Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Caviar

Criptomoedas

Publicações recomendadas

Citação de Adriano_inter, há 1 minuto:

É uma tecnologia (blockchain, não bitcoin) em fase embrionária. Se hoje uma transação não espanta, amanhã (leia-se alguns anos) o número de transações normais não espantará. Da mesma forma que os Azures e AWSs no início tinham custos muito acima dos que têm hoje e que os carros eram estupidamente poluentes. Sejamos francos quanto a novas tecnologias, façamos de advogado do diabo, mas queiramos o seu sucesso porque se o atingirem, é porque nos beneficiam.

Mas a blockchain beneficia quem e porquê? Para mim parece que quem sai beneficiado é ou fundos de investimento, ou scam artists ou ambos. O pequeno investidorna blockchain só quer é ganhar cheta, não quer saber do futuro da blockchain, imo. Só acabam por defender a blockchain para incentivar mais pessoas a juntar-se ao culto e a subir o valor dos seus investimentos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Mas a blockchain beneficia quem e porquê? Para mim parece que quem sai beneficiado é ou fundos de investimento, ou scam artists ou ambos. O pequeno investidorna blockchain só quer é ganhar cheta, não quer saber do futuro da blockchain, imo. Só acabam por defender a blockchain para incentivar mais pessoas a juntar-se ao culto e a subir o valor dos seus investimentos

Esta discussão começou porque escrevi que não se deve rir da desgraça dos outros. É o único ponto que quis fazer.

A resposta é +/- a mesma que se perguntasses o mesmo sobre a internet 10 anos depois de ser inventada. JPEGs aka NFTs? Não compro. NFTs para provar que uma peça de roupa não é de contrafação? Compro. Tens aqui um use case.

Separa o trigo do joio. Criptomoedas são um subproduto de blockchain. Normalmente chamo investidor a quem investe para ter retorno no futuro. Um pequeno investidor que só quer ganhar €€ e não quer saber do futuro de onde está a por o €€, para mim é um pequeno gambler.

Compartilhar este post

Link para o post

Blockchain é um software, cada projeto de blockchain oferece um tipo de software (excluindo as meme coins).. Investir em BTC, ETH, ADA, DOT, SOL etc e como investir em outras empresas de software que também tiveram quedas abruptas recentemente como as FAANG, Salesforce, MongoDB ou cloudflare…

Compartilhar este post

Link para o post

Não metam BTC no mesmo saco das outras shitcoins, o propósito nem é o mesmo, se querem comparar algo com azure, aws etc façam-no com ETH porque são esses que eles querem bater e por isso são POS, POW é a verdadeira tecnologia, POS já existe há muito tempo. Quem não reconhece valor ao BTC por exemplo, como um activo de reserva de valor futura, só o vai comprar nos topos pelo buzz ou quando estiver dominado pelas grandes instituições, achando que já é safe investir em crypto...

Btw,

Nesta altura BTC e ETH estão a ser esmagados e a nível macro estamos a ir para baixo mas isto tem sido uma caça a muitas posições alavancadas para exacerbar  o sell off e forçar muita gente a sair fora do mercado, é assim que o jogo funciona e depois temos que ter em conta que BTC e ETH foram dados como colateral de vários projectos que andavam a pagar apys e aprs absurdas ng sabia muito bem ao certo mas era tudo através de posições alavancadas, a própria maker e a aave estão com a cordinha ao pescoço e este efeito cascata já se fez sentir também.... Estamos em fase de capitulação do mercado é importante perceber os ciclos do mercado para não deixar o dinheiro na mesa. 

No semanal perdemos a ma200 num spring tal como falei no ultimo post, o fundo a meu ver ainda não está feito  mas por agora nós vamos para cima, vai haver novamente muita entrada de longs caso o btc segure este nível até ao fecho semanal de hoje, é um gatilho bullish para pessoal da TA e lembrem-se que tem muitos market maker delta neutral, eles não querem saber de preço, só querem papar liquidez esteja ela em cima ou em baixo. 

Editado por Osbourne
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Os posts do @Osbourne parecem-me sempre mandarim - cheios de palavras em estrangeiro que não percebo. 😂

Nada contra, atenção. Rio-me sempre que vejo um post teu, mas rio da minha ignorância no assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Os posts do @Osbourne parecem-me sempre mandarim - cheios de palavras em estrangeiro que não percebo. 😂

Nada contra, atenção. Rio-me sempre que vejo um post teu, mas rio da minha ignorância no assunto.

