Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

O anúncio televisivo dos rebeldes fala em instaurar uma democracia livre para "todos os sírios de todos os sectos" mas quem liderou esta ofensiva foram grupos jihad fundamentalistas. Countdown para guerra Israel - Síria?

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Governo Sírio cair em 3 dias ainda vamos descobrir que era o João Pereira que estava a comandar as operações militares do Regime do Assad. 

• Like 13
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 24 minutos:

Para o Governo Sírio cair em 3 dias ainda vamos descobrir que era o João Pereira que estava a comandar as operações militares do Regime do Assad. 

Por favor não brinques com coisas sérias.

O que o João Pereira está a fazer ao Sporting é muito sério e grave 

• Like 1
  • Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 12 horas:

@IlidioMA achas que o Luis Freire teve alguma influência em termos estratégicos nestes avanços?

Citação de Boitswana , há 11 horas:

Luís Freire - Ficha de treinador | Transfermarkt

Pelo estilo da pelagem, dá mais vibes de curdo, xiita ou sunita, @IlidioMA?!

Isso não sei, mas acho que o Assad entregou a defesa do regime ao João Pereira...

Citação de whatever, há 4 horas:

“His protector, Russia, Russia, Russia, led by Vladimir Putin, was not interested in protecting him any longer.”

Mais importante, o que é que isto significa para a Ucrânia?

não sei se consigo acreditar nisso pq em Tartus está o único porto de águas quentes da marinha Russa actual, porque a Rússia teve de evacuar praticamente todos os navio de jeito dos portos do Mar Negro, quer na crimeia, quer na Rússia proper porque a ucrânia consegue bombardeá-los. Resta-lhe o porto na Síria neste momento (os outros portos congelam no inverno e o de Vladivostok fica perto da fronteira da Coreia do Norte, nada útil para o que a Russia quer projectar na Europa e Medio Oriente.

A Russia abdicar desses desse asset seria uma coisa que me intrigaria, mas a esta altura o derreter do poder do Assad como um torrão de açucar no chá levanta mais perguntas que respostas.

Citação de Lebohang, há 1 hora:

ah, porra, já tinhas feito a piada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 horas:

“His protector, Russia, Russia, Russia, led by Vladimir Putin, was not interested in protecting him any longer.”

Mais importante, o que é que isto significa para a Ucrânia?

Acho que a Rússia ficou sem capacidade de estar em duas frentes. Antes faziam uns bombardeamentos e enviavan a Wagner, agora parecem estar focados na Ucrânia. 

Compartilhar este post

Link para o post

Custa-me muito a crer que o regime abandone a costa. Quer pelas duas bases aéro-navais da Rússia, quer por a população ser da minoria etno-religiosa que sempre susteve o regime, que impediu que ele caísse lá atrás em 2012, e que tem um medo desgraçado que os barbudos sunitas entrem por ali e comecem a decapitar gêrau, como vingança por 60 anos de ditadura e 12 de guerra. Se sim, se nem esse bastião final o Assad pretende defender, acho que vamos assistir nas proóximas semanas a cenas muito chocantes vindas da região costeira da Síria, ou, em alternativa, uma nova milicia Xiita vai assumir ali, de facto, o poder. O Assad partiu, mas um general qualquer Xiita forma uma ou duas brigadas e continua por ali.

Agora a Síria entrará num periodo de balkanização (que já existia, mas agora vai ser generalizado). Os jiadistas fofinhos ficam com Damasco e Homs, o core da Síria e devem impor uma jizya aos cristãos daqueles vales próximos do Libano, como manda o livro sagrado, os Turcos ficam com Alepo e o norte, os Curdos com o Nordeste. Daqui a duas semanas estão todos à batatada para "unificar" a Síria, the hard way.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Por favor não brinques com coisas sérias.

O que o João Pereira está a fazer ao Sporting é muito sério e grave 

Citação de IlidioMA, há 12 minutos:

Isso não sei, mas acho que o Assad entregou a defesa do regime ao João Pereira...

Mais respeitinho, Benfiquistas. O João Pereira está no processo de devolver a identidade ao clube.

Make Sporting Medium-Sized Again. MSMSA. It sounds like calling a cat, which is appropriate, 'cause of the lion.

• Haha 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ter uma ideia do posicionamento russo sobre a Síria daqui alguns dias por meio dos seus talkshows.  Mas até o momento o que dá para dizer é que foi alta traição da inteligência militar Síria + apoio externo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim aquele user pode ir buscar a namorada/amiga que ainda la anda na Siria suponho

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Os EUA deixam cair o Afeganistão para os talibãs e a China ensinou os muçulmanos a serem normais. 

A Rússia deixa cair a Siria para muçulmanos praticantes e muito provavelmente a China irá ensinar os muçulmanos a serem normais. 

Com isto a esfera da China cresce através da paz e da prosperidade. O que as pessoas realmente querem é ser normais. Ter ruas com prédios, estradas com alcatrão, fábricas, casas com água e luz e esgotos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 5 minutos:

Com isto a esfera da China cresce através da paz e da prosperidade. O que as pessoas realmente querem é ser normais. Ter ruas com prédios, estradas com alcatrão, fábricas, casas com água e luz e esgotos. 

E ao fim do dia ir ao mercado de rua e comer escorpião, cobra, aranha ou morcego no espeto. 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 5 minutos:

E ao fim do dia ir ao mercado de rua e comer escorpião, cobra, aranha ou morcego no espeto. 

Desde que não lambam um pangolim está tudo bem! Havia um mercado de animais ao lado do laboratório de investigação do COVID e um chinês lambeu um pangolim com COVID. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ver o Jolani vestido pelo mesmo estilista do Zelensky não estava no meu bingo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 18 horas:

É por post destes que o @IlidioMA é um gajo especial. 

ele pesquisou o diametro traseiro médio das sírias e concluiu que a matéria exigia um nível superior de dissertação 👍🍑

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AntiZio, há 2 minutos:

E o o que acha alguém que vota na PAF depois desta organizar a cimeira em que é decidida a invasão do Iraque e enviar tropas para a guerra?

Essa é a opinião que conta.

Quem é que votou na PAF?

Como sabes quem votou em quem? 😲

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 minutos:

Quem é que votou na PAF?

Como sabes quem votou em quem? 😲

Pessoas para quem os iraquianos não são humanos.

Eu não sei nada estou só a deixar uma pergunta aberta a quem quiser responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Israel invadiu e anexou território da síria para criar uma buffer zone. Não gosta do novo regime sírio que aí vem. 

Se isto for aceite pela Europa, podemos também aceitar que a Rússia tenha invadido e anexado território ucraniano de forma a criar uma buffer zone. Também alegam que não gostam dos contornos do regime ucraniano. Devem ter medo do fantasma do Bandera ou assim. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...