Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

[Tóquio 2020] Portugueses em Ação

Publicações recomendadas

Esta medalha do Jorge também demonstra a importância do incentivo ao desporto nas escolas e do Desporto escolar. É fundamental investir nesse aspeto para se melhorar ainda mais. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 48 minutos:

Na natação parece-me que ainda estamos bastante mais longe dos restantes do que nas outras modalidades. É muito raro alguém se conseguir se qualificar para sequer as meias finais embora ainda se apurem uma quantidade considerável de atletas para os Jogos.

Na natação para mim é um mistério como Portugal nunca conseguiu produzir um fora de série. Estatisticamente faria sentido já ter surgido alguém, um "animal", que se conseguisse destacar minimamente a nível internacional considerando o número de federados que acaba por haver, sendo das modalidades mais praticadas no país. Provavelmente o nosso "pool" genético não é particularmente benéfico para este desporto. Temos apenas o Yokoshi, que era fantástico e que se destacou essencialmente pela cultura e regime de treino impostos pelo pai.

Agora, olhando ao que se faz cá, eu estive ligado à modalidade e ainda conheço alguma malta lá dentro. A sensação que sempre tive é que a natação portuguesa viveu durante muito tempo, e isso ainda se verifica em alguns clubes de nomeada, numa realidade totalmente anacrónica com o que se faz lá fora em termos de treino e ciência desportiva. Falo em treinadores desactualizados, mentalidades e tipos de treino apenas baseados na superação física, cargas absurdas, horários impensáveis. Hoje em dia começa a mudar com a geração mais nova de treinadores que tem algum pessoal muito bom, ou seja, que estão a par do que se faz no estrangeiro, que lêem artigos científicos, etc. As próprias condições hoje são muito melhores, o @Tio Hans falava aí atrás das piscinas de 50m e hoje em dia em Portugal já há coisas porreiras, mesmo em piscina curta qualquer terriola hoje tem um equipamento desses a nível municipal.

A minha experiência pessoal foi esta, constantemente suportar treinos absurdos que levam um puto a chorar na noite anterior para não querer acordar no dia seguinte e ter de lidar com que aí vinha na piscina, pais a fazer grande esforço para conseguirem lidar com os horários totalmente desadequados. Tudo suportado na carolice e na força de vontade. No fim, quando se chega às idades de seniores, sobra pouca gente e a competitividade cai a pique.

Editado por antifa
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

horários impensáveis. 

Há 10 anos quando estava a entrar na piscina do Jamor às 8h para ter aulas apanhava malta já a sair com o treino feito portanto não sei até que ponto isso estará assim tão diferente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 16 minutos:

Na natação para mim é um mistério como Portugal nunca conseguiu produzir um fora de série. Estatisticamente faria sentido já ter surgido alguém, um "animal", que se conseguisse destacar minimamente a nível internacional considerando o número de federados que acaba por haver, sendo das modalidades mais praticadas no país. Provavelmente o nosso "pool" genético não é particularmente benéfico para este desporto. Temos apenas o Yokoshi, que era fantástico e que se destacou essencialmente pela cultura e regime de treino impostos pelo pai.

Agora, olhando ao que se faz cá, eu estive ligado à modalidade e ainda conheço alguma malta lá dentro. A sensação que sempre tive é que a natação portuguesa viveu durante muito tempo, e isso ainda se verifica em alguns clubes de nomeada, numa realidade totalmente anacrónica com o que se faz lá fora em termos de treino e ciência desportiva. Falo em treinadores desactualizados, mentalidades e tipos de treino apenas baseados na superação física, cargas absurdas, horários impensáveis. Hoje em dia começa a mudar com a geração mais nova de treinadores que tem algum pessoal muito bom, ou seja, que estão a par do que se faz no estrangeiro, que lêem artigos científicos, etc. As próprias condições hoje são muito melhores, o @Tio Hans falava aí atrás das piscinas de 50m e hoje em dia em Portugal já há coisas porreiras, mesmo em piscina curta qualquer terriola hoje tem um equipamento desses a nível municipal.

A minha experiência pessoal foi esta, constantemente suportar treinos absurdos que levam um puto a chorar na noite anterior para não querer acordar no dia seguinte e ter de lidar com que aí vinha na piscina, pais a fazer grande esforço para conseguirem lidar com os horários totalmente desadequados. Tudo suportado na carolice e na força de vontade. No fim, quando se chega às idades de seniores, sobra pouca gente e a competitividade cai a pique.

Eu fui nadador de competição durante 12 anos. Nadei no país todo, em muitas piscinas de 50 metros (há mais do que parece: Campanhã, São João da Madeira, Jamor, EUL, Coimbra, Rio Maior, Montemor-o-Novo, havia em Évora e Aveiro, há uma de treino em Oliveira de Azeméis, Póvoa do Varzim, Funchal, etc.). 

Temos melhorado significativamente nos últimos anos e já tivemos dois fora-de-série a nível Europeu num passado recente: Tiago Venâncio e Diogo Carvalho. Ambos sofreram o que eu sofri ao ser de uma equipa pequena à medida que fiquei mais velho (era campeão nacional e depois puff!!): piores condições de treino, treinadores piores que o resto, falta de cultura no país, um diretor técnico nacional paupérrimo, mas à escala internacional. O Tiago talvez também por desmotivação e curtir fazer outras coisas.