Ao inicio também estava assim, agora percebo tudo. 😁 Mas também desde algum tempo que ando a comer isto todos os santos dias. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 49 minutos:

Ahah há expressões que só me saem em inglês porque as estudo dessa forma nem sei como logicamente as deveria dizer em PT, por exemplo um spring é quando o preço é manipulado para cima ou para baixo à procura de stops hunts ou liquidação de posições, (caça às posições que tem um stop activo ou que tem uma ordem para ser liquidada em x preço, são aquelas velas com um pavio enorme parece que parece que têm uma cauda) esses movimentos não são mais que procura de liquidez para projectar novas ondas, o preço move-se sempre em ondas e necessário liquidez para mover o preço seja para que lado for por isso é que nada cai nem sobe reto. 

Um exemplo de um spring com base em wickoff. 
Foi com base nestas patterns e com auxilio do bookmap etc q eu projectei a subida a seguir ao dito spring antes de voltarmos a ir tentar achar um fundo.

photo_2022-06-18_08-06-58.thumb.jpg.b215ea50b8e4b3ea31028528f0b49ba7.jpg

Mas isto é normal em crypto estamos sempre a aprender, pelo menos eu procuro todos os dias optimizar os meus setups e adquirir mais conhecimento almejando no proximal ciclo fazer trade com grandes posições e com outra experiencia, quem acha q sabe tudo neste mercado está bem enganado, nem imaginas os rabbit holes q eu já me meti desde que entrei em crypto ahah

edit.
photo_2022-06-19_17-57-41.thumb.jpg.9969d8e1501fb967feec08a3cb768d2b.jpg

Solana, Alameda, Sam 🤡

Editado por Osbourne
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Osbourne, há 3 horas:

Não metam BTC no mesmo saco das outras shitcoins, o propósito nem é o mesmo, se querem comparar algo com azure, aws etc façam-no com ETH porque são esses que eles querem bater e por isso são POS, POW é a verdadeira tecnologia, POS já existe há muito tempo. Quem não reconhece valor ao BTC por exemplo, como um activo de reserva de valor futura, só o vai comprar nos topos pelo buzz ou quando estiver dominado pelas grandes instituições, achando que já é safe investir em crypto...

Calma  estás a dizer que Ethereum Cardano Solana Polkadot Ripple Algorand Stellar etc são shitcoins? xD Para mim estas todas têm um potencial muito maior que a Bitcoin que vive apenas de ter sido a primeira e a que originou estas todas. De resto casos de uso para a Bitcoin vejo muito poucos, escrever um smart contract para esta blockchain era a mesma coisa que usar assembly em vez de Java ou C++ para fazer qualquer software e para transferir ativos vejo Ripple e Stellar muito mais eficiente que esta..

De resto bom bounce nas cryptos em geral, contudo deve ser um bear market rally que até se deve traduzir para os restantes mercados financeiros. Isto até a inflação começar a acalmar ou o FED dar bailout deve continuar a descer..

Editado por D'artagnaN

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 2 horas:

Calma  estás a dizer que Ethereum Cardano Solana Polkadot Ripple Algorand Stellar etc são shitcoins? xD Para mim estas todas têm um potencial muito maior que a Bitcoin que vive apenas de ter sido a primeira e a que originou estas todas. De resto casos de uso para a Bitcoin vejo muito poucos, escrever um smart contract para esta blockchain era a mesma coisa que usar assembly em vez de Java ou C++ para fazer qualquer software e para transferir ativos vejo Ripple e Stellar muito mais eficiente que esta..

