Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ticampos

Centro de Estudo Demografico dos Eleitores de Cada Partido

Publicações recomendadas

Citação de Ed, há 13 horas:

É complicado prever o que irá acontecer por cá, Madeira, nas presidenciais. O líder do PS-M já declarou o seu apoio ao Marcelo, penso que irá ganhar cá de modo muito fácil, 60 e muitos. Ana Gomes ficará em segundo, penso que até na maioria dos concelhos - até ao momento foi a única candidatura a vir cá, depois há o o terceiro lugar. Acredito que João Ferreira surja à frente de Ventura mas sem grandes vantagens, será ela por ela, mas por um lado Marisa Matias já anunciou a sua vinda, ao contrário dos restantes. 

Claro que esta é a terra do José Manuel Coelho e AJJ, por isso o Tino às tantas ainda surpreende.

Image

Sim, o Tino aparece agora em quinto na Madeira no meu modelo (sem que eu tenha posto condicionantes especificas que o favorecessem), tens muita razao nessa ultima frase. Sim, o Marcelo ganha com 67.2% no meu modelo, segundo as alteracoes que realizei (antes ganhava com bem menos).

Ana Gomes ficará em segundo, penso que até na maioria dos concelhos - até ao momento foi a única candidatura a vir cá, depois há o o terceiro lugar.

E possivel e bastante credivel, mas o meu modelo nao assume isso. Todos nos sabemos que o Chega nao e tao forte assim na Madeira mas pronto... O modelo quer assim, eu tenho que respeitar, posso sempre modelar umas arestas.

Acredito que João Ferreira surja à frente de Ventura mas sem grandes vantagens, será ela por ela, mas por um lado Marisa Matias já anunciou a sua vinda, ao contrário dos restantes. 

Nao me parece, acho que o Ventura ganhara ao Ferreira, a CDU nao existe nas ilhas (excepto o Edgar Silva, mas o JF nao e madeirense). E quando digo ganha, e por larga vantagem. Penso ate que a Marisa e o Tino fiquem a frente do JF nas Ilhas, como podes ver no cenario. Ate me posso enganar por 1 ou 2 posicoes quanto ao Ferreira, mas o Ventura fica sempre a frente do Ferreira, penso.
Eu ainda tenho que ajustar isto tudo, porque apesar disto estar a melhorar dia para dia, ainda ha muita coisa que nao faz sentido. Se for este o resultado nacional do Ventura vs o da Ana Gomes, com a queda dela, e natural que ele ganhe mais que o Alentejo contra ela, portanto nao estranhem o sujeito ganhar tantos distritos a essa candidata. A Madeira e os do Norte e estranho, gostava de perguntar a users se em Braganca, Vila Real ou Viseu ha uma comunidade cigana significativa. Obrigado.

Editado por Ticampos
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

A minha opinião do João Ferreira ficar à frente do Ventura é que a CDU/PCP, sei que não é a mesma coisa, têm neste momento lugar parlamentar na assembleia e têm tido resultados 'aceitáveis' nos últimos anos.

Aqui há também uma outra variante que é o JPP, neste momento a 3ª força política que não tem candidato declarado nestas presidenciais, suponho que sigam para o Marcelo, mas são tendencialmente uma força de esquerda, logo haverá votos dispersos. 

Sei que não é comparável, principalmente por causa do mediatismo do candidato, mas o Chega nas Regionais foi o 13º partido, o RiR do Tino ficou à frente, e nas legislativas o 11º.

Penso que os tiques fascistas do PSD-M absorvem o Chega.

Editado por Ed

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 14 horas:

Image

Sim, o Tino aparece agora em quinto na Madeira no meu modelo (sem que eu tenha posto condicionantes especificas que o favorecessem), tens muita razao nessa ultima frase. Sim, o Marcelo ganha com 67.2% no meu modelo, segundo as alteracoes que realizei (antes ganhava com bem menos).

