Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Atenção que o interesse do Trump na Gronelândia é tudo menos meme, com o Ártico a aquecer já há uma intensificação de presença militar russa na região (e com apoio da China), este interesse dos EUA não é para ganhar mais uns km2 de território, é mesmo para ter mais bases na região além das no Alasca

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo tranquilo que os "checks and balances" vão manter o "business as usual" a funcionar.

Pelo menos é o que me andam a tentar vender desde 2015.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Não sei até que ponto não estava na hora da EU meter um travão em cheio nas redes sociais...

Digo isso há anos

A UE tem de regular as redes de forma radical

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os nossos queridos lideres lula da silva e nicolas maduro estão à frente do seu tempo

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Os Estados Unidos da América querem anexar o Canadá, a Gronelândia, invadir o Panamá, mudar o nome do golfo do México.

São o nosso aliado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 16 horas:

Ficou traumatizada com os memes de ser um Robot virou-se para o lado negro para ser fixe.

Não sei até que ponto não estava na hora da EU meter um travão em cheio nas redes sociais...

Penso que isso vai acontecer, França e Alemanha já estão a fazer pressão para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ed, há 4 minutos:

Penso que isso vai acontecer, França e Alemanha já estão a fazer pressão para isso.

também acredito, esta brincadeira do Musk andar a interferir não vai passar impune

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 53 minutos:

Os Estados Unidos da América querem anexar o Canadá, a Gronelândia, invadir o Panamá, mudar o nome do golfo do México.

São o nosso aliado. 

Vou ser honesto, acho que a conversa de alguma forma de anexação da Gronelândia faz sentido de um ponto de vista geopolitico e económico para o EUA.

Claro que para o Trump nunca se sabe se o que ele deseja mesmo é olhar para um globo e ver aquela ilha aparentement enorme da mesma cor dos Estados Unidos, mas no médio prazo é inevitável uma viragem para o Ártico da parte das grandes potências e aí os EUA estão em grande desvantagem em relação à Russia, quer em termos de territórios, meios e acesso. Claro que os EUA podiam recuperar isso usando apenas diplomacia e acordos com países com essas fronteiras a norte, seria talvez o mais expectável num mundo pré-Trump, mas se conseguirem de alguma forma evitar ter de depender de terceiros, muito até em termos de legislação ambiental, etc, podem bem ser tentados a fazê-lo. Com o Canadá nunca será assim, seria sempre uma negociação para as suas empresas terem direito a operar lá, mas num território tipo Gronelândia acho que facilmente os compravam para se decidir separar da Dinamarca, é só uma população de 60 mil.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Essa conversa faz sentido é para o Putin que quer anexar a Ucrânia, para o Xi Jinping que quer anexar Taiwan, e para o Bibi que quer lentamente colonizar os territórios palestinianos. Quanto mais se fala em anexações de território assim como se fosse uma coisa perfeitamente normal, mais se desgasta as normas internacionais que faziam da anexação pela força ou pela ameaça, uma linha vermelha ou um tabu.

Bem vindos ao regresso dos impérios.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Há imperialismos bons e imperialismos maus. Não é propriamente uma novidade. A forma como Trump tem falado do Canadá/Gronelândia é semelhante à que Putin chegou a usar relativamente à Ucrânia. 

• Like 1
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

Essa conversa faz sentido é para o Putin que quer anexar a Ucrânia, para o Xi Jinping que quer anexar Taiwan, e para o Bibi que quer lentamente colonizar os territórios palestinianos. Quanto mais se fala em anexações de território assim como se fosse uma coisa perfeitamente normal, mais se desgasta as normas internacionais que faziam da anexação pela força ou pela ameaça, uma linha vermelha ou um tabu.

A questão é que o mundo pós-guerra fria de hegemonia de um só bloco, aparente prosperidade, bem estar e consumismo a grande escala, alimentado por rios de petróleo, é que é um outlier na história. Neste momento caminha-se para outra reorganização a nível global e todos tentam estar bem posicionados, por exemplo em termos de acessos a recursos. E já é claro que a ética está longe de ser uma prioridade.

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto ... Incêndio de LA está bonito, está... e desta vez calhou também a ricalhaços... 