Obvio que são shitcoins, deixa ver se eu consigo simplificar isto ao máximo sem ter que escrever um muro de texto porque eu estou a ver gráficos ahah.Bitcoin não foi feito para ser uma rede desse gênero que tu apontas, basta ler por exemplo o whitepaper de BTC e de ETH para perceber isso, foi criado para dar ao cidadão (se quisermos ser mais libertários e eu sou um pouco), poder na luta contra o FIAT. É um activo que tem um supply fixo e por isso será cada vez mais escasso, será um activo de reserva de valor futura quando uma serie de factores o permitirem, seja adopçao institucional, seja adopção do retail (que só quer moedinhas do cachorro), leis de mercado para impedir scams tipo essas shitcoins, etf em spot etc etc, tudo isso -acabará por ser uma bola de neve que acabará por se conjugar provavelmente numa futura anexação ao índice do spx, mas tudo isso está dependente de uma coisa, TEMPO.Os quants que estudam a glassnode, fartam-se de fazer modelos matemáticos entre activos nos seus primórdios tipo o ouro etc para traçar algumas correlações com BTC, os modelos de wickoff por exemplo, ainda funcionam muito bem em BTC ao contrário de um activo já mais consolidado, precisamente porque é um activo ainda muito recente num mercado crypto ainda muito inseguro para investidores convencionais ou grandes massas populacionais devido a sua extrema volatilidade. Tens que procurar perceber o porquê do grande valor estar na descentralização, porque ninguém é capaz de por si só parar a rede e se tu queres um activo que tu controlas não podes permitir que terceiros decidam parar a rede quando querem, pensa por exemplo que até os bancos te podem ficar com o dinheiro em situações extremas como as que se vivem em alguns países do mundo, pensa no problema que é, estas shitcoin serem centralizadas, tu estás completamente vulnerável e à merce de quem lidera os projetos, muitas vezes  são os maiores validadores de rede e fazem os chamados "ataques 51" e ainda dominam a governança do token desde a sua gênese, isso são problemas de centralização. Em Bitcoin isso não acontece e a prova disso foi que nunca lhe deram shutdown, dá uma vista de olhos na lightning network e estuda o trilema da blockchain e vais perceber os problemas das shitcoins actualmente, tecnologia disruptiva é ter algo descentralizado, caso contrário não difere muito da tecnologia convencional centralizada utilizada por uma empresa é isso que comparas com BTC? kkk Eu percebo o teu ponto, simplesmente não podes enfiar tudo no mesmo saco porque o objectivo de maior parte dessas shitcoins é serem plataformas de dapps ou smart contracts e posso-te dizer que o grande pico tecnológico de desenvolvimento de foi entre 2017 e 2019, esta ultima bull foi muito especulativa na base dos conceitos que foram apresentados no ultimo ciclo e desenvolvidos até agora mas que ainda têm que ser muito maturados como estamos a ver. A rede ETH é a mais robusta e a mais desenvolvida ainda utiliza os serviços da aws,  foram eles que criaram os nfts, o metaverso o defi etc, eles foram na frente a desbravar mato, os next eth killers como lhes chamam, apenas clonam ideias e apresentam imensos problemas porque 90% dos projectos do mercado sáo money grab, financiados por fundos de investimento completamente degens na alavancagem e com rectoricas lindissimas que na prática ainda não funcionam, olha para Luna como exemplo, eu adorei porque despejei na cara de muitos quando teve que ser, são investimentos de risco e muita gente engoliu a boa manipulação feita por youtubers, malta do twitter etc que também tiram os seus dividendos quando shillam muita shitcoin. Eu vejo ETH DOT ADA etc com  imenso valor tecnológico e acomunidade que extremamente importante na sustentabilidade inicial desses projectos, mas só olho para eles como investimentos kind of stokns, o verdadeiro valor do mercado não está aí, mas que fiz mais dinheiro em shitcoins que em BTC o ano passado fiz, muito do actual mercado ainda passa por ai e são as shitcoins que também trazem adopçao de mercado porque se inserem em diversas categorias, do defi ao gaming etc, mas eu estou bem situado sei ao que ando por agora, muitos dos projectos são pumpados e completamente manipulados para no fim levarem exit liquidity e muita gente fica queimada no processo... Eu adoro por exemplo, ouvir as ideias do Vitalik que vai ficando cada vez mais frito  mas vai mudando o seu pensamento sobre o que quer para a rede, sinal de inteligência, até porque ele já viu que é impossível criar um competidor de BTC, mas também porque ele pensa, testa, executa, refaz, o Vitalik era um maxi de btc, foi ele um dos fundadores da bitcoin magazine etc, ele é um génio e talvez a cara da criptografia para os boomers actuais mas digamos que serão sempre redes diferentes, com utilidades distintas, get my point. Gosto muito da ideia longo prazo de DOT por exemplo e da maneira que eles se preocuparam com a governança dos tokens e na forma como fizeram os leilões, como tudo é preciso uma boa analise fundamentalista também para investir a longo prazo em alguns projectos, também não sou nenhum maxi que não vê valor além de BTC.

edit.

O indicador está no TV "bitcoin production cost".

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa lá mas para mim shitcoins são tokens como a Dogecoin ou a Shiba Inu sem qualquer uso além de um token transacionavel. Todas essas que eu mencionei são empresas de software open source que oferecem uma API para os developers interagirem com a rede e os nós. Isso do 51% attack no PoS será necessário que um indivíduo ou grupo obtenha 51% da supply, o que no caso das maiores seja ainda uns biliões portanto não é muito viável e isso também pode acontecer na bitcoin se um grupo de miners obter 51% do hashing power da rede. O PoS aliás é muito mais justo que o PoW que recompensa quem tem melhor hardware (ou GPUs) para poder ser o mais lucrativo, o PoS recompensa os holders que muitas vezes dão stake dos seus tokens. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 1 hora:

Desculpa lá mas para mim shitcoins são tokens como a Dogecoin ou a Shiba Inu sem qualquer uso além de um token transacionavel. Todas essas que eu mencionei são empresas de software open source que oferecem uma API para os developers interagirem com a rede e os nós. Isso do 51% attack no PoS será necessário que um indivíduo ou grupo obtenha 51% da supply, o que no caso das maiores seja ainda uns biliões portanto não é muito viável e isso também pode acontecer na bitcoin se um grupo de miners obter 51% do hashing power da rede. O PoS aliás é muito mais justo que o PoW que recompensa quem tem melhor hardware (ou GPUs) para poder ser o mais lucrativo, o PoS recompensa os holders que muitas vezes dão stake dos seus tokens. 

