Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Sempre foi ponto assente de que se trata duma consequência do modo de produção capitalista. 

Nem NATO, nem patologias dum líder destemido ou suicida. A infraestrutura influência a superestrutura. Estivesse Putin ou Jorge Jesus, nada mudaria, nem dum lado, nem do outro. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

The European Union has resolved to step up its defence strategy in the Indo-Pacific region in light of fears about China’s growing presence and concerns for the international order sparked by Russia’s invasion of Ukraine.

“Our motto is always to cooperate whenever possible, but to defend whenever necessary as well,” said Gabriele Visentin, the EU’s special envoy to the Indo-Pacific. “It’s not directed against a country or another – it’s a way of enhancing our capacity and our credibility in terms of defending our interests.”

“Traditionally in the Pacific, the European Union has been a development partner. The main challenge is to show that we can be something else, a strategic partner in security and defence.”

https://www.theguardian.com/world/2022/may/18/eu-to-step-up-indo-pacific-defence-presence-over-china-fears-and-ukraine-example

O que é que estamos a defender no pacífico? 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 48 minutos:

Ainda cola pelo cmpt a desculpa de invasão da Ucrânia porque ia aderir à NATO?

No CMPT não sei, mas no meu facebook a teoria dos Nazis está bem viva

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, Agora:

No CMPT não sei, mas no meu facebook a teoria dos Nazis está bem viva

Também comecei a ver pessoas "conhecidas" a celebrar a queda de Azovstal. Até aí tudo bem, aí efectivamente estava o batalhão de Azov. Resta agora despilos, ver quem é burro ao ponto de tatuar coisas do bandera e da Alemanha nazi e devolver os restantes à Ucrânia. 

Comecem a fazer a correlação entre a inflação e o apoio à Rússia daqui para a frente. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Ainda cola pelo cmpt a desculpa de invasão da Ucrânia porque ia aderir à NATO?

ainda na segunda ou terça a Mortágua foi, para a SIC, com a conversa da expansão da NATO.

Compartilhar este post

Link para o post

‘World is at boiling point’: humanity must redefine relationship with nature, says report

Stockholm institute calls for ‘bold science-based decision-making’ to tackle climate, social and economic crises

https://www.theguardian.com/environment/2022/may/18/humanity-nature-stockholm-environment-institute-report

MANILA, May 18 (Reuters) - Philippines president-elect Ferdinand Marcos Jr on Wednesday said his country's relations with China will expand and shift to a higher gear under his administration, and Beijing had assured him of its support for his "independent foreign policy".

Reporting by Karen Lema and Neil Jerome Morales; Editing by Martin Petty

https://www.reuters.com/world/asia-pacific/philippines-marcos-says-china-ties-set-shift-higher-gear-under-his-presidency-2022-05-18/

GENEVA (AP) — The United Nations chief on Wednesday launched a five-point plan to jump-start broader use of renewable energies, hoping to revive world attention on climate change as the U.N.’s weather agency reported that greenhouse gas concentrations, ocean heat, sea-level rise, and ocean acidification hit new records last year.

“We must end fossil fuel pollution and accelerate the renewable energy transition before we incinerate our only home,” U.N. Secretary-General Antonio Guterres said. “Time is running out.”

https://apnews.com/article/russia-ukraine-climate-technology-science-c798361f005778779e2d2543ef398de6

Compartilhar este post

Link para o post

Também era preciso desnazificar as plantas. A biodiversidade é uma clara inimiga da segurança russa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

ainda na segunda ou terça a Mortágua foi, para a SIC, com a conversa da expansão da NATO.

Devo ser muito burro para pensar que a expansão da NATO é uma consequência, Suécia e Finlândia que têm receio de um ataque russo e por isso juntam-se à NATO, e não uma vontade primária da NATO e desses países.

Mas se pessoas inteligentes como a malta do BE e do PCP dizem isso devo ser eu que estou errado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 12 minutos:
Também era preciso desnazificar as plantas. A biodiversidade é uma clara inimiga da segurança russa.

tivessem-se rendido logo e os russos até ofereciam uma sementes.. enfim nazensky 

Compartilhar este post

Link para o post

Imran Khan sempre demonstrou admiração pela organização política da China. Vejamos como se organiza um país que assiste a um golpe de Estado cringe e quer o seu líder de volta e vê eleições negadas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 hora:

O que é que estamos a defender no pacífico? 🤣

a França é dona de metade do Pacífico Sul.