Editado por KAralinda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 18 minutos:

A questão é que o mundo pós-guerra fria de hegemonia de um só bloco, aparente prosperidade, bem estar e consumismo a grande escala, alimentado por rios de petróleo, é que é um outlier na história. Neste momento caminha-se para outra reorganização a nível global e todos tentam estar bem posicionados, por exemplo em termos de acessos a recursos. E já é claro que a ética está longe de ser uma prioridade.

Eu ainda não perdi a esperança que seja possível manter esse outlier, porque esse outlier aconteceu devido a uma conjugação de fatores alguns dos quais ainda se mantêm, como o aparecimento em cena das armas nucleares que tornou muito mais difíceis as guerras de conquista de território (devido ao enorme risco de levar com um ataque nuclear como consequência), e a proliferação das democracias que manteve pelo menos a pretensa da ética no discurso público.

Eu não sou nenhum anjinho que acha que os USA e a NATO são um império do bem, estou perfeitamente ciente que é uma aliança político-militar para benefício próprio e de que ao longo dos anos se cometeram muitas atrocidades sobretudo na América Latina etc. Aliás apesar de ser completo fanboy da União Europeia, eu acho que há um enorme revisionismo histórico e todos os dias repetimos que a União Europeia foi uma "união criada para manter a paz", quando na realidade foi o que foi possível fazer para tentar maximizar a economia dos países envolvidos, após o colapso do colonialismo e dos impérios europeus.

A questão é, se tu deixas cair a organização mundial atual, se deixas cair a pretensão da ética, nem que seja uma narrativa completamente hipócrita, o que é sequer possível fazer daqui para a frente? Do nosso ponto de vista europeu p.ex? Aceitar e adotar nós próprios este novo tecno-feudalismo estilo Musk? Eleger as Le Pen desta vida e tornar a União Europeia numa fortaleza militar com fronteiras ainda mais altamente vigiadas? Deixar cair a democracia duma vez por todas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Nunca saíram... Após a guerra fria tiveste, e ainda tens, a expansão da UE e da NATO, por exemplo, agora juntam-se as BRICS. Estamos é sempre a pensar nos impérios bélicos, esquecemo-nos é dos impérios "diplomáticos".

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu refiro no post acima estou perfeitamente ciente que os Estados Unidos são uma espécie de império, mas estava especificamente a me referir ao regresso dessa forma mais bélica 

E os BRICS à data de hoje não são nada, é uma organização que quer ser "cenas" mas ainda são um conjunto de países a puxar cada um numa direção diferente, havendo talvez alguma coordenação maior entre Rússia e China que no passado

Compartilhar este post

Link para o post

Agora resta à Dinamarca proibir a Novo Nordisk de exportar o Ozempic e o Wegovy para os USA.

Editado por challenger
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

Vou ser honesto, acho que a conversa de alguma forma de anexação da Gronelândia faz sentido de um ponto de vista geopolitico e económico para o EUA.

Claro que para o Trump nunca se sabe se o que ele deseja mesmo é olhar para um globo e ver aquela ilha aparentement enorme da mesma cor dos Estados Unidos, mas no médio prazo é inevitável uma viragem para o Ártico da parte das grandes potências e aí os EUA estão em grande desvantagem em relação à Russia, quer em termos de territórios, meios e acesso. Claro que os EUA podiam recuperar isso usando apenas diplomacia e acordos com países com essas fronteiras a norte, seria talvez o mais expectável num mundo pré-Trump, mas se conseguirem de alguma forma evitar ter de depender de terceiros, muito até em termos de legislação ambiental, etc, podem bem ser tentados a fazê-lo. Com o Canadá nunca será assim, seria sempre uma negociação para as suas empresas terem direito a operar lá, mas num território tipo Gronelândia acho que facilmente os compravam para se decidir separar da Dinamarca, é só uma população de 60 mil.

Não tem também a ver com o facto do degelo naquela zona estar a dar passagem a navios russos? 

Não sei porquê tenho isto na ideia, que é uma forma dos USA bloquearem e restringirem os russos só "ao outro lado". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 3 horas:

Tenebroso ver que as notícias parecem notificações do Civilization...

Compartilhar este post

Link para o post

É interessante pensar que já há algum tempo que não há grandes alterações em termos de fronteiras e sempre fez parte da civilização.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que fale ao Trump da Base das Lajes só para ver uma coisa.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 17 minutos:

É interessante pensar que já há algum tempo que não há grandes alterações em termos de fronteiras e sempre fez parte da cilivilização.

tá na altura de esclarecer Olivença

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...