Qual é o problema de um token que só tem utilidade de transação? Sob essa perspetiva, BTC é uma shitcoin?

Sobre o que disse aí atrás sobre uma tecnologia estar em fase embrionária, um 51% attack não ser muito viável não pode ser aceitável. Se a narrativa é de resolver os problemas da centralização do controlo da economia, que funciona (a bem ou a mal), a solução não pode passar por algo com um potencial de implosão total.

Diz-me se estou errado: escreveste que PoS recompensa quem tem €€, PoW recompensa quem contribui para um modelo económico mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 3 horas:

Mas é muito mais difícil fazer esses ataques em POS que propriamente no BTC, mais uma vez te digo q têm utilidades distintas, apenas te quis enumerar algumas fragilidades a nível de segurança principalmente, que tornam os projectos em POS bem mais  frágeis  e susceptíveis a ataques informáticos etc, para além disso ainda tens o problema de  governança muitas vezes... Faz-me muita confusão projectos tipo Solana que se dizem descentralizados, terem x validadores de rede e depois tem 4 nodes gerais que são geridos pela fundação que ao mínimo problema que têm param a rede e depois vêm de boca cheia dizer que tem uma rede descentralizada e mimimi, mas se um dia cagam no projecto a rede para e o teu dinheiro como investidor its done. Um dia vais perceber a importância de teres alguma segurança e privacidade, mas maior parte das pessoas não dá valor a isso por isso continuam a insistir em fazer comparações entre os diferentes mecanismos. Podes-lhe chamar o que quiseres, essas para mim são memecoins e maior parte dela são shitcoins, sim, não especificamente as que enumeraste, estou a generalizar mas muitas são apenas mais uma em mil sem propriamente nenhum valor associado que  prometem fazer o que as blueship já fazem muitas vezes mas mais rápido e não sei quê, e mesmo essas blueship tb caem pois muitas delas não passam de ponzis insustentáveis, vai dando até rebentarem porque os tokenomics  delas são muito falaciosos. A mim interessa-me na usabilidade que ela proporciona ao utilizador e no valor que ela gera no mercado, isso vai depender muito do tipo de investidor que és, eu quero lá saber do que ela permite aos devs, não sou dev, sou investidor e utilizador de redes apenas, mas escolho muito bem onde quero por o meu dinheiro, não me ligo emocionalmente a projectos que eu sei que ainda estão a uns anos de se comprovarem no mercado, não os vou defender de escudo e espada. Como já te disse reconheço perfeitamente valor tecnológico além do bitcoin, sei perfeitamente as vantagens e as desvantagens de ambos os mecanismos, mas é preciso muito cuidado neste campo minado, agora vai de cada um onde põe o dinheiro.

Editado por Osbourne
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 22 minutos:

Can Lunar Cycles Help Determine The Price Movement Of Bitcoin?

https://www.elliotrades.xyz/p/can-lunar-cycles-help-determine-the

A lua influi no mercado de cripto. Talvez fazer hodl até à next full moon e recomeçar a partir daí.

Os ciclos lunares durante os últimos meses tiveram algumas coorrelações com crypto, alias era um indicador com uma taxa de acerto bastante grande, cheguei a postar aí algumas coisas sobre isso, porém o algoritmo dos market makers conseguem trocar as voltas a esses indicadores principalmente quando eles vao sendo muito assertivos, por isso é que nem sempre temos essa correlações. Também batem certo especialmente quando tens muita gente a acreditar neles, estio investidor asiático que são imensamente supersticiosos. É um tema interessante, eu vejo muitas vezes os ciclos lunares também ahah, geralmente full moon é um bottom e lua nova é um topo. Ainda aqui há dias um gajo que está num grupo em comum  e que analisa muito esses dados disse isto: "Lose 20k support at 19k. Full moon printed i think yesterday so the bulls have some buy pressure for at least twelve days before a new moon prints and rekts them again
Im not saying 19k is the bottom though, just saying it will hold out for at least a week or before a new moon prints
Thats at least what i think, bottom in my opinion is 12-14k. Average bear market bottom is 82% down from all time high"

Nos links que meti ai para traz tem lá um book chamado " A Trader's Guide to Financial Astrology : Forecasting Market Cycles Using Planetary and Lunar Movements", muito interessante mas isto é para ser utilizado como mais um indicador de análise, não levem isso como a bola de cristal do mercado, porém as vezes bate muito certo sim, por isso eu gosto de ir vendo algumas coisas relacionadas com isso.

edit.
A gaja que me levou a ir explorar esse tema foi esta cartomante que sigo prai há um ano, ela faz imensas análises com astros mas já too much para mim, limito-me ao básico desse indicador.