Mas não são colónias! Nada disso...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

Hmmm, eu às vezes esqueço-me que a união europeia termina no sul da América e no norte de África. 

Desconhecia completamente que França colecionava arquipélagos por aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 50 minutos:

Os Russos só precisam de palha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 29 minutos:

image.png.02c68cc34b75a7772d6ab2256353f054.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 38 minutos:

Há dias, houve uma discussão interessante num grupo de açorianos: qual o ponto mais ocidental da Europa? Uma pedra ao largo das Flores, ou Saint Martin?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 50 minutos:

Há dias, houve uma discussão interessante num grupo de açorianos: qual o ponto mais ocidental da Europa? Uma pedra ao largo das Flores, ou Saint Martin?

Isso não tem discussão.

Europa =/= UE

São coisas diferentes. Os Açores pertencem ao continente europeu.

Saint Martin é na América do Norte

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Germany beer bottle shortage: Industry warns of 'tense' situation

German breweries are warning there could be a shortage of beer bottles this summer amid rising production costs and a shortage of lorry drivers.

The situation is "extremely tense", the chief executive of the German Brewers' Federation told German newspaper Bild.

The shortage of glass bottles will mainly affect small- and medium-sized breweries, an industry expert said.

Brewers are having to pay 80% more for new glass bottles than they did a year ago. The cost of beer is also rising.

https://www.bbc.com/news/world-europe-61490433

Japanese Foreign Minister Yoshimasa Hayashi on Wednesday told his Chinese counterpart Wang Yi he hopes Beijing will play a "responsible role" in ensuring peace and security as Russia's war in Ukraine continues.

China, which has close ties with Russia, has refrained from condemning Moscow over its invasion of Ukraine that started more than two months ago. Western nations are ramping up pressure and sanctions on Russia to end the atrocities.

https://english.kyodonews.net/news/2022/05/fdfb0f8d1a80-japan-urges-china-to-play-responsible-role-for-peace.html

LONDON, May 18 (Reuters) - British inflation surged last month to its highest annual rate since 1982, pressuring finance minister Rishi Sunak to offer more help for households and the Bank of England to keep raising interest rates despite a risk of recession.

Editing by John Stonestreet and Alison Williams

https://www.reuters.com/markets/uk-inflation-hits-9-highest-since-modern-records-started-2022-05-18/

Inflação histórica no reino unido. Continuem a votar ps. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 12 minutos:

Germany beer bottle shortage: Industry warns of 'tense' situation

now that's something to got to war about, para os Alemães.

Seria o mesmo que "Por causa do Putin, não há bacalhau nos pratos do portugueses".

Crl, oferecia-me como kamikaze para que voltasse à mesa o fiel amigo!

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 29 minutos:

now that's something to got to war about, para os Alemães.

Seria o mesmo que "Por causa do Putin, não há bacalhau nos pratos do portugueses".

Crl, oferecia-me como kamikaze para que voltasse à mesa o fiel amigo!

Por bacalhau destruía o mundo krl

Compartilhar este post

Link para o post

O Donbas é uma miragem. Ainda por cima se se confirmarem os reports de que o exército russo está a fortificar posições e a se preparar para guerra de longo prazo na região.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a sensação que do ponto de vista Russo a guerra se aproxima da fase final. Ou melhor, do que eles querem que seja o fim - isto não é como um namoro, não acaba quando um decide.

Eles já têm aquela metade sul abaixo do Dniepre, estão a 'isto' de concluir o Donbass - o alegado causus belii do ponto de vista jurídico - já conseguiram que a Crimeia volta a ter água (o que eu desde o inicio acho que é uma das principais - mas mais olvidadas - razões para a guerra), e agora já têm o batalhão Azov para apresentar como vitória simbolica. Ou seja, por eles, contentam-se com isto, com manter isto.

De outra sorte, bombardearam extensivamente o resto da Ucrania - a parte "que não lhes interessa" - garantiram que em termos de infraestruturas militares a Ucrania esteja 'arrumada', ao nivel do desenvolvimento meteram a Ucrania nos anos 50, um Estado falhado que o Ocidente vai ter de sustentar. Win, win.

