Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Axadrezado, há 1 minuto:

O PCP está a dar tudo para seguir os caminhos do CDS.

Este suicídio político é incompreensível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 21 minutos:

Obrigado pela resposta.

Quero pegar num aspeto que referiste para me justificar. Bem sei que a expressão "a História é escrita pelos vencedores" está datada e desatualizada na sua interpretação literal. Eu utilizei-a no sentido em que "definir "bons ou maus" já é papel da sociedade, de acordo com os valores que regem a mesma.", no entendimento que os valores que regem a Sociedade são definidos pelos vencedores.

Já agora, para aplicar esta dicotomia do "bem contra o mal" ao exemplo que nos é mais próximo, é consensual que durante década e meia do século passado nós fomos os maus. O português era o agressor, o invasor, que tentava impedir pela força a vontade de emancipação e independência de outros povos. No fim, lá está, ganharam os bons.

Sempre me recusei a aceitar essa conclusão simplista. Pelo simples motivo que conheci (e, felizmente, ainda conheço) muitos desses "agressores" e "invasores". E garanto que não são nem nunca foram os maus. O povo português e os seus soldados, em regra, não eram maus. Eram vítimas. Apenas aconteceu que estivemos nessa altura no lado errado da História. Isso foi corrigido com o 25 de Abril e a construção da narrativa de que mau era o Regime que nos governava personificado na figura ditatorial do Salazar. Mudámos o código de valores que nos regem e hoje podemos orgulhosamente dizer que nos conseguimos livrar desse mal que nos contaminou durante quase 5 décadas.

Não acho que as pessoas individualmente sejam boas ou más (soldados). Mas quem vendia a narrativa de que a guerra era necessária (“orgulhosamente sós”) era. Puseram as pessoas a lutar/em risco por interesses que não eram necessariamente os deles. Isto também se aplica aos soldados russos

o mesmo se pode aplicar aqui. O pior exemplo é darem instruções de cocktails molotov e a convencerem as pessoas q vale a pena lutar/morrer, quando por de trás até podem estar accões ou motivos q as próprias pessoas desconhecem e podem não concordar. 

O pior é que também nos é vendido aqui na europa que estes actos são “heroicos”

Compartilhar este post

Link para o post

O António Filipe está a brincar certo ? Ele deve estar também num abrigo há vários anos..

Compartilhar este post

Link para o post

Com isto do Swift a Rússia morreu oficialmente. Paz à sua alma. São a nova Coreia do Norte. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aarao73, Agora:

O António Filipe está a brincar certo ? Ele deve estar também num abrigo há vários anos..

Primeiro diziam bem do Putin e agora dizem que nunfa disseram, o pcp sai muito mal disto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

Não acho que as pessoas individualmente sejam boas ou más (soldados). Mas quem vendia a narrativa de que a guerra era necessária (“orgulhosamente sós”) era. Puseram as pessoas a lutar/em risco por interesses que não eram necessariamente os deles. Isto também se aplica aos soldados russos

o mesmo se pode aplicar aqui. O pior exemplo é darem instruções de cocktails molotov e a convencerem as pessoas q vale a pena lutar/morrer, quando por de trás até podem estar accões ou motivos q as próprias pessoas desconhecem e podem não concordar. 

O pior é que também nos é vendido aqui na europa que estes actos são “heroicos”

Diria que a proteção das suas casas, dos locais onde cresceram, onde têm família e onde vivem é do interesse dos ucranianos.

Não discordo de que armar cidadãos é um princípio errado mas não me parece absurdo pensar que os ucranianos têm interesse em defender o que é seu

Editado por SAS_Robben
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

e depois a dizer que as sanções económicas são erradas...devem "mamar" pouco do Sr Putin, este PCP.

Compartilhar este post

Link para o post

O "vamo lá ver" do Costa pegou mesmo, agora todos os políticos usam esta expressão. É a verdadeira pandemia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 9 minutos:

quem é este otário António Filipe, do PCP, que está no CNN Portugal?

foi um dos vice presidentes da AR na última legislatura.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

não tarda muito em vez de chamar Sr Putin, está a chamá-lo da Camarada Putin.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 3 minutos:

e depois a dizer que as sanções económicas são erradas...devem "mamar" pouco do Sr Putin, este PCP.

e é isto. O dinheiro têm que vir de algum lado. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi isto reportado por duas fontes mas são ambas biased

Compartilhar este post

Link para o post

O Cazaquistão mama bastante do sr Putin e condenou esta "invasão" esta posição do PCP chega a ser deprimente.. Quem mais concordou com esta aberração? Só me lembro da Síria que até ia reconhecer as duas Repúblicas, mas esses estão sempre do lado da Rússia..

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que o António Filipe esteja a dizer grandes coisas, mas o SSP e o Sebastião têm ali uma vibe enorme de bullys a fazer tag team p bater no convidado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, Agora:

Não é que o António Filipe esteja a dizer grandes coisas, mas o SSP e o Sebastião têm ali uma vibe enorme de bullys a fazer tag team p bater no convidado

Aqueles dois tb estão lá para isso. São dois estercos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 2 minutos:

Não os consigo condenar. Até eu à distância sinto uma vontade tremenda de lhe escarrar nas trombas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

Aqueles dois tb estão lá para isso. São dois estercos

True, mas quem se meteu a jeito foi o Filipe. Isto é uma posição inconcebível. Basicamente foi para lá mentir (e ainda ah, isso foi a dia 15),dizendo que nunca tinham dito nada daquilo. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...