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 6 horas:

Qual é o problema de um token que só tem utilidade de transação? Sob essa perspetiva, BTC é uma shitcoin?

Sobre o que disse aí atrás sobre uma tecnologia estar em fase embrionária, um 51% attack não ser muito viável não pode ser aceitável. Se a narrativa é de resolver os problemas da centralização do controlo da economia, que funciona (a bem ou a mal), a solução não pode passar por algo com um potencial de implosão total.

Diz-me se estou errado: escreveste que PoS recompensa quem tem €€, PoW recompensa quem contribui para um modelo económico mais eficiente.

Não existe sistemas perfeitos e quem exige isso das blockchains ou não sabe do fala ou e delusional. O 51% attack vai ser sempre possível, mas não existe incentivo a fazê-lo, se o custo for muito alto. O que é norma nas blockchains com muitos miners ou stakers. 

O problema é a que a dogecoin e a shiba não trazem nada de novo, não são um governance token como alguns ERC-20 tokens da ethereum e foram criadas para serem memes. Comparar a shiba ou doge com bitcoin demonstra e desculpa o que vou dizer, ignorância total. A bitcoin revolucionou a tecnologia introduzindo uma nova forma de guardar registos, descentralizado e mais seguro que as base dados e a mesmo tempo mais transparente. Agora o que trouxe a doge ou a shiba?

Sim o PoS recompensa quem está disposta a contribuir com mais tokens para o protocolo, o PoW recompensa que está disposto a ter nós com hashing power superior aos restantes e assim ficar com mais transações por validar. Eu acho que o PoS faz mais sentido.

Citação de Osbourne, há 6 horas:

Mas é muito mais difícil fazer esses ataques em POS que propriamente no BTC, mais uma vez te digo q têm utilidades distintas, apenas te quis enumerar algumas fragilidades a nível de segurança principalmente, que tornam os projectos em POS bem mais  frágeis  e susceptíveis a ataques informáticos etc, para além disso ainda tens o problema de  governança muitas vezes... Faz-me muita confusão projectos tipo Solana que se dizem descentralizados, terem x validadores de rede e depois tem 4 nodes gerais que são geridos pela fundação que ao mínimo problema que têm param a rede e depois vêm de boca cheia dizer que tem uma rede descentralizada e mimimi, mas se um dia cagam no projecto a rede para e o teu dinheiro como investidor its done. Um dia vais perceber a importância de teres alguma segurança e privacidade, mas maior parte das pessoas não dá valor a isso por isso continuam a insistir em fazer comparações entre os diferentes mecanismos. Podes-lhe chamar o que quiseres, essas para mim são memecoins e maior parte dela são shitcoins, sim, não especificamente as que enumeraste, estou a generalizar mas muitas são apenas mais uma em mil sem propriamente nenhum valor associado que  prometem fazer o que as blueship já fazem muitas vezes mas mais rápido e não sei quê, e mesmo essas blueship tb caem pois muitas delas não passam de ponzis insustentáveis, vai dando até rebentarem porque os tokenomics  delas são muito falaciosos. A mim interessa-me na usabilidade que ela proporciona ao utilizador e no valor que ela gera no mercado, isso vai depender muito do tipo de investidor que és, eu quero lá saber do que ela permite aos devs, não sou dev, sou investidor e utilizador de redes apenas, mas escolho muito bem onde quero por o meu dinheiro, não me ligo emocionalmente a projectos que eu sei que ainda estão a uns anos de se comprovarem no mercado, não os vou defender de escudo e espada. Como já te disse reconheço perfeitamente valor tecnológico além do bitcoin, sei perfeitamente as vantagens e as desvantagens de ambos os mecanismos, mas é preciso muito cuidado neste campo minado, agora vai de cada um onde põe o dinheiro.

Então estás me a dar razão e a bitcoin e-mais vulnerável a 51% attacks e até podemos pôr em causa que por usar PoW e menos descentralizada pois este algoritmo incentiva a monopolização do mining..

