados cmpt cada um bota 20€ e dá para o bug se casar. 

Aceito ser o padre em pro-bono.

A ti faço-te questão de pagar o dobro para não apareceres.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 15 minutos:

Tens medo que ele te roube?

Fixed.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

TLDR

Eu já moro com a minha namorada à quase 4 anos e estava fudido se estava à espera das prendas de casamento para mobilar a casa como devem imaginar.

Não houve um pedido oficial mas já falamos no assunto, obviamente. Isto para dizer que vou ter de juntar dinheiro para esse dia porque é uma coisa que ela faz questão de ter e a mim não me aquece nem arrefece. Como já disse, nem me vou conseguir lamber :mrgreen: 

Nem toda a gente dá, mas como disseram aí pra cima, é uma ajuda ao casal, assim como era uma ajuda dar uma batedeira, um conjunto de talheres, para um casal que se estivesse a juntar pela primeira vez.

Long story short, o bom é preparar isto sem estar a contar com esse dinheiro porque há pessoas que vão lá só pra comer e o resto que vier é sempre uma ajuda bem vinda de familiares e amigos 🙂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É normal haver prendas de casamento. Assim como listas de casamento, em que cada pessoa dá o que gosta mais dentro do seu orçamento, podendo até apenas entrar com x para determinada coisa. O que eu não acho normal é hoje em dia dizer-se que nao se precisa de nada e dar-se o NIB, sendo que cada vez mais pessoas acham que no mínimo a pessoa deve cobrir o valor gasto por pessoa na cerimónia. Como se não fosse um convidado e como se devesse haver lucro com a cerimónia.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo a malhar no homem quando a pergunta dele é perfeitamente legítima, eu nunca casei nem tenciono tão cedo mas antes de trabalhar dava 50€ e depois de começar a trabalhar não dou menos de 100€, e não é pelo que vou comer, simplesmente é o valor que com base nas minhas possibilidades e na trabalheira que o casamento dá eu considero justo

Mas há sempre artistas que metem o envelope vazio 

Concordo que nao devemos marcar o casamento se não tivermos condições para o pagar (seja com ajuda dos pais, poupanças, etc.) though

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 minutos:

Tudo a malhar no homem quando a pergunta dele é perfeitamente legítima, eu nunca casei nem tenciono tão cedo mas antes de trabalhar dava 50€ e depois de começar a trabalhar não dou menos de 100€

Mas há sempre artistas que metem o envelope vazio 

Também não percebi. Se calhar tem algo haver com a forma como somos educados... Eu dou e não me sentia bem em ir e não dar.

É uma festa dispendiosa e se podermos ajudar o casal no início da sua vida ou a pagar a festa, devíamos ajudar. Nem eu me sentia bem em ir só para comer.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Vamos partir do princípio que só vão ao casamento convidados importantes para as pessoas em questão, e não tudo o que mexe, como colegas de trabalho, etc.

Mesmo sendo selectivo é bastante fácil chegar às 100/150 pessoas. A 50€ cada uma (contas feitas por baixo...) dá 7500€. Achas que é fácil para um casal jovem juntar esse dinheiro? Com o nível de vida que os portugueses têm, muitas vezes com trabalhos precários, e mal remunerados? Podemos por na equação o empréstimo da casa (se conseguirem garantias para o crédito). Se já tiverem um bebé, é sempre a somar.

Lá está. Temos ideias diferentes de quem são pessoas importantes (150 pessoas importantes? lol) e de um orçamento familiar.

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Bug está a confundir é que casar é diferente de fazer uma festa numa quinta. Ainda ontem tive num aniversário onde se assou um meio porco e o resto foi tudo de feito de antemão pela familia. Pagar e alugar um espaço para o aniversário era incomportável e nem sequer fazia qualquer sentido, mas feito assim, foi uns rissois, bola de carne, melão/presunto, porco no espeto e cada tia levou um doce para a sobremesa.

Foi das festas mais porreiras em que estive, ninguém pagou m*rda nenhuma, deu-se uma prenda à criança e se tivesse sido feito numa quinta, com catering e afins acredito que não fosse tão confortável, porque iria haver sempre aquela necessidade de pagar o que se gastou.

Eu não tenho o dinheiro todo para o casamento, adiantei para lua de mel e N outras m*rda, não me privei de nada neste ano de preparação, mas não casei uns anos mais cedo precisamente para não ir com o cú apertado à espera que os donativos dos convidados cubram o preço. Assim vou confortável, mesmo não tendo todo faltam uns trocos que sei que os meus velhotes me desenrascam.

Outra cena que acho uma parvoice é, amanhã vou a um casamento, e daqui a 3 semanas vou a outro, vou dar X a cada. Sendo que ambos os casais vão ao meu casamento, vão-me dar o mesmo X. Era muito mais fácil não se dar nada e se fosse eu o primeiro a casar dizia logo que não queria prenda nenhuma, mas não o sendo, lá vou eu preparar os envelopes...

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tive um primo que baptizou a filha e cada convidado levou um doce. E não foi menos baptizado por ninguém comer à pato.

Aliás, gabo-lhe a humildade e coragem de fazer uma coisa assim.

E por acaso até é bancário.

Editado por bug
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 6 horas:

Fotografias meti os convidados com a minha dslr a tirar as fotos.