Ou seja, prevejo que após conquistarem os ultimos pontos do Donbass, pela Russia a coisa fica por aí, passou-bem, amigos como dantes, ok Ucranianos?

Claro que para os ucranianos não estarão muito interessados em que a guerra acabe assim. Era preciso haver muito mais desmoralização e bastante desunião entre o lado ucraiano para que se concordasse com uma rendição que desse à Russia - nem que seja apenas de facto e não de jure - o Dombass, Crimeia, e a costa entre o rio Dniepre e o mar Azov. Quer dizer, já houve quem assinasse armistícios tão ou mais draconianos, mas eram países perfeitamente derrotados.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

EU plans ‘massive’ increase in green energy to help end reliance on Russia

European Commission says extra €210bn needed over next five years to pay for phasing out of Russian fossil fuels

The EU plans a “massive” increase in solar and wind power, and a short-term boost for coal, to end its reliance on Russian oil and gas as fast as possible.

In a plan outlined on Wednesday, the European Commission said the EU needed to find an extra €210bn (£178bn) over the next five years to pay for phasing out Russian fossil fuels and speeding up the switch to green energy.

https://www.theguardian.com/environment/2022/may/18/eu-plans-massive-increase-in-green-energy-to-rid-itself-of-reliance-on-russia

Turkey has blocked discussions on Finland and Sweden's accession NATO hours after the countries officially launched their bids to join the alliance, a diplomatic source told DW on condition of anonymity.

https://m.dw.com/en/nato-turkey-blocks-early-talks-on-finland-and-sweden-joining/a-61839527

SEOUL, South Korea (AP) — North Korea on Wednesday added hundreds of thousands of infections to its growing pandemic caseload but also said that a million people have already recovered from suspected COVID-19 just a week after disclosing an outbreak, a public health crisis it appears to be trying to manage in isolation as global experts express deep concern about dire consequences.

https://apnews.com/article/covid-health-government-and-politics-south-korea-north-07e3aa5c1b6bce2323c8621c05a61ea4

O senhor da WHO já aí vem dizer que lockdowns não são a solução, é deixar o barco andar para que haja sustentabilidade económica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 horas:

*Inserir meme do Pikachu chocado*

Compartilhar este post

Link para o post

O "Shôtor!" está ao rubro na TVI

Citação de IlidioMA, há 5 horas:

Tenho a sensação que do ponto de vista Russo a guerra se aproxima da fase final. Ou melhor, do que eles querem que seja o fim - isto não é como um namoro, não acaba quando um decide.

Eles já têm aquela metade sul abaixo do Dniepre, estão a 'isto' de concluir o Donbass - o alegado causus belii do ponto de vista jurídico - já conseguiram que a Crimeia volta a ter água (o que eu desde o inicio acho que é uma das principais - mas mais olvidadas - razões para a guerra), e agora já têm o batalhão Azov para apresentar como vitória simbolica. Ou seja, por eles, contentam-se com isto, com manter isto.

De outra sorte, bombardearam extensivamente o resto da Ucrania - a parte "que não lhes interessa" - garantiram que em termos de infraestruturas militares a Ucrania esteja 'arrumada', ao nivel do desenvolvimento meteram a Ucrania nos anos 50, um Estado falhado que o Ocidente vai ter de sustentar. Win, win.

Ou seja, prevejo que após conquistarem os ultimos pontos do Donbass, pela Russia a coisa fica por aí, passou-bem, amigos como dantes, ok Ucranianos?

Claro que para os ucranianos não estarão muito interessados em que a guerra acabe assim. Era preciso haver muito mais desmoralização e bastante desunião entre o lado ucraiano para que se concordasse com uma rendição que desse à Russia - nem que seja apenas de facto e não de jure - o Dombass, Crimeia, e a costa entre o rio Dniepre e o mar Azov. Quer dizer, já houve quem assinasse armistícios tão ou mais draconianos, mas eram países perfeitamente derrotados.

Talvez mais que simbólica.

Se Moscovo quer uma saída, pode a ter aqui ao fazer destes tipo um exemplo. Não cumprir o acordo e condenar os Azov à morte pode servir como cumprimento da missão de "desnazificar" a Ucrânia.

Agora a Ucrânia nunca mais vê o Donbass nem a Crimeia por muito que digam que não estão dispostos a abrir mão.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...