Eu acho que estamos numa fase igual a 2000, nessa altura especulava se sobre a internet. Não sei qual vão ser os vencedores se a Bitcoin Ethereum Cardano etc uma coisa tenho a certeza vão haver vencedores e a blockchain e o futuro, tudo o resto é especulativo é incerto.

Compartilhar este post

Link para o post

A Blockchain existe na vida real? É que eu se quiser criar uma base de dados abro o Excel. Hoje, neste momento.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 43 minutos:

Não existe sistemas perfeitos e quem exige isso das blockchains ou não sabe do fala ou e delusional. O 51% attack vai ser sempre possível, mas não existe incentivo a fazê-lo, se o custo for muito alto. O que é norma nas blockchains com muitos miners ou stakers. 

O problema é a que a dogecoin e a shiba não trazem nada de novo, não são um governance token como alguns ERC-20 tokens da ethereum e foram criadas para serem memes. Comparar a shiba ou doge com bitcoin demonstra e desculpa o que vou dizer, ignorância total. A bitcoin revolucionou a tecnologia introduzindo uma nova forma de guardar registos, descentralizado e mais seguro que as base dados e a mesmo tempo mais transparente. Agora o que trouxe a doge ou a shiba?

Sim o PoS recompensa quem está disposta a contribuir com mais tokens para o protocolo, o PoW recompensa que está disposto a ter nós com hashing power superior aos restantes e assim ficar com mais transações por validar. Eu acho que o PoS faz mais sentido.

Então estás me a dar razão e a bitcoin e-mais vulnerável a 51% attacks e até podemos pôr em causa que por usar PoW e menos descentralizada pois este algoritmo incentiva a monopolização do mining..

Eu acho que estamos numa fase igual a 2000, nessa altura especulava se sobre a internet. Não sei qual vão ser os vencedores se a Bitcoin Ethereum Cardano etc uma coisa tenho a certeza vão haver vencedores e a blockchain e o futuro, tudo o resto é especulativo é incerto.

Espero e acredito que se vão encontrar formas de tornar inviável esse tipo de ataques, seja PoW ou PoS. Não se trata de querer um sistema perfeito, apenas garantir que não aceitas avançar com algo que tem um senão megalómano à cabeça. Entre early adopters não será certamente um problema, mas se queres chegar à sociedade, a meu ver é uma red flag crítica. Tem de ser um não assunto, não pode ser "ah e tal, tem um custo muito alto, nenhum maluco vai fazer isso". Já se sabe no que isso dá.

BTC também não é um governance token certo? Por ter sido a primeira, achas BTC não pode ser substituído por um token com caraterísticas semelhantes (ex: um token com tudo igual exceto a capacidade de processamento - ser mais eficiente)? Não faltam exemplos de late-movers a destronarem first-movers, em tudo o que é indústria e sector.

Citação de Che, há 36 minutos:

A Blockchain existe na vida real? É que eu se quiser criar uma base de dados abro o Excel. Hoje, neste momento.

Que Nokia usas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 8 minutos:

Espero e acredito que se vão encontrar formas de tornar inviável esse tipo de ataques, seja PoW ou PoS. Não se trata de querer um sistema perfeito, apenas garantir que não aceitas avançar com algo que tem um senão megalómano à cabeça. Entre early adopters não será certamente um problema, mas se queres chegar à sociedade, a meu ver é uma red flag crítica. Tem de ser um não assunto, não pode ser "ah e tal, tem um custo muito alto, nenhum maluco vai fazer isso". Já se sabe no que isso dá.

BTC também não é um governance token certo? Por ter sido a primeira, achas BTC não pode ser substituído por um token com caraterísticas semelhantes (ex: um token com tudo igual exceto a capacidade de processamento - ser mais eficiente)? Não faltam exemplos de late-movers a destronarem first-movers, em tudo o que é indústria e sector.

Que Nokia usas?

A btc acaba por ser um governance token acho, porque todas as alterações se não me engano é ser for idêntico a ethereum são decididas pela comunidade com base no número de tokens que cada um tem.

O 51% attack existirá sempre porque para validar ou reverter transações do passado (forçando um fork) apenas precisas de ter a maioria dos nos em concordância. O que existe e que praticar esse ataque nao existe muito incentivo. Seria como tu para assaltares um banco tivesses que pagar 100k e no fim de assaltares o banco apenas conseguias roubar 50k, achas que compensaria?

Alias a ethereum já forçou um 51% ataque para reverter as transações que alegadamente eram maliciosas do famoso The DAO hack. Esse ataque foi decidido por um voto da comunidade e salvar quem tenha sido prejudicado pelas transações.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 2 minutos:

A btc acaba por ser um governance token acho, porque todas as alterações se não me engano é ser for idêntico a ethereum são decididas pela comunidade com base no número de tokens que cada um tem.