Isto vai melhorar. Vamos receber agora um DTN que vem de Auburn (foi coach do Cielo) e que está habituado a níveis mais elevados - até do que os níveis do Aurelien que tem estado por cá, já temos a seleção a treinar regularmente em Rio Maior e já temos outras formas de treinar. Antigamente em Portugal papavas metros infinitos fosses ou não fundista, tínhamos a cultura do sofrimento, eu, por exemplo, treinava das 20h00 às 22h00, com ginásio antes, e tinha que treinar às 06h00 bem cedinho antes da piscina abrir se queria ter espaço. Há equipas no resto do país que sofrem exatamente do mesmo. Os pais pagam tudo, as secções de natação vêem-se e desejam-se para sobreviver, não há qualquer articulação com o desporto escolar e o ensino.

O Alexis Santos e a geração de 93-95 está a sofrer por estar na fase de transição. Creio que com o José Paulo, a Tamila, a Catarina e o Gabriel as coisas mudam. 

Fixem este nome: Diogo Ribeiro. Vai ser O nosso fora-de-série.

Editado por Pan
  • Like 13

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca entendi essa questão dos horários de treinos, uma colega minha no secundário tinha treinos todos os dias às 6h da manhã e a piscina ficava literalmente ao lado da nossa escola e além disso sempre foi incentivada pelos treinadores a beber 10(!!!) cafés antes das provas e isto num nível regional, nada de alta competição. Um absurdo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnDoe, Agora:

Nunca entendi essa questão dos horários de treinos, uma colega minha no secundário tinha treinos todos os dias às 6h da manhã e a piscina ficava literalmente ao lado da nossa escola e além disso sempre foi incentivada pelos treinadores a beber 10(!!!) cafés antes das provas e isto num nível regional, nada de alta competição. Um absurdo mesmo.

Malta a mandar 3 guronsans em 1/4 de garrafa de água ❤️

Ah, e faltou acrescentar. Temos o espírito competitivo de uma barata. Ficamos sempre fascinados com as grandes competições, mas não temos nenhum atleta com eles no sítio.

Compartilhar este post

Link para o post

com 13 anos a mamar gurosans antes das provas era mítico

e fazer séries 100x100 por dá cá aquela palha

Compartilhar este post

Link para o post

Bom feedback @Pan, lembrei-me logo de ti quando se falou na Natação

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

com 13 anos a mamar gurosans antes das provas era mítico

e fazer séries 100x100 por dá cá aquela palha

Memórias.

100x100....Leixões ou Fluvial, aposto 5€.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos vossos testemunhos. Agora já sei em que desporto não ei de por um filho meu...

Compartilhar este post

Link para o post

A minha senhora também praticou natação federada (Polonia) e a experiência relatada pelo @Pan é muito parecida com a dela

Compartilhar este post

Link para o post

o Jorge vai fazer 29, não sei se Paris é muito realista mas o que interessa é a vontade

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que ele estava no seu pico de forma da carreira mas com 32 ainda é possível estar a bom plano.

Lembrar que a Telma só conseguiu o bronze aos 32, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pan, há 2 horas:

Malta a mandar 3 guronsans em 1/4 de garrafa de água ❤️

wait wat mas iam de ressaca para as provas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kendrick Lmao, há 5 minutos:

wait wat mas iam de ressaca para as provas?

Bomba de cafeína...na teoria andavass mais. Se calhar é porque depois de beber tinhas que ir a correr para o WC e ias mais leve 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 horas:

Obrigado pelos vossos testemunhos. Agora já sei em que desporto não ei de por um filho meu...

Espero que, pelo menos, o ponhas em explicações de português. 😅

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Espero que, pelo menos, o ponhas em explicações de português. 😅

Garanto-te que os meus filhos irão escrever um português tão bom como o meu 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Nós temos jeito para o desporto e temos facilidade em ter desportistas com características físicas que se adequam à maioria dos desportos. Faltam-nos gigantes, muito úteis para o basquetebol ou o voleibol, mas será só. O resto é falta de condições, de apoios, de estabilidade, etc.

Pá, peguemos em desportos de raquete. Com excepção do ténis de mesa, onde existe pelo menos um centro de alto rendimento em Gaia e que coincidiu com o nosso surgimento a nível mundial na modalidade, as nossas condições para a prática do ténis e do badminton são más. O João Sousa para ser o que é teve que ir para Barcelona aos 14 anos, com paitrocínio. Se corresse mal, chegava aos 30, estava desempregado, sem estudos, sem experiência profissional e sem poupanças. A maioria dos portugueses não tem capacidade para ter paitrocínios. Quem é que consegue investir numa carreira no téns ou no badminton, que implica sair do país com idade adolescente, sem apoios?

Compartilhar este post

Link para o post

No Badminton tínhamos um atleta que não perdia um jogo cá há 5/6 anos e quando ia aos Jogos Olímpicos nem sequer conseguia vencer um set.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

No Badminton tínhamos um atleta que não perdia um jogo cá há 5/6 anos e quando ia aos Jogos Olímpicos nem sequer conseguia vencer um set.

Mas como se qualificava? Não levava tareia nos mundiais/europeus?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

Saudades do pólo aquático no Salgueiros. Campeões nacionais 12 anos seguidos e tareias monumentais na Europa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...