Ana Gomes ficará em segundo, penso que até na maioria dos concelhos - até ao momento foi a única candidatura a vir cá, depois há o o terceiro lugar.

E possivel e bastante credivel, mas o meu modelo nao assume isso. Todos nos sabemos que o Chega nao e tao forte assim na Madeira mas pronto... O modelo quer assim, eu tenho que respeitar, posso sempre modelar umas arestas.

Acredito que João Ferreira surja à frente de Ventura mas sem grandes vantagens, será ela por ela, mas por um lado Marisa Matias já anunciou a sua vinda, ao contrário dos restantes. 

Nao me parece, acho que o Ventura ganhara ao Ferreira, a CDU nao existe nas ilhas (excepto o Edgar Silva, mas o JF nao e madeirense). E quando digo ganha, e por larga vantagem. Penso ate que a Marisa e o Tino fiquem a frente do JF nas Ilhas, como podes ver no cenario. Ate me posso enganar por 1 ou 2 posicoes quanto ao Ferreira, mas o Ventura fica sempre a frente do Ferreira, penso.
Eu ainda tenho que ajustar isto tudo, porque apesar disto estar a melhorar dia para dia, ainda ha muita coisa que nao faz sentido. Se for este o resultado nacional do Ventura vs o da Ana Gomes, com a queda dela, e natural que ele ganhe mais que o Alentejo contra ela, portanto nao estranhem o sujeito ganhar tantos distritos a essa candidata. A Madeira e os do Norte e estranho, gostava de perguntar a users se em Braganca, Vila Real ou Viseu ha uma comunidade cigana significativa. Obrigado.

Ja dei auto-resposta.

21 Municipios onde o Chega tera melhor resultado vs Maiores Comunidades Ciganas.

Nenhuma descrição disponível.

Citação de Ed, há 13 horas:

Sei que não é comparável, principalmente por causa do mediatismo do candidato, mas o Chega nas Regionais foi o 13º partido, o RiR do Tino ficou à frente, e nas legislativas o 11º.

Penso que os tiques fascistas do PSD-M absorvem o Chega.

O PSD nao ser de esquerda tem ajudado o CHEGA a nao crescer nos sitios onde ele e forte.

Resultados de Aveiro.
r/portugal - Intracampos - Presidenciais 13/01/2021
Resultados de Beja

Distrito de Braganca

Resultados de Castelo Branco.

Distrito de Coimbra

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um bocado offtopic, mas esse grafico do numero de ciganos é obtido como? É estimativa por parte dos municípios?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Um bocado offtopic, mas esse grafico do numero de ciganos é obtido como? É estimativa por parte dos municípios?

Encontrei num relatorio sobre comunidades ciganas, deves encontrar na net, não me lembro já do link. Devem explicar lá. Não li com atenção. 

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizacao de hoje.

r/portugal - Intracampos - Presidenciais a 14/01/2021

Estes resultados so sao possiveis assumindo um cenario em que o Covid faz aumentar a abstencao (que e o mais provavel). Junto do eleitorado portugues total o Chega esta muito mais fraco que isto.

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

ATENCAO A TODOS!!! A vitoria do MRS na 1 volta com maioria esta em risco de nao acontecer!!! Noto pelos meus questionarios que ha uma mentalidade do ja esta ganho, ate dentro do PSD/PS e de ontem para hoje uma mobilizacao em torno da Ana Gomes no PS/BE de modo a derrotar o Ventura (e isto ate mesmo dentro do PSD, recebendo questionarios de sociais democratas que dizem votar Ana Gomes na 1 volta e MRS na segunda se houvesse uma 2 volta entre os 2, o que significa que estao relaxados a pensar que esta ganho, preferem o Marcelo, mas nao querem o Ventura em segundo). Isto pode levar a um cenario semelhante ao dos EUA, sendo que o Marcelo e o Biden portugues. Toda a gente a pensar que sera uma eleicao sem historia e depois ganha, mas nao com a margem prevista, chegando a estar em certos momentos em duvida a eleicao (no caso dos EUA o colegio eleitoral, no nosso a primeira volta.) Em ultimo caso com esta mobilizacao e a falta de vontade de votar dos apoiantes de Marcelo, nem que seja por receio do COVID, ha um risco de termos 2 volta entre Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa (ou ate entre Ventura e Marcelo). Diria 3 a 4% neste momento de termos segunda volta. Anyway, pode ser outlier, preciso de ver o que acontece nos proximos dias.