O 51% attack existirá sempre porque para validar ou reverter transações do passado (forçando um fork) apenas precisas de ter a maioria dos nos em concordância. O que existe e que praticar esse ataque nao existe muito incentivo. Seria como tu para assaltares um banco tivesses que pagar 100k e no fim de assaltares o banco apenas conseguias roubar 50k, achas que compensaria?

Alias a ethereum já forçou um 51% ataque para reverter as transações que alegadamente eram maliciosas do famoso The DAO hack. Esse ataque foi decidido por um voto da comunidade e salvar quem tenha sido prejudicado pelas transações.

Posso estar enganado, mas penso que as regras básicas de governance para um protocolo têm de estar estabelecida à partida. BTC não deve a descentralização ao facto de não ser possível alterar o próprio protocolo?

Vê esta estrutura de uma DAO:

https://medium.com/kadena-io/kadena-dao-meaningful-initiatives-driven-by-the-voice-of-the-community-a137a0040eb5

Um sistema como esse parece-me suficiente para evitar um 51% attack. Para forçar um fork, pode ser preciso aprovação dos miners / stakers atuais e dos miners / stakers de há algum tempo (assumindo que a inclusão deste tempo faz com que o custo do ataque aumente exponencialmente). Isto é só uma possível forma de mitigação. Muito provavelmente não será assim que se vai resolver, mas acredito que se encontrará uma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã começa o quarto minguante, vou investir metade do meu dinheiro em BTC às 4:11 AM.

A outra metade fica para segunda às 6:07AM, quando os meu pimentões derem a primeira flor.

• Like 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 3 horas:

Não bro, para teres uma noção:

"A successful 51% attack is considered extremely unlikely, due to the prohibitive cost of assembling enough hash power and electricity to hijack the network. As of April 2022, the Bitcoin hash rate is nearly 220 Exahashes per second, meaning that it would take around ten thousand of the most advanced mining rigs to launch a successful attack. Any party capable of such an attack would likely have more to gain by honest mining and collecting block rewards" 

Ou seja é muito inviável fazer um ataque desses em POW comparado a POS.

Eu simplesmente entendo o teu ponto de vista e reconheço utilidade em crypto além de bitcoin e aceito perfeitamente a coexistência dos dois sistemas mas se as redes não obterem descentralização não posso considerar isso uma nova tecnologia disruptiva ao contrário de POW. A questão é que muitas altcoins usam a retorica da descentralização mas estão longe de o ser e isso traz graves problemas de segurança, quanto mais descentralizado mais seguro, no entanto são mais fáceis de escalar etc, coisa que a rede do BTC por exemplo tem mais dificuldades, por isso existe o chamado trilema da blockchain e por isso surgiu a lightning network por exemplo como L2 para solucionar essa questão. Bitcoin será reserva de valor, todas as outras trabalham para ser uma rede capaz de possibilitar o uso de dapps, smart contracts etc, nenhuma delas está a correr contra bitcoin e ambas têm utilidades diferentes, apenas isso, agora não podemos comparar governança de bitcoin onde um gajo minerou os primeiros biticos e deu lock da carteira, com POS  por exemplo onde eles começam com os tokens na posse deles, distribuem pra prima, pro primo para o cão para markting etc... Não há comparação com bitcoin seja a nível de descentralização de rede, seja a nível de governança inicial. O mining é responsável por colocar mais tokens em circulação, assim como faz um banco central que imprime moeda. A diferença é que, no caso de Bitcoin, não há uma autoridade a gerenciar o processo, é regido por algoritmos e cada vez será mais caro a sua mineração dai que o valor dele aumenta exponencialmente  ciclo após ciclo desde a sua fonte, tornando o activo cada vez mais valioso.

"How PoW blockchains address the problem:
We wouldn’t say that Proof-of-Work is a perfect consensus algorithm, besides, it’s constantly criticized by the PoS community. But at least it didn’t destroy the essential purpose of blockchain technology, which was created as an alternative to existing banking infrastructure. It eliminates the third party by providing a trustless peer-to-peer solution, where your reward doesn’t depend on how wealthy you are".

Isto é para mim a principal diferente entre algoritmos e é por isso que existe bitcoin, caso contrário vamos continuar a investir em empresas centralizadas, nada de muito diferente do que fazemos actualmente, agora que POS tem outras finalidades e permite outras coisas que POW não permite, concordo e tb concordo contigo, nenhum destes consensos é perfeito, ambos tem vantagens e desvantagens, porém servem utilidades diferentes e eu evito esse tipo de discussões porque mesmo aqui não há consenso de qual é a melhor ou a pior pois cada um tem a sua finalidade e eu não entrou por aí, tenho as minhas preferências e sei porque razão estou em bitcoi, no resto tal como eu já referi tb, para mim é como estar a investir numa acção de uma empresa qualquer.