Já apanhei um casamento onde o fotógrafo andava atrás dos bebés e crianças mais pequenas lá nas suas brincadeiras há caça das fotos para depois os pais pagarem-nas. 😆

Muito sinceramente acho que é a despesa mais inútil num casamento (fotógrafo). Há alguns anos compreendia-se porque as máquinas (quer de filmar quer de fotografar) de qualidade eram caras mas agora... hoje em dia qualquer pessoa tem uma máquina de qualidade. E o que não falta são convidados num casamento a tirar fotos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 19 minutos:

Já apanhei um casamento onde o fotógrafo andava atrás dos bebés e crianças mais pequenas lá nas suas brincadeiras há caça das fotos para depois os pais pagarem-nas. 😆

Muito sinceramente acho que é a despesa mais inútil num casamento (fotógrafo). Há alguns anos compreendia-se porque as máquinas (quer de filmar quer de fotografar) de qualidade eram caras mas agora... hoje em dia qualquer pessoa tem uma máquina de qualidade. E o que não falta são convidados num casamento a tirar fotos.

Eia pá, esse comentário foi do pior por aqui. 

Basicamente estás a dizer que qualquer pessoa faz o papel de um fotógrafo profissional o que é... Ignorância. Máquinas fotográficas qualquer um tem. Basta ter dinheiro. Talento e conhecimentos para fotografar é outra conversa. Para mim é das aquisições mais importantes e fiz questão de conhecer vários fotógrafos e os seus trabalhos. É algo que vai ficar para o resto da tua vida, é uma amostra de como foi um dos dias mais importantes da nossa vida. E não falo só da qualidade das fotografias, falo de por exemplo, as filmagens que te vai dar um vídeo do casamento no final, podes também ter um same day edit que é muito porreiro e para não falar das imagens de drone. Entre outros pormenores. @Lebohangés o maior e um super porreiraço mas não tiveste bem agora. O que disseste é de um total desconhecimento da área. 

O ano passado fui a um casamento em Lisboa, de uma amiga da minha esposa. Os fotógrafos eram muito simpáticos, tiraram as fotos de praxe a tudo e mais alguma coisa e, em alguns momentos, chamavam pessoas e grupos em específico para ir até uma zona tirar fotos. Tipo casais, crianças, famílias e assim. Eu na altura achei aquilo super estranho. 

No final das sobremesas, não é que eles pegam numa mesa, sentam-se e começam a vender essas fotos que tiraram? Até terminal multibanco tinham! 5 euros cada foto e não davam o digital. Fiquei chocado. 

Edit: quanto ao assunto dos convidados. Tivemos 80 convidados, foram as pessoas que achamos importantes e deixei de fora pessoas da minha família, tias e tios que não vejo há anos e que não faziam sentido convidar. Obviamente foi um choque para os meus pais não os convidar, mas o casamento é nosso. 

Editado por trz
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 horas:

Vamos partir do princípio que

A ti faço-te questão de pagar o dobro para não apareceres.

Gosto muito, grande negócio, melhor que um casamento pago pelos convidados. 

Se me pagassem o dobro do que 'gastei' em prendas de casamento, estava realmente muito bem, mas pronto, não me pagues o dobro, pode não chegar para as alianças. 

Citação de Solero, há 57 minutos:

Concordo que nao devemos marcar o casamento se não tivermos condições para o pagar (seja com ajuda dos pais, poupanças, etc.) though

Isto.

Citação de kareca, há 50 minutos:

Lá está. Temos ideias diferentes de quem são pessoas importantes (150 pessoas importantes? lol) e de um orçamento familiar.

e isto. 

150 pessoas é um casamento de luxo, em termos de gastos, já estive em casamentos com 50 pessoas e outros com 200 pa cima. 

Bebi muito bem, mas lá está, a comida deixou sempre a desejar tendo em conta as prendas que deixei, segundo o presuposto que vou obter algo do casamento de acordo a minha 'prenda'

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 3 minutos:

Eia pá, esse comentário foi do pior por aqui. 

Basicamente estás a dizer que qualquer pessoa faz o papel de um fotógrafo profissional o que é... Ignorância. Máquinas fotográficas qualquer um tem. Basta ter dinheiro. Talento e conhecimentos para fotografar é outra conversa. Para mim é das aquisições mais importantes e fiz questão de conhecer vários fotógrafos e os seus trabalhos. É algo que vai ficar para o resto da tua vida, é uma amostra de como foi um dos dias mais importantes da nossa vida. E não falo só da qualidade das fotografias, falo de por exemplo, as filmagens que te vai dar um vídeo do casamento no final, podes também ter um same day edit que é muito porreiro e para não falar das imagens de drone. Entre outros pormenores. @Lebohangés o maior e um super porreiraço mas não tiveste bem agora. O que disseste é de um total desconhecimento da área.

O ano passado fui a um casamento em Lisboa, de uma amiga da minha esposa. Os fotógrafos eram muito simpáticos, tiraram as fotos de praxe a tudo e mais alguma coisa e, em alguns momentos, chamavam pessoas e grupos em específico para ir até uma zona tirar fotos. Tipo casais, crianças, famílias e assim. Eu na altura achei aquilo super estranho. 

No final das sobremesas, não é que eles pegam numa mesa, sentam-se e começam a vender essas fotos que tiraram? Até terminal multibanco tinham! 5 euros cada foto e não davam o digital. Fiquei chocado. 

Exatamente, falei nisso por causa dos teus dois últimos parágrafos. E aí as fotos também eram a pagar.

Quanto ao resto tens razão, falando de fora é mais fácil mandar estes bitaites. Obviamente que para um convidado ficar com uma recordção uma foto simples mas para os noivos é outra cantiga, argumento que não tive em conta. Mea culpa

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...