ja-esta-ganho.png

ja-esta-ganho.png

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 2 minutos:

ATENCAO A TODOS!!! A vitoria do MRS na 1 volta com maioria esta em risco de nao acontecer!!! Noto pelos meus questionarios que ha uma mentalidade do ja esta ganho, ate dentro do PSD/PS e de ontem para hoje uma mobilizacao em torno da Ana Gomes no PS/BE de modo a derrotar o Ventura (e isto ate mesmo dentro do PSD, recebendo questionarios de sociais democratas que dizem votar Ana Gomes na 1 volta e MRS na segunda se houvesse uma 2 volta entre os 2, o que significa que estao relaxados a pensar que esta ganho, preferem o Marcelo, mas nao querem o Ventura em segundo). Isto pode levar a um cenario semelhante ao dos EUA, sendo que o Marcelo e o Biden portugues. Toda a gente a pensar que sera uma eleicao sem historia e depois ganha, mas nao com a margem prevista, chegando a estar em certos momentos em duvida a eleicao (no caso dos EUA o colegio eleitoral, no nosso a primeira volta.) Em ultimo caso com esta mobilizacao e a falta de vontade de votar dos apoiantes de Marcelo, nem que seja por receio do COVID, ha um risco de termos 2 volta entre Ana Gomes e Marcelo Rebelo de Sousa (ou ate entre Ventura e Marcelo). Diria 3 a 4% neste momento de termos segunda volta.

ja-esta-ganho.png

"Vitória na 1ª volta em risco de não acontecer!!!" -> "3 a 4% de probabilidade".

Bom clickbait, Ticampos. 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 4 horas:

"Vitória na 1ª volta em risco de não acontecer!!!" -> "3 a 4% de probabilidade".

Bom clickbait, Ticampos. 😅

Era so jajao.
r/portugal - Resultados Intracampos 15/01/2021

Aqui esta o mapa dos segundos lugares. Ainda estou a tentar perceber como e que o Ventura fica em segundo em Vila Real, Braganca ou Madeira e nao fica em Castelo Branco ou Setubal. Sao os que mais facilmente vou falhar.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Em 14/01/2021 at 21:37:

Atualizacao de hoje.

r/portugal - Intracampos - Presidenciais a 14/01/2021

Estes resultados so sao possiveis assumindo um cenario em que o Covid faz aumentar a abstencao (que e o mais provavel). Junto do eleitorado portugues total o Chega esta muito mais fraco que isto.

Legislativas a 16/01/2021.

ele.png

ele.png

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 28 minutos:

Ventura em 2º no Porto? Achas mesmo?

Portalegre. É o distrito em que o Ventura tem melhores percentagens, mas também é um distrito em que o PS tem muita força. Quero acreditar que a malta que vota habitualmente PS não foge assim tanto para o Marcelo e para outros candidatos de esquerda, mas já nem digo nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Cliquem na imagem para verem com nitidez.

https://s.surveyplanet.com/ohL1n82Nh

Deixo-vos o link do questionario politico que antigamente fazia aqui. Tenho curiosidade em saber se os resultados globais serao semelhantes aos da poll do topico Politica, Economia e Ambiente.
Colocarei os resultados depois no topico.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 20 horas:

Legislativas a 16/01/2021.

ele.png

Como é que a percentagem do Ventura desceu tanto e a do João Ferreira subiu tanto nesta atualização? Mudaste alguma condicionante?
Por acaso vinha aqui ao tópico para perceber se havia uma descida do Ventura depois dos insultos parvos q andou a fazer...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 4 minutos:

Como é que a percentagem do Ventura desceu tanto e a do João Ferreira subiu tanto nesta atualização? Mudaste alguma condicionante?
Por acaso vinha aqui ao tópico para perceber se havia uma descida do Ventura depois dos insultos parvos q andou a fazer...