Se quiserem dar um deep dive para comparações bem resumidinho:
https://www.guru99.com/pow-vs-pos.html

( só fazer aqui uma ressalva, nesse site a conclusão do gajo é, "Proof of Stake better than Proof of Work? Reasons Why
The Proof-of-Work model has become an unfair system where common participants have no chance of getting the mining rewards. But the same is not true for proof-of-stake, where everyone gets an equal opportunity to become a forger and get rewards", ok concordo agora é mais difícil mas no inicio da rede era bem fácil e justa, mas o mesmo acontecerá com qualquer rede POS quando atingir um grau de adopção de rede igual a BTC por exemplo, as recompensas por staking irão diminuir, essa parte para mim é meia verdade e não é isso que torna melhor POS face a POW, mas dá para perceber a ideia e as diferentes utilidades.

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 5 horas:

Posso estar enganado, mas penso que as regras básicas de governance para um protocolo têm de estar estabelecida à partida. BTC não deve a descentralização ao facto de não ser possível alterar o próprio protocolo?

https://medium.com/kadena-io/kadena-dao-meaningful-initiatives-driven-by-the-voice-of-the-community-a137a0040eb5

Um sistema como esse parece-me suficiente para evitar um 51% attack. Para forçar um fork, pode ser preciso aprovação dos miners / stakers atuais e dos miners / stakers de há algum tempo (assumindo que a inclusão deste tempo faz com que o custo do ataque aumente exponencialmente). Isto é só uma possível forma de mitigação. Muito provavelmente não será assim que se vai resolver, mas acredito que se encontrará uma solução.

Essa Kadena já mora no meu bag  ahah 😛 

Edit, Vejam isto por ex, para quem não conhece é o criador do signal.
Optimo artigo para perceberem o problema da centralização.

https://moxie.org/2022/01/07/web3-first-impressions.html

Em video para os mais preguiçosos, esse aluado comentou o assunto na altura.

-----------------------

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Adriano_inter, há 5 horas:

Não conheço a blockchain em questão e não estou muito familiarizado com outros DAOs, acho que ainda é muito cedo para sequer investir em tais projetos, porque na teoria a Luna também era muito bonito e tal, mas depois na prática colapsou completamente... Prefiro-me focar em tecnologia e aí a Ethereum é claramente a vencedora e a que tem inovado mais, mas outros projetos como Cardano, Solana, Polkadot, Ripple/Stellar ou até ChainLink têm bastante potencial para revolucionar a indústria. E é assim que vejo as cryptomoedas, olho para estas como empresas (e algumas como a Ripple são de facto empresas, outras são mais viradas para a comunidade e "open-sourcing").

Citação de Osbourne, há 3 horas:

Essa Kadena já mora no meu bag  ahah 😛 

Edit, Vejam isto por ex, para quem não conhece é o criador do signal.
Optimo artigo para perceberem o problema da centralização.

https://moxie.org/2022/01/07/web3-first-impressions.html

Em video para os mais preguiçosos, esse aluado comentou o assunto na altura.

NFTs surgiram no ínicio do ano passado, exigir que já sejam completamente funcionais parece-me demasiado. Vejo potencial em NFTs para casos como Supply Chains, metaverse e jogos que sejam P2Earn (ou gambling digamos), self-governance (voting), direitos de propriedade e claro digital artwork.. E vai surgir mais casos de usos assim que a tecnologia amadureça cada vez mais. Agora ignorar todo este potencial, só se explica por ignorância ou ódio...

Já agora não conhecia a Kadena e vou investigar mais sobre esta, outro projeto que gosto mais underdog é a Ziliqa que traz a tecnologia de sharding para paralelizar transações e tornar a rede muito mais eficiente, usa PoW e PoS que me parece ser o futuro e ainda introduz uma nova linguagem para escrever smart contracts que já ouvi falar bastante bem (Scilla).

Editado por D'artagnaN

Compartilhar este post

Link para o post

@D'artagnaN usas / fazes algo em ETH? Pergunto isto porque a minha única experiência foi com Sorare... gas fees puseram-me logo a andar e os tempos de settlement já me tinham deixado de pé atrás. Obviamente que é first-mover, mas parece-me que já atingiu o que tinha a atingir

EDIT: o link que deixei era exclusivamente para leres mais sobre o racional, penso que a DAO de Kadena ainda nem sequer exista.

Editado por Adriano_inter

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...