SAS_Robben Publicado 6 Agosto 2022 Isto é um culto religioso. E de notar que o Viktor Orban foi lá discursar Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Agosto 2022 (editado) Citação de Liberblue, há 6 horas: Eu já fico contente com um tweet da Amnistia Internacional a condenar os Palestinianos por estabelecer bases e launcher's em zonas residenciais. Citação de Che, há 4 horas: Em campos de concentração, melhor dizendo. Não são bem zonas residenciais. ambas as coisas são verdade. Citação de Liberblue, há 45 minutos: 2022 e ainda existe porcaria soviética espalhada pela Estónia? Não sabem fazer Museus? Mas essa é um proposta difícil de cumprir. O que é e não é um monumento soviético? No limite, deve-se mandar abaixo edificios governamentais porque foram construidos durante a era soviética? After all, nem que eja pelo estilo demarcadamente soviético, não seriam monumentos que lembrem esses tempos? E nós cá, devemos mandar abaixo tudo que tenha sido construido pelo Estado Novo? Intuo que a resposta seja "não", caso em que pergunto, qual é a diferença? Editado 6 Agosto 2022 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 6 Agosto 2022 Citação de IlidioMA, há 29 minutos: ambas as coisas são verdade. Mas essa é um proposta difícil de cumprir. O que é e não é um monumento soviético? No limite, deve-se mandar abaixo edificios governamentais porque foram construidos durante a era soviética? After all, nem que eja pelo estilo demarcadamente soviético, não seriam monumentos que lembrem esses tempos? E nós cá, devemos mandar abaixo tudo que tenha sido construido pelo Estado Novo? Intuo que a resposta seja "não", caso em que pergunto, qual é a diferença? Não faço a mínima. Deduzo que por monumentos soviéticos, seja tipo um busto do Lenin, um operário e uma camponesa com a foice e o martelo na mão, a estrela de cinco pontas, coisas dessas. Agora se são edifícios onde existem empresas e moram pessoas, é uma opção deles. Ninguém mandou a ponte Salazar abaixo, também não sei se havia estátuas do Salazar por Lisboa fora (acho que não), mas se fossem removidas também não era um escândalo. Deduzi por monumentos soviéticos, ícones soviéticos. Talvez não seja o correcto. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Agosto 2022 Citação de Liberblue, há 31 minutos: Não faço a mínima. Deduzo que por monumentos soviéticos, seja tipo um busto do Lenin, um operário e uma camponesa com a foice e o martelo na mão, a estrela de cinco pontas, coisas dessas. Agora se são edifícios onde existem empresas e moram pessoas, é uma opção deles. Ninguém mandou a ponte Salazar abaixo, também não sei se havia estátuas do Salazar por Lisboa fora (acho que não), mas se fossem removidas também não era um escândalo. Deduzi por monumentos soviéticos, ícones soviéticos. Talvez não seja o correcto. Serão estes icones do estado novo? Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 6 Agosto 2022 (editado) Mas isso não é para enaltecer o Estado Novo. Agora isto: Editado 6 Agosto 2022 por Liberblue Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 6 Agosto 2022 (editado) Depois de se divertirem a castrar soldados, parece que agora a cena é cortar mãos e cabeças e colocar em exposição nas ruas. E pelo que consegui perceber, claro que também deixaram documentado no Telegram. Devido ao tema, tentei pesquisar e não encontro motivos para duvidar. https://www.theguardian.com/world/2022/aug/06/footage-appears-show-head-ukrainian-pow-stuck-pole https://www.businessinsider.com/russian-atrocity-claim-image-appears-to-show-head-of-ukrainian-pow-stuck-on-a-pole-2022-8 Citação de Liberblue, há 18 minutos: Mas isso não é para enaltecer o Estado Novo. O Lusotropicalismo e enaltecimento dos descobrimentos era marca do Estado Novo. Eu acho que discutir a presença de estátuas e monumentos possivelmente problemáticos não deve ser um dogma. Daí que compreendo que se discuta a retirada do padrão dos Descobrimentos, estátuas de confederados nos US ou monumentos soviéticos a leste. Editado 6 Agosto 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Agosto 2022 (editado) Obrigado por me alegrares o fim de semana. Era mesmo que queria, ver cabeças num espeto num fórum de football manager Editado 6 Agosto 2022 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 6 Agosto 2022 Dude, deixa isso em spoiler e com aviso NSFL, ao menos Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 6 Agosto 2022 Peço desculpa, apagado A Turquia joga sempre dos dois lados Citação de Plagio o Original, há 11 minutos: Obrigado por me alegrares o fim de semana. Era mesmo que queria, ver cabeças num espeto num fórum de football manager Agradeço teres retirado o quote. Obrigado e desculpa. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 6 Agosto 2022 Abaixo a ponte Salazar. Vou deitar mistolin nas vigas para ver se derrete. Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 6 Agosto 2022 Citação de SAS_Robben, há 33 minutos: O Lusotropicalismo e enaltecimento dos descobrimentos era marca do Estado Novo. Eu acho que discutir a presença de estátuas e monumentos possivelmente problemáticos não deve ser um dogma. Daí que compreendo que se discuta a retirada do padrão dos Descobrimentos, estátuas de confederados nos US ou monumentos soviéticos a leste. Acho que existe diferenças entre o significado dos monumentos. Para mim existe diferença entre um estatua do Salazar e entre o padrao dos descobrimentos, tal como entre uma estatua do Lenin e uma dos soldados desconhecidos. 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Agosto 2022 saudades do zoo no jardim do ultramar Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 6 Agosto 2022 Citação de Liberblue, há 4 horas: Deduzo que por monumentos soviéticos, seja tipo um busto do Lenin, um operário e uma camponesa com a foice e o martelo na mão, a estrela de cinco pontas, coisas dessas. Tenho sééérias dúvidas que ainda haja disso na Estónia. A Estónia é, de entre as antigas SSR, das que mais anti-soviética sempre foi, foram as primeiras a separar-se da URSS, nunca participaram de numa estruturo pós Soviética que surgiu no seu lugar, tenho legítimas duvidas que ainda haja um Lenine na Estónia. Mas posso estar enganado. Citação de SAS_Robben, há 3 horas: Daí que compreendo que se discuta a retirada do padrão dos Descobrimentos eu, quanto a isso tudo sou absolutamente contra a sua retirada. Tb sou contra a sua quase sacralização como algumas áreas político-sociais pretendem em oposição. Acho que se deve take with a grain of salt, que aquilo é mais propaganda que outra coisa, que "história" digamos assim. Mas uma coisa que sou absolutamente contra é contra o Jardim do Império (que está do outro lado da estrada do Padrão), isso sim acho que é insultuoso para as antigas colónias. Ali está, em 2022, uma fonte com os brasões das antigas colónias, colocados nos anos 60, como se nada fosse. Eu se fosse angolano ou guineense ia sentir profunda ofensa. Epá, se se retire os brasões, e que se coloquem os brasões actuais desses Estados indepenedntes e se faça daquilo tipo o Jardim da Lusofonia, algo assim. Mas tipo, expor ali as colónias, chamar àquilo Império, meu dues, que falta de noção! Citação de Liberblue, há 2 horas: Acho que existe diferenças entre o significado dos monumentos. Para mim existe diferença entre um estatua do Salazar e entre o padrao dos descobrimentos, tal como entre uma estatua do Lenin e uma dos soldados desconhecidos. deve ser das primeiras coisas bastante sensatas que te vejo dizer. Acho que estás mais calmo, menos jovialmente edgy. Continua assim que os debates fluirão. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Agosto 2022 Algo que não gostei, quando tive em Roma, é que parece que não foram o berço do Partido Fascista. Por exemplo, no Monumento Nacional, na parte que conta a sua história, parece que após 1922 não houve nada. Não morre mais ninguém se colocarem a verdade crua, que Mussolini é que fez a inauguração como símbolo na Itália unificada. Não têm que se orgulhar, mas não têm que esconder das gerações futuras. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Agosto 2022 Citação de SAS_Robben, há 4 horas: Depois de se divertirem a castrar soldados, parece que agora a cena é cortar mãos e cabeças e colocar em exposição nas ruas. E pelo que consegui perceber, claro que também deixaram documentado no Telegram. A guerra tá a chegar aquele ponto que acontece cenas medonhas tipo Srebenica. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 7 Agosto 2022 Citação de IlidioMA, há 1 hora: eu, quanto a isso tudo sou absolutamente contra a sua retirada. Tb sou contra a sua quase sacralização como algumas áreas político-sociais pretendem em oposição. Acho que se deve take with a grain of salt, que aquilo é mais propaganda que outra coisa, que "história" digamos assim. Mas uma coisa que sou absolutamente contra é contra o Jardim do Império (que está do outro lado da estrada do Padrão), isso sim acho que é insultuoso para as antigas colónias. Ali está, em 2022, uma fonte com os brasões das antigas colónias, colocados nos anos 60, como se nada fosse. Eu se fosse angolano ou guineense ia sentir profunda ofensa. Epá, se se retire os brasões, e que se coloquem os brasões actuais desses Estados indepenedntes e se faça daquilo tipo o Jardim da Lusofonia, algo assim. Mas tipo, expor ali as colónias, chamar àquilo Império, meu dues, que falta de noção! deve ser das primeiras coisas bastante sensatas que te vejo dizer. Acho que estás mais calmo, menos jovialmente edgy. Continua assim que os debates fluirão. Eu não tenho uma posição definida sobre o que deve ou não ser retirado. No entanto, acho que discutir o tema da retirada de monumentos nunca deve ser um problema. Já agora, a coisa na Central nuclear de Zaporíjia parece que anda muito, muito complicada mesmo. Para a Agência Internacional Atómica e a ONU virem falar é porque podemos mesmo ter um problema. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 7 Agosto 2022 Citação de SAS_Robben, há 53 minutos: se eu visse uma m*rda assim no meu país, emigrava na hora. Deprimente Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Agosto 2022 Citação de Rain Dog, há 7 minutos: se eu visse uma m*rda assim no meu país, emigrava na hora. Deprimente No fundo é o que eles têm andado a fazer. Brasileiros a emigrar para Portugal está como portugueses a emigrar para França na década de 60... 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Agosto 2022 Citação de IlidioMA, há 23 horas: Tb sou contra a sua quase sacralização como algumas áreas político-sociais pretendem em oposição. Acho que se deve take with a grain of salt, que aquilo é mais propaganda que outra coisa, que "história" digamos assim. Os monumentos não são História. A História é estudada, é analisada, são apresentadas teorias com base em fontes de várias origens distintas e que se tornam historiografia quando recolhem consenso entre a comunidade científica por explicarem melhor os fragmentos do passado que resistiram até aos dias de hoje. Já os monumentos são meras representações políticas. São erigidos para transmitir mensagens que as entidades responsáveis por eles consideram relevantes, para dar o exemplo do que é "celebrável" e de que tipo de figuras e acções são passíveis de ser enaltecidas. Por exemplo, o Estado Novo pejou o país de monumentos dos "grandes feitos dos nossos antepassados". Não foi com motivações académicas e para fomentar os conhecimentos históricos dos portugueses, como dá para imaginar; foi para fomentar o nacionalismo típico daquele regime, instilando uma percepção de superioridade do povo português que era muito útil na narrativa que o Estado Novo criou. Para os monumentos serem História, teriam de ser acompanhados de material de suporte que contextualizasse a vida e obra do(s) representado(s), o bom e o mau. Como é fácil de perceber, isso raramente acontece. Por isso é que torço sempre o nariz quando se recorre ao argumento do "apagar a história" quando se discute a pertinência de determinado monumento. Não, a história não está a ser apagada, simplesmente discute-se se a mensagem que um monumento passa é pertinente como exemplo de celebração e guia para a sociedade. Retirar a estátua de um qualquer facínora não significa que ele não continuará a ser estudado na escola e na Academia, apenas não se pretende que ele seja celebrado como exemplo. A História, essa, continua e continuará a ser estudada independentemente dos monumentos que existam. 6 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 8 Agosto 2022 Pronto, a IL nao usa mais musicas dos Pink Floyd. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Agosto 2022 (editado) Só quem não conhece as posições politicas do Roger Waters ao longo dos anos pode estranhar. Alias, no inicio da invasão os Pink Floyd através dos dois membros que resistem (David Gilmour e o Nick Mason) lançaram uma musica de apoio à Ucrânia e o Waters não fez parte. Mas verdade seja dita, toda a gente sabe dos problemas entre o Gilmour\Manson e o Waters ao longo dos anos. Editado 8 Agosto 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Agosto 2022 Verdade seja dita que o Waters é um boomer ressabiado daqueles. Não tem a ver com isto, mas ainda recentemente disse que era muito mais importante que o The Weeknd e o Drake porque ele fala de coisas importantes da sociedade e ficou chateado porque os jornais (sim, os jornais, ele ainda está em 1975) terem feito reviews aos espetáculos deles e ao dele não. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 8 Agosto 2022 (editado) O FBI apresentou-se em Mar-A-Lago com um mandato de busca. Ainda me custa a acreditar que o cerco se vá fechar. De notar que o ex-director da campanha de Trump 2016, Paul Manafort, admitiu hoje que passou informações da campanha a russos Editado 8 Agosto 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post