Outlier (questionários a favorecer o J.Ferreira muito acima da média naquele dia e foi um dia com imensas respostas) , se vires bem, já voltou a estar perto dos valores anteriores, tanto no Ventura como nele. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 18 horas:

apagar

Antifa, discuti com aquele rapaz que tu citaste no outro dia, acho que levo isto demasiado a peito, quando tento demonstrar que a Extrema Direita e muitas vezes subestimada um pouco por todo o mundo e tambem nas sondagens (claro que nem sempre). Dou imagem de estar do lado desses partidos ao fazer isso. Alguma sugestao da vossa parte para lidar com isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Ticampos, já respondi. Apesar de no geral estar bem construído, como um tipo que ganha a vida a fazer inquéritos, deixo-te algumas dicas para o futuro:

• Organiza as perguntas por grupos bem definidos - "Presidenciais 2021", "Legislativas", "Pandemia", etc... Deves introduzir cada um dos grupos com algo do género "vamos agora fazer-lhe umas perguntas sobre [inserir tema] para contextualizar o inquirido e as questões não surgirem de supetão. Para além disso, cada grupo deve incluir todas perguntas relativas a esse tema, para não saltares de uns temas para os outros. Eu percebo que deves ter feito assim por causa do cruzamento de variáveis, mas nem convém, para não sugerires aos inquiridos que variáveis vais cruzar com quais e assim poderes condicionar as respostas.
  • O último grupo deve ser sempre aquele relativo aos dados sociodemográficos. Como estas perguntas aparecem em todos os inquéritos, colocá-las logo no início faz aumentar a taxa de não-resposta, por aborrecimento. Quem já investiu tempo a responder questões sobre o tema central estará mais inclinado a responder a estas quando aparecem no fim.
  • A pergunta sobre a idade deve ser sempre deixada aberta, para os inquiridos colocarem lá o número. Se a variável é numérica deves mantê-la numérica e posteriormente, na análise, agregar nas categorias que quiseres. A única exceção a esta regra prende-se com variáveis relativas a salário ou rendimento, em que perguntar diretamente pode gerar um certo desconforto ou não-resposta.
  • Devias abrir com as questões mais factuais, do género "em quem votou", "em quem vai votar" e depois então avançar para as mais ideológicas. Abrir o inquérito logo a perguntar se a pessoa é de esquerda ou de direita dá logo azo a que pessoas que não têm uma posição muito vincada adotem uma posição defensiva - e são esses que mais te devem interessar, porque o desafio é justamente perceber o sentido de voto destes. Este efeito é mais visível nos inquéritos presenciais, mas ainda assim acho que é algo que podes ter em conta.

Não me estou a lembrar de mais nada, mas espero que possa servir de alguma ajuda. Lembra-te sempre que os resultados dependem também da forma como as questões são feitas e apresentadas. Abraço.

Para consulta futura. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 16 horas:

Cliquem na imagem para verem com nitidez.

https://s.surveyplanet.com/ohL1n82Nh

Deixo-vos o link do questionario politico que antigamente fazia aqui. Tenho curiosidade em saber se os resultados globais serao semelhantes aos da poll do topico Politica, Economia e Ambiente.
Colocarei os resultados depois no topico.

O BE a fragmentar-se por completo, dando até bastantes votos para o Marcelo.

Como é que há mais gente que votaria/votou no Bloco a votar no Ventura que no João Ferreira é algo que me ultrapassa.

Compartilhar este post

Link para o post

p-ORTUGAL.png

Atualizacao, vou fazer isto distrito a distrito.

r/portugal - Resultados Intracampos 18-01-2021 (Presidenciais)

Marcelo Rebelo de Sousa - 55.2% a 62.2%
Ana Gomes - 12.2% a 16.2%
Andre Ventura - 9.9% a 13.9%
Marisa Matias - 4.0% a 7.0%
Joao Ferreira - 3.3% a 6.3%
Tiago Mayan - 1.2% a 4.2%
Vitorino Silva - 0.7% a 3.7%

Sinto que isto vai ser o fracasso da minha vida, nao estou nada, mas mesmo nada confiante.
Depois destas eleicoes vou parar isto por pelo menos 2/3 meses, independentemente do resultado. Vou fazer sondagem das sondagens a boca das urnas no dia e publicar aqui.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

De 1 de Novembro ate 3 de Janeiro estas foram as alteracoes...
AV +1.5%
VS +1.2%
Mayan +1.0%
JF +0.0%
MM -0.2%
AG -0.7%
MRS -2.7%

Isto assumindo que tratamos os dados de Novembro da mesma forma que os de Janeiro (em Novembro ainda nao tinha o atual modelo).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhoso.png

Deu-me um trabalhao enorme fazer esta atualizacao, 5h de trabalho penoso. Modifiquei o modelo e analisei mais 79 respostas que recebi ontem no reddit (ainda nao analisei as do CMPT, nao devem entrar na previsao oficial porque ja nao faco questionarios aqui ha mesmo muito tempo, como sabem, torna-se dificil fazer comparacoes). As modificacoes sao enormes, agora tento fazer 2 cenarios que se juntam as sondagens oficiais em vez de 1, o cenario de como as pessoas votaram nas legislativas de 2019 e como pensam votar nas presidenciais de 2021 e o cenario de como as pessoas votam nas legislativas em 2021 e como pensam votar nas presidenciais 2021. Teoricamente os resultados de um e de outro cenario deveriam ficar muito mais proximos, o que nao acontece de todo, seja porque uma minoria de pessoas responde a umas questoes e nao responde a outras, seja porque outra minoria infima nao diz a verdade sobre o seu voto legislativo atual/passado/presidencial, seja por pequenos erros tipicos dos meus modelos que nao consigo detetar. A origem do Voto Mix e a media da percentagem de pessoas de X partido em 2019 e 2021 que pensam votar em Z candidato. O elevar a 1.15 e  um mecanismo artificial que serve para criar maior diferenca entre os candidatos fortes e fracos, ja que a nivel online ha tendencia para haver opinioes fora da caixa.

Quanto a grande subida do Mayan, nao ha outra explicacao que nao seja o pessoal IL ter finalmente decidido que iria votar nele, grande parte deles estava indeciso e outra parte pretendia votar noutros candidatos, depois dos debates e sobretudo nos ultimos 2/3 dias muita gente decidiu que iria mesmo votar Mayan (65.9% do eleitorado presente e passado da IL vs pouco mais de 50% na semana passada).

Quanto a descida de Joao Ferreira e Marisa Matias, deve-se a uma grande mobilizacao em torno de Ana Gomes que nao permite a Ventura o segundo lugar.

E tudo.... 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Intervalos.png

Grande Atualizacao!!!

Tenho que fazer os distritos.
Grande subida de Joao Ferreira (sairam os questionarios de dia 4 de Janeiro, nos primeiros dias de Janeiro ele estava muito fraco, portanto agora deve ir subindo um bocadinho, ainda aparece atras da Marisa Matias).

Cenario.png

BTW, estou a fazer o cenario presidencial no simulador que possuo. Vai ser feito em cima do joelho, as datas por exemplo estao erradas, falta fazer muita coisa.

Cenario.png

Cenario.png

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...